Descendentes

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Genética | Pessoas

Descendentes

#332973 | natown | 25 Jul 2013 14:11

Boa tarde

estou a procura do certidao do meu bisavo para efeitos de nacionalidade mas so que nao estou a conseguir encontrar tenho alguns dados dele e de quem ja conseguiu obter para ele e os filhos mas nao disponiblizou os dados para os resto da familia por isso queria saber se alguem me ajuda a encontarar o certidao de nascimento. vou deixar alguns dados do meu bisavo e da pessoa que conseguiu.

dados do meu bisavo

Nome do Indidviduo:Antonio Jose da Silva
NAturalidade: Nossa senhora da conceição concelho de portimao

dados da pessoa que conseguiu neste caso um tio meu:
Miguel Jose Silva
Naturalidade: Sao Joao Baptista concelho do porto novo Cabo verde
Data Nascimento 22/12/1947
cedula 788170 serie C
agora queria ver se no processo dele conseguia-mos encontrar a certidao ou um averbamento? desde que nos deslocase-mos a conservatoria dos registo e pedir o favor de procurarem o certidao no processo, sera que isso é possivel?

vou deixar alguns dados do processo desse meu tio

Processo numero 45246/79 talves com esse numero de processo consigo encontrar o certidao do meu bisavo no proceso do meu tio.

agora gostaria de pedir a vossa ajuda se tudo isto é possivel

aguardo uma resposta agradecia imenso

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#332974 | natown | 25 Jul 2013 14:18 | In reply to: #332973

ainda esqueci colocar o local onde le tratou do processo foi na conservatoria dos registos centrais de lisboa

obrigado

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#332981 | a13263 | 25 Jul 2013 16:53 | In reply to: #332973

Caro natown,


Convinha saber qual a data de nascimento do seu bisavô ou, pelo menos, uma data aproximada. Com essa informação, não deve ser difícil encontrar aqui

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/details?id=995059

o registo de baptismo dele.

Depois, é só pedir a certidão ao Arquivo Distrital de Faro

http://adfaro.algarvedigital.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=61


Boa sorte,
Ana Silva

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#332995 | natown | 25 Jul 2013 22:31 | In reply to: #332981

pois é isso que nao tenho a data de nascimento. vou pesquisando e vendo se encontro alguma coisa. agradeço desde ja pela sua ajuda

Os melhores cumprimentos
Ivan Silva

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#332997 | roz | 25 Jul 2013 23:03 | In reply to: #332995

Caro Ivan

Contacte a Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa com os dados que tem do processo do seu tio e pode ser que eles o ajudem.
Rua Rodrigo da Fonseca, nº 202, 1099-033 Lisboa
Telefone: 213817600 / Fax: 2138176 98
Correio electrónico (e-mail): crcentrais@dgrn.mj.pt

Diz que nao sabe a data de nascimento do seu bisavo mas pode calcular uma aproximacao. Veja quando nasceu o seu pai/mae ou o irmao mais velho e tire cerca de 25 ou 30 anos. Depois faz o mesmo para o seu avo e assim fica com uma data aproximada de quando podera' ter nascido o seu bisavo. Se souber a data de nascimento dos seus avos, melhor ainda, porque havera' menos calculos.

O seu bisavo Antonio Jose da Silva foi para Cabo Verde ou foi outro descendente dele que se radicou la?

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333007 | natown | 26 Jul 2013 11:34 | In reply to: #332997

eu nao tenho a data de nasciment mas vou fazer esses calculos

o meu avo foi para cabo verde e ficou a morar la

melhores cumprimentos

Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333008 | natown | 26 Jul 2013 11:40 | In reply to: #333007

alias o meu bisavo que foi para cabo verde

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333012 | roz | 26 Jul 2013 12:48 | In reply to: #333008

Caro Ivan

Entao depois de calcular diga qualquer coisa. Se souber algum outro nome, como a mulher do seu bisavo ou do seu avo, locais, etc. diga tambem. Tenho familia que era de Cabo Verde e nunca se sabe se conseguirei mais informacao mas quantos mais dados me der mais facil sera'.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333024 | natown | 26 Jul 2013 17:12 | In reply to: #333012

boas

calculei as datas mas ainda nao encontrei nada, tenho mais dados o nome da mulher do meu bisavo era Ana Maria Rocha e do meu avo era Antonio Jose Silva, segundos os dados q ue tem sao da ilha de santo antao concelho paul e porto novo era antigo carvoeiros. se precisar de mais algum dado é so perguntar

Melhores cumprimentos
Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333025 | roz | 26 Jul 2013 17:49 | In reply to: #333024

Caro Ivan

Diz que ja calculou as possiveis datas mas diz que nao encontrou! Entao como? O que preciso saber 'e se estamos a falar de alguem que viveu em 1900 ou 1850 ou 1800 mais ou menos. Diz que o seu tio Miguel nasceu em 1947 assim o seu avo tera' nascido por volta de 1920? Que acha? Ou ainda antes talvez? Agora o seu bisavo tera' nascido talvez por 1890? Que lhe parece? Sabe se o seu avo tinha muitos irmaos mais velhos do que ele? Tudo isso faz diferenca quando se esta' a fazer as contas para ver quando podera ter nascido o seu bisavo ou ate' quando ele tera' ido para Cabo Verde.
A minha familia tambem era do Paul, so que nao 'e Silva mas 'as vezes ha ligacoes.
Va la fazer mais umas contas e ca o espero.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333026 | natown | 26 Jul 2013 18:19 | In reply to: #333025

pois, o meu avo nasceu no ano de 1915, mas devido a um incideio que aconteceu no registo no paul a muitos anos atras perderam alguns papeis por isso fizeram uma reforma nos registos ate no registo do meu avo aparece reforma de pois o nome dele. ele tem axo eu um irma so mais velho.

cumprimentos
Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333044 | lezico | 27 Jul 2013 02:23 | In reply to: #333026

Mas como procurou a certidão do seu bisavô? Sabe o nome dos pais dele?

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333046 | natown | 27 Jul 2013 05:02 | In reply to: #333044

pois ele deve saber mas nao diz a ninguem, ja tentei nos registo civil, mas agora com o numero do processo do meu tio eles secalhar conseguem encontrar alguma certidao qalqer coisa assim relaccionado ao meu bisavo

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333048 | roz | 27 Jul 2013 08:11 | In reply to: #333046

Caro Ivan

A sua melhor opcao 'e sempre contactar os Registos Centrais em Lisboa pois la' pode garantir os documentos que la' estao. Entretanto, agora com a epoca mais aproximada, irei investigar pelo meu lado a ver se encontro alguma coisa e logo lhe direi.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333053 | lezico | 27 Jul 2013 12:05 | In reply to: #333046

Sem dúvida o melhor é tentar obter as informações nos Registos Centrais.

Não tem dados suficientes para encontrar a certidão de nascimento do seu bisavô e mesmo que a encontrasse com certeza precisaria de outro documento que comprovasse que aquela pessoa é realmente seu bisavô. Esse documento normalmente seria a certidão de nascimento do seu avô (juntamente com a sua), mas pelo que percebi, esta será impossível de obter.

Se o seu tio conseguiu comprovar a ligação a este seu bisavô é porque algum outro documento existirá que torna isso possível.

