Cap. Tenente Joaquim Martins, Cmdte. escuna Furao 1808

This topic is classified in the following rooms Brasil | Cargos | Famílias | Pessoas

Cap. Tenente Joaquim Martins, Cmdte. escuna Furao 1808

#309950 | roz | 10 Jul 2012 17:27

Boa tarde a todos

Encontrei na internet que em 1808, aquando da viagem da familia real para o Brasil, uma das embarcacoes era a escuna Furao comandada pelo Capitao Tenente Joaquim Martins.

Alguem me sabera' dizer como encontrar mais detalhes sobre quem era este Joaquim Martins? Que arquivo podera' ter essa informacao? Naturalidade, filiacao, qualquer coisa que o identifique.

Agradeco qualquer informacao ou sugestao.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Cap. Tenente Joaquim Martins, Cmdte. escuna Furao 1808

#309963 | MCNN | 10 Jul 2012 20:51 | In reply to: #309950

Olá Rosário

Em princípio encontrará informação sobre esse capitao-tenente Joaquim Martins no Arquivo Histórico da Marinha, na rua da Junqueira em Lisboa.

http://www.marinha.pt/PT/amarinha/actividade/areacultural/biblioteca/comochegar/Pages/ArquivoCentralArquivoHistorico.aspx

Tive um 5º avô que também era capitão-tenente quando foi com a família real para o Brasil, e nesse Arquivo encontrei alguma informação sobre a sua carreira militar.

Não tenho é a certeza se consta ou não a filiação. Mas alguma coisa devem ter.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Cap. Tenente Joaquim Martins, Cmdte. escuna Furao 1808

#309974 | roz | 10 Jul 2012 22:19 | In reply to: #309963

Boa noite Mario

Obrigada por vir em meu auxilio. Estive a ver no site que me enviou mas nao encontrei senao a tal lista que ja vi em varios sitios com os barcos que foram com a familia real. Quando por exemplo, ponho o nome dele aparece uma lista de varios sitios que em principio tem essas palavras. Consigo entrar em todos os que estao nessa 1.a pagina mas quando clico nas paginas seguintes aparece uma nova a dizer "Internet Explorer cannot display this webpage".

Vou escrever para o Arquivo para ver o que eles dizem. Ha' uns anos atras quando estive em Lisboa fui ao Arquivo e encontrei 2 tios-avos meus mas na altura ainda nao sabia deste, bem mais antigo. Ja agora, por curiosidade, como se chamava o seu 5.o avo?

Melhores cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Cap. Tenente Joaquim Martins, Cmdte. escuna Furao 1808

#309976 | MCNN | 10 Jul 2012 22:58 | In reply to: #309974

Boa noite Rosário


Quando coloquei o link foi essencialmente com a intenção de que a Rosário ficasse com a morada, contactos, etc. Não estava à espera que obtivesse grandes resultados no site propriamente dito.

O meu 5 avô chamava-se José da Silva Pimentel Maldonado, e fazia parte da tripulação da Nau Príncipe Real.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 21:20

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen