Procura de antecedentes
This topic is classified in the following rooms Famílias
Procura de antecedentes
Procuro antecedentes de Rosa Clementina Silva Moreira, falecida depois de 1898 em S. Miguel das Aves e que foi casada com Manuel da Silva Pinto de Magalhães. Era originária de Cristelo segundo os registos de batismo dos quatro filhos que teve, Nocivia, Pedro, Maria e Analisia
ReplyDirect link:
RE: Procura de antecedentes
Caro M Brandão;
Os m/ cumprimentos;
Rosa Clementina Silva Moreira
falecida em 1898, em S. Miguel das Aves [ tem que indicar onde isto fica ]
Nascida em: ------
Natural de; ------- Cristelo [ tem que indicar onde isto fica ]
Freguesia; ------
Filha de;---- Pai -------
e de ---------Mãe ------
Depois de ter fornecido estes elementos, já se poderá avançar, caso contrário não.
Espero aqui por si
Ana Simões
.
Direct link:
São Miguel das Aves = Vila das Aves - freguesia do concelho de Santo Tirso e do Distrito do Porto.
Foi elevada a vila em 4 de Abril de 1955, sendo até aí conhecida como S. Miguel das Aves.
São Miguel, o Arcanjo, continua a ser o seu orago.
Quanto a Cristelo pode ter várias origens:
Cristelo, Freguesia do Concelho de Barcelos - Orago: São Salvador;
Cristelo, Freguesia do Concelho de Paredes - Orago: São Miguel;
Cristelo, Freguesia do Concelho de Caminha - Orago: São Tiago;
Cristelo, freguesia do Concelho de Parees de Coura - Orago: São Miguel
Por uma questão de proximidade, a D. Rosa deve ser natural de Barcelos ou Paredes.
Luís Bonifácio
Direct link:
Cara amiga, permita que a trate assim, Ana Simões
Sobre o meu solicitado, Rosa Clementina Silva Moreira, faleceu depois de 1898, foi casada com Manuel da Silva Pinto de Magalhães, viveram e faleceram em S.Miguel das Aves.
Ela era filha de Adrião Moreira Ribeiro Nunes e de Ana Delfina da Conceição, que segundo registos de batismo de uma filha da citada Rosa , eram de Cristelo, Paredes
Direct link:
Caro MBrandão
Não sei se estes nomes têm alguma relação com os que procura?Cito Anuário de Portugal de 1909:
- MANOEL da SILVA MOREIRA - Pároco em Alvarelhos(Santo Thyrso),1909
- MANOEL SILVA MOREIRA - Lavrador ou Agricultor em Alvarelhos,1909
- JOAQUIM da SILVA MOREIRA - Lavrador ou Agricultor em Bougado(Santo Thyrso),1909
- VICTORINO MOREIRA NUNES - Ajudante de Professor em Paredes,1909
Cumprimentos
João Barroca
Direct link:
Caro MBrandão
Deixo-lhe mais estes nomes,cito Anuário de 1909:
- VICTORINO PINTO de MAGALHÃES - Lavrador ou Agricultor em Cabide de Rei(Louzada),1909
- ANTHERO AUGUSTO da SILVA MOREIRA - Lavrador ou Agricultor em Meinedo(Louzada),1909
Cumprimentos
João Barroca
Direct link:
Caro João Barroca
Pode ser que tenham relação.
Eu suponho que a Rosa Clementina deve ter casado por alturas de 1855 com Manoel da Silva Pinto de Magalhães e foi viver
para a freguesia de S. Miguel das Aves.
Segundo também me apercebi, os registos paroquiais de Cristelo devem ter sido destruidos num incendio.
Grato pela disponibilidade.
MBrandão
Direct link:
RE: Procuro meus ascendentes
Confrade M Brandão;
O seu caso está um pouco complicado.
Terá que ser o Confrade a tratar directamente com o Arquivo Distrital do Porto.
Assim:
Os elementos que fornece dão pouca " margem de manobra ". Das duas uma: ou
o Confrade encontra os restantes elementos do casal, tais como: datas nascimento,data casamento
nome dos Pais, avós, não se sabe a que freguesia pertence o Manuel Silva Pinto Magalhães.
.... [A propósito este Pinto Magalhães ainda é parente daquele BANQUEIRO do Porto? ...]
Pelos dados que temos, praticamente só poderá solicitar a certidão casamento, e depois na presença
desta, retirar os nomes dos Pais dos Noivos.... e respectivas Freguesias etc!!
TEMOS:
Rosa Clementina Silva Nunes
Terá nascido { +/- } em 1830 + 25 anos= [ 1855 teria casado ] ... + 45 anos= 1900.. faleceu!
Filha de:--
Adrião Moreira Ribeiro Nunes
Ana Delfina da Conceição
Natural de: -- CRISTELO- PAREDES
-----------
FOI CASADA COM:
-- Manuel da Silva Pinto de Magalhães
Viveran e faleceram em:-- São Miguel das Aves- Freguesia Vila das Aves- Concelho Santo Tirso-Distrito do
Porto.
O Confrade escreve uma carta ao Arquivo Distrital do Porto a pedir uma fotocópia NÃO AUTENTICADA
do Registo de casamento, e logo começa a ficar familiarizado com o assunto, vai ver que é fácil.
------
Arquivo Distrital do Porto
Rua das Taipas, 90-4050 PORTO
telefone 223 395 170
-------
http://www.adporto.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=16&Itemid=88
Os meus melhores cumprimentos
Ana Simões
.
Direct link:
Boa noite
Tem a certeza que Rosa Clementina era natural de Cristelo, Paredes ? Nos assentos de baptismo que refere, vem mencionado Paredes ?
E é mesmo Cristelo ? Não será Cristelos ? Eu vi dois dos baptismos que referiu (de Analisia e de Maria), e o que eu consigo ler é Cristelos, e não Cristelo.
Acontece que, no concelho de Lousada existe a paróquia de Cristelos.
E, ao procurar pelos pais de Rosa Clementina encontrei isto:
http://books.google.pt/books?id=GO0vAAAAYAAJ&pg=PA220&lpg=PA220&dq=%22Adriano+Moreira+Ribeiro+Nunes%22&source=bl&ots=nqpxO3slgm&sig=PBppKAIgjUlhuNXWNrAf5hk-tyI&hl=pt-PT&sa=X&ei=PC60T6GnIuea1AW15M3SAQ&ved=0CCIQ6AEwAA#v=onepage&q=%22Adriano%20Moreira%20Ribeiro%20Nunes%22&f=false
O nome que lá vem é Adriano e não Adrião, mas o resto do nome é exactamente igual ao do pai de Rosa Clementina . E trata-se de uma acta da vereação do concelho de Lousada ...
Claro está que não tenho a certeza de que seja a mesma pessoa, mais a mais devido ao facto do nome não ser exactamente igual, mas ...
Infelizmente, aparentemente também não existem em Cristelos os livros para a época que lhe interessa. Está com azar ...
Cumprimentos
Mário César Navarro
Direct link:
Boa noite
Verificando melhor a escrita dos registos, não só das filhas apresentadas, Maria e Analisia, conjuntamente com a de Nocivia e do filho Pedro, constacta-se que não é Adrião o nome do pai de Rosa Clementina e que a freguesia é de Cristelos-Lousada, o que vem dificultar a pesquisa de ancestrais já que por intermédio do Arquivo do Porto existe uma falta de indicações entre os anos 1765 e 1887. Portanto este ramo muito dificilmente se poderá completar.
Grato pela atenção que me foi dispensada
Manuel Brandão
Direct link:
Boa noite
Grato pelas informações, mas já cheguei à conclusão que não será possível obter a sequência de ancestrais da Rosa Clementina, até porque faltam livros de registo de Cristelos-Lousada
Grato também pelo tempo que me dispensou.
Sempre ao dispor
Manuel Brandão
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Dec 2024, 22:39