Mesquitas de Lordelo, Felgueiras e de Travanca, Amarante, século XVIII, serão os mesmos?

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Mesquitas de Lordelo, Felgueiras e de Travanca, Amarante, século XVIII, serão os mesmos?

#321447 | jmmoreira | 19 Jan 2013 23:55

Caros confrades,

Deparei-me com uma situação para a qual não consigo encontrar resposta. Por isso peço ajuda.

João José de Mesquita, filho de Bento Luís de Mesquita e de Joaquina Rosa dos Moinhos do Barreiro, Lordelo, Felgueiras, casou em 1-1-1823 nessa freguesia de Lordelo com Francisca Rosa nascida a 3-10-1804 em Lordelo (era filha de Manuel José de Seixas e de Ana Joaquina. Terá nascido, de acordo com informação constante no assento de óbito, cerca de 1801. Faleceu a 13-4-1861 no Moinho Novo, freguesia de Cernadelo. Diz ainda no assento de óbito (informação que não é habitual constar dos assentos de óbito) que era neto tanto paterno como materno de avós incógnitos. Sei que tinha um irmão de nome Manuel de Mesquita que vivia em Sernande com a sua mulher de nome Maria Josefa. Este João José viveu no lugar do Moinho Novo, Cernadelo, com a sua mulher de quem teve pelo menos 7 filhos todos nascidos nessa freguesia.

Até aqui tudo parece simples e normal. Acontece que,apesar de os seus pais aparecerem sempre como sendo da freguesia de Lordelo, não encontrei nenhum assento nem de baptismo, nem de casamento nem de óbito dessa família nessa freguesia.

Por mera coincidência, encontrei na freguesia de Travanca, Amarante os seguintes assentos de baptismo que me fazem dar por incerto o que já tinha como certo: a inexistência de documentos com a ascendência dos pais do João José.

Assim, a 4-2-1804 nasceu um João filho de Bento Luís de Mesquita e de sua mulher Joaquina Maria (filha de André Pinto Leitão e de sua mulher Maria Josefa do lugar de Pousada, Travanca, Amarante) do lugar dos Moinhos, Travanca. Padrinhos do João: João Mesquita e sua irmã Jacinta Maria, solteiros, filhos de António Teixeira de Mesquita do lugar da Carreira, Travanca.
Este João tinha um irmão chamado Francisco nascido em Travanca no dia 7-4-1806, uma irmã chamada Maria (no seu assento de batismo a mãe aparece como Joaquina Rosa), nascida em Travanca no dia 15-8-1808 e um irmão chamado Manuel, nascido em Travanca a 6-8-1811.
Este Bento Luís de Mesquita tinha um irmão de nome João nascido no lugar da Carreira, Travanca a 11-9-1784.
O Bento Luís e o João eram filhos de António Teixeira de Mesquita e de sua mulher Maria de Ramos, ela engeitada na roda do Porto, residentes no lugar da Carreira, Travanca. Eram netos paternos do licenciado Martinho Teixeira Coelho do lugar de Carapeços e de Mariana de Mesquita do lugar da Carreira, Travanca.

Seriam a mesma família? Os Mesquita de Lordelo e de Cernadelo eram moleiros. Os de Travanca moravam no lugar dos Moinhos. Lordelo e Travanca ficam relativamente perto ~4 km em linha recta. De Cernadelo, Travanca ligeiramente mais perto. Os assentos que tenho da primeira família não encontro na segunda, e vice-versa.

Agradeço qualquer informação que me permita decifrar esta enigma.

Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

RE: Mesquitas de Lordelo, Felgueiras e de Travanca, Amarante, século XVIII, serão os mesmos?

#321448 | jmmoreira | 20 Jan 2013 00:09 | In reply to: #321447

Repito a mensagem anterior para a clarificar.
--
Caros confrades,

Deparei-me com uma situação para a qual não consigo encontrar resposta. Por isso peço ajuda.

João José de Mesquita, filho de Bento Luís de Mesquita e de Joaquina Rosa dos Moinhos do Barreiro, Lordelo, Felgueiras, casou em 1-1-1823 nessa freguesia de Lordelo com Francisca Rosa nascida a 3-10-1804 em Lordelo (era filha de Manuel José de Seixas e de Ana Joaquina). O João José terá nascido, de acordo com informação constante no assento de óbito, cerca de 1801. Faleceu a 13-4-1861 no Moinho Novo, freguesia de Cernadelo. Diz ainda no assento de óbito (informação que não é habitual constar dos assentos de óbito) que era neto tanto paterno como materno de avós incógnitos. Sei que tinha um irmão de nome Manuel de Mesquita que vivia em Sernande com a sua mulher de nome Maria Josefa. Este João José viveu no lugar do Moinho Novo, Cernadelo, com a sua mulher de quem teve pelo menos 7 filhos todos nascidos nessa freguesia.

Até aqui tudo parece simples e normal. Acontece que, apesar de os seus pais aparecerem sempre como sendo da freguesia de Lordelo, não encontrei nenhum assento nem de baptismo, nem de casamento nem de óbito dessa família nessa freguesia.

Por mera coincidência, encontrei na freguesia de Travanca, Amarante os seguintes assentos de baptismo que me fazem dar por incerto o que já tinha como certo: a inexistência de documentos com a ascendência dos pais do João José.

Assim, a 4-2-1804 nasceu um João filho de Bento Luís de Mesquita e de sua mulher Joaquina Maria (filha de André Pinto Leitão e de sua mulher Maria Josefa do lugar de Pousada, Travanca, Amarante) do lugar dos Moinhos, Travanca. Padrinhos do João: João Mesquita e sua irmã Jacinta Maria, solteiros, filhos de António Teixeira de Mesquita do lugar da Carreira, Travanca.
Este João tinha um irmão chamado Francisco nascido em Travanca no dia 7-4-1806, uma irmã chamada Maria (no seu assento de batismo a mãe aparece como Joaquina Rosa), nascida em Travanca no dia 15-8-1808 e um irmão chamado Manuel, nascido em Travanca a 6-8-1811.
Este Bento Luís de Mesquita tinha um irmão de nome João nascido no lugar da Carreira, Travanca a 11-9-1784.
O Bento Luís e o João eram filhos de António Teixeira de Mesquita e de sua mulher Maria de Ramos, ela engeitada na roda do Porto, residentes no lugar da Carreira, Travanca. Eram netos paternos do licenciado Martinho Teixeira Coelho do lugar de Carapeços e de Mariana de Mesquita do lugar da Carreira, Travanca.

Seriam a mesma família? Os Mesquita de Lordelo e de Cernadelo eram moleiros. Os de Travanca moravam no lugar dos Moinhos (lugar que, como o nome indica, fica junto a um rio). Lordelo e Travanca ficam relativamente perto ~4 a 5 km em linha recta. De Cernadelo, Travanca fica ligeiramente mais perto. Os assentos que tenho da primeira família não encontro na segunda, e vice-versa.

Agradeço qualquer informação que me permita decifrar esta enigma.

Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Inquirição de genere de Francisco José Silveira filho do licenciado Martinho Teixeira Coelho

#362978 | jmmoreira | 01 Nov 2015 23:13 | In reply to: #321448

Caros confrades,

Pergunto se alguém terá acesso à inquirição de genere de Francisco José Silveira filho de Martinho Teixeira Coelho e de sua mulher Vitoriana Silveira Castelo Branco que se encontra aqui: http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1377865&ht=genere
Tinha muito interesse ver o que diz sobre o lado paterno da família, nomeadamente se há referência a filhos bastardos de Martinho Teixeira Coelho com Mariana Mesquita.
Seria uma grande ajuda que desde já agradeço.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 04:10

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen