Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

#328362 | PP | 01 May 2013 18:16

Caros confrades,

Dado que há, julgo eu, poucos dados (de facto não conheço nenhum!) sobre a ascendência de Catarina Coelho, mulher de Gonçalo Tomé, Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, aqui fica um dado que pode abrir uma perspectiva de investigação:

Em 1593 é baptizada, em Guilhufe, Penafiel, Maria, filha de Bastião Coelho, do Lugar da Cepeda, freguesia de Guilhufe, São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel), cujo padrinho de baptismo é Gonçalo Tomé, «da Velleda[sic]» (Lugar da Aveleda), freguesia «da rifana[sic]» (Arrifana; São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

É muito provável que seja o dito Gonçalo Tomé, Senhor da Quinta da Aveleda, e que haja alguma relação de parentesco entre Catarina Coelho e Bastião Coelho.

Fonte: (IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Guilhufe (1586-07-06 a 1728-01-27) (Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Guilhufe, 1586-07-06 a 1728-01-27), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/3/4 - 16.2, fólio 8v, assento de 1593-08-??).

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

#328382 | cardosodoamaral | 02 May 2013 07:06 | In reply to: #328362

Caro Confrade PP

Não sei se vou responder à sua pretensão, mas de qualquer forma sugiro que leia o Inventário do Morgado da Aveleda que está on-line.

Quiça encontre alguma situação ou mesmo esta.

Espero ter ajudado

Cordiais cumprimentos

Disponha

Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

#328431 | PP | 02 May 2013 22:54 | In reply to: #328382

Caro confrade Adelino Amaral,

Agradeço a sua sugestão.

Contudo, não encontrei nada que me permitisse evoluir na ascendência de Catarina Coelho no citado inventário. Daí que eu tenha recorrido ao fórum na tentativa de conseguir algum dado.

De qualquer forma, agradeço a ajuda.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

#329517 | afdesousa | 21 May 2013 18:44 | In reply to: #328431

Será que nas suas investigações sobre " Coelhos " tem alguma informação de Domingas Coelha, casada com João Pires que são da freguesia de Santa Maria - Lamas do Vouga - Trofa - Agueda.
Têm varios filhos António n. 19-6-1681, Maria n. 18-7-1683, Sebastião n. 18-1-1688, José, Luisa Francisca, Antónia Coelha que casa em 18-6-1700 com Manoel Francisco da Clara( Viúvo), este casal vem a residir em Castrovães - Trofa - Agueda.
Caso tenha alguma informação, fico muita grata.
Os meus cumprimentos
Alice Fernandes

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

#329531 | PP | 21 May 2013 22:53 | In reply to: #329517

Cara confreira Alice Fernandes,

Infelizmente nada tenho relacionado com o seu pedido, nem com as localizações geográficas apresentadas.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Gonçalo Tomé - Senhor da Quinta da Aveleda, Penafiel, c.c. Catarina Coelho (hipótese)

#368358 | PP | 18 Apr 2016 19:32 | In reply to: #328362

Caros confrades,

Se interessar, encontrei um assento de baptismo, em Santiago de Subarrifana, Penafiel, onde consta que foi madrinha Maria, solteira, filha de Gonçalo Tomé, da Aveleda, freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

A data do assento é de 11 de Maio de 1604.

Alguém confirma a existência desta filha Maria?

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Jun 2024, 22:26

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen