Passaportes do século XVIII

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Brasil | Regiões

Passaportes do século XVIII

#323575 | jmmoreira | 20 Feb 2013 23:51

Caros confrades,

Alguém saberá se existem registos de passaportes do 3º quartel do século XVIII (distrito do Porto)?
Como será possível obter informações de pessoas que foram para o Brasil e a "América" nessa altura?

Obrigado e cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

RE: Passaportes do século XVIII

#324069 | HRC1947 | 25 Feb 2013 20:56 | In reply to: #323575

Caro JMoreira;
Tente entender a " mecânica " de iniciar buscas no Museu da Imigração, com calma e paciência e alguma
análise detalhada, vc. chega lá! .....
Documentação nos Organismos do Estado Brasileiro:
1º-- Consulado Geral Portugal- Certificado inscrição [quando chegaram ao Brasil ]
2º-- Certidão de desembarque - Memorial do Imigrante [quando chegaram ao Brasil ]
3º-- Chefe Serviços Registo Estrangeiros [ quando chegaram ao Brasil... e tinha que ser renovado sempre ]
4º-- certificado de residência sempre passado pela Policia [ tinha que ser renovado ]
5º-- fotocópia de passaporte [ deve pedir no organismo respectivo informações sobre passaportes etc. ]
6º-- em1938 salvo erro, todos os emigrantes com menos de 60 anos ficaram automaticamente legalizados,
por uma portaria do Governo Brasileiro, há documentos nos Organismos do Estado Br. sobre os imigrantes.
7º-- Pedir CERTIDÕES DE INTEIRO TEOR DO CASAMENTO , DA CERTIDÃO ÓBITO,
para se ver se existe alguma indicação de que Concelho do Distrito Porto era o seu familiar.
8º-- Pedir Registos de matricula desembarque.isto é pedido no Museu Imigrante.

Veja antigos Tabeliões ... [ registos Notariais etc.], pois eles costumam ter ainda muita
informação. Mas tem que ser na zona onde morava o seu familiar.
---
http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php
---
Na página "Pesquisa > Registo de Matrículas" do site do Museu da Imigração preencha apenas o campo Sobrenome com a palavra " [Apelido / Sobrenome....] ", e encontra dezenas de nomes, tem que se situar
nos nomes do seu Bisavô...

Ao lado direito, e em cada registo, encontra-se "Documento Digitalizado" (imagem do livro) e "ver mais" (informações referentes às pessoas).

As imagens dos livros mostram-nos os imigrantes que chegaram juntos à Hospedaria e eu sempre as consulto quando necessito dessa informação, inclusive, por curiosidade!
--
Saudações Genealógicas
Ana
.

Reply

Direct link:

RE: Passaportes do século XVIII

#324080 | jmmoreira | 25 Feb 2013 23:28 | In reply to: #324069

Cara Ana,

Obrigado pela informação.

Acontece que não tenho qualquer ideia do sítio para onde terão ido. Haverá informação do lado de Portugal? Facilitaria a procura, creio eu.

Aqui vai a informação que tenho.
Num dos casos diz no registo de óbito da mulher (que ocorreu em 1796): "Antonio de Magalhães Brochado absente na América de que não dá notícia há mais de trinta anos". América é Brasil? América do Norte? Não sei. Suponho que seja a segunda hipótese que coloco mas não tenho certezas.

No outro caso diz no registo de óbito da mulher (que ocorreu em 1779): "Manuel de Magalhães absente no Brasil".

É tudo o que sei. Qualquer ajuda é bem vinda.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jul 2024, 18:26

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen