familiares em Ourense/Galicia
This topic is classified in the following rooms Famílias
familiares em Ourense/Galicia
Estou a procura de informações sobre meu avô TIBERIO VELASQUEZ, nascido 1868/1869, em Ourense. Já tentei de diversas formas, sem sucesso, sempre me dizem que tenho que localizarar o Município onde ele nasceu. Quero muito descobrir e ir até lá para saber detalhe e encontar familiares do meu antepassado. Ele casou com a também espanhola de Almeria, Francisca Rodrigues Sanches, em 23/11/1898, no Rio de Janeiro.Se alguém puder me ajudar fico muito agradecido.
Tibério Velasquez Neto
Direct link:
RE: familiares em Ourense/Galicia
Caros Amigos Confrades
Um ano se passou e já tentei, enviando carta para o Arquivo Histórico do Bispado de Ourense, Arquivo da Catedral de Ourense e Registro Civil de Ourense, mas até agora só a resposta do Registro Civil de Ourense chegou e diz:
- No aparece een este Registro Civil, ninguna inscripcion con los dados facilitados. A nombre de Tibério Velasquez, pudiendo haber nacido en cualquier otro municipio de Ourense. Existe un total de 92 posibles municipios.
Alguém teria uma outra sugestão para minha procura por informações de documentos ou parentes de meu avô:
TIBÉRIO VELASQUEZ (a assinatura dele em documentos parece ser VELAZQUEZ, com dois Z) mas toda a familia foi registrada Velasquez.
Filho de Tomaz Velasquez e Barbara Molina
Nasceu em 1868/1869
Cordialmente, obrigado
Tibério Velasquez Neto
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
-
Caro Tibério;
--
Avó:- Francisca Rodrigues Sanches
nasceu em; 1880
Filha de; José Rodrigues
e de Ana Maria Sanches
Nasceu em; Água Amarga
Almeria- Espanha
http://goo.gl/maps/7w6f1
----------------
Meu avô: Tibério Velasquez
filho de Thomas Velasquez e Barbara Molina
Ano de nascimento 1868 (não sei o dia e mes)
casou no Brasil em 23/11/1898 com a também espanhola Francisca Rodrigues Sanches
-----------------
Municipios da Provincia de Ourense; [Espanha ]
http://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Municipios_de_la_provincia_de_Orense
----
Caro Valesquez; Pergunto;-- No R.J. vc. já conseguiu cópia do Registo Casamento?
.... Pode acontecer vir indicado alguma morada da Zona de Ourense- Espanha!...
-------------------
Fico a aguardar pelas suas " dicas "....
Vou tentar ajudá-lo.
Até já....
Rfmc
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Tibério Velasquez;
Envio estes endereços para você.
http://blancas.paginasamarillas.es/jsp/home.jsp
http://www.paginasamarillas.es/
http://www.ahds.es/indiceparro.htm
Cumprimentos
SaintClair
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Si su abuelo nació en 1868 o1869 no puede figurar inscrito en ninguno de los 92 registros civiles (uno por municipio) de la provincia de Ourense, pues se crearon en 1870. .La búsqueda ha de centrarse en los registros parroquiales y en este sentido le informo que la diócesis de Ourense tiene unas 600 parroquias, a las que habria que añadir casi otras 100 parroquias del oriente orensano que dependen de la diócesis de Astorga: esto quiere decir que si no se consiguen datos adicionales, la búsqueda que usted pretende es inviable.
Y ya que hablamos de parroquias, el enlace http://www.ahds.es/indiceparro.htm que con buena voluntad le envía SaintClair, corresponde al arzobispado de Santiago de Compostela y no al obispado de Ourense.
Finalmente, tiene algunas posibilidades con su abuela, pues nació despues de 1870; ocurre que Agua Amarga es el nombre de dos localidades de la provincia de Almeria pertenecientes una al municipio de Níjar y otra al de Urrácal; puede intentar conseguir la partida de nacimiento de su abuela escribiendo a los respectivos registros civiles. Las direcciones son
Juzgado de Paz-Registro Civil Juzgado de Paz-Registro Civil
Plaza Glorieta, 1 Plaza Constitución, 1
04100 Níjar (España) 04879Urrácal (España)
Saludos y suerte.
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Cara Millafre
Preciso de sua ajuda nos arquivos de Galiza, nas suas buscas em diversos documentos, alguma vez encontrou dados sobre uma dita casa de Feardos ou senhores de Feardos, porque no livro Pazos e Torres de Pontevedra, ao falar da parroquia de Tortoreos-Arbo, falam de um Gregorio de Castro, que era bisneto de um Alonso de Castro " o bravo " senhor da Casa de Feardos.
Eu do lado de Portugal, não encontro nada com o nome de Feardos, mas em Ourense no trianglo Ourense-Celanova e Cortegada, temos o Val de Feardos, não sei se no seculo XVI houve uma casa como esse nome?.
Os livros da parroquia de Tortoreos, ha alguns ainda do seculo XVII?.
Cumprimentos
Victor
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Val de Feardos es un lugar de la parroquia de Santa María do Pao, concello de Gomesende, en la provincia de Ourense; Gomesende está efectivamente como Vd. dice, en ese triángulo de vértices Ourense-Celanova-Cortegada: Cortegada está en la orilla del Miño que aún no es frontera, y Gomesende es su contiguo hacia el interior.
Por lo que yo conozco, el más antiguo Feardos que se menciona, es como naturaleza de un Gonzalo Rodríguez de Araújo Pimentel, que casa con una Ozores de la casa de Teáns; de las hijas conocidas del matrimonio, Angela de Araújo Pimentel de Sotomayor, que se titula señora de Feardos, casa con un Sarmiento de la casa de Val de Achas, y los sucesores usarán el apellido Sarmiento; la hermana de Angela, María de Araújo Ozores y Sotomayor, casará con Rodrigo Pereira de Castro, señor de Barbeita, y un Pereira de Sotomayor, hijo del matrimonio entronca con los Pita de Calheiros y serán antecesores lejanos de los marqueses de Mos. No me parece que por alguna de las líneas indicadas lleguemos a un Alonso de Castro.
Por otro lado, lo que se dice en el Inventario de Pazos al describir Monterreal, es que Alonso de Castro del Bravo era señor de la casa de Feardos en Portugal, y se mencionan como antecesores de los señores de la casa, unos descendientes de los condes de Regalados y de familias como los Telles de Meneses o Soares de Tangil, que entiendo son las ramas portuguesas de esos apelllidos.
Finalmente le indico que la parroquia de Santiago de Tortoreos (que es de As Neves y no de Arbo) tiene los libros antiguos depositados en el Archivo Histórico Diocesano de Tui, con las siguientes fechas extramas: B 1604-1888. C 1602-1851 D 1603-1938. Saludos cordiales.
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Obrigado por todas essas informações, esse Gonçalo Rodrigues de Araujo"Pimentel" não temos datas? porque o Gregorio Rodrigues de Castro e Araujo, que foi casar ao pazo de Monterreal em Tortoreos com uma Emerenciana de Puga Junqueiras, os netos deste casal nascido em Tortoreos usavam o nome de Ozores de Castro Sotomayor, e um destes netos de nome Afonso herdou a casa de seu avô "Gregorio" porêm outro foi Cura da parroquia de Tortoreos, tinha o nome Francisco Ozores Sotomayor, para mim estudou depois de 1640, por isso para mim teve que fazer os estudo de padre em Espanha, a confrade não pode ver se ele fez os estudo no colegio Fonseca.
Esse Gonçalo Sr. de Feardos pode ser da familia dos da quinta de Santo Antão em Portugal, quinta esta que se encontra frente a Vide-As Neves, porque o pai de Gregorio Rodrigues de Castro Araujo, encontramo-lho com o nome Paio Rodrigues de Araujo e muito poucas vezes com o apelido Castro, mas os livros de Tortoreos 1602 / 1603 talvez encontre-mos mais algumas informações sobre esta familia. Obrigado.
Cumprimentos
Victor
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
No hay una cronología precisa para ese Gonzalo Rodríguez de Araújo Pimentel, o si la hay yo no la conozco. Sabemos algo mas de su mujer, Dª Isabel Ozores de Sotomayor, que en 1558 es cofundadora con algunos de sus hermanos del monasterio de benedictinas de la villa de A Guarda, un proyecto impulsado por su hermano Alvaro Ozores de Sotomayor, nombrado abad de Leirado en 1530 y fallecido en 1594; y siguiendo Geneallnet http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=227312 , sabemos de un nieto de Dª Isabel nacido en 1570, y por tanto podemos aventurar que la abuela nacería plus minusve en 1510-20 y casaría en 1535-45.
En el Inventario de Pazos y Torres se dice que Alonso de Castro, el Bravo, fue el sucesor en el mayorazgo de Santo Antón, en la feligresía de S. Miguel de Valladares, a orillas del Miño, y que supongo se refiere a la quinta de Santo Antão; pero la única parroquia de Valadares a orillas del Miño, es de Monção y lleva como patrona a Santa Eulalia; .y en ese municipio la única parroquia bajo la advocación de S. Miguel es Messegães. Se trata a lo que parece de un error del Inventario?
Por último, lamento informarle que no figura entre los colegiales de Fonseca el Francisco Ozores Sotomayor que interesa. Saludos.
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Obrigado
Hoje a quinta de Santo Antão, encontra-se na freguesia de Messegães, concelho de Monção, mas até a data de 1855, Messegães, estava dentro do condado de Valadares, hoje Valadares é apenas a freguesia de Santa Eulalia.
Tenho que fazer algumas buscas em Tui sobre a Parroquia de Tortoreos.
Cumprimentos
Victor
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Cara Millafre
Desculpe-me por estar a dar-lhe tanto trabalho, mas na gerações que nasceram por cerca dos anos 1550, pai e tios do Gregorio, encontramos por vezes o apelido de Sa ou Saa, pode vir dos pais de Isabel Ozores Sotomayor, porque do lado dos Rodrigues de Araujo, não vejo de onde pode vir, mas o nome que me enviou Gonçalo Rodrigues de Araujo de Castro ou Pimentel, tem a ver com Santo Antão, seu avô com carta de 29/01/1486 confirma que era senhor de Feardos e outras terras e que vivia na Quinta de Santo Antão, condado de Valadares.
Veja se me pode dar um explicação a origem de esse apelido Sa ou Saa, se encontrar nesta familia..
Com os melhores cumprimentos
Victor Gomes
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
No aparece ningún Sa o Saa en la indiscutida genealogia de Dª Isabel, hija de Vasco Ozores y Dª Ana Páez de Sotomayor, n.p. de Juan Rodríguez de Novas (Novais) y Dª Isabel Rodriguez de Sosa (Sousa); n.m. de Diego Reinoso y Dª Mayor de Zúñiga y Sotomayor (hija esta de Pedro Madruga y Dª Teresa de Tavora).
En Geneanet he encontrado una ascendencia de Gonzalo Rodríguez de Araújo Pimentel que tal vez le sea de utilidad, si es que no la conoce; pruebe este enlace a ver si funciona, pues no se si la información está reservada a suscriptores o es libre.
http://gw.geneanet.org/mercedeslim?lang=es;pz=mercedes+rosa+maria;nz=sarda+rospigliosi;ocz=0;p=gonzalo;n=rodriguez+de+araujo+pimentel
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Prezada Milafre,
Juntamente com o Victor Gomes, estamos eu, a Natércia e o Bivar, à procura das seguintes ASCENDÊNCIAS:
A) Do Bartolomeu de Castro Osores, que aparece na sequência abaixo:
Genebra Veloso – F-28.2.1630, S Miguel de Messegães - Esp: Paio Rodrigues de Araújo - C-Santo Antão, S Miguel de Messegães, Valadares - NFP, vol III, Caldas, $19, N4-5 - Dentre os filhos consta:
1) Gregório de Castro e Araújo - Sr. da Casa de Feardos, na Galiza, e de S Antão, em Valadares, Monção.
1ª Esposa: Emerenciana Soares de Puga e Brito – C-Galiza - Tiveram
a) Emerenciana Soares de Puga Junqueira Fajardo c. c. Bartolomeu de Castro Ozores, que seria neto de Afonso de Castro, o Bravo.
Portanto, necessitamos da ascendência do Bartolomeu até chegar no Afonso, como também saber a ascendência desse Afonso de Castro, o BRAVO.
B) De Isabel de CASTRO Pimentel c. c. Froilos de Araújo, Sr. de Feardos, na Galiza. Alcaide mor de Milmenda. Teve os Direitos reais de Monção, confirmados pelo Rei D. Manuel I, em 11.6.1511. Em uma obra publicada, é citado que essa Isabel seria filha dos Conde de Benavente, já em outra obra, dá ela como Ana Pimentel, filha do Marquês de Viana do Bolho. Há também a possibilidade do Froilos ter casado com as duas mulheres. Mas nosso interesse é na ascendência da citada Isabel.
C) De Afonso de Castro (c. c. Brites Álvares de Castro), sendo ela filha de Gil Álvares de Castro (ou Gil Fernandes de Castro) – N-1430 – Sr. da Torre de Montelaens e de D. Leonor Rodrigues Fajardo de Mogueimas.
Se por acaso V. S. tiveres meios de nos auxiliar, ficaríamos muitíssimos agradecidos.
Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Amigo Samuel
Não consigo abrir o site que a confrade Millafre me enviou; mas ao pesquisar os Condes de Benavente, que eram também senhores de Viana do Bolo, e mais tarde um filho foi Marquês de Viana do Bolo, encontrei uma Isabel de Castro Pimentel, nos anos 1500 que era filho de Alonso de Castro Osorio e Leonor Pimentel, ele filho do conde de Lemos e ela do Conde de Benavente, mas o marido de Isabel não é o Froilos, ou ela casou duas vezes, mas este Alonso de Castro, corresponde a ser o bisavô de Gregorio, Gregorio- Gonçalo, Isabel e Alonso de Castro; nas datas de 1450/1500 a unica filha dos condes de Benavente a casar com um Castro, foi Leonor Pimentel e Alonso de Castro, e as datas correspondem.
Temos que encontrar todos os dados sobre o Bertolomeu, para saber se ele é filho ou genro de Gregorio, porque se ele é filho, isto quer dizer que o Ozores Sotomaior, ja se encontrava no ramo de Gregorio;
Vamos la ver se um confrade nos pode ajudar no Arquivo de Tui, sobre a Parroquia de Tortoreos.
Cumprimentos
Victor Gomes
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Cara Confrade Millafre
Agradeço muito a sua ajuda, como não estou escrito neste "site de geneanet" impossivél de abrir, para ver o que Mercedes Sarda, diz sobre Gonçalo Rodrigues de Araujo Pimentel ou Castro.
Mas é impossivél avançar sem ver todos os livros de Tortoreos.
Os melhores cumprimentos
Victor Gomes" França"
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Caro amigo Confrade Rfmc
Obrigado pela sua atenção e desculpe, outros confrades utilizaram o meu foram com perguntas, sem problemas nenhum, e agora vi a sua mensagem, me desculpe.
No registro de casamento, eu tenho este registro, como já lhe falei anteriormente só consta que eles, meus avós Tiberio e Francisca, eram Espanhóis, somente em um registro de nascimento de uma tia é que consta que ele era de Ourense e ela de Almeria.
Quando eu nasci meu avô já era falecido, mas minha avó não e ela falava sempre que tinha saudades da Andaluzia e alguns parentes afirmam que ele nasceu em Água Amarga, que fica na região da Almeria. Ela faleceu em 1958 eu então com 13 anos, nunca tive a curiosidade de perguntar sua Cidade Natal. Como me arrependo!!!!!
Dei uma ajuda(diante da sua, a minha foi pequena) a Maria Teresa, fui na 3a. Circunscrição, consegui a Certidão e já mandei para Portugal.
Muito obrigado e aguardo qualquer outra informação.
Tibério
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Carlo Maillafre
Muito obrigado por suas informações e ajuda, vou escrever para os Registros Civil de Nijar e Urrácal.
Saudações.
Tibério Velasquez
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
-
Caro Tibério;
... Aproveite o facto do Confrade Millafre " andar por aqui ", para ver se consegue desbloquear o seu caso.
Constato que já ficou com algumas dicas.....
Agora terá que recomeçar tudo de novo, faço votos para que obtenha sucesso.
---------
Deixe que lhe diga, que a sua ajuda à M. Teresa, foi de mestre.
Pelo que julgo saber; desde a informação sobre a correcta Circunscrição, até à obtenção do respectivo
Registo nascimento, reconhecimentos, postagem etc, foi um Serviço de Qualidade.
Parabéns pelo seu desempenho.
---
RASTREAMENTO DA ENCOMENDA:
[..encaminhada para Portugal...]
16/01/2014 10:03 Encaminhado
para: PORTUGAL / SAO PAULO / SP
---
Sobre a Rua da Misericordia- R. J., conforme poderá analisar no tópico da M. Teresa, estava situada bem
junto ao [actual Largo Misericordia, Ladeira Misericordia ] etc, conforme links que junto.
--
http://www.rioquepassou.com.br/2008/11/24/rua-da-misericordia/
-
http://www.rioquepassou.com.br/2010/09/23/largo-e-ladeira-da-misericordia-primeira-metade-dos-anos-60/
-
http://www.rioquepassou.com.br/2010/09/24/rua-da-misericordia-eliminacao-do-tracado/
-
http://www.rioquepassou.com.br/2008/12/04/559/
-
http://goo.gl/maps/c6YPK
-------
Mais uma vez obrigado pela disponibilidade, logo que eu tenha alguma informação, contactarei.
Melhores cumprimentos
Rfmc
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Amigo Victor,
No site indicado pela Milafre, consta os mesmos dados que já citaste em seu e-mail, como também do anexo que lhe enviei, e que devem estar aqui no Geneall, cujo acesso não estou tendo ultimamente.
Peço o favor de indicar-me o nome da obra, autor, volume e página, em que localizaste esta Isabel de Castro Pimentel, para que eu possa fazer a devida referência bibliográfica. Como também, fazer-me a gentileza de descrever-me o nome do esposo que ali consta e a descendência com ele, já que nada se refere a Froilos de Araújo, possível 2º casamento, conforme consta no NFP e na PL. Se facilitar-lhe, poderás escanear a página e enviar para meu e-mail.
Muitíssimo obrigado. Forte abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Caro Amigo Samuel,
Quando li a tua mensagem dirigida ao Primo Victor, estava eu precisamente ler coisas sobre "um" Froilos de ARAUJO. Ha varios, mas talvez o que procuras serà o de 1480, mais ou menos. Encontrei, a partir do Google, e do nome, em MYHERITAGE FAMILY.
TREES. Froilos de ARAUJO
Pais : Gonçalo RODRIGUES de ARAUJO e Antonia RODRIGUES de ARAUJO, (em solteira de SOUSA)
Esposa : Isabel de ARAUJO, (em solteira de CASTRO PIMENTEL)
Filho : Diogo de ARAUJO, senhor de MILMENDA. Encontramos sempre os senhores de Milmenda, a serem também senhores de FEARDOS...
Referem-se a um website : SUMULA GENEALOGICA de CALHEIROS e seus avoengos.
Quem dera que encontrasses qualquer coisa a tirar daqui. Um grande abraço da Natércia
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Estimada Natércia,
A dica do Victor Gomes, possibilitou desvendar a ascendência da Isabel de Castro Pimentel, como também desvendou duas dúvidas de parentesco que eu tinha na base. Eis o que apurei:
D. Afonso de Castro Osório (ou Alonso de Castro Osório) - Esposa: Leonor Pimentel - N-1440 – F-19.8.1467, com 27 anos - Fhs:
A) Isabel de Castro Pimentel – Esposo: Froilos de Araújo – N-1480 - NFP, vol II, Araújos, $14, N21 e $272, N21 - Fhs:
1) Gonçalo Rodrigues de Araújo Pimentel – Sr. de Milmenda e de Feardos - Esp: Isabel Osores Sotomaior - NFP, vol II, Araújos, $317, N22 – Dentre os Filhos:
a) Maria de Araújo Sotomayor (Maria Sotomayor) - C-Galiza, ou em Monção - Esposo: Rodrigo Pereira de Castro (Rodrigo Afonso Pereira de Castro, Rui Pereira de Castro) “o Velho” - Herdou o Morgado da Barbeita – NFP, vol II, pg 169, Araújo, $317, N22-23 e $340, N23 ; vol VI, pg 229, Lagos e, vol XI, Tomo II, C-43-v, pg 101 - NFM, pg 21-v-62 - PL, Tomo V, vol II, pg 42 - Primos - vide pg yxhyxh
2) Francisco de Araújo – c. c. s.
3) Manuel de Araújo – c. c. s.
4) Diogo de Araújo - Sr. de Milmenda – C-Minho, Portugal - Esp: Inês Martins dos Guimarães - Levou em dote o Couto de Sabariz – c. s. - NFP, vol II, Araújo, $17, N22 - Primos – vide pg divdiv
5) Catarina de Araújo – c. c. s.
6) Luísa de Araújo – Esposo: Luís de Eça
7) Maria de Araújo (Maria Rodrigues de Araújo) – c. c. s.
Só me resta fazer a referência bibliográfica da descoberta do Victor, que à ele já solicitei.
Continuam as outras duas dúvidas que questionei à Milafre, vamos aguardar se ela tem alguma resposta positiva.
Ótimo fds. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Lo que figura en Geneanet en forma de esquema es esto mismo que escribo de verbo ad verbum en forma de árbol de costados. No se si procede de Manso de Lima o no, pues no tengo ese libro, y como se ve, no hay ascendencia de Isabel de Castro Pimentel. Lo siento.
1) Gonzalo Rodríguez de Araújo Pimentel 1510-
2) Froilos de Araújo (“Familias de Portugal” Jacinto Leatão Manso de Lima. Ediciones Casa de Prova). 1480-
3) Isabel de Castro Pimentel
4) Gonzalo Rodríguez de Araújo, señor de Milmenda (sic) 1420-
5) Antonia de Sousa
8) Payo Rodríguez de Araújo 1400-
9) Leonor Pereira de Barbudo 1410-
10) Juan de Magallanes, 1º señor de Ponte da Barca 1400-
11) Isabel de Sousa 1390-
16) Pedro Anes de Araújo 1380-
17) Mor Gomes Velho
32) Gonzalo Rodríguez de Araújo 1355-
33) María de Magallanes
64) Pedro Anes de Araújo 1340-
65) Inés Juana Veloso
66) Alfonso Rodríguez de Magallanes, alcalde mayor del castillo de Nóbrerga 1340-
67) Teresa Freira de Andrade
Y mil disculpas a Tiberio por la invasión del foro.
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Esses Rodriguez de Araujo, que seja Froilos ou seu pai Gonçalo temos alguns documentos em Portugal sobre eles, mas a esposa de Froilos, ainda não encontrei grande coisa , mas segundo o confrade Samuel, vinha dos Pimentel "condes de Benavente, e ao ver as datas, Froilos, casou entre 1475 e 1490 e o Alonso de Castro Osorio ou Alonso Perez Osorio, filho de Pedro Alvarez Osorio e Beatriz de Castro, que foi casado com Leonor Pimentel, filha de Alonso Pimentel e Maria de Quinõnes, depois de falecer Alonso de Castro em 1467, a Leonor casou com Garcia Fernandez de Lara, por isso se houve uma Isabel filha de Alonso e Leonor teve que nascer antes de 1467, temos que ver que Alonso de Castro tinha uma irmã Isabel de Castro que casou com Pedro Pardo de Cela.
tinha encontrado um site de um genealogista, que falava de essa Isabel de Castro Pimentel, mas como lhe davam outro esposo, não ligei, e agora impossivél de encontrar de novo.
Bom fim de semana para todos "repouso"
Cumprimentos
Victor Gomes
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Prezado Victor Gomes
Sem me querer intrometer nesta interessante investigação que neste tópico( e em outros) procura obter almejados esclarecimentos, atrevo-me a transcrever uma referência que se encontra em " Galicia Dixital"- " Linajes en Castro de Rei"-Linajes y famílias hidalgas en Castro de Rei",, creio ser da autoria de López Pombo, Luis, que certamente conhece e onde, além do mais, consta:
"Dª Beatriz de Castro, estuvo casada con D. Pedro Alvarez de Osorio, que fue I Conde de Lemos, una vez que D. Pedro quedó viudo de Dª Beatriz, contrajo nuevamente matrimonio con doña María de Baza. Hijos de Dª Beatriz y D. Pedro fueron:
I. D. Galaor Osorio, que testó el día 13 de mayo de 1480, en el que hace referencias a Castro de Rei. Estuvo casado con Dª Constanza de Castro, hija del Mariscal D. Pedro Pardo de Cela.
II. Dª María Osorio, que nació en 1446 y falleció en 1457.
III. Dª Isabel de Castro, que contrajo matrimonio con el Mariscal Pardo de Cela.
IV. Dª Juana Osorio, que matrimonió con D. Juan de Pimentel.
V. D. Alonso Osorio, que sigue:
VI. D. Fernando Ruiz de Castro, también conocido como D. Bermudo de Castro, estuvo casado con Dª Inés de Riobóo.
D. Alonso Osorio, nació en 1442 y falleció en 1467, estuvo casado con Dª Leonor de Pimentel, sucediéndoles D. Rodrigo Osorio (ilegítimo en Mayor de Valcárcel). Hija del anterior fue Dª Beatriz de Castro, que matrimonió con D. Dionis de Portugal, que llego a ser Rey del vecino País" com o devido desconto do " D. Dionis de Portugal, que llego a ser Rey del vecino País".
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Caro D. Dias
Obrigado por ter enviado estas informações, mas Dionis ou Dinis, foi muito antes dessa data, porque a Isabel de Castro Pimentel que aparece casada com Froilos Rodrigues de Araujo, por vez apenas Araujo, teve que nascer nos anos 1460++ porque Froilos teve carta de confirmação, dada por o Rei D. Manuel I em 1513 e essa confirmação deve ser de algumas terras que era senhor seu pai Gonçalo Rodrigues de Araujo, que teve carta no reino de D. João II ou seja 28 anos antes por isso a Isabel que casou com Froilos pode ser filha de Leonor Pimentel e Alonso de Castro, porque não encontro outro casamento, nessas datas entre Pimentel e Castro. talvez ao ler bem a confirmação de 1513 em favor de Froilos, encontre-mos mais informações sobre esta Isabel, mas é assim que podemos avançar um pouco mais.
Com os melhores cumprimentos
Victor Gomes
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Carissimo Amigo Samuel,
Como podes imaginar, é com imensa alegria que constato os progressos, que graças a ti e aos demais Parentes, fazemos. Eu do meu lado, modestamente, tento ajudar. Por exemplo, ontem vi o seguinte :
A referência mais recuada que encontro, referente ao senhorio de MILMENDA (quai sempre associado a FEARDOS), indica que esse senhorio pertencia aos Condes (depois Duques) de BENAVENTE, os PIMENTEIS.
No topico " SARMIENTOS de SOTOMAYOR, Morgados do Pazo da Borza, o autor SAPECA ( Fernando de SA MOREIRA) escreve :
-D.Diego SARMIENTO de SOTOMAYOR, senhor de Achas, Parada, etc, etc, c.c. D. Angela PIMENTEL OZORES de SOTOMAYOR, que levou em dote, os senhorios de FEARDOS, GOMEZENDE e MILMENDA, fillha de D. Gonçalo RODRIGUES de ARAUJO e de sua mulher D. Isabel OZORES de SOTOMAYOR fundadora com seus irmaos do convento bened. de La Guardia., bisneta materna dos 1os Condes de CAMINHA !!!
- Em 1695 vejo o falecimento em Santiago de Parada de Antonio SARMIENTO de SOTOMAYOR, senhor de FEARDOS.
Mando-te essas dicas, esperando ajudar a esclarecer e nao a "baralhar" tudo. Um grande abraço da Natércia
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Estimada Natércia,
Muito obrigado por mais estas informações.
Sobre os dados que citaste, consta a descendência no ítem VII.1.1, aqui em http://candaira.es/sarmientogenealogia.html . Mas ali não encontro ligação com os Castros.
Ratifico meus agradecimentos. Forte abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Caro Samuel,
Embora nao haja CASTROS na mensagem que segue, penso que ela conforta o facto de o senhorio de MILMENDA ou MILMANDA, na Galiza, aparecer sempre pertencente aos PIMENTEIS.
Eis o que encontrei : Rodrigo Alonso PIMENTEL, IV Conde e 1° Duque de Benavente , nascido em 1441, + em 1499
Pai- Alonso PIMENTEL y HENRIQUES; Mae - Maria de QUINONES y PORTOCARRERO
Herdeiro : Alonso PIMENTEL y HENRIQUES, senhor de Orense, Villalon, etc, etc e de MILMENDA. Nao aparece FEARDOS. Talvez esse senhorio chegasse por outro dote, mais tardio.
Penso que como eu e todos os descendentes de D. Vasco MARINHO de CASTRO, estàs encantado com as dadivas generosas do nosso confrade Eduardo ALBUQUERQUE. E um autêntico cofre cheio de tesouros que ele poe à nossa disposiçao ! Um abraço afectuoso da Natércia
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Estimada Natércia,
A linhagem que citas, encontro-a na Wikipedia:
Alonso Pimentel y Enriquez - Casó con María de Quiñones y Portugal, hija de Diego Fernández Vigil de Quiñones, I señor de Luna, siendo padres de:
Rodrigo Alonso Pimentel, que sucedió a su padre y fue IV conde y I duque de Benavente, y III conde de Mayorga.
Leonor Pimentel, casada en primeras nupcias con Alonso de Castro Osorio, primogénito de Pedro Álvarez Osorio, I conde de Lemos, y en segundas con García Fernández Manrique de Lara, I marqués de Aguilar de Campoo.
Juan Pimentel y Quiñones, señor de Allariz, Milmanda, El Bollo, Sandiáñez y castillo de Santa Cruz, casado con Juana de Castro, señora de Valedoras y Manzaneda, progenitores de los condes de Rivadavia.
Pedro Pimentel y Quiñones, señor de Gordoncillo, Tuerto, Alejo, Noria, de la mitad de la Puebla de Sanabria y caballero de la Orden de Santiago, casado con Francisca de Almansa, progenitores de los marqueses de Távara.
Luis Pimentel y Quiñones, obispo de Tuy (1442-1467).
Mas não se localiza descendência que chegue ao que procuramos.
Realmente está de parabéns o amigo Eduardo Albuquerque, pelos excelentes dados que vem disponibilizando aqui no Geneall.
Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Caro Samuel,
Estou a precisar de fazer revisao, como se passasse um exame. O Senhor Professor, corrige-me, se faz favor ?
Mantenho a ideia de que os senhorios de MILMENDA ( MILMANDA), e talvez FEARDOS ( FIARDOS), situados na Galiza, pertenciam aos PIMENTEIS, Condes e Duques de BENAVENTE. E foi por casamento que vieram, por dote, juntar-se no morgadio que incluia a Quinta de Santo Antao, em Messegaes, Portugal.
Temos o casamento de Afonso (Alonso) de CASTRO OSORIO ( OZORES) com Leonor PIMENTEL (*1440-+1467);
Uma filha deles, Isabel de CASTRO PIMENTEL, casa com Froilos de ARAUJO;
Um filho destes ultimos, Gonçalo RODRIGUES de ARAUJO PIMENTEL, senhor de MILMENDA e de FEARDOS, casa com Isabel OZORES de SOTOMAYOR;
Este casal tem varios filhos e filhas e entre eles, um Rodrigo Afonso PEREIRA de CASTRO "o Velho" e um Diego de ARAUJO, senhor de MILMENDA.
Aparentemente hà 3 geraçoes entre a Leonor PIMENTEL, de Benavente, nascida em 1440 e este Diego de ARAUJO.
E quantas geraçoes e quem, entre este Diego e o Gregorio de CASTRO y ARAUJO, bisneto de Alonso de CASTRO "el Bravo", senhor da casa de FEARDOS? Gregorio é o titular do morgadio de Santo Antao em Messegaes por volta de 1600 e tal. Casado com a primeira Emerenciana SUAREZ de PUGA y BRITO. O primo Victor dà uma prioridade a um Bartolomeu, como possivel "chave". No Inventario de Pazos y Torres, no que refere a estes ramos, quanto ao Pazo de Monterreal, em Tortoreos, hà manifestamente um erro de impressao, quando situam FEARDOS, em Portugal. Deve ser o que se encontra perto de Orense e que era propriedade dos PIMENTEIS.
Desculpa o tempo que perdes com as minhas perguntas ...idiotas, talvez ! Um abraço amigo da Natércia
Direct link:
RE: Familiares em Ourense / Galicia- Espanha
Estimada Natércia,
Nada de professor, sou apenas um apaixonado pela linhagem dos Castros a que venho pesquisando.
Dos Senhorios que citas, tenho notado que realmente têm ligação aos Pimenteis e, Rodrigues de Araújo, ambos apelidos ligados de vez em quando com os Castros, conforme já expus de outras vezes.
Quanto ao Rodrigo Afonso Pereira de Castro, ele não é filho, mas sim GENRO do casal Gonçalo e Isabel, pois foi casada com a filha destes (Maria de Araújo Sotomayor).
Como o Victor mencionou em uma resposta a algum colega........, ele não conseguiu descobrir mais o site em que constava a Isabel de Castro Pimentel, e ele mencionou que o marido dela, não era o Froilos de Araújo e, nem anotou o nome dele. Portanto, quanto a essa Isabel de C. P., ainda temos dúvidas.
Referindo-me a seu questionamento de "quantas gerações", não nos é fácil responder, pois não temos uma cronologia de datas.
A pista do Victor, por ser o Bartolomeu padre, realmente deve ter sido feito alguma Inquirição para sua profissão e, portanto, seria sim uma possibilidade de ali constar sua ascendência mais retroativa conhecida até agora.
Enviei um questionamento sobre os Castros dos Picoutos e de Santo Antão, ao Eduardo Albuquerque, no tópico "Manuel Pereira de Lira", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=326040 . Vou escrever / alertá-lo no tópico "Família Marinho Falcão III", para que ele veja a minha mensagem no link acima e, por lá responda. Peço que fiques atenta. Vamos aguardar a resposta dele
Desculpe não ter resposta para seus últimos questionamentos, é que concentro minhas pesquisas sempre nos Castros.
Ótimo fds. Carinhoso abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
familiares em Ourense/Galicia
Caro Rfmc, como vai?
Ainda estou a procura da morada de meu avô em Ourense. Recentemente descobri que muito espanhóis que migraram para o Brasil vieram de Viana do Bolo/Ourense.
Você conhece algum confrade que pesquise no MUNICÍPIO DE VIANA DO BOLO, PROVÍNCIA DE OURENSE?
Meu avô: Tibério Velasquez
Nasceu em 1868/1869
Filho de Tomaz Velasquez e Barbara Molina
Um forte abraço e obrigado.
Tibério Velasquez
Direct link:
familiares em Ourense/Galicia
Em tempo: Muitos espanhóis com apelido Velasquez/Velazquez que migraram para o Brasil vieram de VIANA DO BOLO/OURENSE.
ReplyDirect link:
familiares em Ourense/Galicia
Prezada Milhafre
Em tempos obtive preciosa ajuda que me facultou para encontrar assentos de batismo e de registo civil de familiares nascidos em Lalín.
Das cópias de assentos que obtive, consta que Don Mariano Gerpe, oriundo de San Pedro El Viejo, de la ciudad de Huesca, era filho de Don Cayetano Gerpe, natural de Carballo, en La Coruña e de Dª Josefa Ferro, de San Miguel dos Agnos de Breamo, partido Judicial de Pontedeume.
Em busca, pela Internet, encontrei pdf de Boletin Oficial del Exercito, nº20, de 25/10/1848, onde a página 652, sob o título Retiros, consta o nome do Tenente Cayetano Gerpe á Santiago.
Venho, mais uma vez, se for possível, pedir a fineza e favor de indicar-me a entidade a que poderei dirigir-me, em Espanha, para obter a folha de registro deste militar Teniente Cayetano Gerpe.
Em Portugal, para os membros do Exército português, é possível, ou pelo menos provável, encontrar referências no Arquivo Histórico Militar, em Lisboa.
Em Espanha haverá entidade, e em caso afirmativo, o endereço, a quem me possa dirigir-me para obter semelhantes elementos.
Peço desculpa de ser este o meio que utilizo para obter a pretendida informação, certo da sua bondade e saber.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez
Direct link:
familiares em Ourense/Galicia
Gostaria de como encontrar registro de nascimento do meu bisavô:
Seraphim Peres Lopes
Nasc: 23/04/1899, natural Espanha, Província Orense
Pai: Antônio Peres Lopes
Mãe: Francisca Rodrigues Lopes
Único dados que tenho, do registro de estrangeiro. Veio para o Brasil, no Rio de Janeiro, em 1912 com 12 anos, no navio Astúrias.
A história contada que veio para o Brasil fugindo da guerra.
Aqui no Rio de Janeiro sozinho, cresceu, casou, formou família. Fez questão de registrar as filhas meninas com Peres, o filho menino não registrou no seu nome. Sabem o porque, era costume?
Direct link:
familiares em Ourense/Galicia
Seraphim casou em Março de 1923 em Paracambi, distrito de itaguai, RJ.
Já pesquisou junto à Curia se também casou na igreja? Se isso aconteceu, teve que dizer a cidade ou igreja do seu batismo, ou, apresentar o próprio batismo.
A Curia possui arquivo de Dispensa matrimonial dos documentos apresentados.
Sem saber a cidade do nascimento fica dificil a ajuda, embora aqui tenham excelentes pesquisadores.
Direct link:
familiares em Ourense/Galicia
Ele casou em casa. Só tem o registro de casamento do cartório, consta somente como natural da Espanha. Casou em Paracambi mesmo.
Essa informação que ele é de Ourense é do registro de estrangeiro feito aqui no Rio de Janeiro.
Soube que Ourense tem 92 províncias, que eu teria que perguntar um por um. Acho que esse é o jeito, né.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jan 2025, 12:23