Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Caros confrades,
Nas pesquisas que tenho feito deparo-me de quando em vez com a seguinte situação: procuro o nome de uma pessoa (por ex. Maria Josefa) mas não encontro nenhum assento de baptismo com esse nome mas sim só com parte do nome próprio. No exemplo, Maria. É isto comum? Será que o assento de baptismo desta Maria não é o da Maria Josefa?
Algumas situações em que verifiquei isso após consulta exaustiva dos registos paroquiais respectivos:
- Maria Joana da Silva filha de João da Silva e de Maria Joana: Será a Maria nascida em Vila Boa de Quires a 18-8-1743?
- Maria Josefa filha de Manuel Luís e de Catarina Barbosa: Será a Maria nascida em Vila Boa de Quires a 3-10-1698?
- Maria Joana filha de António Ribeiro e de Joana Maria: Será a Maria nascida em Vila Boa de Quires a 11-8-1700?
- Maria Josefa filha de Manuel do Couto e de Agostinha Correia: Será a Maria nascida em Rio de Galinhas a 3-2-1703?
Pergunto se já se depararam com situações idênticas e a que conclusão chegaram.
Cordiais cumprimentos,
jmmoreira
Direct link:
RE: Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?
Caro confrade,
Da minha experiência, julgo que é o mais comum, quase diria regra: raramente aparecem dois nomes. Portanto, é bem possível que esse possa ser o assento da tal Maria Josefa.
Aconselho-o a ler tudo, pois pode haver mais assentos de filhas com o mesmo nome, dado que a anterior pode, entretanto, ter falecido.
Tenha em apreço a idade com que terão casado, atendendo à data de nascimento.
Cumprimentos, PP.
Direct link:
RE: Nomes próprios incompletos nos assentos assentos de batismo?
Caro confrade PP,
Agradeço a opinião que corrobora a minha intuição.
Cumprimentos,
jmmoreira
Direct link:
Caro Confrade jmmoreira
Procuro o casamento de Manuel Monteiro com Mariana Josefa, batizada como Mariana, nascida em Rio de Galinhas a 04.02.1708, fª de Manuel do Couto e Agostinha Correia e irmã da sua Maria Josefa nascida em Rio de Galinhas a 03.02.1703. Sabe onde casa esta Maria Josefa? Qualquer achega que me possa fornecer...
Muito obrigada, cumprimentos, Lúcia Cardoso
Direct link:
Boa tarde,
Dessa família tenho os assentos de baptismo de sete filhos de Manuel do Couto Álvares e de Agostinha Correia casados em Rio de Galinhas a 15-6-1699.
Casamentos dos filhos, só tenho o de Maria Josefa, de quem descendo.
Manuel e Agostinha são os meus fins de linha. Ainda não explorei esse ramo suficientemente. Acredito que seja possível evoluir na ascendência.
Cumprimentos,
jmmoreira
Direct link:
Caro jmmoreira
Obrigada pela sua resposta.
Sabe me dizer em que terra é o casamento da sua Maria Josefa? Eu não encontrei casamento de filhos daquele casal em Rio de Galinhas. Penso que, após o nascimento de Sebastiana em 1714, foram morar noutra terra. Manuel do Couto faleceu em Vila Boa de Quires a 19.10.1744 e Agostinha Correia a 24.02.1744, mas também nesta terra não encontrei casamentos de filhos.
Mais uma vez obrigada.
Cumprimentos, Lúcia Cardoso
Direct link:
Boa tarde,
Casaram em Vila Boa de Quires a 3-4-1724.
Creio que tem razão. Diz nesse assento: "com Maria Josefa filha de Manuel do Couto Álvares e de sua mulher Agostinha Correia assistentes no lugar da Pedra de Buriz e seus pais foram de Rio de Galinhas sendo a tudo testemunhas presentes o mesmo Manuel do Couto e João de Oliveira ambos e todos do lugar de Buriz" [o lugar de Buriz fica em Vila Boa de Quires].
Cumprimentos,
jmmoreira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Nov 2024, 16:27