Contacte os Registo Centrais. Se não lhe derem os dados, então o melhor será tentar localizar outros documentos, por exemplo a certidão de casamento ou óbito do seu bisavô dar-lhe-ia provavelmente os dados para encontrar a de nascimento e talvez servisse para provar a sua ligação a ele, juntamente com a certidão de nascimento do seu pai/mãe.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333054 | natown | 27 Jul 2013 12:16 | In reply to: #333048

vou entrar em contacto com eles. agradeço imenso e que tenhas na sorte na pesquisa. um muito obrigado

melhore cumprimentos
Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333055 | natown | 27 Jul 2013 12:23 | In reply to: #333053

pois é isso. mas tambem posso provar com os documentos do meu tio se encontrar o certidao, ele e a minha mae sao irmaos de mae e pai, secalhar deve dar tambem, anexo os documentos dele, sao so provas. mas tambem nao sei se é possivel isso

cumprimentos
Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333269 | natown | 02 Aug 2013 16:14 | In reply to: #333055

boa tarde eu enviei um emial para lisboa eles disseram que nao encontraram nada no processo do meu tio e agora fico com a duvida entao como ele conseguiu a nacionalidade sem o certidao do meu bisavo mas no certidao do meu tio diz q o meu bisavo é de portimao e agora o que faço

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333271 | m.elisa | 02 Aug 2013 17:02 | In reply to: #333269

Caro senhor

O seu tio nascendo em 1947, em Cabo Verde tinha já naconalidade portuguesa. Teria certamente BI, pois em 1974 era homem de 27 anos. Assim não necessitava de qualquer outra prova relativamente a um seu antepassado.
Bastou-lhe optar pela nacionalidade portuguesa.
Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333273 | roz | 02 Aug 2013 17:09 | In reply to: #333269

Caro Ivan

Nao o tenho contactado porque o meu primo que poderia ajudar com alguma informacao esta' no hospital de momento. Terei de esperar ate' ele estar melhor e em casa. A unica coisa que posso sugerir 'e que tente procurar algum documento do seu bisavo (casamento ou obito que podera' dizer o nome dos pais dele) ou de algum filho dele que deveria tambem ter essa informacao.
Mesmo sabendo que ele era de Portimao, se nao souber o nome dos pais de Antonio Jose da Silva nao se pode procurar.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333274 | natown | 02 Aug 2013 17:12 | In reply to: #333271

mas o processo dele foi tratado no ano de 1979/80, foi neste ano que pediu a nacionalidade segundo o processo e o certidao dele, esta escrito isso

cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333275 | natown | 02 Aug 2013 17:18 | In reply to: #333273

Desejo as melhoras para o seu primo e que tenha uma recuperacao rapida. vou procurar mais elementos continuar a pesquisar os livros de baptismo para ver se encontro alguma coisa.

Os meus melhores cumprimentos

Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333278 | m.elisa | 02 Aug 2013 17:25 | In reply to: #333274

Certo.
Estava-se no período em que seria possível optar ou pela nacionalidade portuguesa ou pela nacionalidade caboverdiana.
Recordo-me bem desse período.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333281 | natown | 02 Aug 2013 17:44 | In reply to: #333278

pois, mas a questao aqui é no registo dele tem um averbamento a dizer que ele um neto de um portugues e essa informação encontra-se nos registos dos filhos que sao meus primos.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333285 | m.elisa | 02 Aug 2013 18:10 | In reply to: #333281

Sabe onde e quando morreu o seu bisavô?
Se souber, talvez aí consiga saber o nome dos pais dele. Também o mesmo é válido para o seu casamento.
Sem o nome dos pais dele é praticamente impossível localizá-lo, pois mesmo que nos resgistos paroquiais encontre um António( e há muitos) como se sabe que aquele é o seu António?
Claro que por um golpe de sorte pode ter à margem que o dito António casou com Ana Maria Rocha (nessas datas isso era frequente).

Cumprimentos
M.Elisa

PS não tem acesso ao registo de obito do seu avô ou de qualquer dos irmãos dele?
Ou o registo de qualquer casamento de um deles? Aí constaria o nome dos avós dos registados (que seriam os pais do seu bisavô).

Aqui de Portimão estou a fazer votos para que localize qualquer desses dados.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333287 | natown | 02 Aug 2013 18:24 | In reply to: #333285

eu sei o nome dos pais dele porque tenho o certidao de nascimento do meu avo. mas agora tenho uma duvida na certidao de nascimento do meu avo tem um averbamento que diz reforma e tem o nome de antonio silva entre aspa "jose" mas agora nao sei se este esta referir ao meu avo ou meu bisavo pq o meu bisavo esta com o nome de Antonio Luis Silva isto tudo pq antigamente houve um incedio nos registo la em cabo verde no concelho do paul e els perderam alguns documentos, segundo achamos que foi erro q eles cometeram puseram assim.

se estiver interessada posso enviar a certidao para ver e confirmar

Os meus melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333288 | m.elisa | 02 Aug 2013 18:32 | In reply to: #333287

Isso é mesmo muito bom.
Diga então o nome dos pais dele (com as possíveis variantes, que se pesquisa os registos de nascimento de Portimão, que até para essas datas se podem pesquisar aqui na Net.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333289 | natown | 02 Aug 2013 18:36 | In reply to: #333288

Pai Luis Antonio Silva
Mae Barbara Maria de Brito

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333291 | m.elisa | 02 Aug 2013 18:40 | In reply to: #333289

Já estou a pesquisar.
Se quizer ir tentando vá aqui http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/details?id=995059 e escolha os possíveis anos de nascimento.

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333292 | m.elisa | 02 Aug 2013 19:04 | In reply to: #333287

Pelo sim pelo não procure também em José.
A sua bisavó também era de Portimão? Tem o nome dos pais dela?

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333293 | natown | 02 Aug 2013 19:07 | In reply to: #333291

um muito obrigado a ajudar-me a encontrar.
vou pesquisar

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333294 | natown | 02 Aug 2013 19:13 | In reply to: #333292

a minha bisavó nao sei, essa informação nao tenho

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333329 | m.elisa | 03 Aug 2013 04:13 | In reply to: #333294

Vi os baptismos de 1888,1889,1890 e 1891 e com esses nomes nada encontrei.
Talvez noutros anos.
Cumprimentos
m.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333343 | natown | 03 Aug 2013 13:31 | In reply to: #333329

pois, estou a procura nos anos 1860 para cima

cumprimentos
Ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333505 | natown | 06 Aug 2013 21:11 | In reply to: #332973

boa noite

consegui uma informação dos registo centrais segundo eles dizeram que o meu tio fez uma transcriçãoar

Vou postar abaixo o que eles me enviaram.


O processo Nº 45246/1979, arquivado desta Conservatória, trata-se de um processo de Transcrição de Nascimento de Miguel José da Silva, no mesmo consta:

Vários oficios enviados e recebidos pela Embaixada da Praia, Cabo Verde, Certidão de Nascimento do registado de Barlavento, Cabo verde, documento que serviu de base à transcrição do assento de nascimento nº 523-P/1980 desta Conservatória, consta em averbamento que o avô paterno é a natural de Portimão e de casamento e certidão de nascimento do progenitor de Barlavento, Cabo Verde de José António Silva.

Agora gostaria de saber o que isso tudo quer dizer transcrição e o resto?

Melhores cumprimentos

ivan

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333532 | m.elisa | 07 Aug 2013 15:29 | In reply to: #333505

Caro Ivan

Era mesmo isso que eu supunha ter acontecido.

Você não pode fazer o mesmo?
Isto é averbar ao processo a certidão de nascimento da sua mãe e restantes documentos.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333589 | HRC1947 | 08 Aug 2013 15:44 | In reply to: #333532

-
Caro Ivan;
... Tenho acompanhado o seu tópico, pergunto;
Você está entendendo o processo?....
... Se tiver dúvidas, queira colocá-las.
Esperamos aqui por si.
Cumprimentos
HRC
-

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333732 | natown | 11 Aug 2013 20:40 | In reply to: #333532

Exatamente eu gostaria de averbar o da minha mae com o processo do meu tio ja que sao irmaos de mae e pai. mas nao sei se isso é possivel, ja poupava tempo e menos burocracia, mas nao sei se possivel

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333733 | natown | 11 Aug 2013 20:46 | In reply to: #333589

tou a perceber mais ou menos. primeiro dos registos eles me enviaram a mensagem a dizer q fui feita a transcrição, depois voltei a carga a perguntar, se nao ha nenhum elemento referente ao meu bisavo e eles disseram q naquela eopca(79/80) nao era necessario apresentar o certidao de nascimento do portugues neste caso o meu bisavo, mas agora pergunto com que documentos é que provou como sera isso possivel, entao era so chegar com os papeis e dizer que sou filho de tal e ja ta) isso falando naquele tempo, nao percebo sinceramnte. no processo dele deve ter algo que prova isso

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#333785 | m.elisa | 13 Aug 2013 01:17 | In reply to: #333733

Caro Natown

Na época ainda a descolonização era recente, e tratava-se de regularizar inúmeras situação decorrentes da dita.
Ou seja: À partida todos tinham a nacionalidade do novo país desde que lá tivessem nascido. Havia no entanto quem por diversos motivos quizesse manter a nacionalidade portuguesa. Isso era permitido desde que fosse descendente (até bisavô) de alguém nascido na antiga metrópole.

Ora no registo de baptismo do seu tio consta ser neto de alguém nascido em Vila Nova de Portimão (e portanto na dita metrópole). Como o mesmo registo foi feito numa repartição portuguesa (era-o em 1947) não havia motivo para exigir outra prova de que ele tinha nascido em Portugal.

Será que actualmente não aceitariam para si, o mesmo desde que apresentasse uma certidão de nascimento de sua mãe, (onde certamente consta a naturalidade do avõ dela) em conjunto com os outros documentos, excluindo assim a apresentação do registo de baptismo de seu avô?

Ainda sobre o registo de baptismo, está complicado encontrá-lo. Já vi todos os baptismos de Portimão entre 1867 e 1892, e não encontrei nada.

Há vários Luis Antónios a baptizar filhos, incluindo um Luis António da Silva, só que as esposas têm outro nome que não Bárbara.

Será que o nome da mãe dele poderá estar errado nos documentos que possui?

Já agora sabe qual a idade aproximada dele quando foi pai da sua avó? Era ainda novo ou já de uma certa idade?

A sua mãe chegou a conhecê-lo?
Quando faleceu? onde?

Casou com sua bisavó? Se sim, onde?

Como se chamavam os filhos? (muitas vezes davam aos filhos sobretudo aos primeiros , o nome dos pais como homenagem)

Dê-me todos os dados que tiver dele mesmo que possam parecer irrelevantes.

Cumprimentos
M.Elisa

PS: Já agora você está em que país?

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#334069 | HRC1947 | 19 Aug 2013 22:01 | In reply to: #333732

-
Natown;
... Então o que se passa consigo?... assustou-se com
"Halloween" ...
Esperamos aqui por si.
HRC
-

Reply

Direct link:

RE: Descendentes

#336196 | roz | 03 Oct 2013 15:08 | In reply to: #333732

Caro Ivan

Nao sei se ja resolveu o seu assunto mas hoje outra pessoa aqui do forum deu uma informacao importante que lhe pode ser util. Veja o topico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=336194

mas para ja transcrevo aqui o que la diz:

" De acordo com informação que me foi prestada em 2010 a certidão de nascimento pode ser solicitada presencialmente nos balcões da Casa do Cidadão de Cabo Verde, nas conservatórias, nos seus balcões na diáspora ( em Portugal têm representaçao em Odivelas, Faro-loja do cidadão e em Lisboa na nossa embaixada) ou ainda no site ( http://www.portondinosilha.cv) para as pessoas inscritas no mesmo.

Pode ainda contactar através de:
Service Center
• Linha Verde: 8002008 (gratuito somente da rede fixa nacional de Cabo Verde);
• Tel.: 260 55 00 (de Cabo Verde);
• E-mail: casadocidadao (arroba) casadocidadao (ponto) cv

Espero que esta informação seja de alguma utilidade.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo "

Espero que consiga o que pretende.
Rosario

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 21:58

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen