auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322567 | 1385 | 06 Feb 2013 22:29

Meu Caro Stamaro

Cá estou eu a incomodá-lo de novo apertado pelas minhas limitações em aceder ao family search atrevia-me a pedir-lhe para me auxiliar a identificar e enquadrar as seguintes personagens

1 António * 22.4.1785, bap.a 27 . neto materno de António de Sousa da Fonseca e de sua mer Maria Fernandes da Fonseca da freguesia de S.ta Maria da vila da Pesqueira*


Encontrar (confirmando que as informações recebidas são correetas, pois colocam problemas de cronologia)

2 nascimento (23.10.1666) em Fervença, Moinho Vedro, de Maria Pimenta filha de Manuel Pimenta e Catarina Lopes

3 António Pimenta do Moinho Vedro onde casou em 21 Julho 1675, com Maria Alvares dos quais nasceu outro António



21.7.1675 * Fervença * António fº de António Pimenta e mer Maria Álvares do Moinho Vedro pad António Leite Pereira

Com os agradecimento antecipados do
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322570 | jaboo | 06 Feb 2013 22:42 | In reply to: #322567

Caro Manuel Lamas de Mendonça,

Dei uma vista de olhos aos registos paroquiais de Sta Maria da Pesqueira (online) para a data indicada do seu Antonio mas esse registo não apareceu. Existem registos para o mesmo mes e ano mas o do seu Antonio não está. Talvez fosse baptizado numa outra paroquia da Pesqueira? De onde lhe veio essa data de baptismo/nascimento?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322579 | 1385 | 06 Feb 2013 23:26 | In reply to: #322570

Caro João Braz

Muitissimo obrigado pela sua prpmta e generosa tentativa de auxílio. Imagine que sou forçado a confessar que ignorava que sta Maria da Pesqueira se encontrava on line :-) shame on me!
O António em apreço não nasceu na Pesqueira, apenas os avós maternos que são aqueles que procuro.
A fonte é esta
António Manuel Pinto Torres * 22.4.1785, bap.a 27 . em Vilar de Maçada fº legítº de Joaquim Torres Pinto e de sua mer
Luísa Tomásia desta fregª; neto paterno de Manuel Vaz de Torres e de Rosa Maria solteira ambos de de
Fontelas;
neto materno de António de Sousa da Fonseca e de sua mer Maria Fernandes da Fonseca da
freguesia de S.ta Maria da vila da Pesqueira* pad José Ferreira de Macedo com procuração a António
Luís (?) da Fonseca de Fontelas e Domingos Manuel de Carvalho, de VM em nome da Senhora da Lapa



Renovando os meus agradecimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322580 | jaboo | 06 Feb 2013 23:36 | In reply to: #322579

Bem os paroquiais estão online mas apenas via os mormons (por enquanto). A mãe do Antonio (Luisa Tomasia) era de Vilar de Maçada ou da Pesqueira? Posso ver isso se quizer.

JOAO

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322581 | 1385 | 06 Feb 2013 23:41 | In reply to: #322580

estou convencido de que terá nascido na pesqueira.
ficar-lhe-ia muito agradecido
manuel

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322756 | 1385 | 09 Feb 2013 18:11 | In reply to: #322580

Meu Caro João Bráz
Terá tido disponibilidade e paciência para dar uma vista de olhos?

Muito grato, mesmo em caso negativo
Manuel

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322770 | jaboo | 09 Feb 2013 23:03 | In reply to: #322756

Caro Manuel,

Sim dei uma vista de olhos aos paroquiais de Santa Maria da Pesqueira. E penso ter encontrado o casal que procura.

Antonio da Fonseca (filho de Antonio da Fonseca, natural da Desejosa e sua mulher Ana Correia de Sousa, de Sta Maria da Pesqueira) casado com Maria Fernandes, de Algodres, termo de Castelo Rodrigo (filha de Domingos Lopes e Ana Guerra), baptizaram em Santa Maria da Pesqueira:
1- José Manuel b.25/3/1746
2- Luisa do Carmo (b.21/7/1749) - deve ser a sua Luisa Tomasia!
3- Manuel José (b.21/3/1751)
4- Maria Teresa (b.27/7/1755)

O Antonio da Fonseca teve um irmão José de Sousa, casado com Isabel Baptista, da Ervedosa do Douro (filha de Antonio Fernandes, de Freixo de Numão e Teresa de Figueiredo, da Ervedosa) e com filhos em Sta Maria da Pesqueira.

Abraços,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#322789 | 1385 | 10 Feb 2013 11:58 | In reply to: #322770

Caro João

O meu generoso Confrade acaba, também penso que serão estes, de cortar um názinho górdio que trazia embaçada na garganta há decadas. O Criador do Universo registá-lo-há como uma boa ação
Há muitos anos, e ainda con a sofreguidão juvenil, pesquisei a Pesqueira in loco, antes de os saber naturais da frguesia de S.ta Maria.
E , já não sei bem como, mas muy convicto, fui dar a uns Ferreiras e Botelhos que vinham dos Donas Botto até que os autores do livro sobre os Donas Botto tiveram a amável paciência de me demonstrar a impossibilidade do entronque proposto.

Um abraço de gratidão senntida e lá vou ver se localizo a Desejosa e Algodres, de Castelo Rodrigo, mas isso é capaz de não estar on line.

Manuel
Os meus apontamentos velhinhos eram estes:
a 9.3.1727., ib.; António da Fonseca Padº António Rebelo e Maria de Telo (sic). Cas. c. Maria Fernandes, nat. de S.ta Maria de Algodres, Celorico de Basto.Tiveram:
Filhos:

1(VI) - Maria Teresa da Fonseca e Sousa, que cas. 1ª vez a 25.1.1777, ib;
c. Francisco Mendes Teixeira, viúvo, nat. de Miragaia, Porto, fº de José
Teixeira, de Amarante, e de s. mer Maria Pereira, da Cedofeita.
Cas. 2ª vez c. João de Oliveira, fº de outro, de S. João Baptista de Covas
do Douro, e de s. mer Maria José Pereira, sendo Padº do cas. Manuel
Correia de Sousa(Tavares?), António Rebelo e Manuel Lopes, barbeiro.

2(VI)- José Manuel de Sousa, cas. a 3.4.1779. ib.; c. Teresa de Seixas, f.ª de
José de Magalhães, de Selores, Carrazeda de Anciães, e de s. mer. Maria de
Seixas Cabral,( irmã do Licenciado Miguel de Seixas Cabral), neta paterna
de Afonso Garcia de Azevedo e de s. mer, Maria de Magalhães, de Selores.
Neta materna de Silvestre de Seixas e de s. 2ª mulher Maria da Veiga
Cabral, foi madrª Josefa Maria de Azevedo da Fonseca, mer de António
José de Magalhães, irmão da noiva

3(VI)- Luísa Tomásia de Oliveira da Fonseca, com quem segue.

Amaro da Fonseca e sua mulher Maria Francisco (ou Ferreira) tiveram:

1- Francisco da Fonseca. Casou em S.Pedro da Pesqueira a 2/2/1716 (Testemunhas: Antonio de Sousa e Isabel de Sousa, mulher de Manuel Pereira de Figueiredo) com Maria da Costa Ferreira, baptizada em S.Pedro da Pesqueira a 4/1/1694 (padrinhos: Manuel Pereira de Figueiredo e sua mulher Isabel de Sousa), filha de Antonio da Costa, da Povoa de Penela e sua mulher Maria Ferreira, da Pesqueira. Neta materna de Francisco Fernandes, de Frolhas(?) e de Maria Ferreira, da Pesqueira.
Filhos
1.1 Manuel, bp 27/11/1716 (padrinhos Matheus Gonçalves e sua mulher ? Jorge)
1.2 Francisco bp 24/10/1719 (Francisco Pereira solteiro e Maria filha de João Fernandes)
1.3 José bp 7/11/1722 (padrinhos Tomás da Silva Sandim e mulher Ana Fernandes)

2- Dionisio da Fonseca. Casou em S.Pedro da Pesqueira a 13/1/1721 (Testemunhas José Pereira de Figueiredo e sua mer Maria da Fonsec) com Isabel Ferreira da Costa, irmã de sua cunhada, bp 20/6/1696 (padrinhos Antonio Teixeira Boto e Manuel Barradas de Trevoes).
Filhos:
2.1 Manuel n.1722 (padrinhos Maria filha de Manuel da Veiga, tia do batizado). Nota: no assento é dito filho de Dionisio da Fonseca e Isabel da Veiga. Penso que o nome "da Veiga" da Isabel deve ser erro.
2.2 Micaela bp 24/8/1724 (padrinhos Manuel Lopes de Sousa, da Deveza, e sua mulher)
2.3 Manuel da Fonseca, bp 7/3/1728 (padrinhos António Teixeira Donas Boto e Maria Rebelo). Casou na Pesqueira a 16/8/1750 com Agueda de Távora, filha de Antonio de Castro e D.Ana de Távora. Filho:
2.3.1 José da Fonseca. Casou com Maria Josefa Correia, de S.Pedro da Pesqueira, filha de João da Silva de S.Payo, de Favaios e Maria Correia, de S.Pedro da Pesqueira. Filhos:
2.3.1.1 Maria Bernarda bp em S.Pedro a 4/8/1793 (padrinhos: José Antonio Correia e sua irmã Bernarda Correia, tios)
2.3.1.2 Maria Rosa. Casou com Manuel Antonio de Azevedo, filho de João de Marra, de Pinhela e Maria Josefa, de Sta Maria, Pesqueira. Filhos:
2.3.1.2.1 Madalena bp na Povoa de Penela a 11/3/1812 (padrinhos João Serodio e sua filha Madalena)
2.3.1.2.2 João Bernardo bp na Povoa de Penela a 4/8/1814.
2.4 Antonio bp 9/3/1727 (padrinhos António Rebelo e Maria de Telo)
2.5 Maria bp 16/4/1730 (padrinhos José Pereira e mulher Maria da Fonseca)
2.6 An Maria bp 28/6/1733
2.7 José Antonio da Fonseca bp 13/1/1737. Casou em S.Pedro a 10/1/1756 com Maria Bernarda Veiga, viuva de Manuel Ferreira, bp 11/10/1724, filha de Luis Gonçalves Madeira e de Maria Veiga (ou Cabral), da Pesqueira.
2.8 Maria bp 9/10/1740.

Maria Ferreira, viuva de Antonio da Costa, da Povoa, volta a casar a 9/8/1697 com Manuel Veiga, do Espinho, filho de José de Meireles e Maria Veiga.

Reply

Direct link:

Outeiro de Gatos

#322831 | Lourval | 11 Feb 2013 03:22 | In reply to: #322770

Caro João Braz.

Já que você tem este privilégio, te peço um favor.

Gostaria de localizar o casamento de José de Araújo e Catarina Fonseca, em Outeiro de Gatos, antes de 02.08.1733, dia que nasceu a filha Ana deste casal.

José de Araújo nasceu em 11.05.1692 na Fonte Arcada (Póvoa de Lanhoso) e passa para Outeiro de Gatos. Se ele casou com cerca de 25 anos então talvez tenha se casado cerca de 1720, pouco antes, pouco depois.

Se você não encontrar facilmente este casamento então satisfaço-me com o batismo de qualquer filho, que não seja a Ana, é claro, e de preferência o de Maria (Maria Raquel após o casamento), cerca de 1735.

Na verdade o que pretendo é mais pistas dos pais de ambos. Confirmar nomes, lugares de nascimento, algum outro apelido, etc.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Outeiro de Gatos

#322996 | jaboo | 13 Feb 2013 01:23 | In reply to: #322831

Olá Lourval,

Não encontrei o dito casamento entre 1720 e 1733, nem filhos depois da suposta data de casamento. Apenas um Sebastião filho de José de Araujo e Catarina da Fonseca que faleceu em Outeiro de Gatos a 21/9/1731.

Perante esta minha pouca sorte, decidi dar uma vista de olhos aos paroquiais mais remotos e encontrei então o seguinte:

José bp. 19.2.1719 filho de José de Araujo e Catarina da Fonseca (padrinhos Manuel da Silva e Maria de Proença, dos Gatos). Portanto parece que os pais casaram muito antes do que o Lourval pensa (

Reply

Direct link:

RE: Outeiro de Gatos

#322997 | jaboo | 13 Feb 2013 02:05 | In reply to: #322831

Lourval,

Outros filhos de José de Araujo e Catarina da Fonseca:

- Sebastião b.24/12/1720 (padrinhos Sebastião do Amaral e mulher Maria de Andrade)
- José b.2/11/1723.

No assento de José aparecem o nome dos avos paternos (Miguel Francisco e Angela Francisca, de Santa Luzia de Fonte Arcada, concelho de Lanhoso, Braga) e maternos (Francisco Martins, da vila de Moreira, Bispado de Viseu e Catarina Francisca, dos Gatos).

Abr.
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Outeiro de Gatos

#322998 | jaboo | 13 Feb 2013 02:53 | In reply to: #322831

Lourval,

No baptismo do filho Manuel (b.2/11/1724) os avos paternos já aparecem o Miguel Francisco como natural do lugar de Santa Luzia, Fonte Arcada e a mulher Isabel (e não Angela) Francisca natural da Quinta da Costa, da mesma freguesia de Fonte Arcada. Os avos maternos Francisco Martins natural de Souto de Vide, Bispado de Viseu e a mulher Isabel (e não Catarina) Francisca, natural da vila de Moreira, Bispado de Viseu.
Padrinhos foram Manuel Francisco de Vila Garcia e o Padre Manuel da Fonseca Soares cura dos Gatos.

A filha Maria foi baptizada a 15/4/1728 (padrinhos Manuel Francisco de Vila Garcia e Maria filha de Sebastião do Amaral e mulher Maria de Andrade). Neste assento os avos paternos e maternos são os mesmos que no assento do irmão Manuel.

E foi o que pude encontrar!

Abraços,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

Outeiro de Gatos

#322999 | Lourval | 13 Feb 2013 03:31 | In reply to: #322998

Caro João Braz!!!

Suas informações foram muito elucidantes para que eu tente, novamente, encontrar o casamento de Miguel Francisco. Agora sei da possibilidade do nome "Isabel" ao invés de Ângela. Também sei que ela era da Quinta da Costa. Além disso, minha avoenga Maria Raquel nasceu em 15.04.1728.

Muito obrigado. Abraços.
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Outeiro de Gatos

#323003 | jaboo | 13 Feb 2013 06:38 | In reply to: #322999

Lourval,

Mais uma: Micaela b.20/2/1731 (padrinhos Padre João de Abrunhoza Pinto e Micaela Maria do Carmo da Cortiçada). Neste assento a avó paterna aparece de novo como Angela. Mas a avó materna aparece agora como Isabel Francisca, natural do Rabaçal, concelho de Marialva!

Isso faz-me pensar a um caso similar que tenho na minha arvore em que em cada registo de netos os avos aparecem com naturalidades diferentes ...

JOAO

Reply

Direct link:

Outeiro de Gatos

#323004 | Lourval | 13 Feb 2013 07:42 | In reply to: #323003

João,

Obrigado mais uma vez.

Há muitos pequenos saltos nos paroquiais da Fonte Arcada (Póvoa de Lanhoso). Eu tentei muito localizar o casamento de Miguel Francisco e Ângela Francisca (deve ser mesmo Ângela). Acho que se casaram em 1683, mas simplesmente não há nenhum casamento declarado neste ano. O primeiro filho que aparece de Miguel e Ângela é em 1684 e tem filhos até 1694. Não é à toa pois Ângela Francisca (declarada como casada com Miguel Francisco) faleceu em 1694.

Mas encontrei uma Ângela nascida em 27.09.1654 do lugar da Costa, filha de Francisco Jorge (de Calvos) e de Maria Francisca. Tudo indica que é ela. Mas certeza absoluta não se pode ter.

Acredito que seja tudo como acima pois o apelido Araújo é muito recorrente em Calvos. Isto explicaria o Araújo de José de Araújo, filho de Miguel Francisco e de Ângela Francisca.

Uma pesquisa que há anos tinha encomendada ao Arquivo de Lamego tinha me dado o batismo de Ana, filha de José de Araújo e de Catarina da Fonseca, que deram como Souto de Vide a naturalidade de Francisco Martins e Rabaçal a naturalidade de Isabel Francisca.

De qualquer forma sinto que cheguei ao fim da linha para ambos casais :) Acho que não há mais como recuar.

Mas conheço agora melhor esta família, com mais membros e datas. Graças ao João :)

Obrigado
Abraços

Reply

Direct link:

RE: Outeiro de Gatos

#323083 | jaboo | 14 Feb 2013 06:52 | In reply to: #323004

Lourval,

Mais uma pista de investigação: a partir de 1745 um Padre José de Araujo da Fonseca (de certo filho de José de Araujo e Catrina da Fonseca) assina os registos de Outeiro de Gatos. Talvez se encontrar a Inquirição de genere desse padre consiga ir mais para trás nesses seus costados.
Abr.
JOAO

Reply

Direct link:

Pedido de ajuda em Lordelo, Vila Chã, Aveiro

#324047 | mosorio | 25 Feb 2013 12:09 | In reply to: #323083

Caro Confrade João Braz,


Pedia-lhe se possível uma pesquisa do baptizado de José, filho de António da Costa (Leite) e de Helena de Almeida, cerca de 1830, todos naturais de Lordelo, Vila Chã, Aveiro. Este José casa em 1859.
Os meus agradecimentos.

Cumprimentos

MEmília

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda em Lordelo, Vila Chã, Aveiro

#324072 | mosorio | 25 Feb 2013 21:23 | In reply to: #324047

Quando morreu, José da Costa Leite tinha 85 anos, por isso deve ter nascido por volta 1825-1826.
Agradeço antecipadamente ao confrade João Braz a possível ajuda.

MEmília

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#324077 | MariaDavid | 25 Feb 2013 22:49 | In reply to: #322570

Caro João Braz

Já tive oportunidade de verificar que alguns confrades estão muito familiarizados com as pesquisas on line , no site do familysearch. Não tenho vergonha de admitir que ainda me sinto muito principiante e limitada para o fazer e, por isso mesmo, fico cheia de "inveja" quando me apercebo que muitos frequentadores conseguem, comodamente, em suas casas, encontrar os paroquiais que lhe interessam.

Reparei que o confrade está dentro do processo e, por isso, atrevo-me a pedir a sua ajuda.
Estou interessada em pesquisar os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Beja. Acha que me pode dar indicações de como devo proceder? Fico-lhe muito agradecida. Já tentei várias vezes e sem qualquer resultado. O problema deve ser da minha pouca habilidade, pois é impossível nunca ter encontrado um nome, sequer!

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#324082 | jaboo | 26 Feb 2013 00:30 | In reply to: #324077

Cara Maria,

Por enquanto um grande numero dos registos arquivados no website dos mormons ainda tem acesso restrito e infelizmente so indo a um Family center poderá consultá-los (utilisando um computador deles). Eu sei pelo menos que os da Guarda não estão disponiveis e tentei uma freguesia (au hasard) nos distritos que lhe interessam e parece que tambem não estão disponiveis online ...

Eu tenho tido acesso no family center aqui em San Francisco. Se tiver algo de urgente, diga que eu procuro na minha proxima ida ao center.

Abr.
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda em Lordelo, Vila Chã, Aveiro

#324083 | jaboo | 26 Feb 2013 00:36 | In reply to: #324047

Cara MEmilia,

Na minha proxima ida ao family center vou ver o que consigo encontrar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#324099 | MariaDavid | 26 Feb 2013 10:01 | In reply to: #324082

Bom dia, caro João Braz

Muito gentil da sua parte ter respondido logo. Pelas suas informações, tentarei ir a um centro aqui em Lisboa, aos sábados de manhã. Não o vou maçar com pesquisas para mim, pois sei que, nessa matéria, todo o tempo que dispomos para as nossas próprias investigações é sempre pouco. Já foi muito útil com as informações que me prestou.

Muito obrigada e êxito para si

Maria

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda em Lordelo, Vila Chã, Aveiro

#324104 | mosorio | 26 Feb 2013 11:07 | In reply to: #324083

Fico-lhe muito grata, João Braz.

Cumprimentos

Maria Emília

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325010 | alexandre_cruz | 08 Mar 2013 22:01 | In reply to: #324082

Caro João Braz, muito boa noite.
Pedia só o seu esclarecimento quanto ao site do family search. Na busca dos assentos de nascimento dos meus bisavós numa paróquia de Tomar, cheguei ao family search. Mas verifico que quando tento aceder aos ficheiros o acesso surge como sendo pago.
Confirma-me que o acesso é sempre pago?
Agradeço a ajuda que possa dispensar.
O meu bem-haja.
ACruz

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325014 | jlaz | 08 Mar 2013 22:32 | In reply to: #325010

Caro confrade João Braz,
Verifiquei que tem acesso aos livros restritos dos mórmons. Por favor, seria possível, pesquisar nos livros de baptismos da freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria (que ainda não estão em linha e, por esse facto, são uma lacuna difícil de ultrapassar) os assentos de baptismo de: Joaquim, nascido em 1892, fº de Joaquim Gregório e de Emília ou Mariana?
E de: Guilherme, nascido em 1896, fº de Pafúncio dos Santos e de Cláudia da Silva ou Cláudia de Jesus da Silva ?
Agradeço desde já toda a atenção que me possa dispensar.

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325016 | jaboo | 08 Mar 2013 22:54 | In reply to: #325014

caro(a) jlaz,

Eu apenas tenho acesso aos registos dos mormons quando vou ao family center. Tenho a sorte de ter um na cidade onde vivo mas nem sempre tenho tempo de la ir. Vou assentar e talvez tenha tempo de buscar isso quando la voltar ... Pmas nao prometo nada!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325018 | jaboo | 08 Mar 2013 23:02 | In reply to: #325010

Caro Alexandre Cruz,

O site do family search por enquanto tem acesso restrito a pessoas que fazem parte da igreja dos mormons. A unica maneira de ter acesso aos registos é ir a um dos centros dos mormons (Family center) e utilizar um dos computadores deles. Para isso, não necessita pagar ... mas tem que la ir. Não ha possibilidade de consultar online em casa ...

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325024 | jlaz | 08 Mar 2013 23:35 | In reply to: #325018

Caro confrade João Braz,

Muito obrigado pela sua pronta resposta, ficarei a aguardar. Pois, infelizmente, não tenho essa sorte e fico muito distante de um centro desses.
Será que é muito incómodo, aproveitando essa sua visita, solicitar-lhe que pesquisasse nos registos paroquiais de baptismo, mas da freguesia da Sé da cidade de Bragança, o de Virgínia, nascida em 1898, filha de Abel Aníbal de Azevedo e de Maria Beatriz Madeira Charula de Azevedo?

Agradeço, mais uma vez, a ajuda que me possa dispensar.
O meu bem-haja.
João Francisco

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325196 | jaboo | 12 Mar 2013 02:17 | In reply to: #325014

Caro João Francisco,

Fui ontem ao Family Center e vi lá os registos paroquiais de Atouguia da Baleia. Não encontrei os assentos das pessoas que procura. No entanto encontrei o de irmãos.

Em 1892 Joaquim Gregório e sua mulher Mariana de Jesus tiveram de facto um filho mas o nome dele era José (e não Joaquim). Nasceu a 14/9/1892 e foi baptizado a 16/11, sendo padrinhos Manuel de Andrade solteiro e Mariana de Jesus casada). Era filho natural pois os pais ainda eram solteiros mas foi legitimado com o casamento dos pais (assim é dito no averbamento do registo). Era neto paterno de Joaquim Gregório Campos e sua mulher Mariana de Jesus. Neto materno (infelizmente) de avós incógnitos.

Joaquim Gregório e sua mulher Mariana de Jesus tiveram uma filha também em 1896, chamada Maria nascida a 8/1/1696 (encontrei esse registo quando estava à procura do registo do Guilherme). O registo dessa Maria tem averbamento (a dita Maria casou a 9/12/1916 e faleceu a 10/7/1935). Nota: no assento do seu nascimento, o pai aparece como Joaquim Gregório Junior, seareiro(?).

Quanto ao casal Pafuncio dos Santos e Cláudia da Silva, não encontrei nenhum filho nascido em 1896. Tiveram no entanto uma filha em 1892 (encontrei esse registo quando estava a procura do Joaquim Gregório). Iria, nascida a 17/2/1792 e baptizada a 20/3. Era filha de Pafuncio dos Santos, trabalhador e sua mulher Claudina de Jesus. Neta paterna de avós incógnitos e neta materna de José Inácio e Gertrudes Maria.
Pafuncio era filho portanto de pais incógnitos. No entanto o registo refere que Pafuncio foi exposto na Santa Casa da Misericordia de Lisboa. Portanto, com alguma sorte se consultar os livros da roda dos expostos da Casa da Misericordia de Lisboa, talvez encontre lá o seu Pafuncio.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda em Lordelo, Vila Chã, Aveiro

#325197 | jaboo | 12 Mar 2013 02:24 | In reply to: #324047

Cara MEmilia,

Fui ontem ao Family Center mas infelizmente não existem registos de Vila Chã para a época que lhe interessa. Existe um hiato entre os anos 1806 e 1860 para os registos de baptismo (existem online livros de baptismos entre 1773-1806 e entre 1860 e 1872 mas nada entre 1806 e 1860). Tentei ver no dos casamentos para ver se conseguia encontrar o casamento de Antonio da Costa leite e Helena de Almeida mas infelizmente também existe um hiato entre 1821 e 1860 para os registos de casamento. Consultei os registos entre 1800 e 1821 mas não encontrei o registo do casamento desse casal.

Mas não desespere. O facto dos mormons não terem os registos em microfilmes não quer dizer necessariamente que os livros não existem. Talvez ainda estejam na paroquia ou no Arquivo distrital e por uma razão qualquer não foram microfilmados pelos Mormons.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325206 | npires | 12 Mar 2013 11:40 | In reply to: #325016

Caro Confrade João Braz,

Sabe informar-me se estará disponivel para consulta os registos paroquiais da cidade espanhola de Mérida?
Tenho factos sobre os meus bisavós que pretendo descobrir mas infelizmente não estão disponiveis online.
Pode ajudar-me?

Cumprimentos,
Nuno Pires

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325211 | jlaz | 12 Mar 2013 12:16 | In reply to: #325196

Caro confrade João Braz,

Muito obrigado pela informação que me conseguiu disponibilizar. Peço desculpa, por não ter referido na minha mensagem que os anos que apresentei para os possíveis nascimentos não eram exactos, foram conseguidos por cálculo em relação ao ano de nascimento dos filhos, por isso eu deveria ter indicado datas com margens mais alargadas.

Em relação ao Guilherme (sua fª nasceu em 1926), também já descobri, nos livros que estão em linha de 1898 a 1901, os registos de duas irmãs: Maria do Carmo, n. 1899 e Herménia, n. 1901. Se fosse possível pesquisar mais alguns anos para trás agradecia. Infelizmente não encontrei o registo de casamento do pai Pafúncio.

Quanto ao Joaquim (sua fª nasceu em 1922), os pais casaram a 30/11/1892. Daí o facto do José, que o confrade encontrou, ser filho natural. Portanto o Joaquim deve ser mais novo. Se fosse possível investigar mais alguns anos de 1893 para a frente agradecia.

Grato, desde já, pela ajuda que me possa dispensar.
Cumprimentos,
João Francisco

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda em Lordelo, Vila Chã, Aveiro

#325213 | mosorio | 12 Mar 2013 13:33 | In reply to: #325197

Caro João Braz,

Agradeço a sua disponibilidade e simpatia!
Foi já pedido à Secretaria Episcopal da Diocese de Aveiro, na esperança de existir uma cópia da certidão de baptismo de José da Costa Leite, junto à dispensa de Proclamos,do seu casamento, em 1859.
Muito obrigada e Bem Haja.

Saudações

MEmília

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325222 | jaboo | 12 Mar 2013 15:22 | In reply to: #325206

Caro Nuno Pires,

Para Espanha seria mais dificil e apenas com informacoes muito concretas estaria disposto a procurar alguma coisa quando tivesse o tempo para isso. Mas mesmo assim fui ao site dos Mormons mas infelizmente da provincia de Badajoz não há nada sobre a cidade de Merida.

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325223 | npires | 12 Mar 2013 15:26 | In reply to: #325222

Caro João,
Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Continuo com esta grande falha na minha árvore genealogica uma vez que é muito dificil encontrar registos paroquiais de Mérida. Julgo que online não existem, daí a minha curiosidade relativa ao familysearch.

Cumprimentos,
Nuno Pires

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325224 | jaboo | 12 Mar 2013 15:40 | In reply to: #325211

Caro João Francisco,

Pois é mas as consultas dos registos online demoram muito tempo. Não existem índices como sabe e por isso temos que ler registo a registo ... se bem me lembro no ano de 1892 tive que ler cerca de 100 paginas (e quase outras 100 para 1896) e como as "connections" internet que lá tem não são rapidas perde-se mesmo muito tempo. Para encontrar o que lhe enviei passei mais de 1 hora no centro de familia. E para além das suas investigaçoes, tenho outras para fazer por isso o João Francisco (e outros confrades) tem que entender que sem datas concretas vai ser muito dificil eu ver isso.

Quanto ao Pafuncio, sugiro-lhe que veja os livros dos expostos da Casa da Misericordia de Lisboa.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#325230 | jlaz | 12 Mar 2013 18:25 | In reply to: #325224

Caro João Braz,

Compreendo perfeitamente. Ficarei a aguardar que algum dia os livros em causa sejam disponibilizados em linha!

Muito obrigado por toda a sua disponibilidade, cumprimentos,
João Francisco

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#328562 | carlosmsl | 04 May 2013 14:56 | In reply to: #325024

Caro Jaboo

Se não fosse incómodo, gostaria de encontrar o registo de baptismo de José Marques que nasceu em Carrascos, freguesia de Almagreira, concelho de Pombal por volta de 1830 segundo o seu registo de Óbito:

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/Controls/vault/?id=E543833F472BC75E83A90C6C23A91059&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

Era filho de Joaquim Marques e de Maria Teresa.
Tenho apontados alguns candidatos aos avós deste individuo mas sem o registo de baptismo não posso ter a certeza
O livros de baptismos a partir de 1860 não se encontram online no Arquivo Distrital de Leiria, pelo que peço a sua ajuda.

Cumprimentos,

Carlos Leite

Reply

Direct link:

RE: auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#336505 | JoaoSO | 09 Oct 2013 17:59 | In reply to: #322570

Caro João Braz.

Gostaria de aproveitar a sua ajuda para localizar os avós dos meus seguintes antepassados:

- Joaquina, nasceu a 16/04//1893 em Ninho de Águia, paróquia de Espite, Ourém, Santarém - filha de Joaquim Oliveira e Maria Reis

-Manuel nasceu em 1857? em Casal do Monte, paróquia de Colmeias, Leiria - filho de Manuel Antunes Caetano e de Umbelina de Jesus

Se os conseguir descobrir fico-lhe muito grato, se não conseguir fico-lhe grato á mesma!

Cumprimentos,
João Oliveira

Reply

Direct link:

auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#350310 | flordeacacia1 | 17 Sep 2014 08:08 | In reply to: #322567

Caro Carlos Leite,

Se ainda procura o registo de nascimento de José, filho de Joaquim Marques e Teresa Maria em Almagreira - Pombal, terei todo o gosto em enviá-lo.
Por favor escreva para mfsadr@gmail.com

Cumprimentos,
Maria

Reply

Direct link:

auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#350320 | carlosmsl | 17 Sep 2014 15:05 | In reply to: #322567

Cara Maria, obrigado pela sua resposta, já tenho em minha posse o referido assento.
Cumprimentos,

Carlos

Reply

Direct link:

auxilio no family search habitualmente prestado pelo Confrade Stamaro

#376977 | mjpcosta | 14 Jan 2017 05:11 | In reply to: #322789

Caro Manuel Lamas de Mendonça,

Tomo a liberdade de o contactar porque me apercebi que ambos nos interessamos pela genealogia e história familiar e que temos ancestrais comuns - o casal Isabel Maria Torres Pinto e José Teixeira de Moraes, seus trisavós maternos, são meus tetravós paternos.

Ocorreu-me que talvez fosse interessante compararmos os resultados dos nossos esforços passados e dividir esforços futuros. Se a ideia também lhe parecer interessante, peço-lhe que me contacte por e-mail, para o endereço mjpcosta[arroba]netcabo[ponto]pt.

Grata pela sua atenção,
MJ Pereira da Costa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 23 Jun 2024, 20:35

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen