Familia Pedrosa Neves e Gaspar

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Pedrosa Neves e Gaspar

#295430 | Josilaine | 23 Jan 2012 05:52

Olá,
Gostaria de poder tem alguma informação sobre meu avô Manuel Pedrosa Neves da região de Coimbra, sei que Coimbra é muito extensa mas essa é a única informação que tenho dele.
Manuel Pedrosa Neves foi casado com Maria Gaspar Pedrosa (nome de casada) que nasceu na freguesia de Malhadas em 23-03-1889.
Preciso achar ao menos uma das duas certidões de nascimento, no caso parece mais fácil o de minha avó Maria Gaspar Pedrosa.
Caso alguém possa me ajudar, ficarei grata!
Atenciosamente

Reply

Direct link:

RE: Familia Pedrosa Neves e Gaspar

#295463 | MCNN | 23 Jan 2012 17:59 | In reply to: #295430

Cara Josilaine

Para procurar os assentos de baptismo dos seus avós necessita de saber como se chamavam os pais deles.

As crianças eram baptizadas apenas com o nome próprio. Assim, por exemplo, a sua avó foi baptizada apenas como Maria e o seu avô foi baptizado apenas como Manuel.

Como deve calcular, são nomes muito usuais, e só sabendo o nome dos pais dos baptizados se pode ter a certeza absoluta se um dado assento de baptismo é ou não o assento que se procura.

Sabe quando e onde é que os seus avós se casaram ? Pergunto isso porque o seu assento de casamento deve conter a informação sobre quem eram os seus pais. Em alternativa, o assento de baptismo dos filhos deles pode igualmente conter essa informação, caso esses assentos indiquem quem eram os avós dos baptizados.

Sabendo o nome dos pais da sua avó, pode pedir ao Arquivo Distrital de Bragança que procure o seu baptismo nos livros de baptismos de 1889 da paróquia de Malhadas, concelho de Miranda do Douro.

Já para o seu avô é praticamente impossível encontrar o seu baptismo sem saber com mais precisão de onde ele era natural e em que ano ele nasceu.

Mas pode ser que o assento de casamento dos seus avós forneça mais pistas sobre o seu avô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Familia Pedrosa Neves e Gaspar

#295475 | Josilaine | 23 Jan 2012 19:58 | In reply to: #295463

Caro Mário César,
Fico grata pelo grande esclarecimento...
O problema é que meus avós se casaram em Portugal e vieram ao Brasil e tiveram todos os seus filhos aqui, sendo assim na certidão de nascimento brasileira só consta os nomes dos pais da criança.
Descobri a pouco a localização onde meu avô faleceu, e conseguindo a certidão de óbito talvez eu consiga mais algumas informações.
Também estou a procura da cidade aqui no Brasil onde minha avó faleceu, assim posso ter os nomes de meus bisavós.
Desde Já.
Agradeço as informações no momento.
Josilaine.

Reply

Direct link:

RE: Familia Pedrosa Neves e Gaspar

#295710 | MCNN | 26 Jan 2012 02:21 | In reply to: #295475

Boa noite Josilaine

Queria fazer-lhe algumas perguntas.

A Josilaine afirma que a sua avó era natural da freguesia de Malhadas e terá nascido em 23/03/1889.

De onde é que tirou essas informações ? De algum assento ? Ou foi-lhe transmitido oralmente pelos seus familiares ?

Partindo do princípio que essa informação foi retirada de algum assento, presumo que o terá sido do assento de baptismo dos filhos dos seus avós. E nesses assentos é referido que a sua avó era natural da freguesia de Malhadas ? A freguesia de Malhadas fica no concelho de Miranda do Douro. O assento falava em Miranda do Douro ? Ou o assento refere apenas que sua avó era natural de Malhadas, tendo a Josilaine deduzido que seria freguesia de Malhadas ?

A razão de eu lhe estar a fazer todas estas perguntas é muito simples. A Josilaine diz que os seus avós casaram ainda em Portugal. Acontece que, à escala portuguesa, o concelho de Miranda do Douro fica bastante longe de Coimbra, pois fica a cerca de 400 km de distância. Coimbra fica no centro de Portugal, e Miranda do Douro fica em Trás-os-Montes, no canto superior direito de Portugal, junto a Espanha. E, no século início do século XX, não existiam as estradas que existem hoje pelo que a distância fazia-se sentir muito mais.

Obviamente que é perfeitamente possível que, apesar de toda essa distância, eles se tenham conhecido e casado. Mas na época o mais habitual era as pessoas se casarem com pessoas da mesma terra ou das redondezas.

Por isso é que lhe perguntei se o assento falava explicitamente na freguesia de Malhadas do concelho de Miranda do Douro. Se o assento referia apenas que a sua avó era natural de Malhadas, não será de excluir que a sua avó tenha nascido numa terra qualquer chamada Malhadas, e existem algumas localidades com esse nome em Portugal, ficando várias precisamente no distrito de Coimbra (de onde o seu avô era aparentemente natural).

Finalmente, como obteve com tanta precisão a data de nascimento da sua avó ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Familia Pedrosa Neves e Gaspar

#295867 | Josilaine | 28 Jan 2012 04:05 | In reply to: #295710

Boa Noite Mário Cesar,

Obtive essas informações junto a meu pai e meus tios(irmãos e irmãs de meu pai) mas somente me foi passado a data de nascimento dela e a localização de Malhadas, pelo que sabiam, (pois pelo fato de meu avô ter abandonado a família eles eram muito mais ligados a mãe do que ao pai). Daí pesquisei na internet sobre a região de Malhadas (na internet somente achei Malhadas na região de Miranda do Ouro e não informa outras regiões acerca de Coimbra...Pelo que me escreveste agora, pode sim ela ter nascido nessas localidades perto de Coimbra.
Como eu havia dito anteriormente, aqui no Brasil nas certidões de nascimento somente se tem os nomes dos pais e cidade e país de onde se é nascido os pais, não descreve precisamente a região.
Mais uma vez, eu agradeço imensamente pelas perguntas feitas e sobre a explicação acerca das várias Malhadas que existem em Portugal, a partir disso posso ter outras referencias de procura.
Mais uma vez
Grata

Josilaine

Reply

Direct link:

RE: Familia Pedrosa Neves e Gaspar

#300963 | Josilaine | 27 Mar 2012 05:42 | In reply to: #295867

Boa Noite!
Obtive algumas informações pouco plausíveis mas que coloco toda fé que eu consiga achar algo por esses nomes e pela região.
Obtive essas informações através de uma certidão de nascimento de meu tio (irmão de meu pai) onde constam somente a região onde meus bisavós paternos moraram em Portugal. Seria a região de Mealhada - Aveiro e não Malhada como pensávamos.
Fica assim então parte da árvore genealógica da família:
( Meu Pai) José Pedroza com mais 6 irmãos

(Mãe de Meu Pai - minha avó) Maria de Jesus Gaspar depois de casada passou a Maria de Jesus Pedroza nascida em 23-03-1889
(Pai de Meu Pai - meu avô ) Manoel Pedroza Neves

(Pais de minha avó - meus bisavós maternos) Jose Venâncio Gaspar e Maria de Jesus Gaspar

(Pais de meu avô - meus bisavós paternos ) Antonio Pedroza Neves e Augusta Pedroza Neves

Gostaria muito de obter em quais cartórios da Mealhada - Aveiro posso obter alguma informação (certidão de nascimento e casamento de meus bisavos paternos ) nos anos de 1850 pelo menos em diante..

Desde Já grata!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 04:40

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen