Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões

Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313537 | MICHELRIO32 | 12 Sep 2012 19:56

Gostaria de obter ajuda dos confrades portugueses para conseguir localizar o assento de nascimento de minha bisavó,bem como seu registro de batismo.Consegui localizar aqui no Brasil seu casemto religioso,mas só o registro no livro,onde consta ela ser batizada na freguesia de Penafiel,diocese do Porto.
Seguem seus dados :
Nome Albina Barbosa
Filha legítima de João de Souza Pinto e Rosa Barbosa.Casou-se aqui no Rio de Janeiro em 27/7/1918, com 20 anos, com Theotônio de Souza Guerra,brasileiro.Gostaria de conseguir retroceder e quem sabe chegar ao casamento de seus pais.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313553 | jmmoreira | 12 Sep 2012 22:54 | In reply to: #313537

Tentei agora aceder aos assentos de batismo da paróquia de Penafiel, anos de 1897 e de 1898, e não estão disponíveis via internet. Estranho esta situação porque já estiveram disponíveis.
Sem isso, não consigo ajudar.
Cumprimentos e boa sorte na procura,
jmmoreira

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313778 | MICHELRIO32 | 17 Sep 2012 02:14 | In reply to: #313553

Caros confrades,alguém pode auxiliar-me nessa busca ?

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313782 | MCNN | 17 Sep 2012 11:02 | In reply to: #313778

Caro Michel

O assento de casamento da sua bisavó refere especificamente e textualmente que ela foi baptizada na "freguesia de Penafiel", ou diz apenas que ela foi baptizada em Penafiel ?

Pergunto isso porque, caso o assento mencione apenas Penafiel, então a sua bisavó pode ter sido baptizada numa das muitas freguesias de Penafiel, e não necessariamente na freguesia de Penafiel.

Entretanto, eu ontem penso ter localizado o pedido de passaporte da sua bisavó, o qual, não acrescentando qualquer informação nova, refere a idade que é compatível com o ano de nascimento que indicou. Logo mais coloco aqui o link.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313799 | MICHELRIO32 | 17 Sep 2012 16:21 | In reply to: #313782

Caro confrade Mário César Navarro,desde já fico grato com suas informações e ajuda,para mim é muito importante conseguir esses documentos,gosto muito de genealogia.Sobre o que me perguntou,no casamento religioso consta: " Nascida e batizada na Freguesia de Penafiel,diocese do Porto.
O que me orienta ?

Com os melhores cumprimentos,


Michel do N.G.Corrêa

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313810 | MCNN | 17 Sep 2012 20:09 | In reply to: #313799

Caro Michel

Tal como prometido, no link abaixo pode ver o pedido de passaporte feito em 28/10/1912 para o Brasil (Rio de Janeiro) por Albina Barbosa, de 14 anos, filha de João de Sousa e natural de Penafiel. É o registo 255.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56716&FileID=_2458498

O nome do pai não contém o Pinto, e não vem referido o nome da mãe, pelo que não posso ter a certeza absoluta de que se trata da sua bisavó. Mas as hipóteses de se tratar dela creio serem elevadas. Não acredito que tenham existido muitas pessoas chamadas Albina Bartbosa que tenham nascido em 1898, que fossem naturais de Penafiel e que fossem filhas de um João de Sousa ...

Voltando agora ao baptismo da sua bisavó, tal como está escrito no seu assento de casamento indicia que ela foi de facto baptizada na paróquia de Penafiel no concelho de Penafiel.

Os livros de baptismos de 1898 da paróquia de Penafiel estão à guarda do Arquivo Distrital do Porto.

Creio que tem duas opções, a saber:

a) Enviar um mail para o Arquivo Distrital do Porto, fornecendo os dados que conhece e pedindo para localizar o assento de baptismo da sua bisavó, ou

b) Pedir a algum confrade que frequente o Arquivo Distrital do Porto que faça isso por si,

Como eu moro em Lisboa não me posso oferecer para o ajudar nessa busca presencial. Se não encontrar quem o faça pode sempre enviar o mail, Se o Michel quiser eu posso tratar disso, mas como é algo que o Michel pode preferir fazer pessoalmente deixo isso ao seu critério.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313826 | MCNN | 18 Sep 2012 00:00 | In reply to: #313799

Boa noite Michel Corrêa


Estive agora a dar uma vista de olhos no assento de casamento da sua bisavó em São Francisco Xavier

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14177-2141-17?cc=1719212&wc=MMPG-32F:2009634612

e, sem querer ser ave de mau agouro, confesso que já não tenho tanta certeza que ela tenha sido baptizada na freguesia de Penafiel.

De facto, o que está escrito sem dúvida nenhuma é freguesia de Penafiel, mas o problema é que a palavra freguesia está pré-impressa.

Não sei pois se o Penafiel corresponde mesmo à freguesia de Penafiel, ou se foi escrito apenas para reproduzir o local de origem da noiva, sem atender à problemática portuguesa dos concelhos e freguesias.

De todas as formas, creio que não se pede nada em tentar procurar na freguesia de Penafiel.

Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#313978 | MICHELRIO32 | 20 Sep 2012 01:51 | In reply to: #313826

Caro confrade Mario Cesar Navarro,desde já agradeço por suas orientações,onde acha que devo procurar ? Estou meio perdido,tem como me auxiliar com algum e-mail de contato de algum arquivo de Penafiel onde possa estar este registro ?
Também achei dois registros de passaportes no site do cepese que acredito se de minha bisavó,acho que vou pedí-los,pois é diferente do local de onde localizou os outros, ou serão os mesmos ?

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Reply

Direct link:

RE:Busca de registo de batismo e assento de nascimento - Penafiel, Diocese do Porto

#314049 | MCNN | 21 Sep 2012 20:25 | In reply to: #313978

Caro Michel


Desculpe só lhe responder agora, mas ontem não tive oportunidade de o fazer.

Tal como lhe referi anteriormente, caso não consiga que alguém se desloque ao Arquivo Distrital do Porto e faça essa pesquisa para si, a única solução passa por pedir ao Arquivo Distrital do Porto que faça essa busca.

Eu pessoalmente nunca pedi a esse Arquivo para realizar buscas, mas pelo que me apercebi no site (www.adporto.pt) o Michel, se quiser fazer esse pedido, terá de primeiramente se registar como utilizador.

Só depois de o fazer (é rápido, demora menos de 5 minutos) é que pode aceder às páginas onde pode solicitar que façam essa busca.

Basta pois pedir-lhes para procurarem pelo baptismo da sua bisavó na paróquia de Penafiel do concelho de Penafiel. Indique-lhes a data de nascimento e o nome dos pais daq sua bisavó. E esperemos que ela tenha de facto sido baptizada na paróquia de Penafiel.

Só peça para procurarem numa paróquia pois, se pedir para procurarem em mais do que uma, arrisca-se a que não façam a busca.

Como nunca pedi nada ao Arquivo do Porto não sei se são rápidos ou não a dar resposta. É mesmo pena os registos de 1898 não estarem disponíveis para consulta online ...

No que diz respeito à informação que consta do CEPESE, ela deve resumir-se à data em que foi pedido o passaporte, ao Arquivo onde foi pedido,ao destino no Brasil, ao nome dos paism etc.

Um desses registos do CEPESE deve corresponder ao pedido de passaporte que eu encontrei, O outro, não lhe sei dizer.

Já agora, sabe se a sua bisavó teve irmãos mais velhos ? Caso tenha tido, eventualmente os baptismos deles já serão numa época cujos registos estão disponíveis para consulta online, e se se conseguisse encontrar o baptismo de um irmão da sua bisavó numa dada paróquia, isso indiciaria que a sua bisavó teria nascido muito provavelmente nessa mesma paróquia.

Cumorimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jul 2024, 18:23

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen