Procura de Assento

This topic is classified in the following rooms Genética

Procura de Assento

#313216 | JFHPereira | 06 Sep 2012 12:13

Bom dia,

Tentei encontrar assento de batismo de parentes no ADAveiro, de pessoas de meados de 1800, mas não os consigo encontrar. Porque? Será que não foram batizados? Que outras razões possiveis?

Obrigado.

Cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Procura de Assento

#313220 | silvestre | 06 Sep 2012 13:32 | In reply to: #313216

As invasões francesas poderão ser a razão, tendo em conta a data.

Reply

Direct link:

RE: Procura de Assento

#313221 | JFHPereira | 06 Sep 2012 13:46 | In reply to: #313220

Mas confirmara-me que os assentos no ADAveiro estavam completos desde 1500 e tal a 1895...

Reply

Direct link:

Falta de registos paroquiais

#313225 | silvestre | 06 Sep 2012 15:16 | In reply to: #313221

Boa tarde,
Relativamente a Aveiro, freguesia de Ovar, nunca notei qualquer falta de livros nessa ou noutras datas, ao contrário de Leiria, onde faltam muitos registos do início e antes do sec xix. Já os párocos das freguesias do Sabugal tiveram o cuidado de voltar a registar todos os paroquianos após as invasões, havendo uma grande mistura de datas nos livros.
Vou enviar este tópico a uma prima assídua do Arquivo de Avairo e talvez ela lhe responda com conhecimento.
Cumprimentos

Vera

Reply

Direct link:

RE: Falta de registos paroquiais

#313231 | JFHPereira | 06 Sep 2012 16:07 | In reply to: #313225

Cara Vera,

Tenho especial interesse pelo concelho de Sever do Vouga. Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Falta de registos paroquiais

#313232 | MCNN | 06 Sep 2012 16:54 | In reply to: #313231

Caro João Pereira


Pelo que depreendi da sua mensagem inicial, o problema não se circunscreve apenas a um baptismo em particular mas sim a mais do que um.

Uma vez que na época que refere a hipótese de não existir baptismo ser pouco provável, vai-me desculpar a pergunta mas tem a certeza que está a procurar na(s) paróquia(s) correcta(s) ? Ou que está a procurar nos anos correctos ?

Creio que a melhor forma de ser ajudado será expor um caso concreto.

Eu pessoalmente já passei por casos semelhantes, e aqueles que finalmente tiveram um desenlace feliz foram aqueles em que, por um motivo ou por outro, concluí que estava a procurar na paróquia errada e/ou no ano errado.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Falta de registos paroquiais

#313233 | JFHPereira | 06 Sep 2012 17:01 | In reply to: #313232

Caro Mário,

Agradeço a resposta dada.
O problema prende-se a mais do que um assento.
A paróquia está correcta quase de certeza,poderá é ser o ano errado. Não tenho data de nascimento corrrecta, a que tenho é com base no assento de óbito, que, como deverá saber, os assentos de óbito referem que o fulano x faleceu com 88 anos (por exemplo)...Já encontrei situações que o ano em que nasceu varia 2 e 3 anos...entende?

Agora, posso estar a procurar é num intervalo pequeno de datas.
Mas diga-me uma coisa, nestas datas, todas as crianças eram batizadas?

Obrigado.

Cumprimentos,

João Pereira

Reply

Direct link:

Falta de registos paroquiais

#313234 | silvestre | 06 Sep 2012 17:32 | In reply to: #313233

Uma sugestão: Já procurou o registo de casamento desse seu parente ou baptismos e casamentos de vários filhos dele para verificar se a freguesia de nascimento é sempre a mesma?
Sendo uma época de invasões, poderá também acontecer que o registo de bp dele apareça muito posteriormente.

Reply

Direct link:

RE: Falta de registos paroquiais

#313236 | MCNN | 06 Sep 2012 17:35 | In reply to: #313233

Caro João

Se o problema prende-se com mais de um assento, creio que o mais provável é estar a procurar na paróquia errada.

Uma pergunta, quando procurou sem sucesso o baptismo de uma dessas pessoas, por acaso encontrou o baptismo de algum irmão/irmã dessa pessoa ?

Caso tenha encontrado o baptismo de algum familiar, isso reforça a possibilidade de estar a procurar na paróquia certa. Mas caso não tenha encontrado o baptismo de algum irmão, isso indicia que está a procurar no local errado pois seria pouco provável que as pessoas cujo baptismo procura fossem filhos únicos.

Se calculou o ano de nascimento a partir do que consta no assento de óbito, tenha em atenção que essa informação é muito falível.

Voltando à questão da paróquia, diz que aquela onde procurou "está correcta quase de certeza". De onde lhe vem essa certeza ? Da informação que consta nalgum assento de casamento da pessoa em causa, do seu assento de óbito, do baptismo de algum filho ?

Se está à procura de baptismos, presumo que sabe o nome dos pais dos baptizados. Já procurou o casamento dos pais ? Ou o óbito dos pais ?

Sobre a pergunta final que faz, eu pessoalmente não gosto muito de falar em "todas", ou em "sempre", mas é minha convicção que, na época que refere, seria muito raro uma criança não ser baptizada.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Falta de registos paroquiais

#313239 | hpinto | 06 Sep 2012 18:59 | In reply to: #313233

Confrade João Pereira

Que eu saiba, os paroquiais do distrito de Aveiro não foram afectados pelas Invasões Francesas. Destruição de Igrejas e livros passou-se mais nos distritos de Leiria e Santarem. De qualquer modo as Invasões foram no início do Séc. XIX e não a meio do século.

O intervalo de 2 ou 3 anos entre a idade que é dita no óbito e a real é mais do que razoável, para século XIX. Se não encontra os nascimentos nesse intervalo, talvez tenham nascido noutra freguesia. Pode também dar-se o caso de os pais das crianças que procura estarem com nomes incompletos. Exemplo: João Manuel, filho de Manuel Pereira da Silva e de Maria Josefa da Fonseca pode aparecer como João filho de Manuel da Silva e Maria da Fonseca. É preciso procurar os casamentos e todos os filhos dos casais para se chegar a conclusões.

Helena

Reply

Direct link:

RE: Falta de registos paroquiais

#313267 | JFHPereira | 07 Sep 2012 09:26 | In reply to: #313239

A todos, obrigado pela ajuda.

Cumprimentos.´

João Pereira

Reply

Direct link:

RE: Procura de Assento

#313683 | afdesousa | 14 Sep 2012 23:38 | In reply to: #313220

Caso procure a freguesia de Talhadas-Sever do Vouga, tenho alguma informação que pode coincidir com o que procura.

Cumprimentos
Alice Fernandes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Jun 2024, 11:13

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen