Certidão nascimento

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas

Certidão nascimento

#312420 | Sisantos | 24 Aug 2012 13:18

Estou precisando encontrar a certidão de nascimento de meu avô, nascido na cidade do Porto em Portugal em 1903.
Não sei qual a frequesia
Tenho a certidão de casamento dele, daqui do Brasil, mas não tem a frequesia
Alguem pode ajudar-me?
Grato

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312427 | MCNN | 24 Aug 2012 14:21 | In reply to: #312420

Boa tarde

Diga por favor o nome do seu avô e, se o souber, o nome dos pais dele, que certamente alguém procurará ajudá-lo.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312429 | Sisantos | 24 Aug 2012 14:28 | In reply to: #312427

Boa tarde.

O nome do meu avô é Luiz dos Santos, nascido em Porto Portugal em 15.01.1903 , nome dos pais: Manoel dos Santos e Virginia das Dores.
Grato pela Atenção

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312529 | MCNN | 26 Aug 2012 14:53 | In reply to: #312429

Boa tarde

Em primeiro lugar queria alertá-lo para duas questões.

A primeira está relacionada com a data de nascimento. Afirma que o seu avô nasceu em 15/01/1903. Essa será eventualmente a data de nascimento que consta em seus documentos oficiais, e muito provavelmente será mesmo a data de nascimento do seu avô. Mas, por precaução, não exclua a possibilidade do seu avô ter nascido noutro ano. Existem muitissimos casos em que as pessoas nasceram num ano diferente daquele que consta nos seus documentos oficiais. Não estou a dizer que seja o caso do seu avô, mas por prudência não exclua essa hipótese, por muito remota que lhe pareça.

A segunda questão está relacionada com o local de nascimento. Afirma que o seu avô nasceu no Porto. Mas uma coisa é a cidade do Porto e outra totalmente distinta é o distrito do Porto. De onde vem essa sua informação que ele era natural do Porto ? Já me deparei com muitos casos em que as pessoas viveram no Brasil convencidas que tinham nascido no Porto, os seus familiares procuraram os seus registos de baptismo na cidade do Porto e afinal eles nasceram num outro qualquer concelho do distrito do Porto.

Dito isto, caso o seu avô tenha mesmo nascido na cidade do Porto em 1903, pode de facto começar a procurar o seu baptismo. Repare que se tratam de registo de baptismo, pelo que o seu avô tanto pode ter sido baptizado alguns dias depois de nascer como só vários meses depois.

No entanto, partindo do princípio que ele nasceu em Janeiro de 1903, muito provavelmente ele terá sido baptizado ainda em 1903.

No que diz respeito a 1903, para algumas paróquias do concelho do Porto encontram-se já disponibilizados os livros de baptismos, para outras ainda não.

Pode, para facilmente aceder aos baptismos nas diversas paróquias da cidade do Porto, utilizar o site etombo, no seguinte link;

http://www.etombo.com/concelho/porto.html

Nesta página são lhe presentes as diversas paróquias da cidade do Porto.

Para cada uma delas, veja se existe a indicação do livro de baptismos de 1903. Se existir, clique no link e consulte o livro.

Caso não exista, escolha outro qualquer ano e, já dentro do site do Arquivo Distrital do Porto, confirme se o livro de 1903 existe e se está ou não disponibilizado para consulta. Digo-lhe para fazer essa confirmação porque o site do etombo não é actualizado há bastante tempo, e existem casos em que alguns livros já estão disponibilizados para consulta mas em que essa informação não consta do etombo.

Para terminar, queria fazer-lhe uma outra pergunta. Sabe em que ano é que o seu avô foi para o Brasil ? Era já adulto ou era ainda criança ? Se era criança, foi com os seus pais ? Se souber essa informação diga, pois pode ser importante para validar os dados que possui.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312533 | Sisantos | 26 Aug 2012 15:29 | In reply to: #312529

Mário , boa tarde.

Primeiramente gostaria de agradecer sua ajuda.

Os dados da data de nascimento e local de nascimento consta da certidão de óbito dele. Na certidão esta escrito desta forma: " natural :de Porto - Portugal".
O concelho de Porto esta dentro do distrito de Porto?
Quantos concelhos tem o distrito de Porto?
Este site que indicou é do concelho de Porto?, se eu não encontrar nele , devo procurar no arquivo distrital do Porto?,tendo em vista que a cetidão dele tem mais de 100 anos.

Não sei com qual idade ele veio para o Brasil, somente sei que casou aqui na região de Piracicaba -São Paulo aproximadamente em 1925.
Já localizei o cartório e estou pedindo uma cópia da certidão de inteiro teor...

Obrigado pela atenção
Sidnei

Sidnei

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312565 | MCNN | 27 Aug 2012 01:19 | In reply to: #312533

Boa noite caro Sidnei


Um distrito em Portugal é composto por diversos concelhos.

O distrito do Porto tem pois vários concelhos, e um dos seus concelhos é precisamente o concelho do Porto.

Esse link que eu lhe passei refere-se unica e exclusivamente ao concelho do Porto.

Já este link:

http://www.etombo.com/distrito/porto.html

refere-se ao distrito do Porto. Nesse link pode ver várias entradas, cada uma relativa a um dos concelhos do distrito do Porto.

Como vê, é importante saber se o seu avô era do concelho do Porto, e nesse caso teria de procurar em pouco mais de uma dezena de freguesias, ou se era do distrito do Porto, o que equivaleria a procurar em mais de uma centena de freguesias.

O site que eu indiquei não contém livros nenhuns, contém apenas links para os diversos livros paroquiais já disponibilizados para consulta online nos diferentes Arquivos Distritais em Portugal. A utilidade desse site é a de que a sua navegação é bem mais simples do que a que existe nos sites dos diversos Arquivos Distritais.

No caso específico dos livros de todo o distrito do Porto, esses links apontam para o site do Arquivo Distrital do Porto, que é onde estão todos esses livros.

Eu perguntei se o seu avô tinha viajado já adulto para o Brasil ou se tinha ido com os pais porque não encontrei o seu pedido de passaporte. Eventiualmente terá ido com os pais ainda criança. Sabe da existência de irmãos e /ou irmãs do seu avô ? Em caso afirmativo, sabe como se chamavam e onde viveram ?

Entretanto, tenha em atenção que a informação que constar no assento de casamento do seu avô pode ser de extrema importância. Quem sabe não trará alguma novidade ?

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312579 | Sisantos | 27 Aug 2012 12:26 | In reply to: #312565

Caro Mário,

Mais uma vez muito obrigado.
Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum irmão de meu avô.
Quando disse que não encontrou pedido de passaporte de meu avô, é porque fez pesquisa em algum site?

No site que me indicou algumas notei que em algumas freguesias não tem batismo do ano 1903, algums chegam até 1902, isso quer dizer que deve estar desatualizados e os dados devem estar em outro departamento.

Muito obrigado
Sidnei dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312717 | Sisantos | 29 Aug 2012 00:53 | In reply to: #312529

Caro Mário.boa noite

Após pesquisas feitas nos site do museu da imigração do Estado de São Paulo, localizei a lista de embarque de meu avô,, esta informava o concelho e a freguesia de nascimento dele, a qual não de Porto.
Acontece que ele chegou ao Brasil com 3 anos e veio com os pais e irmão. O problema que encontro agora é que o nome dele de batismo é Luiz Antonio dos Santos, e o nome que esta na certidão de casamento dele é Luiz dos Santos,, como ele chegou aqui com 3 anos e se casou após 21 anos, e ele não tinha passaporte ou qualquer outro documento, pois ele veio com o passaporte do pai (chefe), onde consta os nome da mãe dele e dos irmãos. Neste periodo parece que esqueceram de usar o nome do meio, e a data de nascimento difere um pouco com relação ao registro de batismo e cert. casamento.
A questão é que não sei se posso pedir a dupla cidadania com estas duas informações diferentes, voce saberia me dizer como posso resolver isso?



Muito obrigado
Sidnei

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312770 | MCNN | 29 Aug 2012 23:01 | In reply to: #312717

Boa noite Sidnei


Quando li esta sua mensagem, fiquei curioso porque mencionava que tinha encontrado o "registo de embarque" do seu avô no Memorial do Imigrante, o qual informava o concelho e a freguesia dele, a qual não era o Porto.

Como o Sidnei não mencionava qual era a freguesia de onde era natural o seu avô, fui até ao site do Memorial do Imigrante procurar a chegada da família do seu avô.

Encontrei um registo que me pareceu aquele de que se estava a referir. Mas esse registo não mencionava nem o concelho nem a freguesia donde a família era natural ... Apenas mencionava que tinham embarcado no porto de Leixões.

Entretanto, encontrei noutra mensagem deste forum uma mensagem sua onde referia que o seu avô era de Sabrosa.

No site do Arquivo Distrital de Vila Real encontrei o pedido de passaporte dessa mesma família, Eram mesmo eles.

De seguida procurei o assento de baptismo do Luis António e lá o encontrei.

Comparando as suas informações iniciais e estas novas informações, várias diferenças a salientar.

O nome do seu bisavô era o mesmo, mas enquanto que o Sidnei afirmava que a sua bisavó era Virgínia das Dores, este Luis António era filho de uma Virgínia Pereira.

De acordo com o Sidnei o seu avô havia nascido em 15/01/1903, pois bem este Luis António era um ano e alguns dias mais velho, pois nascera em 01/01/1902.

O Sidnei havia dito que o seu avô era natural do Porto, mas este Luis António não era natural do nem do concelho do Porto nem do distrito do Porto, pois era natural de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Antes de saber se esta discrepância de dados pode atrapalhar o seu pedido de cidadania, a pergunta que se impõe é saber se o Sidnei está convencido que este Luis António era de facto o seu avô.

O assento de casamento de que estava à espera contém algum dado que corrobore estes dados que surgem agora ? Tinha conhecimento destes irmãos do seu avô ? Sabia que a sua avó se chamava também de Virgínia Pereira ? A sua confiança de que se trata da família do seu avô baseia-se em quê exactamente ? No facto desta família ir para Piracicaba onde o seu avô acabou por casar ?

Partindo do princípio que se trata de facto da família do seu avô, até que ponto esta discrepância de informações será importante ?

O facto do seu avô se chamar Luis e aqui aparecer um Luis António não me parece a mim pessoalmente muito problemático. Por vezes as pessoas não usavam alguns dos seus nomes próprios.

Quanto à discrepância sobre a data de nascimento, pois bem não era raro as pessoas afirmarem terem nascido numa data e, afinal, acabarem por ter nascido noutra. Neste caso há um ano e quinze dias de diferença.

O facto dele dizer que era do Porto e afinal ser de Sabrosa, isso acho que era o menos importante. Ele foi muito novo para o Brasil, e de certeza repetiu o que lhe contaram. Se calhar disseram-lhe que ele embarcou no Porto, e ele associou isso a ter nascido no Porto.

Mas a mim pessoalmente o que me incomodava mais era a discrepância do nome da mãe do seu avô. Em vez de uma Virgínia das Dores surgia uma Virgínia Pereira. Quer no baptismo quer no pedido de passaporte quer no desemnarque no Brasil, nunca aparecia Virgínia das Dores mas sim Virgínia Pereira.

Mas repare que eu disse "incomodava", no tempo passado, porque isso não me incomoda mais. E não me incomoda mais porque eu procurei o assento de casamento de Manuel dos Santos com uma Virgínia, e lá encontrei o seu casamento com uma ... Virgínia das Dores

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR04-002-040&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR04-002-040/PRTC0808D_ADVRL-PSBR04-002-Lv040_M_00010.jpg

Atenção que, à margem do assento, está por lapso escrito Emília das Dores mas, se ler o assento, a noiva chama-se Virginia das Dores. É sem dúvida o casamento dos pais do Luis António, pois os pais dos noivos correspondem aos avós do Luis António.

Em conclusão, depois de descobrir este assento de casamento penso que deve mesmo tratar-se do casamento dos seus bisavós, como tal esse Luis António deve ser o seu avô Luis.

Mas como é que no consulado irão encarar isso ? Sinceramente não lhe sei responder, mas este casamento pode ajudá-lo.

Para terminar, afinal onde é que descobriu que eles eram de Sabrosa ? No Memorial do Imigrante ? No assento de casamento do seu avô ?

Um abraço e boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312774 | Sisantos | 29 Aug 2012 23:56 | In reply to: #312770

Caro Mário,,, boa noite.

Hoje , continuando minhas pesquisas, tambem encontrei as informações que você citou na sua mensagem.
Sem dúvidas trata-se de informações da minha familia. pois as informações, de filiação da Virginia, que consta registro de casamento dos meus bisavós conferem com a certidão de nascimento de meu avô.
E hoje tambem encontrei a certidão de nascimento de minha bisavó Virginia das Dores, na qual confere a filiação com todas as outras registro e certidões. Talvez este seja um documento muito importante para esse processo.
Penso que com todas essas informações sobre minha bisavó, com o cruzamento de registros , ondem aparecem a filiação sempre igual, prove que realmente trata-se de minha familia.
Mas não sei como proceder junto ao consulado, e como posso encaminhar este caso ao consulado. Se voce tiver alguma sugestão , por favor envie-me?

Na verdade primeiramente descobri o vapor e a data que eles chegaram, na lista de matricula de imigrantes da Hospedaria, e de posse do nome do vapor e data de chegada,procurei a lista de embarque. Nesta lista aparece os nomes deles e a procedência, inclusive a freguesia. Essas pesquisas foram feitas no site do museu da imigração.

Abraços
Sidnei

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#312837 | MCNN | 30 Aug 2012 20:24 | In reply to: #312774

Caro Sidnei


Se a sua dúvida é saber como proceder para obter a cidadania portuguesa, procure no site do Consulado de Portugal em São Paulo em

http://www.consuladoportugalsp.org.br/

Escolha "Dúvidas Frequentes" e em seguida "obter nacionalidade portuguesa".

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#317342 | Lily Dublin | 16 Nov 2012 17:14 | In reply to: #312774

Sidnei, boa tarde

Estou tentando localizar a certidao de nascimento do meu bisavo, mas nao tenho o nome da cidade de onde ele veio na Italia.
Vi no seu relato que voce conseguiu encontrar a lista de embarque. Eu tenho o nome do vapor que ele viajou - EQUITA - mas, nao consegui encontrar a lista no site dos Imigrantes.

Voce pode me ajudar, por gentileza?

Muito obrigada, grande abraco

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#317555 | Sisantos | 20 Nov 2012 16:26 | In reply to: #317342

Boa tarde Lily.

Voce já tentou localizar no site do museu da imigração? veja o link

abaixohttp://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php

Abraços
Sidnei

Reply

Direct link:

RE: Certidão nascimento

#318250 | marinacunha | 27 Nov 2012 14:31 | In reply to: #317555

Sidnei entre no site: www.familysearch.org
Nele encontrei muita informação. Boa sorte.

Att,
Marina Cunha

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 21:03

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen