Quem era o pai de Martinho de Guimarães? Há uma 3ª hipótese?

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Quem era o pai de Martinho de Guimarães? Há uma 3ª hipótese?

#303963 | joham_mac | 24 Apr 2012 16:01

Na procura dos meus antepassados “aterrei” na Vila Cova da Lixa (Felgueiras) dos finais do séc. XVI. Aí encontrei o casamento de Marta Teixeira (20/10/1586), filha de João Teixeira (já falecido) e de Ana de Guimarães (que faleceu em 2/12/1600). Moravam na Quinta de Godim, no lugar de Gondariz.
Ana de Guimarães e João Teixeira são referidos por Felgueiras Gayo no §42 do tít. Guimarães e por Alão de Morais no tít. Guimarães (tomo I, vol. II) . Ela era filha de Lourenço de Guimarães e neta de Martinho de Guimarães.
A questão, que já foi tema de discussão neste fórum no tópico “ Martinho de Guimaràes (aqui jaz Ines...” (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=5205), é quem era o pai de Martinho de Guimarães?
Alão de Morais indicou, sem referir qualquer fonte, que seria Luís Eanes, cónego de Guimarães e Abade de Garfe, hipótese acolhida por Manuel Abranches Soveral, que participou nessa discussão. É essa a hipótese que está na base de dados Roglo (http://roglo.eu/roglo?lang=pt).
Felgueiras Gayo seguiu a informação contida numa lápide de uma sepultura existente na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães, onde Martinho de Guimarães aparece como filho do Arcebispo de Braga, D. Fernando da Guerra, filho natural de Pedro da Guerra, o qual era, também, filho natural de D. João de Portugal (filho legítimo de D. Pedro I e de D. Inês de Castro). É esta a versão que está aqui na base de dados do Genea (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33033). A favor desta hipótese poderei acrescentar que Martinho de Guimarães teve um filho Fernando (nome do “pai”), um filho Pedro (nome do “avô”) e uma filha Inês, nome carismático que aparece com uma frequência acima do normal entre as suas descendentes (pelo menos 3 netas tiveram esse nome).
No entanto há quem duvide da veracidade da informação colocada na referida lápide (que teria levado Felgueiras Gayo a acrescentar o apelido Castro a Martinho e a seu filho Lourenço).
Entretanto …
No tópico referido anteriormente, Fernando Manuel Moreira de Sá Monteiro, refere Martinho de Guimarães como sendo Martinho Afonso de Guimarães. E é o apelido Afonso, a ser verdadeiro, que poderá levar a uma 3ª hipótese, acerca da paternidade de Martinho.

(Observação prévia: as informações que se seguem foram todas obtidas na Internet, usando, principalmente, o motor de busca de livros do Google).

- No ano de 1643 seguiu para Estocolmo o Dr. Rodrigo Botelho de Morais, embaixador ao Congresso de Vestefália, ficando ali como residente o Dr. João de Guimarães (“História de Portugal. A restauração e a monarquia absoluta: 1640-1750” de Joaquim Veríssimo Serrão).
- Ficou como residente em Estocolmo, de 1643 a 1649, o Dr. João de Guimarães (“Brotéria: cultura e informação”, Vol. 38).

Agora leiam-se os dois extractos de duas cartas enviadas, de Estocolmo, pelo dito Dr. João de Guimarães (“Revista de história” Vols 15-17, da Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos).
- referindo a morte de um familiar (20/6/1648):
“ ... Nosso parente, o padre frei Antão de Guimarães, faleceu-se dia de S. Matias, no mosteiro de Aveiro, …”
- queixando-se de ser “marginalizado” (entre a data anterior e 16/1/1649):
“… e achar-me afrontado, vendo diante de mim, a perder de vista, que eu, em Portugal, deixava atrás, na qualidade das letras e na fazenda; nomeiam-se fidalgos, Comendadores e dos Agravos a todos; eu nada disto provei e sei que não sou inferior a algum no ser de meus pais e na opinião de meus mestres; muitos fidalgos conto por parentes, meus avós o hão sido; porque JOANE AFONSO foi rico homem, MARTINHO DE GUIMARÃES o mesmo, e LOURENÇO DE GUIMARÃES, fidalgo e comendador de Garfe; e no fim não mereço o que uns e outros alcançam antes de sair do Reino …”

Ora, sabendo-se que Lourenço de Guimarães era filho de Martinho de Guimarães, ocorre perguntar:
Será que Joane Afonso é o pai de Martinho de Guimarães (daí o apelido Afonso que Moreira de Sá Monteiro lhe atribui)?
Ou será o dito Joane Afonso antepassado do Dr. João de Guimarães pela via do outro progenitor, que não o que lhe deu o apelido Guimarães?
Pelas datas referidas, João de Guimarães teria nascido na 1ª década do séc. XVII, pelo que seria bisneto de Lourenço de Guimarães. Percorri as publicações de Felgueiras Gayo e de Alão de Morais e não encontrei qualquer referência nem à sua pessoa, nem ao seu familiar Antão.
Ficam, então, 2 questões para os genealogistas menos amadores e comodistas do que eu:
Seria Joane Afonso o pai de Martinho Afonso de Guimarães?
E quem era Joane Afonso?

João Machado

Reply

Direct link:

RE: Quem era o pai de Martinho de Guimarães? Há uma 3ª hipótese?

#303973 | joham_mac | 24 Apr 2012 17:23 | In reply to: #303963

Na 4ª linha, onde está §42, devia estar §4.

João Machado

Reply

Direct link:

RE: Quem era o pai de Martinho de Guimarães? Há uma 3ª hipótese?

#304258 | joham_mac | 27 Apr 2012 16:45 | In reply to: #303973

Continuação

Afinal o Doutor João de Guimarães existe nas obras de Felgueiras Gayo (FG)e de Alão de Morais (AM) que, afinal, esclarecem quem era o seu antepassado Joane (JOÃO) AFONSO.
O Doutor João de Guimarães Golias, era sobrinho do Cónego e Mestre-Escola da Colegiada de Guimarães, Ruy Gomes Golias, que morou na casa dos Navarros de Andrade (onde está actualmente o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta). Foi Moço-Fidalgo e Comendador de Cristo. Além de ter estado em Estocolmo, como se viu anteriormente, esteve, também em Londres em 1650 em representação diplomática.
Era fº de Diogo dos Guimarães Golias e Ana Fernandes (AM-Ferreiras Golias, tomo 2, Vol. I, p 220); (FG-Golias, §6 N. 5)
1 - Diogo dos Guimarães era fº de Ambrósio Vaz Golias (ver 4) e Inês de Guimarães (AM-Idem); (FG-Golias, §6 N. 4)
2 – Inês de Guimarães era fª de Ruy Gomes Golias (ver 7) e Marta de Guimarães (AM-Idem); (FG-Golias, §3 N. 3)
3 – Marta de Guimarães era fª de LOURENÇO DE GUIMARÃES e neta de MARTINHO DE GUIMARÃES (AM-Guimarães, tomo 1 vol. II, p 624); (FG-Guimarães, §1 N. 2)
4 - Ambrósio Vaz Golias (ver 1) era fº de Diogo Martins Golias (AM-Ferreiras Golias, tomo 2, Vol. I, p 220); (FG-Golias, §5 N. 2)
5 – Diogo Martins Golias era fº de Margarida Anes do Vale Rodrigues e Vasco Martins Ferreira (AM-idem); (FG-Golias, §1 N. 1-2)
6-Margarida Anes era fª de JOÃO AFONSO Ribeiro e Isabel Vasques do Vale (AM- Golias, tomo 2, Vol. I, p 213); (FG-Golias, §1 N. 1)
7-Ruy Gomes Golias (ver 2) era fº de Catarina Anes Golias e Gomes Gonçalves de Abreu Vale (AM- Abreus de Guimarães, tomo 2, Vol. I, p 209); (FG-Golias, §1 N. 2)
8- Catarina Anes Golias era irmã de Margarida Anes (ver 6).

A 3ª hipótese então não existe.

Note-se que a avó do Dr. João de Guimarães era, Inês, sendo, também, Inês uma das suas irmãs.

João Machado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 12:35

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen