Pessoas que dão nome a ruas

This topic is classified in the following rooms Brasil | Património | Pessoas

Pessoas que dão nome a ruas

#295835 | seabraemilia | 27 Jan 2012 20:10

Caros confrades,

Tenho dois familiares que dão nome a ruas no Porto, Portugal e no Rio de Janeiro, Brasil. Desses meus parentes tenho poucos dados e pensei que uma forma de saber mais sobre eles é através da comissão de toponímia da Câmara Municipal ou de qualquer entidade equivalente no caso do Brasil.
Alguém faz o favor de me esclarecer sobre o assunto? Quaisquer dicas são bem vindas.
Muito obrigada,

Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Pessoas que dão nome a ruas

#295840 | f4b2 | 27 Jan 2012 21:32 | In reply to: #295835

Cara Maria Emilia Seabra

Quais são os nomes desses seus dois familiares?
Pode ser que possa ajudar?

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Pessoas que dão nome a ruas

#295854 | seabraemilia | 27 Jan 2012 23:25 | In reply to: #295840

Caro confrade João Barroca

Os nomes de familiares meus que dão nomes a ruas são :Bernardino Alves da Fonseca no Bairro de Sta Cruz no Rio de Janeiro e Rua Barros Lima no Porto (será um arquitecto da Câmara do Porto do tempo de D. Miguel)?.
Agradeço de antemão toda a ajuda que me possa dar.
Atentamente,

M. Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Pessoas que dão nome a ruas

#295857 | JC | 28 Jan 2012 00:10 | In reply to: #295854

Boa tarde

Sobre a R. Barros Lima pode ver o seguinte pesquisando no Google:


«A rua de Barros Lima foi aberta à roda de 1845, e recebeu o nome de, Francisco José de Barros Lima, (1763-1843), rico negociante portuense, e um dos homens de Sinédrio de 1820. Destinava-se a ligar as estradas de Valongo e de Campanhã, servindo ao mesmo tempo a vasta quinta que Barros Lima aí possuía.»

"Toponímia Portuense" de Eugénio Andrea da Cunha e Freitas



«... Barros Lima, que deu o nome à rua, chamava-se Francisco José de Barros Lima e era bisavô materno do actual Conde de Campo Bello, Senhor D. Henrique. Barros Lima foi um dos heróis do Movimento Vintista que eclodiu em 1820, no Porto, e se traduziu na revolta contra a presença dos interesses britânicos em Portugal e contra consequências nefastas sobre o comércio portuense do Tratado de 1810. que abrira as portas do Brasil à navegação do comércio mundial. Esse movimento pretendia o regresso de D. João VI a Portugal e sonhava ainda trazer de volta o Brasil, em vias de separar-se por completo, da sua antiga condição de colónia e retomar a preponderância comercial portuguesa. Barros Lima distinguiu-se nessa luta e no movimento liberal consequente, de que em 1834 saiu vitorioso, inaugurando a monarquia constitucional e o liberalismo político...»


Texto de: João Carlos Lobato Costa
Adaptação de: Maria Aurora Pereira

Cumprimentos,
J Canelas

Reply

Direct link:

RE: Pessoas que dão nome a ruas

#295891 | f4b2 | 28 Jan 2012 15:04 | In reply to: #295854

Cara M.Emilia Seabra

Deixo este link:

http://doportoenaoso.blogspot.com/2010/07/planta-topografia-da-cidade-do-porto.html

Cumprimentos
João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Pessoas que dão nome a ruas

#295892 | f4b2 | 28 Jan 2012 15:13 | In reply to: #295854

Cara M.Emilia Seabra

Volto a inserir o link pois enganei-me no outro que enviei

http://doportoenaoso.blogspot.com/2010/07/planta-topografica-da-cidade-do-porto.html

Cumprimentos

Joao Barroca

Reply

Direct link:

RE: Pessoas que dão nome a ruas

#295909 | seabraemilia | 28 Jan 2012 18:19 | In reply to: #295857

Caro Confrade J Canelas

Agradeço imenso a sua ajuda. Este Barros Lima é de certeza familiar doutro Barros Lima que foi Arquitecto na Câmara do Porto por essa mesma data e esteve implicado no Movimento Vintista, mas ainda não consegui relacioná-los.
Tenho de continuar a pesquisar, mas com esta informação vai ser mais fácil.

Os meus melhores cumprimentos

Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 23:49

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen