Ascendência de Maria Sodré
This topic is classified in the following rooms Famílias
Ascendência de Maria Sodré
Boa noite,
Procuro informações sobre Maria Sodré, filha de Manuel Fureiro, n. em Azambujal, e de Isabel Sodré, n. Ourém, casada que foi com Manuel do Quental de Vasconcelos, n. em Leiria.
Apenas sei que a referida Maria Sodré era neta materna de António Vaz e de Perpétua Gomes.
Gostaria de perceber o motivo do uso do apelido Sodré por parte das mulheres da família.
Grato pela atenção dispensada, subscrevo-me
Com os melhores cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso d´Almeida
Direct link:
RE: Ascendência de Maria Sodré
Boa tarde,
Estamos a falar da 1.º metade do século XVII, tendo a indicação de que Maria Sodré será natural de Ourém, mas a descendência fixou-se em Leiria, cidade onde seu marido foi Escrivão da Câmara e uiz dos Direitos Reais.
Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso
Direct link:
BOA TARDE
Vaz Sodré nessa geração e nas três antecedentes surge na ilha Graciosa
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça
Direct link:
Boa tarde,
Não tenho a indicação da família estar ligada às ilhas. Mas é possível que sim.
Desde a época em que abri o tópico até hoje consegui reunir alguns elementos sobre a ascendência de Maria Sodré.
Assim sendo, Maria Sodré é filha de Manuel Fureiro ou Vieira, natural do Casal do Azambujal, Ourém, filho, aparentemente, de Estevão Vieira Esteves e de Francisca Manoel Henriques, e de Isabel Sodré, natural da Vila de Ourém, filha do Bacharel António Vaz, Cirurgião, e de Perpétua Gomes. Esta última foi filha de João André Sodré e de Joana Gomes, e irmã de Gonçalo Gomes Sodré, cavaleiro, que foi Escrivão d'ante o Vigário da Vara em Ourém.
Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso
Direct link:
Boas noites Caro Gonçalo
Infelizmente neste caso não parece detetável uma relação ás ilhas, e o Vaz deve ser Fortuito. Mas talvez o Sérgio Sodré que muito tem estudado e lido possa adiantar com mais consistência
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Dec 2024, 13:48