Retratos de Eclesiásticos - ajuda

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Heráldica

Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301258 | Incognitus | 29 Mar 2012 21:08

Caros Confrades

Estou a terminar uma investigação sobre clero secular e regular, e pretendia nesta 2ª fase, relacionar os retratos de eclesiásticos existentes (bispos, padres e frades). Procuro essencialmente, pinturas a óleo sobre tela ou madeira.

Necessito para isso, de algum conhecimento acerca das localizações, todas as informações serão bem-vindas.

Sei que não será fácil; contudo, recorro ao nosso fórum-geneall, com a certeza da vossa ajuda.

Desde já, o meu muito-obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301280 | chartri | 30 Mar 2012 00:16 | In reply to: #301258

Car confrade
Sobre um cardeal, tenho relacionadas vários retratos dele. Ver: http://www.guardamor.com/livro.php?id=1328

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301308 | JCC | 30 Mar 2012 11:04 | In reply to: #301258

Para ter acesso ao acervo dos musuesu pode consultar:

http://www.ipmuseus.pt/pt-PT/recursos/fotografia/ContentDetail.aspx

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301376 | HRC1947 | 30 Mar 2012 18:44 | In reply to: #301308

Confrade José;

... Veja estes links que lhe envio.
Francisco de Abreu, foi Bispo e Governador Cabo Verde.
Lente de Prima; no Colégio da Pedreira-{Alta de Coimbra }
Também é conhecido como: Francisco de São Simão [ Aguda ] Figueiró Vinhos.
----------------
[Topo]
RE: Genealogia das Cinco Vilas - Família Freire 23-06-2011, 17:49
Autor: henrdias [responder para o fórum] Cara Ana Simões,

Muitos foram os padres que proliferaram no seio da família Abreu das Cinco Vilas.
E embora esta realidade permita um estudo mais apurado da mesma, a verdade é que se trata de uma família pouco estudada. E o meu interesse nestes Abreus, é grande, como deve calcular, uma vez que tenho um décimo avô que dá por nome: Pedro de Abreu.

Uma obra de referência para o estudo desta região, é a "Topografia Médica" do Dr. Costa Simões, onde ele refere que o Pároco do Avelar em 1848, era o Vigário António Simões de Abreu, que eu julgo ter paroquiado a freguesia no período de 1833 a 1859.

Os destinos da Paróquia de Aguda foram conduzidos pelo Vigário Manuel Pereira de Matos, no período de 1843 a 1848, sendo substituído nesse ano pelo Pe. José Simões de Abreu, natural do Casal de S. Simão, e cunhado de Bernardo Freire de Melo.

Na freguesia de Maçãs de D. Maria, dou notícia do Reverendo Francisco Simões de Abreu a exercer em 1807, por impedimento do Pároco da Freguesia. Era natural dos Palheiros, ou Charneca.
Encontro também referências a um Presbítero (Cura Coadjutor) Francisco Simões de Abreu, de 1855 a 1863, mas não sei se se trata da mesma pessoa, dada a distancia temporal.

O Dr. Costa Simões na sua obra de 1848, também se refere ao Pe. Francisco Simões de Abreu do lugar dos Palheiros, como sendo seu parente próximo. (Curiosamente, registo que os Palheiros, foi um lugar onde nasceram e moraram inúmeros Padres).
Quanto à filiação e naturalidade do Padre Francisco Simões de Abreu, não lhe consigo adiantar mais nada, por enquanto, pois como disse esta família ainda não está suficientemente estudada, e depois, porque suspeito que possam ter existido dois padres com esse nome (por exemplo, tio e sobrinho, em que o tio foi padrinho de baptismo do sobrinho). Aliás esse caso não é inédito na família, como pode verificar:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1155433
(Pe. Francisco Simões - Tio e Padrinho de Francisco de Abreu, Bispo de Cabo Verde):

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1155436

A origem dos Simões de Abreu, está no Casal Manuel Simões (da Pena, Aguda) com a Maria de Abreu (da Rascóia, Avelar):

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1074023

Sendo que do primeiro casamento do filho Manuel Simões de Abreu, nasceu um filho (cerca de 1769) que foi padre, o Francisco José de Abreu que ainda não consta na BD do Geneall.
Do filho António José Simões de Abreu (ou António José de Abreu) casado com a Rosa Maria, nasceu o António Simões de Abreu casado com a Maria Rosa, que foram pais de outro padre, o José Simões de Abreu, que o Dr. Costa Simões refere como cunhado de Bernardo Freire de Melo, uma vez que este casou com a sua irmã Joaquina de Melo e Abreu.
Este padre também ainda não consta na BD do Geneall, mas a sua irmã consta, embora desvinculada dos pais, apesar de eu já ter sugerido ao Geneall a respectiva ligação:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1155199

A Joaquina de Melo e Abreu também teve um filho que foi Padre Coadjutor na Aguda, pelo menos em 1868 a 1906. E foi ele que fez o assento de óbito de sua mãe em 1874.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1155201

Encontramos padres também na descendência de João Simões de Abreu:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2046287

E outros haverá, com certeza, se procurar-mos melhor, mas em relação a este caso concreto, só mesmo com a continuação das pesquisas se poderá fazer mais luz. Felizmente que já vão havendo alguns registos desta região on-line.

Com os melhores Cumprimentos,
Henrique Dias
--------------
Esperto ter ajudado.
Os m/ cumprimentos
Ana Simões
30-03-2012

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301400 | HRC1947 | 30 Mar 2012 23:01 | In reply to: #301376

Confrade José;

Segue foto do Bispo e Governador de Cabo Verde, bem como uma pequena introdução à vida e obra do
Prelado, D. Francisco de Abreu de S. Simão- Aguda-Figueiró dos Vinhos.


http://s1248.photobucket.com/albums/hh498/HRC1947/?action=view¤t=Save0057.jpg


http://s1248.photobucket.com/albums/hh498/HRC1947/?action=view¤t=Save0058.jpg


http://s1248.photobucket.com/albums/hh498/HRC1947/?action=view¤t=Save0059.jpg


Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301407 | HRC1947 | 30 Mar 2012 23:39 | In reply to: #301400

[Topo]
RE: JOSÉ FELICIANO CASTILHO [ 1765 a 1826 ] 29-03-2012, 00:57
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Confrade Jorge Santos;

Os meus cumprimentos;

José F. Castilho, médico militar [ 1765 a 1826 ], manda colocar uma caixa das Esmolas na entrada do Hospital
Nossa Senhora Conceição, Coimbra.
O Arcebispo Bispo Conde Reformador Reitor, mandou de imediato arrancar e desmanchar a referida Caixa das
Esmolas ! ...
O Hospital estava situado no Colégio de São Bento, junto ao Jardim Botânico.
Deixo 2 endereços electrónicos, onde se pode analisar toda esta trama !!
{ aparece uma foto da Praça Velha-Coimbra,com indicação Hosp. Coimbra, deve haver lapso!!}

http://www.vidaslusofonas.pt/jcastilho.htm


http://gavetacomsaber.blogspot.pt/2007/10/quem-passa-pela-rua-da-sofia-em-coimbra.html


Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301569 | HRC1947 | 01 Apr 2012 15:56 | In reply to: #301407

.

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301669 | Incognitus | 02 Apr 2012 19:43 | In reply to: #301400

Caros Confrades,

Ricardo Charters d'Azevedo, João Cordovil Cardoso e Ana Simões, muito-obrigado pela informação que disponibilizaram.

Em particular à Confreira Ana Simões; saberá dizer-me, onde está o retrato do bispo D. Francisco de Abreu?

Com os melhores cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301675 | HRC1947 | 02 Apr 2012 20:25 | In reply to: #301669

Caro José;

Conforme se depreende na literatura que acompanha a foto, esta estará em poder de algum familiar.
Acresce que apesar dos anos, e passando a foto por diversas vezes nos " servidores de fotografias,"
cada vez que se olha para o Bispo, ficamos admirados com aquele requinte de " Retrato a oleo!!! ".
A revista " Raízes e Memórias N.º 26 ano 2009, [Guarda-Mor ] publicou um artigo sobre o Bispo:
D. Francisco de Abreu de S. Simão- Memória de um familiar, por Domingos Almeida Machado.

Os m/ melhores cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301702 | vbriteiros | 03 Apr 2012 00:02 | In reply to: #301258

Caro Confrade,
Se citar a região de onde escreve talvez receba mais respostas, incluindo a indicação dos templos mais próximos onde poderá ver " Galerias de Quadros"
Cumprimentos
VB

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301727 | spes | 03 Apr 2012 10:49 | In reply to: #301702

Caros Confrades


Alguem conhece alguma gravura do Cardeal de Alpedrinha, D. Jorge da Costa ?


Cpts
Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301782 | Incognitus | 03 Apr 2012 18:37 | In reply to: #301702

Caro Confrade

A relação que estou a fazer é do âmbito nacional, e sobretudo, colecções públicas. Mas se obtiver informação de algumas galerias eclesiásticas ou retratos isolados, pertencentes a particulares (mosteiros, igrejas, museus camarários etc...), tanto melhor!

Meus cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301783 | aeiou2 | 03 Apr 2012 18:55 | In reply to: #301782

Já recorreu ao Facebook?

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301796 | vbriteiros | 03 Apr 2012 19:41 | In reply to: #301782

Caro Confrade
Galeria do Mosteiro de Tibães e outros Mosteiros Beneditinos, onde tenho procurado o Abade D. Frei Alexandre de S. Tomás, infelizmente sem sucesso.
Cumprimentos
Vb

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301843 | JASP | 04 Apr 2012 12:08 | In reply to: #301727

Caro Fernando Figueirinhas

Gravura, heráldica e quadro do Cardeal D. Jorge da Costa:
http://www.araldicavaticana.com/ritcosta_giorgio.htm.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#301995 | Incognitus | 06 Apr 2012 13:21 | In reply to: #301796

Caro Confrade

Obrigado pela informação. Se porventura, eu me cruzar com algum retrato de D. Fr. Alexandre se S. Tomás, dar-lhe-ei a localização.

Votos de Santa Páscoa!
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302001 | f4b2 | 06 Apr 2012 15:25 | In reply to: #301727

Caro Fernando Figueirinhas

Há inumeras imagens do cardeal de Alpedrinha!
No livro "ALPETRINENSES ILUSTRES" de António José Salvado Motta,edi.1929.
Vêm imagens do Cardeal nas pag.85,89,pag.seprada entre a124 e 125,125 e 130.

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302003 | f4b2 | 06 Apr 2012 16:18 | In reply to: #301995

Caro José

No livro "Fundão História Cronológica da Pré-História ao Século XIX" Edição da Câmara Municipal do Fundão,2005
vêm as fotos de D.Frei Diogo da Silva que nasceu na Aldeia de Joanes ou Aldeia Nova do Cabo,a casa onde eventualmente veio ao mundo é fronteira entre as duas aldeias,e terreno reclamado por ambas as freguesias do Concelho do Fundão,no ano de 1485.
D.Frei Diogo da Silva foi doutor em direito canónico e civil,conselheiro de D.João II e Desembargador dos Agravos.Professando depois na Ordem dos Capuchos,é nomeado confessor daquele Rei e,a seguir,Bispo de Ceuta e Primáz de África (1534).Investido no cargo de Inquisidor-Mor,viria a recusar a nomeação,sendo depois empossado na mitra arcebispal de Braga.É com essa dignidade que falece,no ano de 1541.Citei pag.31.
Na pag.73 vem a foto de D.Luis de Brito Homem,que nasceu no Fundão em 1748.

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302007 | spes | 06 Apr 2012 16:50 | In reply to: #302001

Caro João Barroca


Vou tomar nota para tentar comprar o livro.


Obg
Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302009 | pinheirov | 06 Apr 2012 17:27 | In reply to: #301258

Caro Confrade

Uma pequena contribuição relativa a um personagem, D. João de Azevedo (Malafaya) Bispo do Porto, colateral da minha genealogia.
Conserva-se o seu retrato em pintura sobre tela no Paço Episcopal do Porto, no vestíbulo de honra. Junto sua ficha pessoal, extracto desse meu trabalho, à excepção de um exemplar do seu retrato que não é possível anexar à presente mensagem.

JOÃO DE AZEVEDO (MALAFAYA) (GP-1098986)
Fontes:
NFP - Nob. das Famílias de Portugal, F.Gayo / Tít. Malafayas N°1181776/Tomo 18-Pág.33/Parag.1/N1
(Imp. Diplomática do original manuscrito existente na Sta. Casa da Misericórdia de Barcelos, Portugal)
NFP - Vol. I-Pág.555 (Azevedos) / NFP - Vol. VI-Pág.529 (Malafaias)
HB - A Honra de Barbosa (séc. Xll a 1834) de A.P. Lopes Cardoso / Lib.ª Esquina
DPGA - As Doze Portas de Gerações de Arouca, Casa Grande dos Malafaias - Séc. XVI-XVIII (Vol.I-II) (Arq. Fernando Frito)
Pai: LUÍZ GONÇALVEZ MALAFAYA *c.1400 (GP-1016011) @
Mãe: FELIPA DE AZEVEDO *c.1400 (GP-1016012) @
Nascimento: Lisboa
Morte: 27.07.1517 Convento de Xabregas
União: Teve descendência de D. JOANNA DE CASTRO

Informações individuais
Filho de Luis Gonçalvez Malafaya e de Felippa de Azevedo, neto paterno de Gonçalo P. Malafaya e Maria Annes, Srs. de Bellas e
regedor da Caza do Civel no reinado de D. João l. Bispo do Porto (1465-1473 (Cat. dos Bispos do Porto, Cap.3, Fls.265)
«Foi Senhor da Casa de Barbosa, onde lhe sucedeu um dos seus filhos, Comendatário de S. João de Alpendurada, e foi avô do
beato Inácio de Azevedo, Padre da S. Jesuitas, Mártir, e de Dom Jerónimo de Azevedo, Vice-Rei da Índia» (informação
gentilmente cedida pour F. Abrunhosa de Brito, genealogista e historiador contemporâneo).
«Formou-se «in utroque jure» na Universidade de Paris e era Deão de Lisboa quando em 1465 o Rei D. Afonso V o apresentou na
Sé do Porto, vaga por morte do Bispo D. Luis Pires. Em seu tempo aconteceu a conquista de Arzila e Tânger (1471), teve lugar
no Porto o conhecido motim popular contra Rui Pereira (1474), foi abolido beneplácito régio (1487) e instituiu-se o arcediago da
Régua (1492). Em 1490 foi encarregado por D. João II de conduzir a Évora o Senhor D. Jorge, filho bastardo deste príncipe, afim
de ali completar a sua educação. Em fins de Setembro de 1495 renunciou a Diocese e recolheu-se ao Convento de Xabregas
onde viveu largos anos, vindo a falecer a 27.07.1517 como consta a sua campa sepulcral: - Sepultura de D. João de Azevedo,
Bispo que foi do Porto, o qual renunciando o bispado, se recolheu neste Mosteiro tomando o hábito no qual viveu 25 anos»
«D. João de Azevedo Malafaya teve descendência de D. Joana de Castro filha de Fernão de Sousa, Senhor de Gouveia, da qual
procederam os Ataídes Malafayas, da Honra de Barbosa, junto a Penafiel, S. Miguel de Rans.»
(Fonte: Documentos e Memórias para a História do Porto no séc. XVI, Convento dos Padres Loios, de Eugénio de Andréa da
Cunha e Freitas, Pág.116)

Conserva-se o seu retrato em pintura sobre tela no Paço Episcopal do Porto, no vestíbulo de honra.


Com os melhores cumprimentos,

Victor M.M. Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302010 | pinheirov | 06 Apr 2012 17:38 | In reply to: #301258

Caro Confrade

As minhas desculpas pela desordenada apresentação gráfica da minha última mensagem, que acabo de observar. Aparentemente impossível de controlar quando se recorre a um «copiar-colar» neste forum.

Cumprimentos

Victor M.M. Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302012 | pinheirov | 06 Apr 2012 18:01 | In reply to: #301258

Caro Confrade

Aqui, pensando ser útil, um complemento de informação sobre D. Inácio de Azevedo de Ataíde de Abreu Malafaya, eclesiásico, neto de D. João de Azevedo Malafaya, bispo do Porto, que referi na minha última mensagem. Informação correcta, na wikipedia.org
Evito fazer outro copiar-colar.

pt.wikipedia.org/wiki/Inácio_de_Azevedo

Melhores cumprimentos

Victor M.M. Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302243 | Incognitus | 09 Apr 2012 13:28 | In reply to: #302003

Caro João Barroca

Muito-obrigado pela informação. E já agora perguntava-lhe, se no livro referem a localização do retrato?

Cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302245 | Incognitus | 09 Apr 2012 13:32 | In reply to: #302012

Caro Victor Pinheiro

Muito-obrigado pelas diversas informações aqui partilhadas; com certeza vão-me ser úteis.

Cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302247 | f4b2 | 09 Apr 2012 13:51 | In reply to: #302243

Caro José

Não referem a localização do retrato!
Mas em relação a D.Luis de Brito Homem,retirei mais esta nota:-Bispo de Angola(1791-1803) e depois Bispo de Maranhão de 1804 até falecer em 10 de Dezembro de 1817

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302363 | Incognitus | 10 Apr 2012 13:03 | In reply to: #301796

Caro Confrade

Porventura, tem as relações dos retratos desses mosteiros beneditinos?

Cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302394 | vbriteiros | 10 Apr 2012 16:12 | In reply to: #302363

Caro Confrade,
Infelizmente não anotei os existentes, limitei-me a verificar se algum seria o D. Frei Alexandre de S. Tomaz.
Não examinei , nem sei se há quadros nos Beneditinos de Santo Tirso( antigo e moderno) Obtive a informação que na residência Beneditina do Porto (onde fica?) vive um Irmão Beneditino muito conhecedor destes temas.
Cumprimentos
VB

Reply

Direct link:

RE: Retratos de Eclesiásticos - ajuda

#302444 | Incognitus | 10 Apr 2012 22:40 | In reply to: #302394

Caro Confrade

Existem retratos, quer no antigo mosteiro de Santo Tirso, quer no de Singeverga; segundo informação que consegui. Na sacristia do antigo mosteiro de Santo Tirso, existem alguns, mas aguardo confirmação.

A residência do Porto deve ser esta: « 2 - Cela de S. Bento da Vitória, Porto
Instituída em 1943, no antigo Mosteiro fundado em 1596. Com uma belíssima igreja barroca servida por 3 monges, é casa de apoio do Mosteiro de Singeverga e Residência dos Estudantes de Teologia

Endereço:
Mosteiro de S. Bento da Vitória
Rua das Taipas, 94
4050-598 Porto
Tel.: 222 007 283»

In: http://www.mosteirodesingeverga.com/mosteiro/mosteiro/dependencias.html

Melhores cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jun 2024, 20:33

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen