Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado
This topic is classified in the following rooms Património
Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado
Boa tarde
Muito agradeço se alguém me poder dar alguma pista sobre a quem pertenceu a Quinta Marion na zona da Ramada Alta no Porto no inicio do século passado? Julgo ficar na zona onde hoje está implantada a EB23 Carolina Michaelis, sua escadaria e talvez até para a zona dp Tribunal de Menores /Tutoria. Num documento que possuo (escritura predial) de 1916, refere "...é de natureza de prazo do dominio directo ao Dom Prior de Cedofeita, desta cida de, com laudemio de quarenta-um ..."
Melhores cumprimentos
Jorge Oliveira e Sousa
Porto
Direct link:
RE: Quinta Marion, Ramalda Alta, Porto no principio do século passado
Na pág. 252 do XI vol da V.ªserie do Tripeiro na secção "Aconteceu há 50 anos" referindo-se ao dia 27 de Dezembro de 1905 lê-se:
" É posta à venda a importante propriedade denominada "Quinta Marion", cuja casa apalaçada e respectivos jardins se situavam no angulo das ruas das Valas e de Oliveira Monteiro"
Como sabe, com certeza, a rua das Valas tem hoje a designação de Nossa Senhora de Fátima
Mário Marques.
Direct link:
Caro Mário Marques,
Qual dos "ângulos" ? Um tem a residência da S.J.,outro a Caixa Galícia, outro o edfício Parnaso e o último a Drogaria Schlecker
Suponho que seja o da Caixa Galícia porque me recordo de um edifíco com azulejos azuis e uma alta palmeira no jardim ( quase em cima da linha do combóio) e leva a crer que os terrenos da dita quinta poderiam ir até á rua Barão Forrester ou Quinta dos Melos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
Caro Vasco Briteiros
Pois, não sei qual a esquina. Transcrevi o que se lê no Tripeiro, apenas.
No entanto, fui consultar a planta da cidade do Porto, levantada pelo general Telles Ferreira e publicada em 1892.
Já lá figura a casa actualmente ocupada pela Sociedade de Jesus, a unica bem bem na esquina e com terrenos anexos que se estendem pela rua de Oliveira Monteiro. Tambem se vê claramente a tal casa da palmeira, de que me lembto muito bem, e à sua volta terrenos vazios que se estendem por todo o interior do quarteirão até proximo á Ramada Alta. Ainda se vê implantada uma casa na terceira esquina onde hoje está o edificio Parnaso, com pouco terreno anexo mas ainda assim um razoavel jardim que deve coincidir com o limite dos dois edificios. Pela noticia e pelas plantas não se resolve a questão. Quando se procurar outro assunto aparece a resposta a esta e uma historia fantastica sobra a casa Marion, assim costuma acontecer.
Direct link:
Acrescento:
Falta a quarta esquina a da Drogaria Schleker mas a rua atraz limita muito a area do lote do terreno
Os meus cumprimentos
Mário Marques
Direct link:
Meus caros:
A localização exacta da quinta deve vir referenciada na Planta de Telles Ferreira de 1892, consultável no Arquivo Histórico Municipal do Porto, na Casa do Infante.
Cumprimentos,
GVS
Direct link:
Caro Mário Marques,
Grato pela sua resposta,mas creio que seria melhor redireccioná-la para o autor do tema. Eu somente dei uma achega porque me lembro ainda desse edifício.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
Caro GVS,
Grato pela dica e espero que o Confrade AJOS a leia porque é o mais interessado no tema.
Cumprimentos
VB
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 12:52