A. D. de Viseu-ajuda

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas

A. D. de Viseu-ajuda

#337159 | natrix | 23 Oct 2013 21:18

Caros Senhores,

Pedia a ajuda e paciência de alguém que, eventualmente, se deslocasse ao Arquivo Distrital de Viseu.

A dita ajuda era no sentido de tentarem descobrir o casamento em Châs de Tavares de José Pires de Sousa, que era de S. Pedro de Gouveia, com Maria Rita, que era daquela freguesia. Tiveram um filho em 1864 pelo que devem ter casado mais ou menos por essa altura.

Talvez seja pedir muito, mas se me pudessem ajudar agradecia.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337177 | MPrata | 24 Oct 2013 09:05 | In reply to: #337159

Como alternativa, sugiro que requisite os serviços ao referido Arquivo (http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/); eu fi-lo em tempos, e correu bem.

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337207 | natrix | 24 Oct 2013 21:53 | In reply to: #337177

Caro MPrata,

Muito obrigado pela sugestão.

Sabe-me informar qual será o custo e como é que a coisa se processa ?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337213 | amdarg | 25 Oct 2013 00:04 | In reply to: #337159

Caro confrade

Esta informação já está provavelmente acessivel no site do Arquivo distrital de Viseu

http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php

Cumprimentos

A Rocha Gonsalves

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337214 | natrix | 25 Oct 2013 00:24 | In reply to: #337213

Caro A Rocha Gonçalves.

Antes de mais, muito obrigado.

Eu sei que está. Mas como nunca pedi nenhuma cópia desta forma tenho dificuldade em entender como se processa a coisa.

Sendo claro: Pedindo eu a informação que pretendo, apresentam-me um preço de pesquisa pela estimativa de tempo ou pedem o dinheiro em função do tempo que efectivamente demorou a pesquisa. Ou seja, fazem-me uma espécie de "orçamento" ou faço um pedido "às cegas".

Daí ter solicitado a informação a quem já recorreu a este tipo de serviços, o qual, de resto, renovo.

Cumprimentos,

Pedro Sousa.

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337215 | roz | 25 Oct 2013 01:08 | In reply to: #337214

Caro Pedro Sousa

Ja pedi varias vezes buscas ao Arquivo de Viseu e sao muito prestaveis. Eu faco assim. Escrevo email dizendo que desejo fotocopia nao autenticada (custa 1 euro mais ao menos por lauda mas uma certidao custa 15 ou 20 euros), o nome das pessoas, freguesia, data ainda que aproximada, e nome dos pais se for um baptismo. Se nao esta' muito certo da freguesia diga logo o nome de uma alternativa.
Creio que a primeira meia hora 'e gratis (ha outros arquivos onde era so 15 min). Se encontrarem dizem que encontraram, pedem a nossa morada e dizem o custo (incluindo portes de correio). Se o registo abrange 2 paginas tem de pagar por 2. Se nao encontrarem respondem na mesma a dizer que nao esta'.
So teria de pagar o tempo de pesquisa se por exemplo nao soubesse a freguesia e pedisse a pesquisa em muitas freguesias, ou nao sabe as datas e da-lhes um periodo muito grande para pesquisar. Entao 'e que cobram um x por hora.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337253 | natrix | 25 Oct 2013 19:18 | In reply to: #337215

Cara Rosário,

Muito obrigado. Irei proceder como diz.

Por acaso já utilizou os serviços do A.D. da Guarda?

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337256 | roz | 25 Oct 2013 20:15 | In reply to: #337253

Caro Pedro

Sim, tambem ja usei mas todos foram ha uns 2 ou 3 anos atras e tem havido umas pequenas diferencas, como precos, etc. Ja vi aqui alguns participantes dizer que agora ate' e' possivel que lhe enviem a imagem por email e portanto muito mais barata e rapida. Nao sei se todos os arquivos fazem porque na altura em que necessitei nao havia essa modalidade. Tive contactos com varios arquivos e nao tive razao de queixa. Uns serao mais rapidos do que outros mas tambem depende se, por exemplo, 'e altura de ferias ou nao.
Vai aqui o link para o arquivo da Guarda para sua informacao: http://www.adguarda.pt/index.asp?idedicao=51&idSeccao=725&Action=seccao

E ja agora o de Viseu: http://www.ad-viseu.com/paroquiais.php

Boas pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: A. D. de Viseu-ajuda

#337283 | natrix | 26 Oct 2013 01:19 | In reply to: #337256

Cara Rosário,

Muito obrigado por tudo.

Cumprimentos,

Pedro Sousa.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Sep 2024, 07:20

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen