Família Fontoura de Mirandela

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Família Fontoura de Mirandela

#315025 | Filipe07 | 09 Oct 2012 17:15

Boa tarde,

Possuo o apelido Fontoura (de Mirandela, Trás-os-Montes) e gostaria de saber se possuem alguma informação sobre os meus antepassados...
Gratos.

Filipe Fontoura

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#319424 | IsabelFont | 20 Dec 2012 02:25 | In reply to: #315025

Caro confrade Filipe Fontoura,

Tenho também antepassados Fontoura e Madureira (de Bragança, Mirandela, enfim de Trás-os-Montes), Vergueiro e outros; mas para o poder ajudar e me ajudar temos que nos situar: em que período, que século, datas e locais.

Eu ainda tenho Fontoura, o meu Pai tb tinha e meu avô e bisavô também!
Daí para trás há uma grande miscelânea.
Se quiser dar-me algum caso concreto, diga por favor.

Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#320419 | Filipe07 | 09 Jan 2013 15:45 | In reply to: #319424

Cara Mª Isabel,

Após algumas semanas de pesquisa, encontrei os seguintes dados. Caso algum nome lhe diga alguma coisa, não hesite em dizer.

Começando pelo meu avô, Arlindo Fontoura (nascido em 1921 em Avidagos, Mirandela, e irmão de Ernesto, Alberto, Francisco, Augusto, Manuel Alfredo, Delmina, Maria Augusta e Eduarda, entre outros) era filho de Adriano Reis Fontoura (1886-1964) e de Bárbara Rosa Brás (1886-1962), natural de Vila Boa, Mirandela.

Adriano Fontoura e irmãos (Artur, Inácio, João Maria, Aníbal, Cristiano e Maria Emília) eram filhos de Venâncio Teixeira Lopes Fontoura (Vila Boa, 1854) e Maria do Carmo de Morais Vergueiro (Avidagos, 1856). Este, por sua vez, era irmão de Florinda Fontoura (Avidagos, 1848) e filho de Isabel Teixeira Lopes Fontoura com pai incógnito.

Isabel Teixeira Lopes Fontoura (nascida por volta de 1825), solteira, mãe de Venâncio e Florinda, tinha como irmãos Domingos (1826, filhos: José Cândido - casou em Água Revés, Valpaços -, Ana Joaquina, Albino Augusto, Alfredo Manuel, Filomena Augusta, Maria Júlia e Guilhermina), Gonçalo (1829 e 1833), José (1831, filha: Silvina da Rosa) Frederico (1835, filhos: Ramiro, Isabel Maria e Abílio), Ana (1839) e Davide (1844, filhos: Mª Augusta, Augusta das Dores, Mª Benedita Nascimento, Lucrécia, Maria Leonor, Leopoldina, Rosalina, Manuel e João Batista).

Todos eles, ou seja, Isabel, Domingos, Gonçalo, José, Frederico, Ana e Davide Teixeira Lopes Fontoura, eram filhos de José Lopes Fontoura e Genoveva Teixeira Lopes (nascidos por volta de 1800, ele falecido em 1843 e ela em 1880), netos paternos de José Lopes Fontoura e Ana Vaz (já viúva quando faleceu em 1836 com 78 anos), e netos maternos de António Teixeira e Isabel Lopes. José Lopes Fontoura, filho de pai homónimo, teria ainda um irmão falecido na paróquia de Avidagos – Raimundo Lopes (Fontoura) – a 1866 com 78 anos, já viúvo de Teresa Gomes.

Quanto aos Vergueiro, da paróquia de Avidagos, sei que todos são filhos de António Morais Vergueiro e Isabel Morais Vergueiro (possivelmente primos e nascidos entre 1830 e 1840). A referir:

- José Luís Morais Vergueiro, casado com Ana Rosa Bessa, tiveram Maria Benedita (1891) e Benedita de Jesus (1894).
- Francisco António Morais Vergueiro, casado com Maria da Luz Pires, tiveram Maria Augusta, Ana Rosa (1897), Adriano (1886), João Maria (1887), Manuel Inácio (1889) e Isabel Maria (1891).
- Bernardina Rosa Morais Vergueiro, casado com José Benedito, tiveram Beatriz Augusta (1898).
- Preciosa Morais Vergueiro, casado com Daivd Fontoura, filhos acima.
- Maria do Carmo Morais Vergueiro, casado com Venâncio Fontoura, sobrinho de David Fontoura, filhos acima.

A partir daqui não foi possível recuar mais no tempo, pelo facto de os registos de baptismo, de 1807 a 1825, estarem praticamente ilegíveis. Esses são, de resto, os registos mais antigos que o arquivo possui.

Cumps,
Filipe

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#320420 | mad11942 | 09 Jan 2013 15:56 | In reply to: #319424

Muito boa tarde,
D.Mª.Isabel
Será que nos seus antepassados Madureira se pode enquadrar - Moraes, Madureira, ou Osório?
Obrigado pela atenção,
Mad1

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#320466 | IsabelFont | 10 Jan 2013 01:43 | In reply to: #320420

Cara ou Caro confrade Mad1,
Boa noite!
Claro que sim, pelo menos Madureira ou Moraes.
Quanto ao apelido Osório, não me lembro, mas tb não tenho agora acesso aos meus dados. Posso verificar no fim de semana.
Óbviamente que tem que me indicar em que época, quem concretamente ou que ramo; não sabendo o que ou quem procura, não posso ajudar.

Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#320739 | Filipe07 | 14 Jan 2013 20:41 | In reply to: #320466

Boa noite cara Maria Isabel,

Chegou a ver a minha mensagem acima? A sua ajuda foi preciosa até ao momento, espero poder voltar a ter notícias suas.

Os melhores cumprimentos,

Filipe Fontoura.

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#320770 | IsabelFont | 15 Jan 2013 12:32 | In reply to: #320739

Bom dia caro Confrade Filipe!

Claro que sim, e até tem muito "sumo"!
Teve muita paciência e trabalho, mas ainda não consegui entroncar os seus antepassados nos meus; claro que conseguir lhe direi.

Não tem nada que me agradecer, estamos aqui todos para nos ajudarmos mútuamente.

Um bom Ano de 2013 e boas investigações!
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#322015 | mad11942 | 27 Jan 2013 18:01 | In reply to: #320466

Muito boa tarde D.Mª.Isabel Fontoura.
Obrigado pela sua resposta.
Efectivamente gostaria de obter mais alguns elementos, acerca destes antepassados e qual a possível ligação entre eles:
- António Júlio de Moraes Madureira Osório, seria de maior idade em 1874, nascido em Vale de Salgueiro/Mirandela.
- Francisco de Moraes Madureira, seria Tabelião em Mirandela em 1873.
- Alfredo Artur de Moraes casado com Maria Leonarda de Madureira, de Vale de Salgueiro?Avantos?/Mirandela, foram
- padrinhos de baptismo de um tio meu em 1911.
Melhores cumprimentos,
Manuel Madureira

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#322049 | IsabelFont | 28 Jan 2013 16:31 | In reply to: #322015

Boa tarde Confrade Manuel Madureira!

Ora bem, consegue saber alguns ascendentes de alguma das pessoas citadas na sua mensagem?

É que exactamente com estes nomes não tenho ninguém na BD.
O unico António Júlio que tenho, chamar-se-ia António Júlio da Fontoura Madureira Guedes, e seria meu tio-bisavô, e era militar, nascido em 11/12/1843 em Mirandela. Isto porque o ramo materno dele e do meu bisavô é que era de Mirandela (a minha trisavó e os meus tetravós), mas com apelidos LOPES OU Guedes da Guerra.
Não conhece datas de casamento nem mais nada?

Não consigo emtroncar ninguém destes seus antepassados.
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#322079 | IsabelFont | 29 Jan 2013 12:55 | In reply to: #322015

Caro confrade Manuel Madureira,

Respondi-lhe ontem o que podia, mas deixe-me acrescentar 3 coisas:
- a maior parte dos dados dos antepassados de um eventual "Francisco de Moraes Madureira" estão aqui no GeneAll;
- assim como estão alguns antepassados de António Júlio de Moraes Madureira Osório;
- a maior parte dos nossos antepassados são "Madureira Lobo", pq descendentes de António de Madureira Lobo, Juíz dos Orfãos e Licenciado, nascido cerca de 15xy, em Torre de Moncorvo e referido no NFGayo.

Podem é não estar relacionados, ou não se ver rapidamente o seu relacionamento!?

Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#322336 | mad11942 | 03 Feb 2013 14:03 | In reply to: #322079

Muito obrigado pelas suas respostas.
Efectivamente, e embora não saiba quem é o autor, conheço a minha genealogia que consta no Geneall.
Tenho alguma documentação em meu poder referente aos meus antepassados desde João Inácio Osório, casado que foi com Maria Madalena Moraes Madureira.
O António Júlio Moraes Madureira Osório é meu tio-bisavô, mas nada mais sei da sua possível descendência e gostaria de saber, caso exista como é óbvio.
Acerca dos nomes que mencionei na mensagem anterior, continuo á procura de elementos que me possam esclarecer sobre o seu relacionamento, ascendência ou descendência, pois tenho conhecimento de que existia uma afinidade entre eles, através do ramo familiar dos Pereira do Lago, de Cabanelas? Avantos? Arcas?Mirandela.
Também procuro elementos acerca dos colaterais seus descendentes, do meu trisavô Manuel António Pereira de Lemos.
Qualquer elemento que eu possa recolher sobre estes meus antepassados será pois bem-vindo e antecipadamente grato.
Manuel Madureira

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#322395 | IsabelFont | 04 Feb 2013 13:00 | In reply to: #322336

Boa tarde
Caro confrade Manuel Madureira,

Aqui no Geneall não consta qq. descendência de seu tio-bisavô António Júlio Moraes Madureira Osório.
Apenas que é filho do seu trisavô: Manuel António Pereira de Lemos, e da sua trisavó Ana Rosa de Moraes Madureira Osório
que teve mais estes filhos: •Maria Antónia de Moraes Madureira, •Maria Eugénia de Moraes Madureira e •Leonardo dos Santos de Moraes Madureira Osório, que suponho seja o seu ramo.

Depois tem costados mais desenvolvidos da sua trisavó.

Mais não sei!
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Fontoura de Mirandela

#322812 | mad11942 | 10 Feb 2013 18:45 | In reply to: #322395

Muito boa tarde D.Mª.Isabel
Efectivamente é como diz. O Leonardo M.M.Osório é meu bisavô e do qual como é óbvio conheço toda a descendência.
A Mª:Eugénia e Mª.Antónia sei que morreram sem deixar descendência.
Resta-me portanto continuar a procurar elementos do tio-bisavô António Júlio Moraes Madureira Osório.
Assim como também continuarei a procurar elementos acerca de Alfredo Artur Moraes e Maria Leonarda Madureira, pois sei que são meus antepassados, até por referências verbais que em tempo remoto obtive, já lá vão mais de sessenta anos, embora não os consiga situar com toda a propriedade.
Nas Conservatórias é muito difícil pelo facto de não poder indicar datas com exactidão.
De qualquer maneira muito obrigado pela atenção que dispensou ao assunto.
Melhores cumprimentos,
Manuel Madureira

Reply

Direct link:

Família Fontoura de Mirandela

#381443 | luizavigne | 27 May 2017 22:56 | In reply to: #320419

Meu avô é MANOEL ANTONIO FONTOURA nascido em 13 de junho de 1878 , em Avidagos.
Filho de:
David Lopes Fontoura e Preciosa de Moraes Vergueiro. ( citados

Assim está escrito na carteira de identidade Brasileira de meu avô.

Acredito que possa haver algum erro de grafia.

Como posso encontrar a certidão de nascimento dele? Ou a certidão de batismo?
Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 20:20

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen