Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328830 | kryszor | 08 May 2013 19:15

Boa tarde pessoal!

Sou brasileiro e preciso muito saber a freguesia em que meu bisavô nasceu e achar sua certidão de nascimento para fins de nacionalidade.

As informações que eu tenho são as seguintes:

Ele nasceu em Viseu.
Nome: Manoel Pereira Cardoso ou Manuel Pereira Cardoso.


Filho de: Seraphim Pereira Cardoso e Delmira Pereira Cardoso

Depois de um tempo veio morar no Brasil (acredito que no Rio de Janeiro) e casou-se com Cleopatra.

Agradeço qualquer possibilidade de ajuda!

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328831 | f4b2 | 08 May 2013 19:36 | In reply to: #328830

Caro Kryszor

Não sei se é a mesma pessoa que procura?Deixo-lhe este nome que retirei do Anuário de Portugal de 1909,cito:

- MANOEL PEREIRA CARDOSO - Inspector da Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro - Serviço de Movimento em Viseu,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328832 | kryszor | 08 May 2013 20:32 | In reply to: #328830

Obrigado João.

Devia haver varios com este nome, mas preciso saber especificamente a freguesia em que ele nasceu..

Mas obrigado pela ajuda.

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328834 | HRC1947 | 08 May 2013 21:44 | In reply to: #328832

Caro kryszor;
Se vc. tiver uns 25 anos, o seu bisavô deveria ter nascido nos anos 1885/ 1895.
Seria bom que indicasse todos os elementos que possui do seu bisavô, mesmo
algum que julgue de menor importância.
Tente saber mais sobre o seu bisavô, data nascimento, Freguesia etc.
Seria uma boa ajuda, se conseguisse ver no registo do seu AVÔ.... se consta
alguma localidade da zona de Viseu .
Esperamos aqui por si.
Cumprimentos
HRC

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328843 | kryszor | 09 May 2013 01:26 | In reply to: #328834

Meu bisavô é Manoel Pereira Cardoso, filho de Seraphim Pereira Cardoso e Belmira Pereira Cardoso.


Eu tenho 22 anos, meu avô nasceu em 1935.

Meu bisavô casou-se com Cleopatra de Oliveira Cardoso, acredito que no Rio de Janeiro.


Não consta nenhuma localizade da zona de Viseu, apenas meu avô disse que ele nasceu lá.

Justamente a freguesia que também quero saber!


Muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328909 | HRC1947 | 10 May 2013 01:03 | In reply to: #328843

Caro Confrade;
Você terá que começar a " mexer na massa ", caso contrário não vai encontrar
a Freguesia, ou o Concelho em que o seu bisavô nasceu?.
Sugiro que dê alguma atenção a isto:
---
"Actualizados os Cartórios do Brasil. Basta clicar no respectivo Estado [RJ] .Não deve colocar o nome do bairro; [ em município repetir RJ; ] em atribuição Óbito e todos os cartórios do Registo Civil das Pessoas Naturais constarão na lista. Ler com atenção a 2ª Circunscrição, pois está explicito na Área Abrangência, Antiga Freguesia Sacramento e São José Castelo, Centro, parte de Gâmboa e de Santa Teresa.
http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/consulta.do"
---
Veja os endereços da Curia Metropolitana do RJ que Fica na Rua Chile,é onde estão todos os arquivos das igrejas
http://www.catedral.com.br
Arquidiocese do Rio http://arqrio.org
--
Assim, o Confrade tem necessidade de encontrar o Registo de Casamento do seu bisavô, pois nele pode
estar a indicação da localidade em Portugal!....[ ou encontrar o registo certidão de óbito ??? ]....
Como se vê, há muito trabalho pela frente.
http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/livros.php
Cumprimentos
HRC

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328911 | kryszor | 10 May 2013 01:20 | In reply to: #328909

Obrigado HRC.

Apenas acrescentando, descobri que ele se casou em 8 de maio de 1935 no Rio de Janeiro.


Ele nasceu em Viseu em 7 de junho 1907.

Essas informaçoes ajudam ?

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328925 | MCNN | 10 May 2013 13:16 | In reply to: #328911

Boa tarde

Se o seu bisavô nasceu em 1907, o que terá de procurar será o seu assento de baptismo.

Em princípio esse assento já deverá estar no Arquivo Distrital de Viseu, mas a grande questão que se coloca é saber em que concelho e paróquia é que ele foi baptizado, para saber em que livro de baptismos é que deve pedir ao Arquivo para procurar.

Disse saber a data em que o seu bisavô casou no Rio de Janeiro. Já consultou esse assento ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328943 | kryszor | 10 May 2013 17:54 | In reply to: #328925

É justamente o assento de baptismo ou a freguesia que ele nasceu que eu estou procurando.

Não sei que concelho ou paróquia, como devo fazer para o Arquivo procurar?

Sei que ele casou em 1935 no Rio de Janeiro, já solicitei para realizarem as buscas da sua certidão de casamento, mas não sei se vai estar escrito a freguesia que ele nasceu.


Obrigado!

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328950 | MCNN | 10 May 2013 22:57 | In reply to: #328943

Boa noite

Partindo do princípio que a informação que tem de que o seu bisavô nasceu em Viseu está correcta, resta saber se quando falamos em Viseu estamos a falar do distrito de Viseu ou do concelho de Viseu.

O distrito de Viseu tem 24 concelhos. O concelho de Viseu, por exemplo, tem mais de 30 freguesias.

Como vê, o distrito de Viseu tem centenas de freguesias. Sem saber o concelho e a freguesia, ou pelo menos o concelho, é pouco provável que o Arquivo Distrital de Viseu faça essa busca.

A sua melhor hipótese será mesmo que o assento de casamento do seu bisavô mencione com mais detalhe onde ele nasceu.

Já agora, e relativamente ao casamento, quando disse que ele casou em 1935 no Rio de Janeiro, está a referir-se ao Estado ou à cidade ? Se ele casou na cidade do Rio de Janeiro, sabe em que circunscrição é que ele casou ? Ou sabe em que bairro do Rio de Janeiro é que ele viveu ?

Uma outra hipótese seria procurar o seu assento de óbito. Sabe quando e onde é que ele faleceu ?

Ainda outra hipótese seria procurar localizar o seu pedido de passaporte. Sabe em que ano é que ele foi para o Brasil ? E sabe se ele foi sozinho ou com os pais ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328957 | kryszor | 11 May 2013 00:41 | In reply to: #328950

Obrigado Mario,

Olha, o que meu avô achou dele parece que era uma carteira de identidade acho, e estava escrito apenas: Natural de Viseu.

Ele casou-se em 1935 na cidade do Rio de Janeiro mesmo, não sei a circunscrição, mas solicitei hoje na circrunscrição do Centro da Cidade e de São Cristóvão, o lugar onde ele vivia.

Ele faleceu aqui no Rio de Janeiro mesmo entre 1989-1995 acho.

Como posso fazer para localizar seu pedido de passaporte? Eu sei que ele nasceu em 1907 e casou-se em 1935 no Rio de Janeiro, então acredito que ele tenha ido para o Brasil por volta de 1920, e ele foi com os pais.


Muito obrigado por qualquer ajuda.

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#328960 | kryszor | 11 May 2013 01:14 | In reply to: #328957

Caso eu ache a certidão de óbito ou de casamento, com certeza vai estar escrito a freguesia ou concelho que ele nasceu ? ou só vai estar escrito Viseu também?

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329003 | kryszor | 12 May 2013 00:26 | In reply to: #328909

Pessoal! Uma boa notícia!

Descobri a página do casamento entre ele e a Cleopatra, ja vi que é na 6 Cirscunscrição do Rio de Janeiro..

Alguém poderia me ajudar a ler ? Não to conseguindo verificar se há o local que ele nasceu:


https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-11881-117868-34?cc=1582573&wc=M93N-TD6:778845152

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329004 | MICHELRIO32 | 12 May 2013 00:55 | In reply to: #329003

Caro confrade kryszor,segue o que está escrito que consegui decifrar :

Manoel Pereira Cardoso,solteiro,ourives,natural de Portugal,nascido no dia sete de Junho de mil novecentos e vinte,filho legítimo de Serafim Pereira Cardoso e de Belmira Pereira Cardoso,morador no Distrito de Itaguaí ( pertencia ao Rio de Janeiro,hoje um Município do RJ ).Caso precise de ajuda, é só falar.

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329005 | kryszor | 12 May 2013 01:01 | In reply to: #329004

Então nao adiantou muito isso né ? Continuo sem saber a freguesia ou o concelho..

Achei que ia estar escrito onde ele nasceu..

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329007 | MICHELRIO32 | 12 May 2013 01:20 | In reply to: #329005

Quando e onde ele faleceu ?

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329008 | MCNN | 12 May 2013 01:20 | In reply to: #329005

Bem, para uma coisa já serviu, nesse assento é dito que ele nasceu em 1909, e não em 1907 como era a sua convicção. E isso pode fazer toda a diferença na hora de procurar o baptismo do seu bisavô.

De qualquer forma, acho que deve contactar o cartório onde o seu bisavô casou, pois por vezes está lá arquivado o processo de casamento, e nesse processo pode existir alguma certidão ou outro qualquer documento que o seu bisavô tivesse tido que apresentar para poder casar e que eventualmente poderá conter a informação que procura.

Outra coisa, o seu trisavô Serafim ainda era vivo, pois é um dos que assina o assento de casamento.

No que diz respeito a pesquisar o pedido de passaporte, se o seu bisavô foi ainda criança para o Brasil com os pais, eventualmente o que terá de procurar será o pedido de passaporte do seu trisavô, pois terá sido ele quem pediu o passaporte e o seu bisavô iria como seu acompanhante.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329009 | MICHELRIO32 | 12 May 2013 01:25 | In reply to: #329008

Confrade Kryszor,infelizmente os cartórios daqui do Rio de Janeiro não guardam os processos,somente conservam durante 5 anos e depois mandam para serem incinerados ou vendem com autorização judicial como aparas de papel, o que acho um absurdo,mas aqui não se tem o costume de guardar documentos nos cartórios,infelizmente.

Com os melhores cumprimentos,

Michel do N.G.Corrêa

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329010 | kryszor | 12 May 2013 01:26 | In reply to: #329008

Onde posso realizar essa pesquisa de pedido de passaporte?

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329017 | MCNN | 12 May 2013 11:14 | In reply to: #329010

Partindo do princípio que a família era natural de Viseu, o mais natural será que tenham pedido o passaporte no Governo Civil de Viseu.

Sendo assim, os pedidos de passaporte são consultáveis no Arquivo Distrital de Viseu.

Mas como ainda não é possível fazer essa consulta pela internet, as alternativas passam por consultar presencialmente ou pedir ao Arquivo que procure (eu náo sei se eles fazem esse tipo de pesquisa).

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329030 | Pedro França | 12 May 2013 16:24 | In reply to: #329017

Caríssimos:

Eu coloco-me à disposição para realizar essas e outras pesquiisas atinentes, sob certas condições, mas para o distrito de Coimbra, através do AUC.

Abraço e boa sorte.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#329150 | kryszor | 14 May 2013 19:59 | In reply to: #329017

Obrigado Mario,

Vou verificar se alguém pode fazer esta pesquisa para mim.

Reply

Direct link:

Busca de certidão de nascimento de meu bisavô

#365273 | gih | 20 Jan 2016 20:00 | In reply to: #328830

caramba, sua procura esta parecendo muito com a minha, poremtenho mais algumas informaçoes que se vc tiver conhecimento podera me ajudar tambem.
meu tetravô se chamava jose pereira cardoso, veio de portugal com um irmao manoel pereira cardoso ou manuel pereira cardoso e tres irmao maria, maria marta (a chamavam de maria marte), e custodia, os sobrenomes das mulheres nao tinham pq naquela epoca tinham preconceito por mulheres,sempre colocavam sobrenomes em mulhres de jusus ou do nascimento ou de deus...
O Q EU APENAS QUERO MEU AMIGO, É SABER MAIS SOBRE MINHA FAMILIA, O QUE A HISTORIA ESTA PARECENDO MUITO COM A SUA, PELO MOTIVO DE PORTUGAL SER MINUSCULO, ESTA FACIL ENCONTRAR OS ANTECEDENTES. O QUE PUDER ME INFORMAR EU AGRADEÇO.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Jun 2024, 21:16

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen