Ajuda para pesquisas anteriores a finais do século XVI

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Formação | Património | Pessoas | Regiões

Ajuda para pesquisas anteriores a finais do século XVI

#310428 | VirAlves | 20 Jul 2012 00:41

Amigos no Forum,

solicito a V. preciosa ajuda para quem, como eu, sou um mero curioso nas matérias que nos ocupam.

Tendo chegado à data de 1590 e tendo esgotado os registos paroquiais disponíveis gostaria que me aconselhassem como deverei tentar prosseguir para tentar obter dados sobre as pessoas que eventualmente existiram para além desta data? A que registos e/ou dados poderei recorrer para além dos paroquiais?

Uma segunda questão relaciona-se com o facto de tentar obter mais informação sobre os indivíduos que, entretanto, descobri até 1590. Como posso obter mais informação sobre tais pessoas para além daquela que está contida nos registos de casamento e assentos de baptismo?

Terceira questão. Como posso tentar obter formação/ajuda para aprender a decifrar alguns dos documentos escritos no final do século XV e início do século XVI? Tentei decifrar alguns documentos referentes a emprazamentos, por exemplo: livros de notas, datados de cerca de 1620 e não consegui decifrar quase nada.

Muito obrigado, desde já, a todos quantos possam ajudar.

V. Alves

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para pesquisas anteriores a finais do século XVI

#310578 | JFHPereira | 23 Jul 2012 09:57 | In reply to: #310428

Bom dia,

Também partilho as suas duvidas...Esperemos que alguem ajude.

Cumprimentos.

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para pesquisas anteriores a finais do século XVI

#310597 | VirAlves | 23 Jul 2012 14:46 | In reply to: #310591

Caro HRC1947

muito obrigado pela sugestão. Vou averiguar sobre o que poderá ser útil.

Receba os meus mais sinceros cumprimentos

V.Alves

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para pesquisas anteriores a finais do século XVI

#310599 | VirAlves | 23 Jul 2012 14:58 | In reply to: #310578

Caro João Pereira,

boa tarde. O que posso dizer-lhe é que assim que eu tiver informações relativamente às matérias em causa lhe transmitirei de imediato por esta via.

Entretanto posso desde já acrescentar que dependendo da investigação que estiver a fazer e dos dados que pretende recolher poderá tentar consultar arquivos de instituições monásticas que eventualmente existissem nas zonas de residência das pessoas visadas. Isto para tentar obter informação anterior às datas em que terminam os registos paroquiais. Quanto a informação complementar sobre pessoas e atividades das mesmas poderá consultar documentação relativa à cobrança de impostos como as décimas, o real d´água ou as sisas. Isto foi o que consegui apurar até este momento. Deixo, também, o endereço eletrónico do site do Portal português de arquivos onde pode pesquisar alguns destes documentos (http://portal.arquivos.pt/search).

Lamento não ser muito mas foi o que consegui reunir até agora.

Bom trabalho.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para pesquisas anteriores a finais do século XVI

#310605 | JFHPereira | 23 Jul 2012 15:24 | In reply to: #310599

Caro VirAlves,

Agradeço a sua resposta.
Para eu chegar ás datas que você refere ainda falta uns anitos...:) na minha árvore conto com +- 570 pessoas e ando em meados de 1800...Mas para lá caminho e a sua ajuda foi muito importante, a qual agradeço. Assim que eu consiga algo, também lhe transmitirei através deste meio.
Obrigado pela ajuda.

Bom trabalho.

Cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 06:09

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen