casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336260 | aapamp | 04 Oct 2013 14:20

Boa tarde
Descendo do casal acima descrito pelo filho Pedro da Mota,mas penso que o que aparece no geneall
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2171128
em relação à ascendencia de Maria da Mota está errado ,pois parece-me que o que aparece no assento de casamento é o pai do noivo,que está certo e a mãe da noiva que é Jeronima da Mota viuva desde 1632 e moradora no Rio, filha de Pedro da Mota Geraldes,morgado de Penidos.
Agradecia ajuda dos confrades entendidos nos Motas de Penidos e em Quires
Cumprimentos
Antonio Mendes

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336280 | jmmoreira | 05 Oct 2013 00:46 | In reply to: #336260

Caro António Mendes,

Também descendo desse casal pelo filho António da Mota.
Pela leitura do assento de casamento que refere fico com a mesma opinião.
Pergunto-lhe se tem mais dados sobre a Jerónima da Mota: datas de nascimento, casamento, nome do marido, ...

Cumprimentos,
jmmoreira

P.S. Tenho mais informações sobre a ascendência de Belchior Mendes marido de Úrsula de Magalhães.

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336281 | aapamp | 05 Oct 2013 01:51 | In reply to: #336280

Caro João Moreira
Vi agora o seu mail ,muito obrigado pelas informações,já agora mande-me também o que tem deste Antonio da Mota,pois tenho dois Antonio da Mota da zona de quires da mesma epoca ,um casado com maria gaspar e outro com maria ferreira em fim de linha.
Dos Osorios também avancei uma geração e que leva quase de certeza a
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1292463
pelo nome,lugar (Outeiro de Abragão) e pelo padrinho que vem de Pedorido a Abragão apadrinhar, e descendente do acima citado.
Em relação á Jeronima da Mota ela aparece aqui no geneall mas com informações muito erradas,amanha mando-lhe o que tenho dela.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336283 | jmmoreira | 05 Oct 2013 02:31 | In reply to: #336281

Caro António Mendes,

Aqui vai o que tenho sobre o António da Mota filho de Jerónimo Fernandes e de Maria da Mota moradores no lugar do Rio.
O António da Mota casou com Maria Pereira em Vila Boa de Quires no dia 18-9-1667. Faleceu a 6-10-1717. A Maria Pereira faleceu a 2-10-1699. Viveram no lugar de Quires. Tiveram os seguintes filhos:
- Manuel (n. 10-5-1668)
- Catarina da Mota (n. 14-2-1670; f. 3-3-1709)
- Francisco (n. 18-7-1675)
- António (n. 19-1-1678)
- João (n. 29-10-1682)
- Cristovão (n. em Janeiro de 1685)
- Clara (?) (bp. 8-11-1687)
Descendo de Catarina da Mota que casou a 27-4-1705 em Vila Boa de Quires com Manuel da Mota, filho de João da Mota e de Maria Antónia moradores no lugar do Souto.

Não sei se o António da Mota de que falamos casou mais do que uma vez. Tenho a seguinte nota nos meus apontamentos: Houve um António da Mota e uma Maria Ferreira, casados, do Botelho, que foram pais de uma Luisa baptizada a 11-3-1663, de uma Maria nascida a 25-3-1660. Seria o mesmo António da Mota que foi casado com Maria Pereira? Ainda não verifiquei.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336284 | aapamp | 05 Oct 2013 02:42 | In reply to: #336283

Um dos meus Antonio da Mota é esse do Botelho que ainda não descobri a origem. O casado com a Maria Gaspar que também não sei de onde vem morava em romanzelhas e deve ter nascido por volta de 1610 a 1620.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336292 | PP | 05 Oct 2013 09:49 | In reply to: #336260

Caros confrades,

Procuro mais informações sobre o casal Manuel da Mota e Maria João, residentes no Lugar de Buriz, freguesia de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses; casaram a 21.04.1664, Igreja de Santo André, Vila Boa de Quires.

Desconheço, ainda, a ascendência do nubente.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336297 | aapamp | 05 Oct 2013 13:43 | In reply to: #336292

Caro confrade PP
Esses não tenho nada.
Mas voltando ao casal Jeronimo fernandes e Maria da Mota o que vejo no geneall é um perfeito disparate também na descendencia.
Assim a filha casou uns meses depois dos pais e uns anos antes de nascer
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2170934
depois aparece um neto Antonio Teixeira a casar com Catarina Ribeiro de Aguiar (que casaram em quires a 7 de abril de 1681 o Aguiar não sei onde o foram buscar)
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1701886
e de novo com uma ascendencia estapafurdia para a Catarina que é filha de João Ribeiro e de Beatriz Vieira e não dos senhores que lá puseram.
Mais para baixo já não sei porque já não tenho nada em comum,mas pelo pouco que vi o disparate deve continuar.O autor para além de colocar ascendentes que pelo que vejo não possui, ainda por cima resolve alterar os ascendentes a esses "seus" ascendentes.
Quem colocou os dados errados deveria reve-los,ou caso não o faça acho que os responsaveis do geneall deveriam apagar todas as linhas por ele colocadas pois a credibilidade é nula.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336298 | jmmoreira | 05 Oct 2013 13:53 | In reply to: #336297

Caro António Mendes,

Faço-lhe uma sugestão que eu próprio já usei em algumas ocasiões: utilizar a opção de correcção que aparece no geneall. Se sugerir essas correcções o geneall fá-las mesmo que demore algum tempo.
E todos agradecemos.

Caro confrade PP: nada vi sobre as pessoas que refere. No entanto, como ando a percorrer os assentos mais antigos de VBQ, estarei atento e informá-lo-ei caso encontre alguma coisa.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

casamento em 19-08-1640 Vila Boa de Quires entre jeronimo fernandes e maria da mota,pedido de ajuda

#336300 | PP | 05 Oct 2013 14:48 | In reply to: #336297

Caro confrade António Mendes,

Compreendo perfeitamente a sua exposição.

Parece então ser claramente um erro... pior é quando se "forçam as coisas"...

O mal é que por vezes não se conferem os dados pesquisados por outros e publicam-se os mesmíssimos erros.

Depois aparecem estes erros, que são, pelos vistos, facilmente detectáveis...

A ciência genealógica e a histórica só avançam quando conferimos o que está publicado, ainda que o autor seja de créditos firmados. Todos podemos cometer erros, mas devemos ter a humildade científica de os corrigir.

Felizmente, parece-me que são casos pontuais.

Sugiro-lhe que faça uma exposição sobre o assunto ao gestor do site, para então ver corrigido os diversos erros.

Cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 04:43

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen