Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás
This topic is classified in the following rooms Famílias | Genética | Heráldica
Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás
Caros Confrades.
Alguém teria informações sobre a ascendência de Gil da Costa, licenciado, e de sua mulher Branca Tomás, da Vila do Conde, tidos como cristão novos? Foram pais de outro Licenciado, Mauricio da Costa, de Barcelos.
Muitos cumprimentos
Luiz Gustavo de Sillos
Direct link:
RE: Licenciado Gil da Costa, de Vila do Conde, e sua mulher Branca Tomás
Será que vai em tempo oprotuno?
Casamento em Vila do Conde (livro 33, fólio 39v):
A 08 de Março de 1545 recebeu o cura André Pires a Gil da Costa com Branca Tomás, filha de Tomás Rodrigues. Foram testemunhas: António Simão; Cristóvão Ribeiro; Sebastião Luís; Luís António; João Rodrigues; Fernão Barroso; Maria André; Maria Luís, filha de Afonso Luís.
Este é o 2º casamento de Branca Tomás. Veja-se estes batismos em Vila do Conde:
Livro 1, fólio 30v:
A 16 de Fevereiro de 1539, na Igreja de São João Batista de Vila do Conde, o padre Amador Gonçalves realizou o batizado de Catarina, filha de Pedro Eanes e de Branca Tomás Foram padrinhos Manuel Pires, genro de Ana Carneiro, Genebra Rodrigues, casada com Francisco de Barros.
Livro 1, fólio 65v:
A 16 de Setembro 1542 na Igreja de São João Batista de Vila do Conde, o padre Amador Gonçalves realizou o batizado de António, filho de Pedro Eanes e de Branca Tomás, filha de Tomás Rodrigues. Foram compadres André Afonso Folgueira, a mulher de Francisco Ferreira e Aldonça Lopes.
Casamento em Vila do Conde (livro 1, fólio 131v):
A 15 de Dezembro de 1576, o padre Diogo Dias Ferreira, realizou, na Igreja Matriz de Vila do Conde, o casamento de Maurício da Costa, licenciado com Maria Manuel. Foram testemunhas: António Martins Gaio; João da Maia; Pedro de Barros [com licença do Provisor por ser Advento, não lhes dei as bênçãos]
Não sei se serão, ou não, crstãos novos.
Cumprimentos
Alberto Oliveira
Direct link:
Caro Alberto.
Muito obrigado por suas informações. Você sabe me dizer, se Tomás Rodrigues, pai de Branca, é o casado com Isabel de Lugo?
Cumprimentos.
Luiz Gustavo
Direct link:
Caro Alberto Oliveira
Muito obrigada por estas informações, muito oportunas. Por coincidência ainda ontem andei às voltas com a gente da Vila do Conde dos finais do século XVI : Mendes de Vasconcelos, Teives e Lugo. Vou voltar ao assunto e, se for o caso, recorrerei novamente à sua preciosa ajuda.
Cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
No Caderno de Cristãos Novos de BarcelosTitulo 12º a Branca Tomás, que casou com o Licenciado Gil da Costa, é dada como cristã nova inteira; não me parece que a sua filiação conste do caderno mas tenho que ver melhor.
Tenho nos meus apontamentos uma referência tirada de um tópico do confrade Henrique Sousa Azevedo aqui no Geneall a um Tomás Rodrigues de Seabra, cristão velho, casado a primeira vez com Isabel de Lugo, o que parece excluir a hipótese de este ser pai da Branca Tomás, cristã nova inteira.
Cumprimentos
Manuela Alves
Direct link:
Manuela, na obra referida não consta o nome do pai de Branca Tomás. Consultando os paroquiais de Vila do Conde, o único Tomé Rodrigues que encontrei foi o Seabra, casado duas vezes, sendo a Isabel de Lugo a primeira esposa.
O que acho curioso é que no Felgueiras Gaio há referência a Tomé Rodrigues e sua segunda esposa Maria Dias da Maia, citando o filho Manuel Tomás. Há no Gaio uma preocupação em destacar que Tomás Rodrigues era cristão-velho e não novo (apesar da fama).
Em um processo envolvendo um neto de Mauricio da Costa, filho de Branca Tomás, dizem ser a mulher de Mauricio da Costa meio cristã-nova e não seu marido.
Assim, não descarto que o pai de Branca, possa ser este.
Cumprimentos.
Luiz Gustavo
Direct link:
Branca Tomás poderia ser filha de um cristão-novo de Barcelos ou Guimarães, e não de Vila do Conde. Como já não lido com esta gente há algum tempo vou refrescar a minha memória e tentar obter mais informações. Se encontrar algo de novo, volto aqui.
Cumprimentos
Manuela
Direct link:
Manuela, boa tarde.
Aproveitando de seu conhecimento sobre as famílias de Vila do Conde, você teria alguma informação sobre a ascendência de Maria Manuel Carneiro, mulher de Mauricio da Costa, nora de Branca Tomás?
Tenho apenas que era filha de João Fernandes (moleiro) e de sua mulher Inês Afonso da Maia (viúva, c.c. Manuel Nunes). Esta, no registro de seu segundo matrimônio, consta ser filha "do Galhão".
Qualquer auxílio será excelente.
Cumprimentos.
Luiz
Direct link:
Boa tarde Luiz
O mérito do conhecimento das famílias de Vila do Conde é do confrade Alberto Oliveira, não meu. Não sei mais que o Luiz sobre a ascendência da Maria Manuel Carneiro, mas se vier a saber mais sobre esta gente, não me esquecerei de partilhar consigo, pode ficar descansado.
Se o seu mail ainda for o mesmo, posso tornar a mandar-lhe, agora em pdf (muito mais prático) , o " Caderno dos cristãos -novos de Barcelos" .
Cumprimentos
Manuela
Direct link:
O e-mail é o mesmo! Em PDF, sem dúvida, é bem melhor. Galhão, só encontrei um João Álvares Galhão, c.c. Maria Fernandes (ora Rodrigues), filha de um Marcos Rodrigues. Fico tentando entender o uso do apelido "Maia" e "Sodré" nos descendentes desta família.
Cumprimentos,
Luiz
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Nov 2024, 22:00