Assa Castel Branco

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Assa Castel Branco

#336443 | 545teles | 08 Oct 2013 12:48

Boa tarde,

Procuro informações sobre a família Assa Castel Branco que do Alentejo passou para a Índia.

Sou descendente de José Frederico d'Assa Castel-Branco, através da sua filha Matilde Francisca d'Assa Castel-Branco e neta Guilhermina Cândida d'Assa Castel-Branco Brito Queiroga.
Temos dois retratos, um a grafite, supostamente de Guilhermina Cândida Jácome de Sousa Morais, desenhado por seu marido José Frederico, outro a óleo, que talvez seja de sua filha Matilde Francisca.
Gostaria de obter reproduções de fotografias, a existirem, destas mãe e filha.

teresa queiroga

Reply

Direct link:

RE: Assa Castel Branco

#336450 | aeiou2 | 08 Oct 2013 15:15 | In reply to: #336443

Boa tarde,

Se quiser pode pedir ao moderador o meu contacto, pois talvez a possa ajudar.

Maria Oom

Reply

Direct link:

RE: Assa Castel Branco

#336455 | 545teles | 08 Oct 2013 15:37 | In reply to: #336450

Boa tarde, Maria Oom,

Obrigada pela sua resposta.
Já contactei o moderador para solicitar o seu contacto.

Até breve,

teresa

Reply

Direct link:

RE: Assa Castel Branco

#337029 | 545teles | 20 Oct 2013 17:46 | In reply to: #336450

Boa tarde Maria Oom,

Como lhe disse na última mensagem, enviei para o moderador o pedido do seu contacto.
Ainda não obtive resposta. Não sei se a demora será normal e não queria deixar de lhe dizer que continuo interessada nas informações que, eventualmente, tenha para mim.

Ate breve,
teresa

Reply

Direct link:

RE: Assa Castel Branco

#337032 | aeiou2 | 20 Oct 2013 18:17 | In reply to: #337029

Olá, o meu contacto é mjoomarrobanetcabo.pt.

Bjs
Maria

Reply

Direct link:

Assa Castel Branco

#379397 | tequeiroga | 01 Apr 2017 02:06 | In reply to: #336443

Boa noite,

Abri este tópico neste fórum à mais de três anos (com o nome 545teles) para tentar obter mais informações sobre a família Assa Castel-Branco. Vou tarde mas aproveito para agradecer a Maria Oom por me ter tão prontamente respondido. Infelizmente, o contacto que me deu não teve seguimento.

Entretanto, tenho investigado alguma coisa desta família. Confesso que tenho dificuldade em introduzir informação na base de dados do Geneall, por isso, vou deixar aqui os dados que tenho. Espero que sejam úteis e que me perdoem os erros de amadora.

Começo por João d'Assa Castelo Branco, que consta da base de dados e terá nascido em 1667 ou 1668 em S. Nicolau, Lisboa. Na minha árvore é pai de António (1º) d'Assa Castelo Branco, que é pai de António (2º) d'Assa Castelo Branco, que é pai de Francisco Augusto d'Assa Castelo Branco, que é pai de Raimundo d'Assa Castelo Branco, que é pai de José Frederico d'Assa Castelo Branco, que é pai de Matilde Francisca d'Assa Castelo Branco, que é mãe de Guilhermina Cândida, minha avó.

João d'Assa Castelo Branco casou 4 vezes, como é referido no livro Luso-Descendentes da Índia Portuguesa.

1º casamento, em 1696 ou antes, em Badajoz (segundo HOC do neto José Inocêncio e por a noiva ser cristã nova) com Antónia Vicente Pereira, baptizada a 08.abril.1674, filha de Vasco Sardinha Galvão e Maria do Couto. Filhos do 1º casamento:
- Maria, 16 de janeiro de 1697, Nª Sª EXpectação, Campo Maior
- António, 15 de novembro de 1702, Nª Sª EXpectação, Campo Maior
- Francisco, 26 de fevereiro de 1705, Nª Sª EXpectação, Campo Maior
- Vasco Sardinha Galvão, que recebeu o nome do avô materno e que morreu "solteiro" a 8 de setembro de 1716 em Campo Maior.
João e Antónia estiveram casados 20 anos e é possível e provável que tenham tido mais filhos, talvez nascidos noutras localidades, como o Vasco de quem não encontrei o baptismo, porque o pai, João, esteve colocado em Elvas, Castelo de Vide, etc.
Antónia morreu 2 meses antes deste filho Vasco, a 17 de julho de 1716. Tinha 42 anos e a coincidência destas duas mortes talvez indique alguma peste. João casava outra vez 4 meses depois.

2º casamento, a 28 de novembro de 1716, Nª Sª da Expectação, Campo Maior, com Leonor Vitória de Bulhões. Leonor viria a morrer menos de 2 anos após o casamento, a 22 de junho de 1718, "... não recebeu sacramentos porque a acharam afogada no tanque da sua quinta." Filhos do 2º casamento:
- Manuel, 18 de novembro de 1717, Nª Sª da Expectação, Campo Maior.
Leonor morreu 7 meses depois. não encontrei assim mais filhos desta união. O Francisco Xavier referido no Luso-Descendentes será, provavelmente, o Francisco filho do 1º casamento.

3º casamento, a 7 de janeiro de 1722, Casa Branca, Avis, com Rosa Maria de Abreu. Também esta Rosa Maria morreria cedo, a 16 de outubro de 1725. Filhos do 3º casamento:
- João António, 11 de novembro de 1722, Nª Sª da Expectação, Campo Maior.

4º casamento com Josefa Maria Inácia de Almeida.

Dois dos seus netos fizeram Habilitação para a Ordem de Cristo. António, filho de António do 1º casamento, e José Inocêncio, filho de João António do 3º casamento.

Na HOC de António 2º, de 1773, uma das testemunhas diz "... também conheceu a dois tios do pretendente, irmãos de seu pai, chamados Manuel António d'Assa Castelo Branco e Francisco Xavier d'Assa, que ambos foram ao Estado da Índia, onde faleceram, o primeiro no posto de Tenente Coronel e o segundo em Tenente de Infantaria..."

Na HOC de José Inocêncio, de 1770, diz que o cargo hereditário de Juiz de Alfândega de Elvas que o avô, João d'Assa Castelo Branco, detinha veio até ele, José, porque "... tendo sido casado várias vezes, a primeira com mulher infecta, por esta razão lhe não sucedeu no dito ofício o filho primogénito, António d'Assa, pai de outro do mesmo nome, que também se pretende habilitar para Familiar ...". E, mais à frente, " ....perderam os filhos deste primeiro matrimónio e casamento o serem Juízes de Alfândega da cidade de Elvas, que por direito lhes pertencia ... e hoje o serve de propriedade o pai do habilitando, João António d'Assa, por não haver descendência do 2º matrimónio..."

E, no entanto, houve, Manuel António, que chegou ao posto de Tenente Coronel, casou com Bárbara de Melo e teve, pelo menos um filho, João José. Não herdou por estar na Índia?

Espero que o pouco que acrescentei ao que já estava publicado seja útil e renovo o pedido de ajuda com esta família. Sei, também por outras fontes, que os Assa estaria, por Lisboa no século XVII. João nasceu em S. Nicolau e outros terão sido baptizados e recebidos em S. Justa e S, Julião, todas paróquias cujos registos se perderam. Se, nas vossas pesquisas, se depararem com algum Assa em Lisboa neste período, por favor partilhem.

E renovo ainda o pedido original sobre os membros mais recentes da minha família de Assa, Guilhermina Cândida e a sua filha Matilde Francisca.

Obrigada

teresa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 16:39

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen