Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315139 | jpm2353 | 11 Oct 2012 05:27

Caros confrades,

Procuro informações sobre os «Pereira Vilas Boas» da freguesia de S. Paio de Midões, pelo que agradeço os dados que conheçam e possam partilhar.

Seguidamente, elenco o que sei:

1. Domingos Tomé cc Maria Manuel.
Tiveram:
1.1. Manuel Pereira Vilas Boas, nasceu em Midões a 17/5/1679, foi padre, fez IG em 1706 - Processo 15263 do ADB (desconheço o seu teor)
1.2. António
1.3. Anastácia, , nasceu em Midões em 1685
1.4. Maria Pereira Vilas Boas, nasceu em Midões em 1682, terá casado com António Leitão (de Barros?) que nasceu em Sta. Maria de Goios a 12/4/1688, filho de Marçal Leitão e de Francisca Gonçalves Manhete, neto paterno de Estêvão Leitão e de Isabel Francisca, neto materno de Manuel Gonçalves Manhete e de Maria Gonçalves.
Tiveram:
1.4.1. Ana Maria Pereira, nasceu em Midões a 23/9/1712, cc Domingos Coelho de Moure, falecido em Midões a 2/8/1767, filho de Manuel Francisco e de Marta Coelha.
Tiveram:
1.4.1.1. Maria Josefa, nasceu em Midões a 19/10/1740
1.4.1.2. António José, nasceu em Midões a 15/7/1742
1.4.1.3. António José, nasceu em Midões a 25/6/1743
1.4.1.4. João, nasceu em Midões a 6/4/1745
1.4.1.5. Manuel, nasceu em Midões a 27/9/1747
1.4.1.6. José, nasceu em Midões a 28/9/1749
1.4.1.7. Francisco, nasceu em Midões a 23/1/1752
1.4.1.8. José António, nasceu em Midões a 24/5/1754

1.4.2. Sebastiana Pereira, nasceu em Midões a 15/12/1715, cc Nicolau Francisco, filho de Custódio Gonçalves e de Paula Francisca.
Tiveram:
1.4.2.1. António, nasceu em Midões a 12/12/1741
1.4.2.2. José Francisco, nasceu em Midões a 11/1/1745
1.4.2.3. Ana Maria, nasceu em Midões a 29/3/1748
1.4.2.4. João Francisco, nasceu em Midões a 23/5/1751
1.4.2.5. Bernardo Francisco, nasceu em Midões a 11/4/1754
1.4.2.6. Domingos, faleceu em Midões a 19/1/1760 com poucos dias

1.4.3. Teresa Pereira, nasceu em Midões a 15/10/1718, cc Domingos de Oliveira, filho de Domingos de Oliveira, natural de S. Félix de Gondifelos, e de Luísa Gonçalves, natural de S. Mateus de Grimancelos, freguesia onde estes casaram a 31/7/1718, neto paterno de Domingos Martins e de Isabel Tomé, neto materno de Miguel Gonçalves e de Maria Gonçalves, estes casados a 11/3/1677 em S. Mateus de Grimancelos.
Tiveram:
1.4.3.1. António Pereira de Vilas Boas, natural de S. Mateus de Grimancelos, casou em Sta. Maria de Moure a 9/12/1774 com Maria Ferreira, daí natural, filha de Simão Ferreira e de Jerónima Luís, neta paterna de Domingos Gonçalves (de S. João de Bastuço) e de Catarina Ferreira (de Sequeade) e neta materna de Jerónimo Luís (de Sequeade) e de Maria Fernandes (de Sta. Maria de Moure).
Tiveram:
1.4.3.1.1. Teresa Maria, natural de Sta. Maria de Moure, onde casou a 9/4/1798 com Manuel Pereira, filho de Francisca Pereira. Tiveram:
1.4.3.1.1.1. Francisca Pereira, natural de Sta. Maria de Moure, onde casou a 28/10/1826 com Custódio Ferreira, que nasceu a 25/1/1799 em S. Miguel da Carreira, filho de Mateus Ferreira e de Maria Josefa do Vale (de S. Romão de Fonte Coberta), neto paterno de Domingos Ferreira Pimenta e de Maria Josefa, e neto materno de Manuel José Gomes e de Teresa do Vale.
Tiveram:
1.4.3.1.1.1.1. Maria Pereira, natural de Sta. Maria de Moure, onde casou a 14/12/1850 com Manuel da Silva, natural de S. Juliao dos Passos, filho de Domingos José da Silva e de Eusébia Maria Vilaça (de S. Miguel da Cunha), neto paterno de João da Silva e de Isabel Maria, e neto materno de Francisco Pereira Vilaça e de Teresa da Costa Araújo.
Tiveram:
1.4.3.1.1.1.1.1. Josefa Pereira, nasceu a 17/4/1862 em de Sta. Maria de Moure, onde casou a 24/3/1884 com Martinho António Vilaça, nascido a 12/12/1860 em S. Paio de Ruílhe, filho de António José Vilaça e de Teresa de Jesus da Silva, neto paterno de Manuel José Vilaça e de Jacinta de Faria, e neto materno de Manuel José da Silva e de Teresa Maria da Costa.

Agradeço desde já todos os contributos.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315439 | jpm2353 | 18 Oct 2012 01:08 | In reply to: #315139

Caros confrades,

Graças ao confrade Casimiro Puga, que teve a amabilidade de me transmitir as informações contidas no processo de Inquirição de Génere à guarda do AD Braga, nº 15263, relativo a Manuel Pereira Vilas Boas, e nos processos nº 13770, de Pedro Pereira e nº 14584 de seu irmão Manuel Pereira, consegui recuar algumas gerações na genealogia anteriormente exposta.

Citando o confrade Casimiro Puga:
«Manuel Pereira de Villasboas, Licenciado, Advogado nos Auditórios da vila de Barcelos, S. Paio de Midões, filho de Domingos Tomé e de Maria Manuel, de Midões, neto paterno de Domingos de Villaboas, natural de Santa Eulália de Rio Covo e de Maria Tomé, natural de S. Paio de Midões e moradores que foram em Midões, neto materno de Pedro Fernandes, natural de Santa Comba de Crujães e de Maria Manuel, natural de S. Paio de Midões, onde foram moradores.

Manuel Pereira e Pedro Pereira, filhos de Pedro Fernandes e de Maria Manuel, moradores no lugar da Costa, S. Paio de Midões, netos paternos de Francisco Gonçalves, natural de Santa Comba de Crujães e de Francisca Fernandes, natural de S. Paio de Midões, e aqui moradores e netos maternos de Marcos Pereira e de Ignez Manuel, naturais de S. Paio de Midões.»

Assim temos:
Maria Manuel, mulher de Domingos Tomé, (referidos em 1., pais de Manuel Pereira Vilas Boas, referido em 1.1), era irmã de Pedro Pereira e Manuel Pereira (cujos processos de IG tem os nº acima referidos), sendo todos filhos de Pedro Fernandes e de Maria Manuel, netos paternos de Francisco Gonçalves e de Francisca Fernandes e netos maternos de Marcos Pereira e de Inês Manuel.
Domingos Tomé, marido de Maria Manuel, (referidos em 1.), era filho de Domingos Villas Boas e de Maria Tomé.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315441 | jpm2353 | 18 Oct 2012 01:17 | In reply to: #315439

Caros confrades,

Graças ao confrade João Mamede, que teve a simpatia de me comunicar, que o casal Maria Tomé e seu marido Domingos de Vilas-Boas aparecem no NFP, de Felgueiras Gayo no cap. "Silvas de Rio Covo”, consegui recuar algumas gerações na genealogia anteriormente exposta.

Assim temos:
Maria Tomé, mulher de Domingos de Vilas-Boas, foi Senhora da Casa da Igreja de Midões, e era filha de Pedro Pires e de Maria Gonçalves da Fonseca, neta paterna de Pedro Tomé da Silva e de Francisca Dias da Fonseca.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315446 | João Mamed | 18 Oct 2012 08:28 | In reply to: #315441

Pedro Tomé da Silva: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2107223

Cpts.
jm

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315459 | casadalage | 18 Oct 2012 11:45 | In reply to: #315441

Caro João,

A família Tomé a que te referes esteve na origem da Casa de Paços que pertenceu ao Tio Teotónio da Fonseca e hoje é de sua neta e minha Prima Mizinha. Tenho a obra genealógica do Tio Teotónio, que está à tua disposição.
Os Pereiras a que te referes podem ser os Pereiras de Adães, que ele também estudou.
No entanto, quem ultimamente se tem dedicado a estas e outras famílias de Barcelos é o Padre António Júlio Trigueiros. Não tenho dúvida que será a pessoa indicada para te auxiliar.

Um abraço,
Zé Adolfo

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315480 | ajtrigueir | 18 Oct 2012 15:15 | In reply to: #315459

Caro João Magalhães:
Eu sou descendente da família Silva, da Casa de Paços, Santa Eulália de Rio Côvo, como simpaticamente indicou o nosso confrade José Adolfo da Costa Azevedo. Esta família que vem tratada no Nobiliário de Familias de Portugal, de Felgueiras Gayo, sobre o titulo Silvas de Riocovo, foi depois estudada pelo senhor da Casa de Paços,o grande genealogista e historiador barcelense, Dr. Teotónio da Fonseca, nos seus "Apontamentos Históricos e Genealógicos" e depois completado no trabalho "Mais Genealogias". No entanto, nenhum destes trabalhos fez um levantamento sistemático dos Registos Paroquiais, mas baseiam-se sobretudo no arquivo familiar da Casa de Paços. Eu por meu lado, já baseado nos Registos Paroquiais, tenho um grande levantamento sobre a descendência de Tomé Gonçalves da Silva, que contou com contributos de vários genealogistas com quem me correspondo. Assim, aqui lhe envio a linha que vai dar à que está a estudar e que lhe acrescenta umas quatro gerações para além das que já conhecia. Confesso que nada sabia da descendência de Teresa Pereira e de Domingos de Oliveira, por não ter ainda explorado esse ramo de Grimancelos.
Se quiser conhecer mais detalhes ou fotografias das casas onde viveu esta família, escreva-me para trigueiros@gmail.com.
Cumprimentos amigos

António Júlio Trigueiros

SILVAS, da Casa de Paços, em Santa Eulália de Rio Côvo e da Casa da Igreja, em Midões (Barcelos)

I Tomé Gonçalves da Silva. É o primeiro desta família de que temos notícia. Foi senhor da Casa de Paços, em Santa Eulália de Rio Côvo, que por sua morte foi dividida por seus filhos Gonçalo Tomé da Silva e Pedro Tomé da Silva. Veio a falecer a 3/7/1585, na Casa de Paços, em Santa Eulália de Rio Covo, não fez testamento “disseram-se vinte missas no dia da sua sepultura, não se diserão mais andava na comfraria dos padres (...) disserão-se mais outras vinte..”
Casou com Maria Gonçalves, falecida a 28/9/1592, na Casa de Paços, em Santa Eulália de Rio Côvo. “diserão-se-lhe dez missas com seu oficio no dia de sua sepultura” e não fez testamento.
Tiveram entre outros filhos:

II Pedro Tomé da Silva. Nasceu na Casa de Paços, Santa Eulália de Rio Côvo. Foi caseiro do assento da Igreja de S. Paio de Midões. Faleceu antes de 1605, na Casa da Igreja, em Midões.
Casou em Midões com Francisca Dias da Fonseca, presumívelmente senhora da Casa da Igreja, Midões. Veio a falecer a 29/6/1648, no lugar da Igreja, Midões “seu genro a sustentava pois não tinha nada de seu”.

Tiveram entre outros filhos:

III Maria Gonçalves. Nasceu na Casa da Igreja, Midões, Barcelos. Veio a falecer a 28/9/1670, no lugar da Igreja, Midões, viúva, “deixou que lhe fizessem três oficios de oito padres”.
Casou a 5/6/1616, em Midões, com Pedro Pires, nascido no lugar da Costa, Midões. Era filho de Diogo Pires, da Costa e de Isabel Dias, de Midões. Foi caseiro do Assento da Igreja. Veio a falecer a 15/2/1670, no lugar da Igreja, Midões “deixou se lhe fizessem três oficios de oito padres no dia presente se fez hum oficio”.

Tiveram entre outros filhos:

IV Maria Tomé. Baptizada a 20/10/1617, em Midões, tendo por padrinhos Manuel Martins, solteiro, da Guarda, filho de Isabel Martins, viúva, , de Santa Eulália de Rio Côvo e Maria, solteira, filha de Maria Pires, viúva, de Vilar, Santa Eulália de Rio Côvo. Crismada a 1/7/1624, na Igreja Matriz de Barcelos, pelo arcebispo Primaz D. Afonso Furtado de Mendonça, apresentada pelo Pároco. Veio a falecer a 7/5/1679, no lugar da Igreja, Midões, casada e não sei fizesse manda e no diz se lhe fez hum oficio de dez padres
Casou a 14/2/1650, em Midões, com Domingos de Vilas Boas, natural de Santa Eulália de Rio Côvo. Era filho de António Martins e Maria Álvares. Foi caseiro da Igreja de Midões. Veio a falecer a 30/3/1703, no lugar da Igreja, viúvo, e foi sepultado dentro da igreja.

Tiveram entre outros filhos:

V Domingos Tomé da Silva. Baptizado a 18/8/1652, em Midões, tendo por padrinhos Nicolau, filho de Marcos Pereira e Catarina, filha de Pedro Pires, caseiro desta Igreja. Veio a falecer a 20/8/1706, no lugar da Igreja, Midões, sem testamento e foi sepultado dentro da igreja.
Casou com Maria Manuel Pereira, natural de Midões. Era filha de Pedro Fernandes, natural de Santa Comba de Crujães e de sua mulher Maria Manuel, natural de Midões. Veio a falecer a 28/1/1728, em Silveiros, onde assistia, em companhia de seu filho o Reverendo Vigário de Silveiros e fez seu testamento “em que deixa três oficios de dez padres cada hum e dez missas no altar de São Pedro de Rates da Sé Primaz e mais dez por alma de seu marido”.

Tiveram entre outros filhos:

VI Maria Pereira de Vilas Boas. Baptizado a 28/6/1682, em Midões, tendo por padrinhos Manuel Pereira, filho de Pedro Fernandes, de Midões e Maria, filgha de Domingos Gonçalves, de Santa Comba. Veio a falecer a 18/5/1719, no lugar da Igreja, Midões, sem testamento e foi sepultada dentro da igreja.
Casou com António Leitão de Barros, natural de Góios. Era filho de Marçal de Barros e de sua mulher Francisca Gonçalves. Enviuvando, casou em 2.as núpcias a 14/3/1720, em Chorente, com Ana de Oliveira, filha de Domingos João de Oliveira e de Ana Gonçalves, de Chorente, que veio a falecer a 27/6/1756, na Casa da Igreja, Midões e “estava louca há seis meses recebeu os sacramentos da extrema unção e a absolvi absolutamente para o que mostrou sinais que me seguravão a dor de haver ofendido a Deus”, com testamento. Veio a falecer a 10/3/1748, no lugar da Igreja “recebeu somente o sacramento da extrema unção (...) por falecer de um acidente de Apoplexia que o privou do juizo” foi sepultado dentro da Igreja na segunda sepultura junto da caixa dos santos óleos”.

COM GERAÇÃO, que seguiu na Casa de Paços, em Santa Eulália de Rio Côvo, na Casa da Igreja, em Midões, na Casa do Benfeito, em Barcelos, entre muitas outras famílias.

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315570 | João Mamed | 19 Oct 2012 20:37 | In reply to: #315480

Caro confrade Antóno Júlio Trigueiros

Domingos Pires carpinteiro e sua mulher Maria Álvares, moradores na Aldeia do Vilar, Sta. Eulália de Rio Covo, tiveram:

- Isabel Pires (casou com Pedro Gonçalves);
- Simão;
- Gonçalo de Vilas Boas (casou com Marta Gonçalves - não tenho certeza);
- Pedro Domingues (casou com Maria Álvares) - pais de Filipe de Vilas Boas marido de Isabel Tomé da Silva - meus antepassados;
- Marta Martins ou Domingues (casou com Pedro Gonçalves);
- Manuel de Vilas Boas (casou com Isabel Gonçalves);
- Maria Álvares (casou com António Martins) - pais de Domingos de Vilas Boas, marido de Maria Tomé;

Pergunto-lhe se tem alguns dados dos antepassados do casal Domingos Pires / Maria Álvares.

Agradeço a su atenção.
Cpts.
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315611 | João Mamed | 20 Oct 2012 17:10 | In reply to: #315570

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2108485

Simão Pires filho de Domingos Pires e de Mª Álvares, do Vilar, casou a 1/2/1584 em Silveiros com Isabel Gonçalves filha de Cristóvão Afonso e de Catarina Gonçalves.

jm

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315618 | jpm2353 | 20 Oct 2012 19:53 | In reply to: #315459

Caro Zé Adolfo,

Obrigado pela informação e pela oferta! Se for possível enviar-me a referida obra genealógica para jppmag@gmail.com agradeço muito!

Um abraço,
João

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315619 | jpm2353 | 20 Oct 2012 19:59 | In reply to: #315480

Caro P.e António Júlio Trigueiros,

Muito obrigado pela informação e pela sua oferta, irei então escrever-lhe para o endereço indicado. Peço-lhe desculpa de estar a responder só agora, mas estive sem acesso à Net por uns dias.

Um abraço,
João

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315625 | casadalage | 20 Oct 2012 22:03 | In reply to: #315618

Caro João Magalhães,

Quando li as questões que colocou, pensei tratar-se do meu amigo João de Magalhães e Moraes de Abreu Coutinho. Foi essa a razão porque o tratei por tu e com a familiaridade própria de amigos. Do facto peço desculpa.

Com os melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#315663 | jpm2353 | 21 Oct 2012 15:35 | In reply to: #315625

Caro José Azevedo,

Não se preocupe, eu calculei que me tivesse confundido com alguém amigo :-)
Apesar de não ter o prazer de o conhecer pessoalmente, por favor aceite um abraço,

João

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#320636 | jpm2353 | 13 Jan 2013 01:10 | In reply to: #315625

Caro José de Azevedo,

Não sei se terá reparado na minha mensagem anterior, em que lhe peço o favor de me enviar por correio-e, o estudo genealógico que se ofereceu para disponibilizar.
Se ainda o puder fazer, agradeço-lhe desde já.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#320650 | casadalage | 13 Jan 2013 12:28 | In reply to: #320636

Caro João Magalhães,

Se se refere à obra genealógica do Tio Teotónio da Fonseca, trata-se de vários livros que demorariam dias a digitalizar.
Se me conseguir definir algum assunto específico, tentá-lo-ei ajudar.
No entanto, a pessoa indicada para o ajudar é o Padre António Júlio Trigueiros.

Com os melhores cumprimentos,
José Adolfo Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Pereiras Vilas Boas ou Pereiras Villas Boas, de Barcelos, fr.g de S. Paio de Midões

#320668 | jpm2353 | 13 Jan 2013 17:10 | In reply to: #320650

Caro José de Azevedo,

Efectivamente referia-me à obra que menciona, mas não a sabia tão extensa...
Se porventura achar na obra que possui, algum dado novo que não conste das mensagens aqui colocadas, agradecia-lhe que o publicasse por aqui.
De qualquer forma o meu muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
João Magalhães

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Sep 2024, 15:48

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen