Fernão Pinto de Vasconcelos
This topic is classified in the following rooms Cargos | Famílias | Heráldica | Pessoas
Fernão Pinto de Vasconcelos
Procuro saber a ascendência de Domingos Pinto da Fonseca e de sua mulher Ana Maria.Foram pais de Fernão Pinto de Vasconcelos que foi escrivão da Câmara em Montargil, onde casou pela segunda vez a 20.1.1705 com Catarina das Neves Dourado, e havia casado em Torres Novas( Santa Maria) pela 1ª vez a 3/9/1696 com Joana Baptista ( filha de António Antunes Ferreira e Maria Moniz (?).No assento do 1º casamento diz-se que Fernão era natural de S.João de Santa Cruz, Coimbra,no assento do segundo diz-se ser natural de Vermoil (Pombal?), e num assento de baptismo de um seu neto diz-se ser de Ansião !!Do 1º casamento julgo que não houve descendência pois do inventário orfanológico a que se procedeu por sua morte não há refª a filhos do 1º casamento.Do segundo casamento nasceu Baltazar Pinto de Vasconcelos, que teve descendência em Montargil, que perdeu esta varonia e passou a usar outros apelidos, António Pinto de Azevedo e outros que, como este, morreram sem geração.Este apelido-Azevedo- tem interesse como refª para as buscas pois decerto vem dos pais do Fernão.
Grato
Direct link:
RE: Fernão Pinto de Vasconcelos
Caro confrade A.Godinho
Encontrei em Unhão, Felgueiras:
Fernão Pinto de Sampaio casado com Maria Álvares (madrinha de batismo em Unhão a 15.11.1579) e pais de pelo menos:
Pedro Pinto de Sampaio (batizado em Unhão a 16.11.1578 sendo seu padrinho Belchior de Azevedo) casado em Unhão a 26.09.1599 com Maria da Fonseca da Mota (falecida em Unhão a 07.08.1664) e que têm em Unhão vários filhos entre eles João Pinto de Vasconcelos e Fernão Pinto (nascido em Unhão a 06.02.1600 onde faleceu a 18.04.1632).
Pedro Pinto de Sampaio é irmão de uma Isabel Mendes (padrinhos em Unhão em 1599) que é certamente a Isabel Mendes de Vasconcelos casada com Domingos de Sousa em Unhão a 07.01.1601 onde têm pelo menos Maria batizada em Março de 1604 sendo seu padrinho Pedro Pinto de Sampaio cunhado do pai.
Pode ser que "o seu" Domingos Pinto da Fonseca e seu fº Fernão Pinto de Vasconcelos sejam descendentes desta família ...
Cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
RE: Fernão Pinto de Vasconcelos
Muito grato.
Irei averiguar por aí ... notaveis as coincidencias onomásticas e antroponimicas.
Direct link:
RE: Fernão Pinto de Vasconcelos
Caro confrade A.Godinho
encontrei, também em Unhão, este registo:
"Aos 26 do mês de 9bro de 1655 se faleceu Fernão Pinto fº de João Pinto em Santarém, seu pai he o mais rico da frga he não lhe tem feito mais que hum ofco ..."
Sendo aquele Fernão Pinto certamente o fº de João Pinto de Vasconcelos e Paula da Cunha de Abreu nascido em Unhão a 10.12.1633.
Aproveito para corrigir que o pai deste João Pinto de Vasconcelos casou com Maria da Fonseca Pereira sendo moradores na Quinta da Mota.
Cumprimentos,
Lúcia Cardoso
Direct link:
RE: Fernão Pinto de Vasconcelos
Cara Lucia
Notáveis coincidências ... não fora eu não ter referencias de ligação a Unhão diria tratar-se da mesma gente... ainda assim é possivel que haja ligação.
Muito grato.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho
Direct link:
Fernão Pinto de Vasconcelos
UPDATE e Correcção
Volto a assunto antigo ainda sem novidades.
Apesar de ter lido milhares de assentos ... também tenho dúvidas ...
alguem me decifra a localidade assinalada a amarelo ... tenho várias hipoteses e um milhão de dúvidas
A razão é que procuro saber a ascendência de Domingos Pinto da Fonseca e de sua mulher Ana Maria.Foram pais de Fernão Pinto de Vasconcelos que foi escrivão da Câmara em Montargil, onde casou pela segunda vez a 20.1.1705 com Catarina das Neves Dourado, e havia casado em Torres Novas( Santa Maria) pela 1ª vez a 3/9/1696 com Joana Baptista ( filha de António Antunes Ferreira e Maria Moniz (?).No assento do 1º casamento diz-se que Fernão era natural de S.João de Santa Cruz, Coimbra,no assento do baptismo de seu neto Fernando diz-se ser natural de Vermoil (Pombal?), e num assento de baptismo de um seu neto diz-se ser de Ansião/Ançã/ Ancão/Anciães etc etc ????????!!Do 1º casamento julgo que a descendência nao tenha sobrevivido aos pais pois do inventário orfanológico a que se procedeu por sua morte não há refª aos filhos do 1º casamento.Do segundo casamento nasceu Baltazar Pinto de Vasconcelos, que teve descendência em Montargil, que perdeu esta varonia e passou a usar outros apelidos, António Pinto de Azevedo e outros que, como este, morreram sem geração.Este apelido-Azevedo- tem interesse como refª para as buscas pois decerto vem dos pais do Fernão.
De notar que perto de Ançã existe uma freguesia, Vil de Matos com orago de S. Joao Evangelista , onde aparece cerca de 1670 um Fernando Pinto e alguns Azevedos ... Já percorri vários paroquiais possíveis mas nem o casamento dos pais nem o baptizado de Fernão encontro.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Dec 2024, 14:49