Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

This topic is classified in the following rooms Famílias | Genética

Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309574 | becysne | 03 Jul 2012 21:40

Meu avô é portugues porém eu nao sei em qual freguesia em que ele nasceu. O nome dele é Adérito Carvalho nasceu em 22 junho de 1928. Alguem poderia me ajudar? Preciso tirar a minha nacionalidade portuguesa... Muito Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309576 | HRC1947 | 03 Jul 2012 21:51 | In reply to: #309574

Caro Confrade;

Nome seu avô: --- Adérito Carvalho
Natural de:-- Freguesia---
Concelho ----
Nasceu em 22 de Junho de 1928

Filho de:-- Pai:--
e de ------ Mãe:--

Como deve compreender os elementos que forneceu são insuficientes.

Assim, sugiro que tente junto dos seus familiares saber mais alguma coisa.

Ficamos à espera das suas notícias

atentamente
Ana Simões

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309585 | becysne | 04 Jul 2012 00:06 | In reply to: #309576

Ana,

Não tenho a informação da freguesia e do conselho.

Mas tenho o nome dos pais do meu avô.

Pai do Adérito: José Carvalho (Portugues)
Mâe do Adérito: Emilia Ramos (Brasileira)

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309595 | MCNN | 04 Jul 2012 08:44 | In reply to: #309585

Bom dia


O seu avô nasceu muito provavelmente em Peva, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu

Assim sendo, contacte a Conservatória do Registo Civil de Moimenta da Beira e solicite cópia não autenticada do assento de nascimento do seu avô (não vale a pena pedir certidão, pois para dar início ao processo de obtenção de nacionalidade basta a cópia, e a certidão custa 20 vexes mais).

Os contactos da Conservatória são:

Telef: (+351) 254520400
mail: crcpcom.moimenta-beira@dgrn.mj.pt


Já agora, o seu avô não teve um irmão chamado Ernesto ?

E o seu avô não teve também uma irmã chamada Celeste Delfina Ramos ?

Veja por favor este pedido de passaporte, em 1940, dessa senhora:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=64685&FileID=_2767353



Depois diga, por favor, se teve sucesso ou não junto da Conservatória.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309612 | becysne | 04 Jul 2012 14:36 | In reply to: #309595

Bom dia Mário

Suas informações foram bastante úteis... Em conversa com meu pai, mencionei sobre o irmão do Adérito e de fato possuia um irmão chamado Ernesto. A irmã chamada Celestina Delfina Ramos era irmã do meu avô por parte de mãe (segundo casamento).

O link do pedido do passaporte é excelente !!! Muito obrigado mesmo !!! Estou aproveitando esse link para poder ver a emissão do passaporte do meu avô.

Enviei um email para o qual você me indicou solicitando informação de como conseguir cópia não autenticada do assento de nascimento do meu avô.

Estou no aguardo da resposta da Conservatória de Registro.

Caso, alguém ainda possa me ajudar como vocês, ficarei muito grato, pois quero ter a honra de ter as minhas raizes portuguesas comigo...

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309614 | MCNN | 04 Jul 2012 15:27 | In reply to: #309612

Boa tarde

O link em questão aponta para um livro de registos de passaportes do Porto de 1940.

Só encontrará pois o registo de passaporte do seu avô nesse livro caso o seu avô tenha pedido o seu passaporte também no Porto e também em 1940.

Mas eu desconfio que quer o seu avô quer o irmão Ernesto pediram os seus passaportes em Viseu, e não no Porto.

Repare que esta Celestina Delfina Ramos em 1940 tinha 24 anos de idade, logo nasceu por volta de 1916. Sendo assim, era mais velha do que o seu avô. Como era ela pois filha de um segundo casamento ? E repare que os nomes dos pais dela (José Carvalho e Emília Delfina Ramos) são os mesmos dos do seu avô. Tudo aponta a que ela fosse irmã (de pai e de mãe) do seu avô.

Finalmente, o seu pai é o filho de Adérito Carvalho ? Se for assim, seria muito melhor ser o seu pai a pedir a cidadania portuguesa porque, depois de a obter, poderia passá-la para si e para seus irmãos, e depois o/a confrade (desculpe, mas não sei o seu nome) poderia passar a nacionalidade portuguesa para os seus filhos, e assim sucessivamente.

Se for o/a confrade, na qualidade de neto/neta de português a pedir directamente a nacionalidade portuguesa, depois de a obter não a poderá posteriormente transmitir para os seus filhos.

Bos sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309626 | becysne | 04 Jul 2012 17:49 | In reply to: #309614

Boa Tarde Mário,

Segundo o meu pai, a Celestina Delfina Ramos é filha do primeiro casamento da Emília Delfina. Depois disso, a Sra. Emília se separou e casou-se novamente tendo o meu avô Adérito Carvalho.

Meu pai, Fernando é filho do Adérito Carvalho. Minha intenção é tirar primeiro a cidadania portuguesa do meu pai. Em seguida, eu iria tirar a minha cidadania.

Mas antes estou tento que conseguir o documento o qual o Sr. me informou.

Como faço para procurar o passaporte do meu avô em Viseu? Gostaria de saber como que procura, igual ao link que me encaminhou para visualizar o passaporte da Celestina Delfina Ramos.

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309635 | MCNN | 04 Jul 2012 18:50 | In reply to: #309626

Boa tarde Bernardo

Infelizmente os livros de registo de passaportes de Viseu ainda não estão disponíveis para consulta online, pelo que só podem mesmo ser consultados em Viseu.

No que diz respeito à irmã mais velha do seu avô, eventualmente quando pediu o passaporte terá indicado como pai o segundo marido da sua mãe.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309637 | becysne | 04 Jul 2012 19:15 | In reply to: #309635

Obrigado Mário !!! Fiz o pedido da cópia não autenticada do assento de nascimento do meu avô conforme você me informou... Estou aguardando uma resposta de Conservatória do Registo Civil de Moimenta da Beira para saber como devo seguir com a solicitação...

Mais uma vez muito obrigado !!!!

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309655 | MCNN | 04 Jul 2012 22:20 | In reply to: #309637

Boa noite Bernardo


Lembrei-me de ir procurar pelo seu avô no site dos Mormons, nomeadamente na zona das Fichas de Imigração ("Immigration Cards"), mas não o encontrei nem ao seu irmão Ernesto.

Mas voltei a encontrar a referência â Celeste Delfina Ramos em 1940, agora no que diz respeito à sua chegada ao Brasil:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12843-15223-73?cc=1932363


E ainda encontrei a ficha de chegada ao Brasil de uma outra irmã do seu avô, agora em 1954. Ela chamava-se Alcina de Carvalho e nasceu em 1926.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12842-33536-80?cc=1932363

Ela era casada, e eventualmente terá ido com o marido. Mas como não sei o nome dele, não pude procurar por ele.

Quando consultar as duas fichas, carregue também na seta para a direita para ver a imagem seguinte, que corresponde ao verso do cartão.

Aí poderá ver a data em que elas chegaram ao Brasil, e também as moradas para onde elas foram.

Eventualmente essas moradas terão algum significado para si ou para o seu pai,

Já agora, tem ideia do ano em que o seu avô foi para o Brasil ?

Um abraço



Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309670 | becysne | 05 Jul 2012 13:49 | In reply to: #309655

Bom dia Mário

Estamos no caminho certo !!! Vi os links enviado e de fato as duas são irmãs do meu avô

Em contato com meu pai (agora na parte da manhã), ele confirmou que a Alcina de Carvalho de fato morou na Rua Felicio 140 Cascadura. (meu pai quando tinha seus 14 anos jogou muito futebol nesta rua... hehehe)

Com relação a vinda do meu avô para o Brasil eu nao possui esta informação. Mas como ele nasceu em 1928 (2 anos depois da Alcina de Carvalho), acredito eu que ele tenha vindo na mesma época que suas irmãs.

Abraço

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309679 | MCNN | 05 Jul 2012 18:45 | In reply to: #309670

Boa tarde Bernardo

Enquanto espera pela resposta da Conservatória, ora veja lá esta ficha de uma senhora chamada Felismina Lopes Carvalho.

Ela também era de Peva e o pai chamava-se Ernesto de Carvalho. Como o seu avô teve um irmão com esse nome, quem sabe se esta senhora não será prima do seu pai.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-20399-27587-48?cc=1932363

Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309687 | becysne | 05 Jul 2012 19:49 | In reply to: #309679

Boa Noite Mário

Apesar do meu pai ser muito pequeno na época, ele reconheceu a foto da Felismina...

Estou ansioso para a resposta da Conservatória. Ontem já tinha enviado um email e até o momento não obtive resposta. Hoje mandei mais algunas informações sobre o meu avô.

Espero conseguir o processo para adquirir a documentação necessária.

Abraço

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309736 | becysne | 06 Jul 2012 18:27 | In reply to: #309687

Boa Noite Mário,

Enquanto eu aguardo a documentação do assento do meu avô ser enviada, preciso transcrever o casamento dos meus avôs em Portugal e depois transcrever a certidão de óbito do meu avô em Portugal. Como nós conseguirmos descobrir que meu avô era de Moimenta da Beira, eu consigo fazer esses dois processos pela internet? Se for possível, como devo proceder?

O consulado de Portugal aqui no Rio de Janeiro (Brasil), está com esse serviço indisponível dado a grande demanda. Com intúito de agilizar o processo,

Abraço,

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309955 | becysne | 10 Jul 2012 18:49 | In reply to: #309736

Boa Noite Mário,

Estou solicitando a certidão do meu avô para a Conservatória de Moimenta da Beira, porém, eu preciso enviar o dinheiro via correio para o local. Sabe me informar qual é o endereço ?

Abraço

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309958 | roz | 10 Jul 2012 19:24 | In reply to: #309955

Caro Bernardo

Como tem o endereco de email da conservatoria pode confirmar com eles qual a morada para onde enviar o pagamento. Pesquisando no Google encontrei esta:
Conservatoria do Registo Civil de Moimenta da Beira
Rua General Humberto Delgado - Palácio da Justiça
3620-325 Moimenta da Beira

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309959 | becysne | 10 Jul 2012 19:40 | In reply to: #309958

Rosario,

Na internet achei o seguinte endereço:

Conservatória do Registro Civil e Predial

Pcta Fernão Mergulhão Moimenta Beira

3620-325 Moimenta da Beira

Moimenta da Beira - Viseu - Portugal

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309962 | MCNN | 10 Jul 2012 20:45 | In reply to: #309959

Boa noite Bernardo


A morada que a Rosário lhe forneceu está correcta. A Conservatória é mesmo no Palácio da Justiça.

Entretanto, se eles lhe pediram o dinheiro, isso quer dizer que encontraram o assento de baptismo do seu avô, não é verdade ? Óptimas notícias.

Já agora, espero que tenha pedido apenas uma cópia não autenticada. Para o efeito que é, basta isso, não é necessário pedir certidão ...

Desculpe não lhe ter respondido à questão que colocou sobre a transcrição. Eu ia responder-lhe que o melhor seria aguardar e ter a certeza que tinha encontrado mesmo o local de nascimento do seu avô ... mas parece que essa fase já está ultrapassada.

Eu penso que isso que pretende não pode ser feito remotamente, mas vou tentar saber.

Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento de Adérito Carvalho

#309964 | becysne | 10 Jul 2012 21:02 | In reply to: #309962

Boa noite Mário,

A Conservatória me enviou um email me informando o assento de batismo do meu avô !!!!

De fato eu ia pedir apenas a cópia não atenticada do assento, porém, devido a alta taxa de envio de dinheiro ao exterior que é cobrado aqui no Brasil, é mais interessante eu ter a certidão de nascimento do meu avô. Mesmo sendo mais caro, futuramente pode ser que eu precise.

Com relação a transcrição de casamento e de óbito do meu avô, estou querendo adiantar o processo, uma vez que, o Consulado de Portugal aqui no Rio de Janeiro - RJ estão com os processos de transcrição fora de serviço devido a grande demanda.

Abraço,

Bernardo Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 02:10

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen