Filipe Furtado de Mendonça (século XX)
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões
Caros confrades,
Alguém terá informação sobre um Filipe Furtado de Mendonça, provavelmente nascido nos anos 20 do século XX, residente em Luanda nos anos 50/60 (pelo menos), onde terá trabalhado como jornalista?
Não tenho absolutamente mais dado nenhum.
Muito obrigado.
Cumprimentos,
João Macdonald
Direct link:
RE: Filipe Furtado de Mendonça (século XX)
ola boa tarde, eu sou neta de Filipe Furtado de Mendonça, e deparei que o senhor anda a procura dele e gostaria de saber qual a razao pois tb ando a procura de algumas informaçoes sobre ele que me falta e talvez o senhor o saiba.. obrigado pela sua atençao
ReplyDirect link:
Cara Sofia Lince,
Muito obrigado pelo seu contacto.
O meu interesse pelo Sr. seu Avô prende-se, acima de tudo, com a carreira jornalística e os textos por ele produzidos no campo da teosofia e co-relacionado - assuntos que fazem parte de uma investigação histórica que conduzo, relativa ao Portugal de princípios do século XX. A este respeito, tenho alguns elementos (não muitos) que partilharei com todo o gosto consigo.
(Note que não tenho informações especificamente genealógicas sobre Filipe Furtado de Mendonça.)
Posso pedir-lhe o favor de contactar-me através do e-mail joaomacdonald@gmail.com, de forma a podermos desenvolver esta conversa?
Muito grato,
com os melhores cumprimentos,
João Macdonald
Direct link:
bom dia Sr. Joao,
agradeço a sua resposta e com muito gosto irei o adicionar no meu msn para poder-mos entao falar melhor sobre os elementos que tem.
grata pela sua atençao, desejando a continuaçao de um bom dia
Direct link:
Cara Sofia,
Conheço a obra do seu Avô enquanto divulgador da doutrina espírita. Tenho comigo um opúsculo que ele me ofereceu muito gentilmente em 1981, intitulado "Um raio de Luz sobre Fátima" onde descreve a sessão mediúnica do grupo dirigido pelo maestro Carlos Calderon que recebeu uma mensagem a propósito do 13 de Maio de 1917.
Gostaria de saber se dispõe de algum documento original que se refira a essa sessão, uma vez que os que foram publicados nesse opúsculo estão bastante apagados.
Sou historiador e encontro-me a realizar um documentário sobre Fátima para o Canal História e muito gostaria de mostrar alguns documentos do espólio do seu Avô sobre esta questão.
Muito obrigado,
Cordiais cumprimentos,
Joaquim Fernandes,PhD
CTEC
Universidade Fernando Pessoa
Porto
Email: jfernan@ufp.edu.pt
Direct link:
Por um simples acaso, passei por este fórum e encontrei esta troca de informações sobre Filipe Furtado Mendonça. Curiosamente, em 1965, encontrei-me com Furtado Mendonça em Luanda. Eu (20 anos), na condição de linotipista do Jornal ABC, e ele como cliente que teria, então, mandado ali publicar um pequeno opúsculo de 12 páginas.
Eu não o conhecia, mas chegada a hora de saída, aproveitámos a companhia um do outro, para nos deslocarmos para o centro da cidade, tendo, então, ficado em conversa amena, enquanto bebíamos qualquer coisa, numa esplanada próxima da casa onde eu habitava.
Era a primeira vez que falávamos, mas a conversa correu como se já nos conhecêssemos há muito. Ofereceu-me, então, um exemplar do opúsculo (autografado: 29/3/1965) que ainda tenho em meu poder, e que correspondia ao conteúdo de uma sua palestra sobre PROBLEMAS DA JUVENTUDE, proferida no Clube Desportivo e Recreativo da Praia do Bispo.
As deambulações da minha vida, a partir de então, afastaram-me, durante anos, da corrente actividade que me levara a África, apesar de por lá ter ficado até 1974.
Fiquei, curioso, agora, por saber mais sobre Filipe Furtado Mendonça, pois nada sabia dele e nada mais soube a partir desse episódico encontro.
Grato por qualquer resposta.
Rui A. Costa Oliveira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 15:54