Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

This topic is classified in the following rooms Famílias

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301603 | PatriciaKB | 02 Apr 2012 00:15

Solicito alguma informação sobre antecedentes de Antonio Borges Vieira a descobrir em livros ou registros digitalizados disponiveis em Portugal,da época de 1730 em diante até 1760. Perto desta época ,provavelmente, em 1763( ele já no Brasil)casou emLaguna,Santa Catarina.
Sou descendente da oitava geração deste português de Lisboa que foi para o Brasil ,não se sabe quando exatamente, por falta de dados disponíveis da época. Sobre ele só existe um registro de batismo de um filho em 1764,em Laguna,Santa Catarina,onde ele teria casado com Theresa Rodrigues de Jesus,mas o tal registro de casamento da Paróquia de Laguna daquela época não existe mais.
Os pesquisadores antigos que tiveram acesso aqueles dados dão a naturalidade dele(Antônio Borges Vieira) como Português de Lisboa,talvez por constar no registro de batismo do filho. Depois disto sabemos que ele casou e foi morar no sul do Brasil,mas o meu interesse é descobrir dados a respeito de sua vida anterior a sua ida ao Brasil. Talvez seu nome conste em alguma lista como passageiro de navio da época,mas não sei onde procurar as expedições ou viagens feitas pelos navios da época,estou pouco familiarizada com esta parte da história. Sei que as expedições feitas à época pelos bandeirantes do Brasil em busca de ouro ou indios requisitavam ajudantes de Portugal,mas onde vou buscar respostas quando faltam dados básicos dele como filiação,idade ou residencia em Lisboa?
Agradeço qualquer ajuda.
Atenciosamente
Patriciakb

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301607 | HRC1947 | 02 Apr 2012 00:55 | In reply to: #301603

Cara Confreira;

.... Mas terá que ser a Confreira a " meter a mão na massa".
Pelo que vejo a Patricia tem boa formação.
Assim, com alguma ajuda que vá tendo, e com o " suor do seu rosto ", de certeza
que chegará a bom porto.

Vá dando notícias, que dentro das possibilidades tentarei dar uma mãozinha!!

Cumprimentos

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301614 | PatriciaKB | 02 Apr 2012 01:57 | In reply to: #301607

Estou fazendo o possível para descobrir dados aqui no Brasil,mas os poucos dados que existiam na época de idos de 1700 se perderam pela falta de condições da época e falta de interesse das gerações posteriores. Eu moro no Rio Grande do Sul(Brasil) e estou pesquisando nos livros,inventários e registros existentes nos Arquivos Públicos Estaduais e Históricos.
Já encontrei o inventário do dito Antonio Borges Vieira,mas ele não acrescenta nenhum dado importante,como idade aproximada ou naturalidade. Ele faleceu em 1777. Estou tentando localizar o atestado de óbito,mas pelo fato dele ter falecido num local onde não havia cidades próximas,(numa fazenda ou no interior) e pelo fato disto ter acontecido nos primórdios da colonização rio-grandense,num estado que era disputado por portugueses ,espanhóis e indios,onde a vila mais próxima estava a 110 km de distancia ,onde só existia mato,campo e fazendas enormes com posseiros de tanto em tanto e o resto era paisagem deserta de elemento humano,(imagine que este estado é quase do tamanho de Portugal) e pelo fato de que a vila que era capital da capitania estava a 240 km de dist(onde foi feito o inventario)podes imaginar a dificuldade que estou tendo.
Como podes ver estou "metendo a mão na massa" ,mas infelizmente, não estou nem perto de Portugal,para fazer a parte que precisa ser feita aí.
Ainda tenho muito a fazer por aqui e com a ajuda que vier,tenho certeza que conseguirei algo.
Agradeço a sua ajuda e qualquer outra que vier!
Abraços
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301615 | HRC1947 | 02 Apr 2012 02:01 | In reply to: #301614

Cara Patricia;

... Assim de repente aí vai!!

www.marcopolo.pro.br,

Cumptºs
Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendentes Antonio Borges Vieira , supostamente de Lisboa 1750

#301617 | HRC1947 | 02 Apr 2012 02:28 | In reply to: #301615

Confreira Patricia;

...Recuando a 1750, ainda vamos apanhar com o Processo dos Távoras// Marquês de Pombal ? .
Bom, vamos a coisas que interessam:

Seguem alguns links, que lhe vão fazer jeito!

Boa sorte

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendentes Antonio Borges Vieira , supostamente de Lisboa 1750

#301618 | HRC1947 | 02 Apr 2012 02:31 | In reply to: #301617

Cara Confreira;

Os links assustarem-se com o Marquês Pombal !!

Aí vão eles;

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=292330#topo

.http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298360

http://www.anmp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=197

http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-22532011000100010&script=sci_arttext

Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301638 | roz | 02 Apr 2012 11:51 | In reply to: #301614

Cara Patricia

Nao sabendo a freguesia onde nasceu Antonio Borges Vieira, nem o nome dos pais, nao 'e possivel encontrar o seu assento de baptismo pois mesmo nessa epoca existiam cerca de 40 paroquias em Lisboa. Assim, para ver se conseguimos mais alguma informacao sobre ele permita-me sugerir que veja (se ainda nao o fez, claro) em alguma biblioteca, os seguintes livros e publicacoes:

"O escravo no Rio Grande do Sul", por Mario Jose Maestri Filho
"Historia da igreja no Rio Grande do Sul", por Arlindo Rubert
Publicacoes do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro. Tambem se pode pesquisar sobre certas coisas no site do Arquivo Nacional.
"Rio Grande de S. Pedro", por Joao Borges Fortes e o link abaixo

http://www.alfredo.com.br/arquivos/gentrop1.pdf

Nao posso prometer que ai' encontre o seu antepassado ou a sua freguesia mas ha boa possibilidade de haver alguma mencao que a ajude nesse proposito. Tambem tive um antepassado que andou por esses lados (mas regressou) e encontrei varias mencoes sobre ele que me ajudaram.

Pus "Antonio Borges Vieira" no site do Arquivo Nacional portugues e aparecem varios titulos que em principio conteem esse nome em algum dos documentos, mas nao se podem visualisar.
http://digitarq.dgarq.gov.pt/results?t=Antonio+Borges+Vieira&di=1700

Os titulos "Morgado Mateus, microfilme 19" e o 22, sao listas de documentos reproduzidos da Fundacao Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Sera' que pode ir pesquisa-los aí? http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4374580

Ha' tambem o titulo "Microfilme 135" que tem documentos do Arquivo Historico e Geografico Brasileiro. Podera' talvez contacta-los e ver se 'e possivel pesquisar.

Boa sorte com as pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301640 | PatriciaKB | 02 Apr 2012 13:39 | In reply to: #301638

Obrigada pela ajuda,Sr Rosario. Vou tentar achar algo com estas dicas que o Sr gentilmente forneceu.
Agradeço também a Ana Simóes pela boa vontade e pelos sites que enviou,mas infelizmente não consegui nada ainda.
Sobre os Vapores para o Brasil partindo de POrtugal,no Arquivo Nacional e no site do museu da imigração em Sao Paulo as listas com passageiros estão disponíveis somente para datas muito posteriores a que eu preciso. Tentei num site de Portugal que fornece lista de emigrantes (acho que pelo numero do passaporte) e não encontrei o nome. Tentei os registros na Torre do Tombo e não consta arquivo neste nome. Pesquisei registros por freguesia em Lisboa na data aproximada e ,infelizmente ,das 53 freguesias constantes nos registros,25 não tem registros na data que preciso para averiguar. Existem muitos registros de Borges e Vieiras procedentes dos Açores,mas não creio que sejam estes.
Então ... vou adiante com as novas dicas.
Abraços
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301709 | PatriciaKB | 03 Apr 2012 01:23 | In reply to: #301638

Rosario

Agora que tive tempo de examinar os sites e sugestões que me enviaste,posso comentar-lhe o seguinte:
Tenho bastante interesse em história e possuo comigo vários livros referentes ao assunto e à época objeto da minha pesquisa.
A coletânea histórica e genealógica de Claudio Nunes Pereira já a conhecia e tenho aqui comigo. Lá existe referência ao Antonio Borges Vieira que procuro,porém os dados que existem lá, já os tenho de outro livro mais completo organizado por um pesquisador da cidade que se originou das terras que foram as antigas sesmarias de vários posseiros daquela época,(inclusive o referido Antonio Borges Vieira),cidade esta onde nasceu o meu pai,descendente em sétima geração dele. Porém os poucos dados que existem foram coletados por antigos pesquisadores nos dados paroquiais no inicio do século passado e estes estão incompletos. Ainda estou tentando conseguir alguma coisa com pesquisadores a este respeito.
Nos microfilmes citados ,examinei o registro completo dos mesmos no site do Tombo e aparecem citando ou o nome António,ou Borges ou Vieira.É bem provável que não exista nada a respeito daquele que procuro, mas creio que seja por aí que vou conseguir alguma informação . Vou aprofundar as pesquisas com relação à Biblioteca Nacional do RJ.
Grata pela atenção.
Abraços
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301721 | Saba | 03 Apr 2012 08:00 | In reply to: #301603

Ja procurou em genregis ponto com ? E' uma base de dados de registos paroquiais.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301724 | roz | 03 Apr 2012 09:35 | In reply to: #301709

Cara Patricia

Lamento nao ter sido de maior ajuda mas foi tudo o que achei. Tambem notei que no site da Torre do Tombo, embora tenha posto o nome entre aspas, apareciam coisas relativas a qualquer dos nomes!
Se ele tivesse sido militar ou funcionario publico antes de ir para o Brasil haveria outros sitios onde procurar porque eram actividades que deixavam "rasto", mas nao sendo, torna-se dificil. Nao sei a partir de que data comecaram a ter passaportes mas talvez aqui haja alguem que lhe possa informar sobre isso.

Sei como 'e dificil ter que abandonar um ramo por falta de dados!!

Cumprimentos.
M. Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301736 | PatriciaKB | 03 Apr 2012 12:46 | In reply to: #301721

Não tinha a informação sobre a base de dados paroquiais. Vou investigar.Obrigada pela ajuda de todos que responderam ao meu apelo.
Atenciosamente
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301747 | AntonioGonçalves | 03 Apr 2012 14:12 | In reply to: #301736

Prezada PatriciaKB


Sem lhe querer criar ilusões, mas há probabilidades de em 1703, ter nascido esse Antonio Borges Vieira, pois se faleceu em 1777, não é de mais alguém durar 73 anos.

Esses dados poderá encontrá-los na freguesia de Dornelas, Amares, no entanto, só com os elementos da certidão de casamento poderá tirar a limpo esta minha ajuda.

Para consultar esse e outros dados que pretenda, consulte o blog - "http://origenshc.blogspot.com"

Onde poderá verificar que essa freguesia é um viveiro de Borges e Vieiras, que muito naturalmente, não encontrando melhor, emigravam para Lisboa e outros locais.

Muitos cumprimentos

Antonio Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301875 | PatriciaKB | 04 Apr 2012 17:02 | In reply to: #301747

Caro Sr Antônio
Fico contente que o sr.tenha esta informação. Eu já estava duvidando da existência de tal familia, que sumiu sem deixar pistas com o passar do tempo.
Vou investigar com certeza e sei que só poderei confirmar alguma coisa com mais dados que eu conseguir aqui no Brasil. Estou tentando pesquisar o acervo de um historiador que copiou os dados paroquiais da cidade onde casou Antonio Borges Vieira,isto em Laguna,Santa Catarina,aqui no Brasil,que era, na época ,apenas uma vila colonial,longe dos grandes centros.Na verdade,se ele emigrou para conseguir uma vida melhor,conseguiu. Casou com uma lagunense descendente de pai portugues e mãe açoriana,migrou 300km para o sul com a mulher e a familia de 2 cunhados depois do nascimento do primeiro filho e tomou posse de 1 sesmaria de terras no planalto riograndense,terra esta que estva despovoada e que estava ainda sendo conquistada e teve 10 filhos.Ele tinha um bom acervo de gado ,cavalos , burros e mulas,coisas valiosas na época e faleceu em torno de 10 anos depois de tomar posse na fazenda,moço ainda segundo os relatos. Calculo que não deveria ter mais de ,no máximo, 50 anos. Portanto,não deve ser o mesmo citado pela sua investigação,mas pode ser da mesma familia ou até filho do mesmo.
Vou seguir buscando informações;
Grata
Atenciosamente
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301878 | PatriciaKB | 04 Apr 2012 17:12 | In reply to: #301875

Fui olhar o seu blog e achei seu trabalho valioso ,um tesouro para os pesquisadores. Muito boa a sua iniciativa. Parabéns!
Vou dar uma boa olhada por lá.
Abraços
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301977 | PatriciaKB | 05 Apr 2012 22:16 | In reply to: #301878

Gostaria ainda de perguntar o seguinte: se eu conseguir o comprovante de casamento dele com nomes dos pais e a freguesia de origem for Lisboa e ainda assim não obtiver nenhum dado digitalizado que comprove antecedencia ... 1-existe a chance destes dados ainda não estarem digitalizados? ou melhor,todas as freguesias de Lisboa já disponibilizaram os dados de registros paroquiais existentes?
2-No caso de resposta afirmativa para existencia de algum dado não digitalizado ,então a pesquisa teria que ser pessoalmente em cada paróquia de Lisboa?
Atenciosamente
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#301983 | roz | 05 Apr 2012 23:39 | In reply to: #301977

Cara Patricia

A maior parte das paroquias de Lisboa ja' estao on-line mas ainda ha algumas (como por exemplo, Ajuda, Lapa, S. Mamede, etc) que faltam. Para essas necessita pesquisar os microfilmes no Arquivo Distrital de Lisboa (tambem chamado Torre do Tombo) ou no Centro da Historia da Familia dos Mormons que lhe fique mais perto. As Conservatorias do Registo Civil em Portugal so tem os registos com menos de 100 anos.

Para pesquisar on-line (e ver as que faltam) veja este link: http://etombo.com/concelho/lisboa.html

Para encontrar o Centro dos Mormons mais proximo de si: https://www.familysearch.org/locations

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#302045 | PatriciaKB | 06 Apr 2012 23:04 | In reply to: #301983

Ok,Senhor Rosario. Caso eu consiga nova informação no futuro que precise de alguma consideração dos amigos de Portugal, posto aqui de novo. Obrigada novamente pela ajuda recebida,estou muito grata.
Abraços a todos
Patricia

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#330266 | elizabeth13 | 03 Jun 2013 03:38 | In reply to: #302045

sou nova no forum e ainda nao aprendi como usa'-lo.
estou pesquisando sobre o troco genealogico de antonio borges vieira que veio de lisboa e viveu no rio grande do sul, brasil.
ele casou com teresa rodrigues de jesus que foi o elo de uniao da minha arvore genealogica rodrigues de laguna e vacaria.
gostaria de saber mais sobre as origens de minha familia rodrigues de portugal e atraves dos borges vieira eu talvez possa faze-lo.
obrigada por qualquer informação.

elizabeth

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#330273 | luisjrm | 03 Jun 2013 12:35 | In reply to: #301614

Cara Patricia

existe a possibilidade de que o António Borges Vieira que procura poder ser o mesmo, filho do casal, Nicolau Martins, natural de Arraiolos (Alentejo) e de Ana Borges, natural da Vila de Coruche (Santarém), uma vez que este casal tem uma filha com o nome de Francisca Borges Vieira, a mesma que casou em Arraiolos a 1-6-1747 com o Capitão de Ordenanças António Pereira, filho de Jorge Lopes Pereira (Ourives de Ouro) e de Antónia Rodrigues!!!

O referido Jorge Lopes Pereira teve Processo na Inquisição de Évora, bem como seus antepassados, por isso é possivel que alguns de seus descendentes tenham ido para o Brasil para poder fugir da Inquisição, como tantos outros!

Cumprimentos,
Luís Martins

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#330299 | PatriciaKB | 03 Jun 2013 19:59 | In reply to: #330266

Cara Elisabeth

Sugiro que vc leia todos os assuntos postados neste tópico, assim vai ter um bom resumo do que consta na internet a respeito de Antonio Borges Vieira.

Que dados vc tem a respeito destes Rodrigues de Laguna?
Sabendo o que vc procura talvez eu tenha algo do teu interesse e possa completar os teus dados.

Abraços.
Patricia kB

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#330300 | PatriciaKB | 03 Jun 2013 20:05 | In reply to: #330273

Caro Luis Martins

Agradeço a sua contribuição e vou pesquisar a respeito, pois as informações a respeito de antecedentes dos Borges Vieira em Braga deram num beco sem saída por falta de maiores informações para completar as lacunas.
Assim,qualquer informação a mais é bem vinda!

Saudações e boa semana.

PatriciakB

Reply

Direct link:

RE: Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#330331 | elizabeth13 | 04 Jun 2013 00:58 | In reply to: #330299

ola' patricia, que prazer receber seu contato, obrigada.
sim, tenho que olhar muita informação neste site.

estou pesquisando sobre meus ancestrais rodrigues que viveram em vacaria, rio grande do sul, brasil.
eles tem vinculo com antonio borges vieira (lisbonense) que iniciou o tronco borges vieira - rodrigues de jesus aqui no sul do pais.

sei que antonio borges vieira viveu em laguna e casou com teresa rodrigues de jesus, filha do lisbonense gabriel rodrigues e da lagunense vitoria de jesus; o irmao de teresa, manoel rodrigues de jesus, casou com clara jorge da silva, filha do paulista jose' de campos bandemburgo. antonio e teresa tiveram 10 filhos.

sei ainda que uma neta de borges vieira, chamada rosa borges vieira, teve 10 filhos e sua filha, virginia maria teixeira que casou com antonio francisco rodrigues (filho de antonio francisco de jesus e florinda inacia de jesus em 1856), deu inicio a linhagem de meu bisavo liborio antonio rodrigues.

virginia e antonio tiveram tiveram 4 filhos, um deles e' meu bisavo liborio antonio rodrigues.

existe aquí no rio grande do sul, alguns livros sobre a cidade de vacaria e seu povo.
o que necessito saber e' a historia dos rodrigues portugueses que foram para vacaria.

voce e' pesquisadora e e' filiação dos borges vieira?

agradeço qualquer informaçao e desde ja' fico-lhe muito grata.
elizabeth

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues, descendentes de Antonio Francisco Rodrigues

#330335 | PatriciaKB | 04 Jun 2013 01:58 | In reply to: #330331

Cara Elisabeth

Meu pai era um Borges, vacariano, descendente em 4ª geração de uma neta de Antonio Borges Vieira. Eu não nasci em Vacaria, mas estou fazendo uma pesquisa para completar os dados genealógicos do ramo paterno da familia, por isto tenho alguns dados, mas estou me concentrando no casal Antonio Borges Vieira e Teresa e nos descendentes da neta que é a antecedente do meu pai,Balbina Borges Vieira.

Pelo que entendi, vc quer informações sobre os Rodrigues, antecedentes do marido da tua trisavó. Para vc chegar á estes, vc vai ter que investigar os livros paroquiais de Vacaria, para tentar descobrir se existe ali algum dado além do que foi descrito por José Fernandes de Oliveira no seu livro.
No registro de casamento desta trisavó, pode constar a idade dos noivos, a cidade de onde era natural o noivo, para vc investigar a possível origem desta familia.No livro de José Fernandes, a data do casamento deles foi em 19/02/1846. Procure este registro.
Muitos dos primeiros povoadores de Vacaria não eram portugueses e sim, paulistas, estes sim descendentes de portugueses. Então, até vc chegar ao primeiro Rodrigues que veio de Portugal e que deu origem a este ramo do teu bisavô, vai ter que investigar muito.
Se vc não mora em Vacaria, pode investigar pelo site dos mórmons, que armazena arquivos e registros paroquiais do mundo inteiro, basta procurar pelo estado e cidade do teu interesse e acessar os registros, de Vacaria existem quase todos os livros, infelizmente , faltam os iniciais, mas acho que os de 1845 em diante existem todos.

Acesse por este link: https://www.familysearch.org/search/collection/1719212

e baixe a rolagem até Visualizar Imagens desta Coleção-
Navegue por 5,941,966 imagens- clique em cima destas imagens até acessar os registros de Vacaria.

Não existe um caminho fácil. Muitas pessoas foram apenas mencionadas por José Fernandes no seu livro, ficando de fora de maiores pesquisas. Nos teu caso, o marido desta trisavó, aparentemente, não tem relação com os Rodrigues de Jesus que originaram o ramo Borges Vieira/Rodrigues de Jesus, pois estes Rodrigues que eu citei, são originários , como eu disse , de Gabriel Rodrigues,portugues, pai de Theresa Rodrigues de Jesus.

Qualquer outra ajuda, é só pedir.
Boa sorte!

PatriciakB

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues, descendentes de Antonio Francisco Rodrigues

#330338 | elizabeth13 | 04 Jun 2013 03:51 | In reply to: #330335

patricia,

obrigada pelas dicas.
meu pai era rodrigues e vacariano, da oitava geração de antonio borges vieira e teresa rodrigues de jesus, creio eu. estou me orientando pelo livro rainha do planalto, que possuo, dificil de ler.

sempre ouvi na familia, que 2 irmaos rodrigues vieram de sao paulo e compraram as terras da fazenda da estrela, onde viveu meu bisavo entretanto os rodrigues do livro de jose fernandes de oliveira nao me explicam muito minhas duvidas.

acabo de retornar de vacaria onde visitei a fazenda e um pedaço das terras que ainda possuo la'. quero fazer uma pequena dissertação sobre os rodrigues e meu bisavo que foi um lider naquela epoca para colocar numa antologia que participo anualmente em porto alegre.

nao tenho muito tempo para pesquisar para esta antologia porem vou seguir estudando minha geneologia pois e' algo fascinante descobrir de onde viemos.
um abraço,
elizabeth

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues, descendentes de Antonio Francisco Rodrigues

#330340 | PatriciaKB | 04 Jun 2013 05:10 | In reply to: #330338

Elisabeth


Posso te dizer por experiência pessoal que genealogia é fascinante. Estou pesquisando há vários anos e consegui muita coisa, com paciência e perseverança.

Com relação ao que vc relatou, fui dar uma espiada nos livros paroquiais de Vacaria( pelo site dos mórmons), no casamento da tua trisavó(Virginia) e consta no registro que a Florinda Inacia de Jesus , mãe de Antonio Francisco Rodrigues, (o noivo),era natural de Nossa senhora dos Anjos e batizada em Porto Alegre.
Nossa senhora dos Anjos, era a denominação da vila e da paróquia que posteriormente passou a se chamar de Gravataí. (Não confundir com Santo Antônio dos Anjos de Laguna, que era a paróquia de Laguna). Portanto, a mãe do noivo era natural de Gravataí. O pai do noivo(que é o mais importante por ter o sobrenome Rodrigues), já era falecido na época do casamento, e não tinha informação nenhuma a respeito dele.

Como restou pouca informação da época além dos registros paroquiais, o jeito é procurar alguma coisa a mais nos registros de vacaria, talvez Gravataí, e até Porto Alegre. Eu encontrei muita informação percorrendo os livros de batismo e matrimônio, "de cabo à rabo".

Eu apostaria em tentar encontrar o casamento dos pais de Antonio Francisco Rodrigues, portanto , o casamento dos avós paternos de Libório). Se a mãe deste Antonio Rodrigues era daqui do sul, é pouco provável que ele (Antonio, o filho)fosse um dos irmãos paulistas que vc relatou ,sendo mais provável que o pai dele tenha sido um dos irmãos que veio de SP.

Pra tentar encontrar este casamento,como a noiva era natural daqui do sul, faça um cálculo aproximado de 20 ou 30 anos antes do casamento do filho, que foi em 1846, o que dá, mais ou menos, 1810 a 1820 e procure nas cidades onde ela poderia ter conhecido o tal paulista. Como ela era da região de gravataí,(e as mulheres daquela época ficavam nas cidades de origem , só saindo pelo casamento) pode ter conhecido o futuro marido lá mesmo, ou em PoA.
Outra opção é que os pais dela tenham saído para morar em vacaria com a familia, neste caso, ela pode ter se criado em vacaria, mas, se ela conheceu o noivo em Vacaria e casaram lá, vai complicar, pois os matrimônios de Vacaria estão disponíveis a partir de 1844, se não me engano.
Mas eles podem ter casado em outra cidade e ido para Vacaria depois disto, pois não esqueça que Vacaria nesta época ainda estava na rota do tropeirismo e foi esta a alavanca que impulsionou muita gente de fora a se estabelecer na cidade.

Vou dar mais uma olhada no material que tenho sobre os primórdios da povoação de Vacaria e se eu tiver mais alguma coisa, te envio.

Abraços

PatriciakB

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues, descendentes de Antonio Francisco Rodrigues

#330369 | elizabeth13 | 04 Jun 2013 15:50 | In reply to: #330340

querida patricia, agora tenho mais informaçao e melhor posso decifrar e decidir.

como sou tao novata nesta area e muito a pesquisar em pouco tempo, vou me propor a escrever para a minha antologia deste ano, apenas a historia de vida dos rodrigues ate' meus trisavos com o legado deixado pelo bisavo liborio; e para o proximo ano, poderei escrever um outro capitulo expondo a origem dos rodrigues de 1800 para traz. assim nao faço erros e ficarei ate' la' mais por dentro de tanta coisa.

estarei sempre ligada a este site e epero poder continuar recebendo suas injeções de geneologia cultural.
obrigada pelo carinho,
elizabeth

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues, descendentes de Antonio Francisco Rodrigues

#330398 | PatriciaKB | 05 Jun 2013 01:09 | In reply to: #330369

Elisabeth

Dê uma olhada neste link, https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16434-32295-4?cc=1719212&wc=M93V-P73:n945638800 e onde existe a janela após a palavra imagem, digite o número 93 e dê enter.

Vai abrir no assento de batismo do teu bisavô Libório, que contém todos os dados que vc precisa para continuar a pesquisa dos antecedentes dos Rodrigues.

Cita os pais e avós da criança batizada, que é exatamente o que procurávamos, e o padre que fez o registro citou a naturalidade do avô paterno dele como Portugal, portanto o avô de Libório era de Portugal, e o pai dele era nascido em Porto Alegre. Então,por enquanto, nenhum dos dois era paulista, mas este avô certamente veio de Portugal, talvez via São Paulo.
O próximo passo é tentar descobrir o assento de casamento destes avós, para ver se vc consegue mais dados a respeito deste avô, como a cidade de origem dele em Portugal e a filiação, assim vc já está com um pé na Europa. Lá vc também pode conseguir informações, no site dos mórmons, diretamente dos registros paroquiais de Portugal, se souber a cidade e paróquia de origem.

Mas antes de chegar lá, tem que obter as informações daqui. Meu palpite é que o casamento destes avós foi em Porto Alegre, já que a avó e o filho dela(Antonio)eram de Porto Alegre, e também sobre estes registros vc consegue informações no site Family Search,( fazendo os passos que te passei numa das minhas primeiras respostas ) aqui https://www.familysearch.org/search/collection/1719212
e acessando no site a cidade de Porto Alegre, provavelmente nas paróquias mais antigas,( tem que ver os anos dos registros iniciais constantes em cada paróquia, acessando cada uma).

Provavelmente eu conseguiria a resposta rapidamente, mas vou te deixar com um pouco de trabalho.. rsrs

Como vc já tem os nomes e naturalidades, agora é mais fácil. Pode tentar achar registro de óbito deste avô,provavelmente também em Porto Alegre, e conforme a data de falecimento e a cidade, o inventário pode ser conseguido no Arquivo Público estadual do RGS,em Porto Alegre, onde vão constar mais dados, como o nome de todos os filhos , ou seja, os nomes dos tios do Libório e o que havia em bens para herança.

Não é tão difícil e vc vai gostar de remexer nestas coisas. Se precisar de alguma orientação, é só pedir.

Boa pesquisa!
PatriciakB

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues, descendentes de Antonio Francisco Rodrigues

#330399 | elizabeth13 | 05 Jun 2013 01:16 | In reply to: #330398

obrigada patricia, vc e' um anjo.

vou pesquisar e darei novas informacoes a vc qdo eu conseguir.

um abraço com muita gratidao,
elizabeth

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#352941 | Marco Paim | 15 Dec 2014 17:33 | In reply to: #301603

Patrícia, Antônio Borges Vieira nasceu em Lisboa Portugal em 1705 e faleceu em Vacaria em 1776, os dados referentes ao seu desembarque no Brasil não estão disponiveis, mas algumas informações poderão ser localizadas em "Paes Leme" - Genealogia Paulistana. Sua residência antes de se deslocar para o Sul do país era em Guarulhos-SP, ele e conterraneos que seguiram para Vacaria na época pertenciam a famílias tradicionais da Genealogia Paulistana como Manoel de Souza Duarte, José de Campos Brandenburgo e Joaquina Pedroso de Moraes (todos meus ascendentes), e ainda, integravam ou estavam relacionados com o grupo de bandeirantes deslocado para o Sul á época, dos quais fazia parte Fernão Dias Paes. Creio que informações mais consistentes á seu respeito poderão ser localizadas na Genealogia Paulistana ou em Guarulhos.

Reply

Direct link:

Antonio Borges Vieira

#352945 | saintclair | 15 Dec 2014 19:01 | In reply to: #352941

-
O PATRIARCA:
Antonio Borges Vieira, com Teresa Rodrigues de Jesus, formam o marco inicial
entre os pioneiros, com a união dos ramos portugueses e brasileiros tiveram 82
descendentes diretos casando-se entre 1911 e 1930. Aqui chegando em 1765,
fixou residência no centro do planalto, onde formou sítio de duas léguas de fundo,
por uma de frente, a qual chamou de Fazenda Sant'Ana, mais tarde Fazenda dos
Órfãos. O desafortunado casal viveu pouco tempo, mas o suficiente para ter mais
nove filhos. Antonio faleceu em 10/12/1776 e Teresa logo depois em 08/04/1777.
O casal deixou dez filhos menores sob os cuidados de Manoel Rodrigues de Jesus e
Clara Jorge da Silva, na Fazenda do Socorro. O mais velho, Antonio Borges Vieira, foi
o único que não nasceu em Vacaria e tinha 12 anos quando seu pai morreu. Maria
Borges Vieira foi a primeira a nascer em Vacaria, tão logo seus pais lá chegaram.
Depois dela, João Borges Vieira, Paula Borges Vieira, Teresa Borges Vieira, José
Borges Vieira, Antonia Maria Vieira, Rosa Borges Vieira, Francisco Borges Vieira e a
caçula Ana Borges Vieira de 5 meses na morte do pai. Estes casaram e
multiplicaram-se.
Em 1779 houve grande conflito com os coroados, que infligiram continuado
tormento às famílias açorianas, pelos ataques que praticavam contra propriedades
e pessoas. Atentados, seqüestros, incêndios, matança geral, obrigaram o
deslocamento de muitas famílias para Lages, outras para a região das missões em
busca de sossego.
--
http://www.appio.com.br/arquivos/vborges.pdf
-
Cumprimentos
Saintclair

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#404454 | Paim | 21 Jun 2018 16:55 | In reply to: #301603

Bom dia Patrícia,
Este personagem que você procura fez parte de uma caravana de tropeiros que saíram de São Paulo para os "Campos de Cima da Serra" atual Vacaria, pouco antes de 1740. Os componentes desta caravana eram:

1- João de Campos Brandemburgo casado com Maria do Rego Melo.

2- Manuel Rodrigues de Jesus, se cassou em Vacaria com Clara Jorge de Melo, a filha do anterior.

3- Antônio Borges de Vieira, se casou em Vacaria com Tereza Rodrigues de Jesus de Laguna.

4- Manuel de Souza Duarte, se casou em Vacaria com Maria Rodrigues de Jesus, sobrinha da anterior.

5- Antonio Manuel Velho, sua esposa foi Inácia de Jesus Velho, suponha parente das anteriores, possivelmente se casou também em Vacaria.

6- Inácio Fernandes dos Reis, suponho caso semelhante ao anterior Páscoa Gonçalves de Jesus.

Todos eles saíram de São Paulo, seguindo por Sorocaba pela rota dos tropeiros. José de Campos Brandemburgo era de família proeminente em Santana do Parnaíba (Grande São Paulo), que era onde residiam os grandes bandeirantes como Raposo Tavares e Fernão Dias Paes. Ele mesmo era neto de Salvador Jorge Velho, Manuel de Campos Bicudo e sua esposa Luzia Leme de Barros, prima de Fernão Dias Paes.
Como vê todos eles procediam de São Paulo, como afirmam todas as genealogias Vacarianas.
Bem, no caso específico de Antônio Borges Vieira, todos os genealogistas antigos o dão como oriundo de Portugal, onde teria nascido, e está correto. Esta informação possivelmente esta relacionada a algum registro antigo, hoje indisponível.
Quando comecei a me envolver com genealogia, há uns 8 anos atrás, eu vi um registro, de que ele teria vindo de Guarulhos, município da Grande São Paulo, onde residia, e lá teria deixado pelo menos um irmão; se não me engano Francisco Borges Vieira. O fato é que sua família era muito importante em Guarulhos, para onde eu suponho que ele tenha vindo de Portugal, junto com seus pais. Veja, quando ele seguiu para o rio Grande do Sul, ele possuía pouco mais de 30 anos.
Em Guarulhos, a família Borges Vieira é importante, existe uma descendência também bastante numerosa, embora, após 300 mais de anos, o patronímico geralmente se perca, por ocasião dos casamentos nos casos das mulheres. De toda a forma, o patronímico "Borges Vieira" ficou marcado em Guarulhos, o qual nomeia ruas e avenidas e inclusive bairros.
Acredito que uma busca junto a igrejas locais (não acredito que existisse cartório naquela época) da época possa dar resultado. Outra opção seria realizar um levantamento do patronímico na "Genealogia Paulistana" de Pedro Taques, ou nos Inventários e Testamentos do Projeto Compartilhar.
Eu também estou muito interessado nesta informação, pois também sou seu descendente.
Acho que encontrando alguma informação referente á seus pais e irmãos, o elo de ligação com Portugal será encontrado. Portugal possui um arquivo muito bom de seus cidadãos, e geralmente só não se encontra o que se procura, quando o mesmo deixa o seu pais e junto as suas informações de descendência.
Espero ter ajudado.
ficaria feliz se me posicionar, se encontrar alguma coisa.
Tenho um blog de genealogia e ficaria muito feliz com a sua visita.
https://alamedapaim.blogspot.com/

Boa sorte,

Marco Antônio

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#404460 | saintclair | 21 Jun 2018 17:49 | In reply to: #404454

Caro Amigo;
Pois esse António Borges Vieira está difícil de se saber de que localidade de Portugal seria.
Vamos aguardar que a PatriciakB, venha dar notícias a este Forum.
Obrigado
Sc.

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#406349 | PatriciaKB | 13 Aug 2018 19:53 | In reply to: #404454

Caro, Marco . Não tenho acessado muito este email, então não vi sua resposta anteriormente. Agradeço pela atenção.
Quanto à tal caravana de 1740, com certeza tenho dados de minha pesquisa para refutar que tenha acontecido desta maneira. Banderbur só foi para o sul anos após o seu casamento,ocorrido em 1748, em Itu, possivelmente em 1750 ou 1751,conforme informações da sua carta de semaria. Antonio Borges Vieira só foi para Vacaria após 1765, após casamento e nascimento do seu filho promogênito em Laguna, sendo esta informação conhecida através de uma lista de componentes de uma guarda auxiliar, em que o filho primogênito de Antonio Borges Vieira declara ser natural de Laguna. É bem possível que Manoel Rodrigues de Jesus, como era cunhado de Antônio, tenha acompanhado a familia da irmã para as terras de Vacaria, solteiro, em 1765 e somente depois disto casou com a filha de Banderbur. Manoel de Souza Duarte era açoriano e casou com uma filha de Manoel R de Jesus, já em data bem posterior, por volta de 1786, segundo um autor vacariano. Esta 'caravana' não deve ter acontecido com os personagens simultaneamente. Agradeço a informação sobre os Borges Vieira de Guarulhos. Vou pesquisar sobre o assunto.
Antonio Borges Vieira consta como natural de Lisboa em registros de nascimento de netos , em Vacaria e Lages, portanto, sim ,ele é natural de Portugal, embora não tenham sobrado registros que possam elucidar o local de origem. Procurei registro de batismos com esse nome em paróquias de Lisboa e não encontrei . De qualquer maneira, como não temos os nomes dos pais dele para confirmar a paternidade, ficaremos sempre no 'achismo'.
Temos que ter a preocupação de checar se o Antônio Borges Viera de Guarulhos era o mesmo que apareceu em Laguna e depois, Vacaria. Pode ser apenas um homônimo. Encontrei um homem, solteiro, com o mesmo nome em Itu, como padrinho de um nascimento, sem maiores informações. É perigoso deduzir coisas nas genealogia, induz a erros depois dificeis de consertar.
Obrigada pela colaboração.
Abs
PatriciakB

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#406361 | Paim | 14 Aug 2018 03:46 | In reply to: #301603

Oi Patricia,
Respondi a sua questão com o objetivo de auxilia-la e não de contesta-la, a intenção foi abrir o leque que me pareceu fechado. Estudo a ascendência da Família Paim há alguns anos, e rastreei Antônio Borges Vieira e os demais até São Paulo (genealogia Paulistana de Pedro Taques e inventários paulistas) e Guarulhos. Quanto as datas precisas que eles seguiram para o sul, está informação não existe, mas existem referências que elas antecederam e muito as datas da construção da igreja de Vacaria e da expedição da carta de Sesmaria, o que a situam antes de 1750. Recomendo que acesse meu blog:
Https://alamedapaim.blogspot.com/2018/06/a-emigracao-acoriana-para-o-brasil-e.html?m=0
E nele, leia a postagem Imigração Açoriana para o Sul do Brasil e a Vacaria dos Pinhais.
Estou certo de que Antônio Borges Vieira de Vacaria, e o mesmo que deixou seu irmão Francisco Borges Vieira em Guarulhos, ambos oriundos de Portugal e contemporâneos,passaram por Sorocaba em direção ao Sul do pais após 1740.
Também tenho muito interesse nesta informação.

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#406364 | saintclair | 14 Aug 2018 08:58 | In reply to: #406361

Caro Marco;
Os m/ cumprimentos.
Antes que me esqueça, quero deixar escrito que os
netos de António Borges Vieira escreveram nos registos
que o Patriarca era natural Lisboa, ....[talvez das Ilhas dos
Açores....etc....].
Borges e Vieiras existiram muitos nas Ilhas dos Açores.
Lisboa, a meu ver não se enquadra bem, para ser terra
de aiguem que emigra para o Brasil e se vai dedicar à
criação de gado....+ Agricultura etc....
A Patricia a meu ver nunca vai encontrar esse Elo de ligação
dos Vieiras, pelo facto de não entender o que era a vida dos
emigrantes naquela época, apesar de ao longo de 6 anos se
ter dedicado à causa.
Existem alguns tópicos no Forum sobre este caso, que podem
ser consultados, basta escrever o nickname Patricia.
Gostei do seu blog, entre vários assuntos de interesse, está o
Edital de convocação aos açorianos para emigrar para o sul do Brasil.
Boa sorte
Saintclair

Reply

Direct link:

Origem; Antonio Borges Vieira-supostamente Açoreano...

#406366 | saintclair | 14 Aug 2018 09:54 | In reply to: #406364

-
https://www.infoescola.com/historia/imigracao-acoriana-no-brasil/
https://historia-do-rio-grande-do-sul.webnode.com/imigracao-acoriana/
Sc.

Reply

Direct link:

Origem; Antonio Borges Vieira-supostamente Açoreano

#406423 | saintclair | 15 Aug 2018 09:51 | In reply to: #406366

-
...Sugiro à Confreira Patricia que faça o teste DNA, para saber a origem
genética dos seus ascendentes, incluindo como é óbvio o António Borges
Vieira.
Ao saber o Haplogroup,logo verificará se o seu egrégio Avô era ou não
Açoreano, ou da Península Ibérica.
Tem que ter em atenção que a mulher do António B. Vieira era descendente
de Açoreanos.
Boa sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#407008 | PatriciaKB | 31 Aug 2018 15:08 | In reply to: #406361

Caro Marcos.

Tive apenas a intenção de informá-lo sobre os assuntos em questão. Existe muita coisa que é difundida sem comprovação em documentos ou registros.
Estou pesquisando sobre o assunto há quase 20 anos e tenho muito material documental, que será lançado em livro, em que posso embasar minhas respostas. Pesquisei no AHRGS, no APERS, no AHCMPA, e Family Search, onde descobri muito sobre a vida inicial dos pioneiros de Vacaria.
Posso te garantir que Banderbur foi para o Rio Grande do Sul algum tempo, 2 ou 3 anos, após seu casamento e tomou posse da fazenda em Vacaria em 1751. Antes disto ele não estava no Rio Grande.
Existem documentos que descrevem a posse das primeiras sesmarias na região da serra a partir de meados dos 1740, mas não em Vacaria e sim ao longo da Estrada das Tropas, que seguia roteiro de Santo Antonio da Patrulha , passando por Taquara, São Francisco de Paula, Cambará, Ausentes e Bom Jesus.
Aqui sobre SESMARIA de Pedro da Silva CHaves*** Pedro da Silva Chaves, “(...) que haveria 10 anos lançara posses nos campos de Cima da Serra de Viamão e nele se achava situado com bastante gado vacum e cavalar, sendo o primeiro povoador que houvera na dita paragem, cujas posses partiam da banda nordeste com o Cel, Cristóvão Pereira, na parte do sudoeste com o Tenente Francisco Pinto Bandeira, ficando-lhe a frente para a Estrada Geral das Tropas e os fundos para os matos da dita Serra(...) Sesmaria concedida em 29/5/1752*** Portanto, posse desde 1742.

Banderbur foi o primeiro povoador de Vacaria, existe testemunho do pároco de Vacaria comprovando isto na sua carta de sesmaria, e nesta, o posseiro, Banderbur, diz que a possuía há 18 anos, em 1769, data do requerimento para a carta, portanto , desde 1751. Sendo o primeiro povoador, óbvio que não havia outras pessoas na região, havendo apenas em direção leste, perto da estrada das Tropas.

E tenho outro documento em que existem testemunhos sobre a vida pregressa de Banderbur, comprovando que ele não esteve no sul antes desta época.

O relato que há no livro do José Fernandes de Oliveira, que foi reproduzido no seu blog, sobre o achado da santa ter acontecido em 1750 e depois ter acontecido fundação de capela no local, acho pouco provável, pelo simples razão de que nesta época ninguém morava no local. E mesmo qdo tomaram posse das fazendas, os possuidores não ficavam no local por ser muito perigoso, deixavam apenas escravos e capatazes para cuidar do gado. Banderbur foi morar na sua fazenda depois de 1761 ou 62, baseado em documentação. Isto será explicado no livro.
Mais de um século antes houve bandeirantes que passaram na região, houve jesuítas que devem ter passado por algum lugar perto dali e pode até algum tropeiro ter passado pelo local e perdido a santa,mas o local era ermo, abandonado, desconhecido e tinha indigenas que moravam para os lados de Lagoa Vermelha, portanto era um local perigoso e evitado. Pessoalmente acho que a santa foi encontrada pelo menos 1 década após os relatos.

A fundação da capela em Vacaria também não aconteceu em 1761. Esta data é da fundação da capela de São Francisco de Paula, e é confundida desde que Manoel Duarte fez a informação no seu livro , de 1930, usando informação equivocada do livro de MOnsenhor Pizarro, de 1822. Porém, segundo o livro História da Igreja no Rio Grande do Sul, do Monsenhor Arlindo Rubert ( 2 vol), que se baseou em pesquisa no arquivo histórico da Cúria do RJ, onde estão armazanados estes registros, a Paróquia da Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria “foi criada por Portaria de 20 de dezembro de 1768, quando o Bispo Dom Antônio do Desterro erigiu canonicamente a Paróquia e foi erigida na mesma data a Comarca eclesiástica. (Livro de Portarias e Ordenações nº 2-1748-1761, folha 65v da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro) sendo o primeiro pároco o Padre João da Costa Barros.”

O Monsenhor Hubert não cita a data de 20 de março de 1761 como data de criação da capela de Vacaria, pois ela é a da criação da outra paróquia, aqui citada: Diz MOnsenhor Pizarro, no seu livro- “em 20 de março de 1761 é provisionado o pároco da nova Freguesia, que temos erigido sobre a Serra de Viamão, a qual nova freguesia declaramos que compreende a sua extensão desde o Registro da Serra de Viamão(Santo Antônio da Patrulha) até confinar com a Freguesia de Santo Antônio da Laguna” e o Padre é José da Silva Leal e Leme, natural de Itu e pároco da Paróquia de Viamão,(que foi nomeado para assumir a nova freguesia) devia procurar o lugar mais cômodo para erigir a igreja matriz, “a qual erigirá com a invocação de São Francisco de Paula”, sendo que o bispo lhe concedeu faculdades especiais entre elas a de altar portátil e dispensa de processos matrimoniais na Comarca de Vara. A capela foi benta em 21/12/1761, mas em 1762, o padre abandonou a paróquia, sendo então ordenado pelo Bispo que ela fosse atendida pelo cura da paróquia de Santo Antônio da Guarda Velha, que era o padre Francisco Xavier Rodrigues Prates, filho de João Rodrigues Prates , de Laguna, ordenado em 1761.
Curato em Vacaria não poderia haver em 1761, pois não existia capela ainda, então o padre não poderia residir no local.
FONTE-Historia da Igreja no Rio Grande do Sul- Época Colonial- 1626/1822) -Arlindo Rubert- Porto Alegre-1994-Vol 1-pag 92. **

Outra informação que é muito confundida nos livros sobre Vacaria é que Clara Jorge da Silva é filha do casal Banderbur/ Maria do Rego de Siqueira, o que não é verdade. Ela é filha ILEGÍTIMA de Banderbur. Isto aparece no livro de registro de batismo 1 da Matriz de Vacaria, onde existe o registro da filha Leonor, de1785, onde consta como mãe de Clara, Escolástica Moreira, do Arraial da Barra< em Goiás. Essa Escolástica Moreira provavlemente era uma escrava de Banderbur, pois ele não foi casado antes do seu primeiro casammento, informação também baeada em documentos.

Sobre Antonio Borges Vieira, comprovadamente aparece em Vacaria em 1766, em documento feito pelo Pedro da Silva Chaves( mesmo citado acima) relatando os moradores da região de Cima da Serra, Vacaria e Lages, a pedido do governador da capitania do RS, por ocasião da fundação de Lages. Antes de 1762 pouca gente tinha permanecido e residido nas fazendas onde tinham tomado posse em Vacaria e depois desta data eles começaram a se estabelecer. O Antonio teve o filho primogênito em Laguna, em 1764 ou inicio de 1765. Deve ter chegado à Laguna algum tempo antes, pois teve tempo de conhecer a mulher, Theresa, casar e ter o filho. Foi para Vacaria entre 1765 e 1766, qdo já aparece como morador.
O documento de Pedro da Silva Chaves relata como moradores em 1766, em Cima da Serra- 133 pessoas e na Vacaria , 77 pessoas, entre estas, Antonio Borges Vieira e José de Campos Banderbur.
INfelizmente para nós pesquisadores, os livros de registro de Laguna, desta época, não mais existem, e seria importantíssimo estabelecer o casamento dele com a Theresa de Jesus , registro este onde constaria a sua paternidade e naturalidade.
Eu baseei minhas pesquisas sempre em informações de documentos para evitar divulgar apenas suposições.

É bem possível que Antonio Borges Vieira tenha vindo para o sul desde São Paulo, os imigrantes costumavam chegar nos portos da Bahia, Santos e RJ. A pesquisa tem que ser aprofundada onde existem pistas. Agradeço de novo a colaboração.

Se quiser, me passe seu email, que se eu tiver informações novas a respeito do Antonio Borges Vieira, trocamos informações.

Abs.
Patricia

Reply

Direct link:

Procuro antecedentes de Antonio Borges Vieira ,supostamente de Lisboa em 1750

#429982 | natccl | 28 Dec 2020 19:08 | In reply to: #407008

Olá Patricia, nas minhas pesquisas cheguei neste ramo agora, não pude ler tudo ainda que foi mencionado, mas fiquei feliz com as suas descobertas e por divulgar o que localizou. obrigada. Tendo mais informações sobre Antonio Borges Viera e José de campos Bandemburgo gostaria de saber mais.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen