Transcrição de Assento de Baptizado
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Transcrição de Assento de Baptizado
Boa noite a todos,
Estou a ter bastante dificuldade em perceber o conteúdo do registo número 33 do "Livro de Baptizados" ano de 1875 da freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede. Este livro encontra-se no Arquivo Distrital de Coimbra, identificado com o código PAR/CNT14/002/0017, estando também disponível em formato digital no endereço
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36925
Trata-se do registo de baptizado de Anna Clementina, natural de Pereirões, filha natural de Maria Clementina e minha antepassada. Poderia alguém mais habilitado e treinado nestas leituras transcrever o conteúdo do mesmo, por favor?
Desde já agradeço imenso a atenção.
Cordiais cumprimentos,
José Fonseca
Direct link:
RE: Transcrição de Assento de Baptizado
Tem de dar a data exacta para se poder pesquisar!
Este sistema novo do Arquivo da Universidade não permite enviar o link directamente para a imagem.
Direct link:
RE: Transcrição de Assento de Baptizado
Caro MontDias,
Desde já agradeço a atenção dispensada. Trata-se do registo número 33 [Anna, filha de Maria Clementina] datado, salvo erro (pois não consigo ler bem), de 6 de Maio de 1875. Os links directos para as imagens respectivas são
http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=B10D711A83F419321A00B3A487C9DA31&r=0
http://pesquisa.auc.uc.pt/vaultimage/?id=5A898CC69BBD84A85AD8D9E4D3E12746&r=0
Desde já agradeço imenso.
José Fonseca
Direct link:
RE: Transcrição de Assento de Baptizado
Aos 6.5.1875, na igreja Paroquial da freguesia da Tocha, concelho de Cantanhede, diocese de Coimbra baptizei solenemente e puz os santos óleos a um indivíduo do sexo feminino a quem dei nome de ANA, que nasceu no lugar d0s Pereiros? (Pereirões), desta freguesia às 11 horas da manhã do dia 20 do mês de Abril do corrente ano, filha natural e primogénita de MARIA CLEMENTINA, solteira, jornaleira (exposta), moradora nos Pereiros? (Pereirões). Padrinhos Luís Jorge ??, casado, jornaleiro, do lugar dos Inácios e Ana de Oliveira, solteira, de Pereirões.
A mãe, Maria Clementina, tinha sido exposta na Roda de um cenvento para ser criada, por isso é que não aparece o nome dos avós.
Continuação de uma santa Páscoa.
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
RE: Transcrição de Assento de Baptizado
Caro Tiago Monteiro Dias,
Agradeço imenso pela atenção dispensada e pela preciosa informação prestada. Assim, pelo que percebo, nunca conseguirei descobrir quem foram os pais de MARIA CLEMENTINA, correcto?
Já agora, por curiosidade, existirá alguma forma de descobrir se ANNA CLEMENTINA e o seu filho MANUEL (também natural) foram, mais tarde, legitimizados?
Atentamente,
José Fonseca
Direct link:
RE: Transcrição de Assento de Baptizado
Caro José Fonseca,
Sim, há possibilidade de saber, mas é pouco provável que consiga encontrar alguma coisa.
Se houve legitimação, ela terá sido feita numa cartório notarial provavelmente o que se localizasse mais próximo da residência do pai.
Se tiver sido feito no Distrito de Coimbra terá de se deslocar ao Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC) e pedir orientação às funcionárias nesse sentido. Há uns índices por nomes e pode ser que exista alguma referência a esses seus antepassados.
Normalmente, as crianças abandonadas pelas mães ou eram filhas de mulheres solteiras da alta sociedade, que, por vergonha, as rejeitavam ou de mulheres miseráveis que não as podiam criar.
Ainda ontem se descobriu, lá no AUC, uma legitimação feita por uma mãe que também tinha abandonado a filha num convento, cerca de 1882 e passados 11 anos decide legitimá-la.
Pode ser que tenha sorte!
Bom trabalho.
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Nov 2024, 10:39