Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas
Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama
Caros confrades
Procuro informações sobre os antepassados de Maria de Azevedo da Gama, filha de Rafael da Gama (não consigo perceber qual a freguesia de naturalidade no registo de casamento ) que casou em Mesão Frio, Santa Cristina em 16.6.1712. Eu penso (mas não passa de um palpite) que ela é aparentada com a mulher de Diogo Guedes Osório, que consta da base de dados do Geneall, Ana Maria Pimenta.
Diogo Guedes Osório foi padrinho da segunda filha do casal Manuel Pinto/Maria de Azevedo, minha antepassada directa, e uma sua filha ilegítima casou com o filho mais velho do mesmo casal. Deixo a ligação para o registo de casamento, na esperança de alguém conseguir decifrar a naturalidade de Rafael da Gama
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF04-002-044#
Grata pela ajuda que puderem dar
Cumprimentos
Manuela
Direct link:
RE: Maria de Azevedo da Gama, casada em Mesão Frio, filha de Rafael da Gama
Cara Manuela [MMSA],
"... Rafael da Gama da frg.a de de [sic] vetorzilo [?] do Arcebispado de Braga...".
Será Ventozelo, freguesia do concelho de Mogadouro? Será que Ventozelo pertenceria ao arcebispado de Braga ?
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
Ventozelo, freguesia do concelho do Mogadouro, pertenceria certamente ao bispado de Miranda desde a sua criação no século XVI.
ReplyDirect link:
O link apenas remete para o livro, a imagem é a 144. Como a decifração do nome da freguesia me pareceu de leitura complicada , acrescentei a possível ligação familiar, na esperança de alguém conhecer a família referida no geneall.
Obrigada, confrade António Taveira.
Direct link:
Cara Manuela [MMSA],
Acha, e acha muito bem, que deverà haver parentesco entre Rafael da Gama e Ana Maria Pimenta. Esta deverá ser antepassada dos morgados "Borges" de Cidadelhe, em Mesão Frio, que no final do século XVIII assinavam "Borges Barreto da Gama e Castro". Tenho a impressão que os ascendentes Gama da casa de Cidadelhe eram da Beira Alta.
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
Seguindo a sua pista, julgo ter encontrado a ligação entre os morgados "Borges" de Cidadelhe e o casal Domingos Guedes Osório/Ana Maria Pimenta. Uma das filhas , Guiomar Felizarda de Mendonça, casa com Francisco Borges de Gouveia. Do Rafael da Gama, nem rasto no tit. dos Gamas em Felgueiras Gaio. Mas como este liga a mãe da Ana Maria Pimenta, da sua graça Rosa Maria da Gama e Castro, ao tit dos Costas, vou ver se encontro algo por esse lado.
Grata, cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
Cara Manuela Alves,
Oa ascendentes dos possuidores da casa de Cidadelhe no século XVIII usavam ainda, e também, os apelidos Gouveia, Cerqueira, Vale e Frias.
Cumprimentos,
António Taveira
Direct link:
O casamento de Diogo Guedes Osório com Ana Maria Pimenta realizou-se em Viana do Castelo ( tit. Azevedos §67 N26 tomo 3 imagem 145 do Felgueiras Gaio on line) com Ana Maria Pimenta, filha de António Pimenta Calheiros e D. Rosa Maria de Castro e Gama Barreto, no tít "Costas" § 117 N9 (infelizmente a imagem 383 do tomo 12 onde se encontra este § e N está truncada e, por isso, não posso prosseguir na busca).
Mas isto parece indicar que o Rafael da Gama que procuro, pai da minha antepassada, será efectivamente do Arcebispado de Braga. A freguesia pode ser Monserrate, Viana do Castelo?
Cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
Prezada Manuela Alves,
Não sei se será de seu interesse, mas indico-lhe este link:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=195884&fview=e .
Quanto ao ramo da Rosa Maria da Gama e Castro, tenho interesse na ascendência Castro dela, que julgo deverá vir da Mariana Bezerra, aqui no Geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226000 .
Desejo-lhe boa sorte na buscas. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Caro confrade Samuel Castro
Muito obrigada pela sua sugestão, Quando a recebi, estava precisamente a analisar esse tópico, muito rico em informações , embora sem nenhuma referência a Rafael da Gama, pai da minha Maria de Azevedo da Gama casada em Mesão Frio em 1712, e que deve ser parente próxima de Ana Maria Pimenta. Como é relativamente antigo, mantenho a esperança que algum estudioso dessa família tenha sabido mais coisas, entretanto
Aproveito o ensejo para lhe perguntar se tem informações sobre a família Meireles de Moura e Castro que aparece aí referida e que sei ter ligações ao Brasil O meu cunhado é filho do falecido Augusto Mário Meireles de Moura e Castro, que julgo natural do Porto, e ficou muito interessado quando lhe contei essa referência, pois sabe muito pouco sobre os seus antepassados.
Na expectativa de notícias, os meus melhores cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
Prezada Manuela Alves,
Quanto a família Meireles de Moura e Castro, no tópico que indiquei, o amigo Miguel Brandão Pimenta, depois da mensagem de 28.10.2008, enviou-me alguns dados, que poderei disponibilizar-lhe, para isso estou solicitando ao Geneall seu contato de e-mail.
Nesses dados, confirma o que tem de ascendência e descendência que está aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1147626 . Cujo Castro mais antigo é o Gonçalo de Castro, do lugar do Telhado, Refojos de Basto, que infelizmente ainda não consegui entroncar em minha base.
No Google, procurando por estes triplos apelidos, acha-se alguns links, dentre eles este aqui em http://arquivo.cm-gaia.pt/units-of-description/documents/70995/.
Continuo a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Leitura Vetorinho.
Cara Manuela
A minha leitura é Vetorinho.
Procurando validar o exótico vocábulo encontrei, aqui no GeneAll, duas ou três ocorrências de abadessas de Vetorinho, e na TTonLine um João Pinto Pereira que obteve um alvará referente à Administração da Comenda de Stº André de Vetorinho.
O primeiro Vetorinho corresponde a Vitorino das Donas (orago o Divino Salvador); o segundo corresponde a Vitorino dos Piães (orago Santo André), freguesia em cujo site existe uma resenha histórica onde se explica que o topónimo Vitorino teve por formas arcaicas Voitorinho e Vitorinho:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resenha histórica
Quanto ao topónimo principal, Vitorino (de significação omitológica), deve considerar-se muito remoto. Vem pelo menos do século IX para o X, Vulturinus; e, ao longo dos tempos, acaba por desenvolver-se para Voitorinho e Vitorinho. A forma actual, Vitorino, representa uma pseudo-correcção de origem erudita de Vitorinho, tomado por alteração popular ao nome pessoal Vitorino (que logo, para se diferençar, se passou a escrever Victorino).
O determinativo “dos Piães”, que primitivamente não existia, pois só depois do século XIII ou XIV aparece, tem três vias possíveis de explicação. A primeira: Piães seria forma nasalada de “piais” (‘piaes, derivado de “pias”), e, por isso, alusão à arqueologia (“pias” ou túmulos abertos na rocha). Outra: Piães proviria do genitivo Pela gionis (de Pelagiu). Ambas parecem hipóteses a rejeitar. A última, e historicamente aceitável: Piães seria a alteração de “peões”, sendo esta a classe de vilões herdadores não cavaleiros da Idade Média. Assim se fazia a distinção entre o “das donas” (as monjas, filhas de algo, do seu mosteiro) e o outro, “dos peões”, pelos muitos vilões desta classe popular.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4242115 existe imagem de um manuscrito onde se encontra a grafia Vitorinho das Donas.
Ambas as freguesias fazem parte do Concelho de Ponte de Lima, o que confirma a afiliação ao arcebispado de Braga, ficando apenas em dúvida se o Vetorinho do assento era o dos Piães ou o das Donas.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.
Direct link:
RE: Leitura Vetorinho.
Caro confrade
Preciosa a sua informação, muito para além do esclarecimento factual o que muito me interessou e agradou. Fico-lhe muito grata pela magnífica "lição" que me proporcionou.
A identificação com Vitorino, seja das Donas ou de Piães é perfeitamente consentânea com outros dados que fui recolhendo sobre a família a que julgo estar ligado Rafael da Gama. Pena é não estarem disponíveis on line os registos paroquiais do concelho de Ponte de Lima. Resta ter esperança que algum confrade conhecer das famílias desta região possa acrescentar pistas para a minha pesquisa agora mais circunscrita, graças à sua ajuda.
Melhores cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Nov 2024, 21:40