Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões

Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

#326544 | MOIMOR | 01 Apr 2013 18:42

Olá a todos,

Gostaria de saber se alguém possui informações sobre a ascendência de Hilario Jose de Morais, natural da Ilha de São Jorge, Açores, que emigrou para Santa Catarina, Brasil, entre os anos 1800 e 1840.

Desde já agradeço a ajuda.

Moises

Reply

Direct link:

RE: Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

#326610 | MOIMOR | 02 Apr 2013 20:24 | In reply to: #326544

Olá a todos,

Estou pesquisando os registros paroquiais da Ilha de São Jorge e tenho novas informações para acrescentar.

Hilario Jose de Moraes era filho de Manoel Antonio de Moraes e de Maria Estacia. Nasceu no dia 04/09/1816, freguesia Topo, Concelho Calheta, Ilha de São Jorge.

Hilario casou-se com Barbara de Jesus no dia 01/12/1838, freguesia Topo, Concelho Calheta, Ilha de São Jorege.

Peço ajuda para obter novas informações sobre a ascendência de Hilario Jose de Moraes, e também de registros da sua emigração para o Brasil, ocorrida entre os anos 1838 e 1862.

Desde já agradeço a ajuda.

Moises

Reply

Direct link:

RE: Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

#326800 | Jorge Resende | 06 Apr 2013 22:52 | In reply to: #326610

Através do site https://www.evernote.com/shard/s1/sh/f8232aa4-df79-4139-84c8-154e419cf29e/3b0dd8f970639aa4b8e2e685967cc75e?noteKey=3b0dd8f970639aa4b8e2e685967cc75e¬eGuid=f8232aa4-df79-4139-84c8-154e419cf29e, do Arquivo Regional dos Açores,

encontrei o casamento dos pais de Hilário, os assentos de batismo dos mesmos, bem como os assentos dos casamentos dos avós paternos e maternos de Hilário. Entrando no Arquivo Regional dos Açores, acima referido, pode continuar a pesquisar mais para trás no tempo, pelo que lhe deixo essa tarefa. Se ainda pretender os assentos paroquiais que recolhi, envie para meu endereço mail o seu endereço que de imediato lhos enviarei . Cumprimentos Jorge Resende

jbgresende@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

#326882 | MOIMOR | 08 Apr 2013 17:08 | In reply to: #326800

Olá Sr. Jorge Resende,

Muito obrigado por informar o site "www.evernote.com...".

Ao realizar uma pesquisa no google com o nome "Hilario Jose de Morais", localizei um site que continha uma pesquisa genealógica realizada por outra pessoa. Com base naquelas informações, consegui localizar nos Arquivos Paroquiais da Ilha de São José alguns assentos de batismo e casamento, incluindo aqueles que você encontrou. Eu fico muito agradecido pela sua disposição em me ajudar e por também ter localizado esses assentos.

A dificuldade em pesquisar os assentos de batismo, de casamento ou de óbito surge quando não se sabe a data e/ou o local onde ocorreu o evento (batismo, casamento ou óbito). Assim, nesse momento, a minha grande dificuldade é ter que pesquisar cada página dos livros de batismo, de camento ou de óbito, pois não há um índice que facilite a pesquisa.

Aqui no Brasil, os Padres redigiam os assentos de batismo, de casamento e de óbito e, em um livro separado, faziam uma relação com o nome das crianças batizadas e dos respectivos pais, ou com o nome dos noivos, ou com o nome dos "de cujus", conforme o caso.

Portanto, Sr. Jorge, você saberia me informar se existe algum índice de batismos, índice de casamentos ou índice de óbitos que seja possível pesquisar?

Um abraço,

Moises

Reply

Direct link:

RE: Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

#326903 | Jorge Resende | 08 Apr 2013 21:16 | In reply to: #326882

Estimado Moisés, cumprimentos. Gostaria de o ajudar da melhor maneira, essencialmente baseado na minha experiência nestas pesquisas de livros paroquiais. Nem sempre os livros paroquiais têm índices, pelo que ou há alguma certeza de datas ou então tem que se ir por tentativas. Siga este caminho:
Por norma, com muitas exceções, claro, quando há um nascimento,os pais podem ter casado perto desse nascimento, por exemplo se uma criança nasceu em 1800, os seus pais casaram de 1799 para trás, mas às vezes existem outros filhos mais velhos, por isso, aconselho a partir de 1799 para trás, até 10, 15 anos, e pode-se encontrar aí o casamento dos pais. Quanto ao nascimento dos pais, é suposto, e também há exceções, que os pais casem entre os seus vinte, vinte sete anos, portanto, para encontrar as datas de nascimento deles, procura-se, da data do casamento para trás, retirando-se vinte anos, e vai-se recuando no tempo. Provavelmente é assim o seu modo de pesquisa, eu tenho pesquisado assim, embora por vezes ande perdido, mas geralmente, encontro sempre.
Pegando no exemplo anterior, se uma criança nasce em 1800, seus pais podem ter casado de 1799 para trás(muitas vezes casavam no próprio ano de nascimento...), e podem ter nascido os pais de 1777 para trás. É um método, e em S. Jorge por acaso, até há um documento que indica as datas de nascimentos dos noivos. Lembro que um dos bisavós de Hilário tem "Brasil" no último nome, apelido, portanto, como a ilha é pequena, não devia haver muitas famílias, pelo que devia ser natural casamentos entre primos.
Talvez não tenha ajudado muito, não resisto a enviar-lhe o que apanhei, embora lhe diga que se os antepassados de Hilário forem de TOPO, Calheta, é fácil. Nos assentos de batismo, os mais antigos, apenas os padres punham os nomes dos pais, e às vezes nem sempre. Quanto a índices, dependiam da forma organizada dos padres a sua existência, mas com toda a franquesa lhe digo que muitos padres não primavam nem pela letra nem pela organização. Um abraço, disponha sempre sem receio de maçar. Cumprimentos, Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Ascendência de Hilario Jose de Morais - Ilha de Sâo Jorge

#326919 | MOIMOR | 09 Apr 2013 03:08 | In reply to: #326903

Prezado Jorge,
Muito obrigado por compartilhar a sua experiência na pesquisa de livros paroquiais. Darei continuidade à pesquisa e, encontrando novas informações, lhe comunicarei.
Abraços,
Moises

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 06:47

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen