Paroquiais em falta
This topic is classified in the following rooms Património
Paroquiais em falta
Fui ao Arquivo da Universidade de Coimbra, no sentido de tentar colmatar algumas falhas nos registos paroquiais online. Fiquei surpreendido por verificar que a existência é a que está publicada! Lacunas que não compreendo, ou estarão em bibliotecas particulares, tais como:
Concelho de Penela, freg. de Podentes, existência 5 livros, embora deveria estar mais um no arquivo;
Concelho de Miranda do Corvo, freg, de Miranda. Batismos, 1817/1860, Casamentos 1831/1860;
Concelho de Miranda do Corvo, freg. de Lamas, Casamentos, inicia em 1806, f. 1831/1860, 1881/1885; Obitos, 1831/1860:
Coimbra, Almalaguês, batismos, 1753/1816, Casamnetos, 1857/1860.
Algumas datas, Concelho de Miranda, apontam para algumas coincidências, 1831/1860?
É pena!
Direct link:
RE: Paroquiais em falta
Possivelmente resultado das Invasões Napoleónicas nas quais houve assaltos a Igrejas e destruição gratuita de muitos registos. Em consequência muitas vezes fizeram-se dois livros um que ficava na Igreja e outro que ia para a sede episcopal.
ReplyDirect link:
Caros Confrades;
Creio que o motivo deverá ser outro;
Invasões Francesas entre 1807 a 1814,
mais coisa, menos coisa!...
Cumprimentos
Ana
.
Direct link:
Caros confrades
São várias as razões de falta de livros. As invasões são apenas um (e pareceu-me haver alguns compreendidos nas datas).
Outros foram acidentes como inundações, incêndios, roubos e noutros apenas a má conservação que os tornou inutilizáveis ou pelo menos consultáveis pelo público.
Na região também sei de casos de livros que desapareceram e foram redescobertos anos depois à venda... parando agora nas mãos de privados.
Cumpts,
Rui C Correia
Direct link:
Boa noite,
Existem alguns livros de alguns municípios do distrito de Coimbra disponíveis (e acessíveis ao público em geral) no Familysearch.org mas sob o Distrito da Guarda:
Portugal, Guarda, Registros Paroquiais, 1459-1911
Por ex:
Coimbra Góis Vila Nova do Ceira São Pedro
Batismos, Matrimônios, Óbitos 1571-1648
Coimbra Penela Penela Santa Eufêmia
1459 a 1721
Cumprimentos
Tiago Matos
Direct link:
Caro Confrade,
Já encontrei vários "Assentos Duplicados" e um desses livros era da freguesia de Maxíminos-Braga e existente no Arquivo de Viana do Castelo. Na altura verifiquei alguns assentos e eram verídicos. Também já li alguns onde o Pároco declara "..fiz este assento em duplicado". Todavia ainda não consegui saber qual a regra a que estavam sujeitos esses duplicados.
Espero que esta informação lhe seja útil.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
Bom dia
Alguem sabe se existem livros paroquiais da freguesia do Préstimo - Águeda, anteriores a 1741 e 1823 (Batismos e Casamentos, respectivamente, já que não estão no ADA, provavelmente tambem estarão perdidos.
Obrigada
Alice Fernandes
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Nov 2024, 04:02