Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
This topic is classified in the following rooms Famílias | Hispânia | Património | Pessoas | Regiões
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caros,
Iniciei este tópico com objectivo de recolher informações genealógicas sobre este ramo pouco estudado, os Sanches de Castilho, e tentar verificar se se entroncam com o ramo familiar do famoso arquitecto João de Castilho.
Deixo aqui as informações que possuo, esperando que alguém tenha alguma informação para partilhar.
Cumprimentos,
Didier Borrego
== Ramo de Castillo Pedroso, Cantábria ==
1. Pedro Fernandez del Castillo, Rico-homem de D. Afonso XI de Castela (1312-1350). Esteve presente na batalha de Salado. Casou com Maria Sanchez de Samudio, e foram pais de :
1.1 Pedro Gonzalez del Castillo
1.2 Diego del Castillo
1.3 Juan Sanchez del Castillo. Castelhano honrado, Senhor da casa dos Castilhos. Casou com doña Ignez da Casa de Fermoselhe, e tiveram os filhos:
1.3.1 Sancho Gonzalez del Castillo
1.3.2 Diego Sanchez del Castillo. Filho segundo da velha casa asturiana de Castillo. Teve solar no Vale da Veiga de Merinda (é Solar dos Castilhos em Castilho Pedroso nas Astúrias).Casou com Mencia de Mieres (ou Mecia da Neiva)
, e foram pais do famoso arquitecto João de Castilho e sua irmã D. Isabel. Depois de Viuvo, feze-se clerigo e teve illegitimos filhos de Mariana Sorilha, como famoso irmão, Diogo de Castilho.
== Ramo da Vermiosa, Fig. de Castelo Rodrigo ==
De um outro lado, na zona da Guarda, ou na freguesia fronteiriça da Vermiosa, em 1540, conhece-se 2 irmãos Sanches de Castilho:
1.1 Padre Francisco Sanches de Catilho. Necessariamente filho de algum membro da família de Trasmiera entrado em Portugal anteriormente aos 2 irmãos montanhezes João e Diogo de Castilho.
Natural da Guarda, seguiu a carreira ecclesiastica, ordenou-se Padre na Guarda indo paroquiar para a Igreja de São Tiago de Marvão no Bispado de Portalegre. Parece ter residido algum tempo na cidade de Roma, e ser então promovido á Abbadia das duas Igrejas, no Bispado de Lamego. Depois foi transferido para o Bispado de Viseu onde morreu em 1558, deixando pronta para impressão, a obra inédita "Dictionarium Lusitanum et Latinum", mas nunca se achou nenhum exemplar.
1.2 Maria Sanches Lopes de Castilho. Açafata da Casa Real. Casou em 1540 com Pedro Fernandes, e foram pais de:
1.2.1 Padre Braz Sanches de Castilho. Ordenous-se Padre em 1576 e foi depois Conego da Sé da Guarda em 1584, onde faleceu em 1526. Fez testamento em 1516, instituindo o Vinculo de Morgado da Capela de S. Braz na Vermiosa, ordenando para administrador da dita Capela e dos bens a ela vinculados, seu sobrinho Francisco Sanches de Castilho.
1.2.2 Padre Gaspar Sanches de Castilho. Vigário na Vermiosa. Teve 2 filhos:
1.2.2.1 Padre Gaspar Sanches de Castilho. Reitor em Almendra na sucessão de seu tio Diogo Lopes de Castilho, e foi testamenteiro do seu tio Cónego Braz Sanches de Castilho.
Fez testamento em 1625 declarando ser descendente do Vigário da Vermiosa Gaspar Sanches de Castilho, e legando seus bens da Vermiosa a seu primo Francisco Gomes e sua mulher Maria Fernandes, sobrinhos em linha dieita de seu pai.
1.2.2.2 Francisco Sanches de Castilho, Administrador do Vinculo de Morgado da Capela de S. Braz na Vermiosa. Casou com Maria Sanches, e tiveram uma filha: Maria Sanches natural da Vermiosa, que será a segunda mulher de seu primo António Lopes de Castilho (
1.2.3 Padre Diogo Lopes de Castilho. Vigário em Almendra em 1588. Deveria ter sido este o primeiro Castilho aparecido em Almendra. Pai de
1.2.3.1 Maria Fernandes Lopes de Castilho, nat. da Vermiosa, casou com Francisco Gomes, e tiveram:
1.2.3.1.1 Francisco Lopes de Castilho, nat. da Vermiosa, casou com Domingas Fernandes, e tiveram:
1.2.3.1.1.1 Francisco Sanches de Castilho, nat. da Vermiosa e Cónego da Guarda em 1664.
1.2.3.1.1.2 Antonio Lopes de Castilho, Capitão mor na Vermiosa em 1640. Casou a 1a vez com 1° Joana Monteiro, e tiveram Brites Monteiro, Monja na capela de São Felices de los Galegos em Espanha. Casou a 2a vez com sua prima 2° Maria Sanches. Herdeiros do seu tio Reitor em Almendra, tiveram 3 filhos:
1.2.3.1.1.2.1 Domingos Sanches.
1.2.3.1.1.2.1 António Lopes de Castilho. Natural da Vermiosa. Licenciado. Fez testamento em 1687, vinculando seus bens a favor de seu sobrinho Bernardo Lopes Garcia de Castilho. Escritura lavrada pelo tabelião do Corregedor da Comarca de Pinhel Jerónimo Sanches de Castilho (ignora-se sua ascendência). Instituiu o Vinculo de Morgado e Capela de Nossa Senhora do Socorro, iniciada pelo seu tio-avô Gaspar, Reitor em Almendra. Não tiveram descendência, pelo qual toda esta fortuna passou para seu sobrinho Bernardo, a favor de quem foi feito seu testamento. Faleceu em 1698, primeiro que sua mulher Teresa de Almeida Cabral de Sampaio, Senhora da casa de Celorico.
1.2.3.1.1.2.1 Francisco Lopes de Castilho. Natural da Vermiosa. Casou com Catarina Lopes Garcia e tiveram:
1.2.3.1.1.2.1.1 Bernardo Lopes Garcia de Castilho. Natural da Vermiosa. Bacharel formado em Leis e Licenciado em 1696 (Leitura de Bachareis 1696, maço 7, n°39). Ouvidor em Vila Real. Pagador-geral das tropas da Beira. Senhor do vínculo da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, instituído em 1694 por seu tio António Lopes de Castilho. Casou na Reigada em 1710 com D. Catarina Monteiro de Sella Falcão e Mendonça. Os quais vão dar descendência aos Viscondes de Almendra.
Fontes:
- Biblioteca Lusitana, T2 pg.257
- Camões, estudo Historico-Poetico, António Feliciano de Castilho, Lisboa 1863, pg.123
- Genealogia dos Castilhos em Portugal, 1975, Dr Alexandre Luna Caldeira
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caro Miguel Monteiro,
Em relação ao casal Domingos Lopes Castilho (1) cc Maria Madeira (2), tenho apontado as informações seguintes:
1. Domingos Lopes de Castilho, natural de Almendra, filho de Jacinto Lopes de Castilho (natural de Almendra) e de Engracia Gonçalves Afonso. Infelizmente, ainda não consegui liga-los com o ramo Castilho da Vermiosa-Almendra.
Engracia Gonçalves Afonso, batisada a 07/03/1717 em Almendra, filha de Domingos Giraldes Ceboleiro e Catarina Francisca Afonso. Neta paterna de Domingos Giraldes Ceboleiro Maria Guerra. Neta materna de Francisco Gonçalves Afonso e Maria Francisca Melado. Todos de Almendra.
2. Maria da Cruz Madeira, natural de Almendra, segunda mulher de Domingos Lopes de Castilho. Filha de José Giraldes Madeira e de Catarina Bernarda. Neta paterna de Bernardo Giraldes Madeira e Dorotea de Meireles.
Bernardo Giraldes Madeira, filho de Domingos Giraldes tulha e sua segunda mulher Maria Madeira.
Dorotea de Meireles, filha de Domingos Giraldes da Fonseca Matacho e Maria de Meireles.
Cumprimentos
Didier Borrego
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caro Didier Borrego
Se Domingos é filho de Jacinto Lopes de Castilho (o que desconhecia), então ele é neto de António Lopes de Castilho,pois no Livro de Batizados de Almendra, na142.tif,é referido que a 28.10.1721 é batizado Jacinto, filho de Maria Geraldes,solteira, que diz ser pai António Lopes de Castilho. A 28.05.1724 (163.tif) no registo de Maria,temos situação idêntica: mãe, Maria Geraldes,tecedeira solteira.
Entretanto "passei" por Cidadelhe (Pinhel) e deparei com pessoas de apelido BORREGO, o que talvez lhe interesse:
Assim temos o batizado de ISABEL, a 20 de novembro de 1757 (012.tif), filha de Manuel da Guerra Borrego e Isabel Nunes; neta paterna de Domingos Fernandes Borrego e Maria Guerra Meliça e materna de, Manuel Nunes. Na 029.tif (em 1762) o batizado do irmão MANUEL, mais ou menos com os mesmos nomes nos parentes.
Cumprimentos
miguel monteiro
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Presado Didier Borrego
Aproveito para lhe enviar os primeiros Castilho's conhecidos em Braga, pois eles também por cá andaram:
Primeira geração:
- Diogo de Castilho, emprazou uma leira de campo e vinha, do Cabido, em S. Pedro de Maximinos, em 1513
- Isabel del Castilho c.c. Fernão Luis 1542 [filho João e conego Manoel Luis]
- Martinho del Castilho 1542
- Geraldo del Castilho, conego 1542
- Jacome del Castilho, conego 1542
- Marta del Castilho c.c. Fernão Soares 1542
- João Afonso del Castilho c.c. Catherina Lourenço - 1543, proprietario quinta dos Torneiros
- Francisca del Castilho, viuva de Francisco da Cunha 1543 [filho Manoel da Cunha]
- Antonio del Castilho, comendador c.c. Margarida da Cunha [uma filha em 1537]
- Antonio del Castilho c.c. Ambrozia da Fonseca 1567
- Alvaro del Castilho 1549
- Bernardo del Castilho c.c. Ana de Araujo 1571
- Maria del Castilho, filha de Jeronimo Ribeiro, comendador 1575
Segunda geração:
....
Perdeu alguma formatação, mas, o essencial está.
Muitos cumprimentos
Direct link:
Ramo Castilho de Almendra
Caro Miguel Monteiro
Ótimas informações ;) A dois conseguimos concluir ligações, obrigado.
Na realidade, tinha nos meus apontamentos o batismo de Jacinto, mas mal apontado como ‘Jerónimo’ (deve ter sido no meio de uma longa noite de leitura).
Poderá confirmar a filiação de Domingos Lopes através dos batismos de Ana Joaquina (04/06/1787 – B3-150.tif), de Pedro António (03/05/1790 – B3-168.tif), de Margarida de Jesus (28/07/1796 – B4-007.tif), etc... E mais outros filhos que ainda não localisei os batismos como Damiana, Joaquim, Úrsula, Luís, e João. Também tenho os maridos e mulheres desses filho caso lhe interesse.
Sendo assim, Domingos Lopes de Castilho é bisneto de Bernardo Lopes Garcia de Castilho (natural da Vermiosa).
Quanto aos Borrego de Cidadelhe, já tenho Isabel e Manuel, irmãos de meu quinto-avô Francisco Caetano Borrego, casado com Tomázia Maria Ferreira. Mas obrigado na mesma.
Cumprimentos,
Didier Borrego
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caro António Gonçalves,
Muito obrigado pelos primeiros Castilho de Braga, desconhecia a presença de tantos Castilho em Braga. Recuperei sua lista das famílias de SJ de Souto de Braga para perceber melhor as ligações.
Vou integrá-los ao meu esquema de pesquisa, obrigado.
Cumprimentos,
Didier Borrego
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caro Didier Borrego
Não estou a conseguir encontrar os ascendentes de Manuel António Cabral Camelo e Maria Genoveva de Castilho, pais de João António Cabral Camelo, que casou em Almendra, a 1.12.1798.
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1217303 TIF 23.
Têm alguma coisa nos seus apontamentos?
Obrigado
miguel monteiro
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Renovo o pedido
ReplyDirect link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caro Miguel Monteiro,
Desculpe o atraso da minha resposta, não sei por qual motivo não tive notícia das suas mensagens.
Em relação à ascendência de Manuel Antóno Cabral Camelo de São João da Pesqueira, também ainda não tenho. Mas posso orientá-lo para o livro misto de SJ da Pesqueira 1747-1773 (https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=26423), onde poderá talvez encontrar o batismo do filho João António Cabral Camelo, que terá ocorrido antes de 1767 (pesquisei de 1767 a 1778 sem sucesso).
Em Nagozelo do Douro, também existem muitos "Cabral Camelo", que não estudei mas que pode ter ligação.
Quanto a Maria Genoveva de Castilho, que parece ter nascido em Almendra, infelizmente também não encontrei... Mas existe um hiato nos batismos de Almendra entre 1757 e 1769. Provávelmente terá sido batizada nessa altura.
Também não encontrei o casamento de Manuel António Cabral Camelo com Maria Genoveva de Castilho em Almendra, apesar de ter levantado todos os casamentos de Almendra desde 1703 até 1788.
Posso lhe perguntar se tem alguma ligação com essa família?
Eu tenho estudado a descendência do filho deste casal, Francisco Manuel Cabral.
Espero ter ajudado um pouco...
Cumprimentos,
Didier Borrego
Direct link:
Família Sanches de Castilho - Castilho Siete Villas - Guarda - Vermiosa
Caro Didier Borrego
Nada feito. Não estou a encontrar. Também já tinha pesquisado em Nagozelo do Douro.
A pesquisa é para um amigo da Vermiosa, descendente do casal José Dias Valério *Almeida, Malhada Sorda e Ana do Anjo *VNFC, Almendra 16.02.1826 que devem ter casado na Vermiosa.
O meu interesse está mais centrado em Maria Genoveva Castilho, que até desconfio, seja a Maria que nasce em Almendra em 1745 (Tif 128), filha de Jacinto Castilho. Mas, como não diz lá, GENOVEVA, nada feito
Obrigado e cumprimentos
miguel monteiro
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 10 Nov 2024, 09:21