Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320017 | carlos luiz | 02 Jan 2013 14:56

France 01 Janeiro de 2013

Caros amigos em primeiro quero-vos desejar um feliz ano novo 2013, muito feliz com saude e genealogias!

Tenho um parente, que foi Bacharel em 1705, tenho várias páginas de pessôas, que respondiam dizendo que era de bôas familias , que nada tinham a dizer dele etc etc, procuro saber quem eram estas pessôas que que escrevião estes requerimentos!!

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320018 | HRC1947 | 02 Jan 2013 15:09 | In reply to: #320017

Caro Luiz;

.... Seria-lhe fácil transcrever parte dessas passagens para nos situarmos na acção? .....
Fico na expectativa das suas notícias.
Ana Simões
-

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320031 | JCC | 02 Jan 2013 16:58 | In reply to: #320017

Boa tarde

Presumo que se trata de um processo da leitura de bacharéis, certo?

O que se pretendia era averiguar se o candidato dispunha da ideoneidade necessária ao desempenho das funções a que se candidatava ou, em certos casos, se tinha o extracto social a a elas necessário.

As pessoas que eram inquiridas eram, nalguns casos, indicadas pelo próprio candidato e noutras eram pessoas que residiam no luga de onde ela ou a família eram provenientes.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320033 | carlos luiz | 02 Jan 2013 17:26 | In reply to: #320018

França 2 de Janeiro de 2013

Obrogado pela atençao, já tentei meter aqui uma desta folhas do processo do bacharel, mas não consigo, ou não sei fazer!

Vou escrever o que está escrito numa das folhas!


O Doutor João Couceiro de Abreu e Castro, juiz do crime nesta cidade de Lisboa, na repartição da Mouraria.

Manda aos escrivães que costuma responder as folhas, nesta digam as culpas que tiveram do bacharel Manuem de Mello de idade de vinte ecinco anos, natural da vila da Certã e morador nesta cidade haverá seis para sete meses ao presente, requerimento junto há Igreja da Conceição de Lisboa, É filho de Simão Godinho Manso, tudo segundo sua informação aé qual corre nesta folha para requerimento que dizem com sua Magestade para cujo efeito lhe mandei passar o presente, o que cumpriram e etc dado nesta cidade de lisboa, aos trinta dias do mes de julho de 1707 anos.



Com os meus cumprimentos e agradecimentos
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320035 | carlos luiz | 02 Jan 2013 17:31 | In reply to: #320031

rias pessoas! 02-01-2013, 17:26
Autor: carlos luiz [responder para o fórum]
França 2 de Janeiro de 2013

Obrogado pela atençao, já tentei meter aqui uma desta folhas do processo do bacharel, mas não consigo, ou não sei fazer!

Vou escrever o que está escrito numa das folhas!


O Doutor João Couceiro de Abreu e Castro, juiz do crime nesta cidade de Lisboa, na repartição da Mouraria.

Manda aos escrivães que costuma responder as folhas, nesta digam as culpas que tiveram do bacharel Manuem de Mello de idade de vinte ecinco anos, natural da vila da Certã e morador nesta cidade haverá seis para sete meses ao presente, requerimento junto há Igreja da Conceição de Lisboa, É filho de Simão Godinho Manso, tudo segundo sua informação aé qual corre nesta folha para requerimento que dizem com sua Magestade para cujo efeito lhe mandei passar o presente, o que cumpriram e etc dado nesta cidade de lisboa, aos trinta dias do mes de julho de 1707 anos.



Com os meus cumprimentos e agradecimentos
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320037 | carlos luiz | 02 Jan 2013 17:39 | In reply to: #320031

ara obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas! 02-01-2013, 17:26
Autor: carlos luiz [responder para o fórum]
França 2 de Janeiro de 2013

Obrogado pela atençao, já tentei meter aqui uma desta folhas do processo do bacharel, mas não consigo, ou não sei fazer!

Vou escrever o que está escrito numa das folhas!


O Doutor João Couceiro de Abreu e Castro, juiz do crime nesta cidade de Lisboa, na repartição da Mouraria.

Manda aos escrivães que costuma responder as folhas, nesta digam as culpas que tiveram do bacharel Manuem de Mello de idade de vinte ecinco anos, natural da vila da Certã e morador nesta cidade haverá seis para sete meses ao presente, requerimento junto há Igreja da Conceição de Lisboa, É filho de Simão Godinho Manso, tudo segundo sua informação aé qual corre nesta folha para requerimento que dizem com sua Magestade para cujo efeito lhe mandei passar o presente, o que cumpriram e etc dado nesta cidade de lisboa, aos trinta dias do mes de julho de 1707 anos.



Com os meus cumprimentos e agradecimentos
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320038 | HRC1947 | 02 Jan 2013 18:00 | In reply to: #320037

Carlos Luiz;

... Está óptimo, já ficamos com uma ideia.
Você não precisa de estar a digitalizar as folhas,
isso é uma grande maçada.
Se entender que tem mais alguma coisa de interesse
para escrever sobre o assunto, esteja à sua vontade.
Obrigado.
HRC
-

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320149 | carlos luiz | 04 Jan 2013 11:27 | In reply to: #320038

Caros amigos


Espero que esta página que vos enviei, possa esclarecer o meu pedido, fico esperando as vossas opiniôes, com os meus agradecimentos
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Majestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320153 | HRC1947 | 04 Jan 2013 13:20 | In reply to: #320149

Caro Confrade;

... Antigamente, .... [como ainda há poucas décadas, era necessário apresentar documento
que atestasse a idoneidade ... entre outros atributos...dos candidatos a determinado lugar.]
Ainda assim, queria solicitar ao Luiz, o favor de transcrever uma das cartas; [ aquela que
vc. entender ter mais expressão....].
Assim sua Majestade o Rei, perante o " aval "de terceiros, dava o respectivo despacho, que seria
em principio " Favorável "....
Os m/ agradecimentos
HRC
.

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320187 | tmacedo | 04 Jan 2013 23:02 | In reply to: #320037

Caro confrade,

O requerimento pedindo que se demonstrasse "ausência de culpas" tinha um efeito semelhante a um atestado criminal da actualidade, sendo necessário para um qualquer provimento.

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320188 | HRC1947 | 04 Jan 2013 23:06 | In reply to: #320187

Caro Confrade;

...Estamos em sintonia, tinha essa ideia em stand-by.

Cumprimentos
HRC
-

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320205 | carlos luiz | 05 Jan 2013 09:59 | In reply to: #320187

Caro confrade

Antonio Taveira

Obrigado pela resposta, quer então dizer, que qualquer pessôa podia escrever estas folhas dzendo que nada constava sobre este doutor, e que era filho de boas familias etc. Tenho várias folhas apenas escrita assim( Nada de Manuel de Mello, depois assinava o seu nome)mas tambem tenho outras que relatão mais ou menos a vida deste senhor, dizendo que é filho de boas familias, que é cristão velho, sem raça alguma de mouro mulato, judeo, nem de outra infecta nação, que seus pais a avós viveram sempre com nobreza e de boa vida,
Julgo que estes informadores seriam diferentes, para afirmar tal inquérito!

Cumprimentos
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320207 | HRC1947 | 05 Jan 2013 13:11 | In reply to: #320205

--

... Era essa parte que faltava dizer.
-
HRC

Reply

Direct link:

Para obter despacho de sua Magestade, era necessário um requerimento, passado por várias pessoas!

#320210 | tmacedo | 05 Jan 2013 13:51 | In reply to: #320205

Caro confrade Carlos Luiz,

Quem referia que nada consta contra o habilitando não era "qualquer pessoa". Eram os responsáveis, oficiais de justiça ou juizes, que o referiam na respectiva circunscrição judicial. Da mesma forma que um atestado criminal da actualidade não é passado por "qualquer pessoa".

Podia haver, para além do certificação já referida, uma inquirição por testemunhas nomeadas que certificasse o bom comportamento [bons costumes - "vita e moribus"] e boa origem familiar ["genere"].

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 13:29

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen