Gonçalves, testemunha de justificação de nobreza em Aveiro
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões
Em 1599, Pedro Jorge de Almeida fez a sua justificação de nobreza. Foram testemunhas Francisco de Tavares, da Casa dos senhores de Mira; André de Sousa, filho de D. Diogo Lopes de Sousa, senhor da vila de Eixo e outras mais; Henrique Esteves da Veiga que foi representante por Aveiro às cortes reunidas pelo cardeal-rei, para decidir da sua sucessão e André Gonçalves o Melão das Quintans da Mouta, termo de Eixo e Lopo Gonçalves, morador em Requeixo. Quem seriam estes Gonçalves?
ReplyDirect link:
Eu sou das Quintans (de Eixo e Ilhavo) e tenho na minha genealogia a família da Cruz Maia (Melão ) da Costa do Valado da freguesia de Eixo e mais tarde Oliveirinha e muitos Gonçalves das Quintans. Se quiser, é favor entrar em contacto comigo.
ReplyDirect link:
Cara Neida
Agradeço qualquer informação que possa dar-me sobre os referidos Gonçalves. O meu interesse tem a ver com um estudo que tenho vindo a fazer sobre a aldeia de Requeixo ( onde um dos dois residia) que, como sabe é vizinha das localidades que refere. Despertou-me a curiosidade o estatuto das restantes testemunhas, que parecia indicar que estes dois, provavelmente familiares, também o teriam.
Maria Ribeiro
Direct link:
Há tantos Gonçalves em Aveiro que é dificil de fazer a ligação. Os Jorges da minha árvore são de Requeixo e talvez isto pode ter interesse para si. Os Melões eram da Costa do Valado (de Eixo). Não tenho informação sobre o Lopo Gonçalves de Requeixo, mais sei que os Maias (Melões) de Eixo e os Jorges de Requeixo continuaram a ligararem-se por gerações. Sei que talvez esta informação não é a que procura e por isso desculpe. :)
ReplyDirect link:
Na verdade33, também tenho Jorges, entre os meus antepassados. DE quando datam as informações mais antigas que possui, acerca deles? E os Melões também seriam Gonçalves? É que uma dessas duas testemunhas era Gonçalves e Melão parece ser alcunha.
Verifico que está envolvida noutra investigação que para si deve ser muito mais importante e interessante, para a qual lhe desejo muito boa sorte.
Maria Ribeiro
Direct link:
Por agora estou interessada na família Jorge :)
http://gw.geneanet.org/temperpolk_w?lang=pt&m=S&n=jorge&p=
Direct link:
Cara Neida
Se os seus jorges forem de Requeixo ou da Taipa, tenho algumas informações, que lhe posso dar. E, não ´~ao obtida apenas nos registos paroquiais. Tenho outras fontes primárias, como os Tombos da Casa de Bragança.
Maria Ribeiro
Direct link:
Olá Maria,
Sim, os meus Jorges são de Requeixo. Estou muitissimo interessada em qualquer informações que me possa dar. Ficaria muito agradecida se me poder contactar diretamente para eneida.rbp@gmail.com
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Nov 2024, 19:36