Brasil, Joaquim Lopes de Sequeira, quiçá em Sabará, Minas Gerais
This topic is classified in the following rooms Brasil | Famílias | Pessoas
Brasil, Joaquim Lopes de Sequeira, quiçá em Sabará, Minas Gerais
Caros Confrades,
Joaquim Lopes de Sequeira, nasceu em 24 de Julho de 1747, no lugar e freguesia de S. Martinho da Anta (hoje, no concelho de Sabrosa, Distrito de Vila Real), filho de João Correia e de sua mulher Joana Lopes de Sequeira, (Assento de baptismo, Livro de Baptismos de S. Martinho da Anta, 1743-1792, fotograma 35, em Etombo).
Joaquim Lopes de Sequeira foi à armas para o Brasil.
Dele não havia noticias há mais de 9 anos, quando sua Mãe, Joana Lopes de Sequeira,
soube que corriam banhos para o casamento do seu filho Joaquim Lopes de Sequeira, no Brasil. Pelo que, em 31.1.1783, testou de novo contemplando a hipótese deste seu filho estar vivo, ou dele haver descendentes.
A leitura possível deste documento (testamento de 31.1.1783 de Joana Lopes de Sequeira, Livro de Testamentos de S. Martinho das Antas 1760-1807, fotogramas 66, 67 e 68, em Etombo) indica que Joaquim Lopes de Sequeira foi à armas para Sabará, que se localiza no Estado de Minas Gerais, no Brasil.
Admitindo como possível que algum Confrade tenha alguma informação sobre este Joaquim Lopes de Sequeira, ou sobre os seus descendentes, seja em Sabará, no Estado de Minas Gerais, seja noutro Estado do Brasil, deixo esta mensagem, ficando a aguardar o seu retorno.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
Brasil, Joaquim Lopes de Sequeira, quiçá em Sabará, Minas Gerais
Olá Antônio,
Descendo de Felisberto Martinho (Martins) de Siqueira (Cerqueira), provavelmente natural de Sabará, Minas Gerais (ainda não encontrei registro de batismo), mas ele morou no povoado agora conhecido como Siqueira, em Ravena, distrito de Sabará. Sua descendência está concentrada em Sabará, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia e Jaboticatubas.
O registro mais importante dele que encontrei é seu registro de óbito:
Aos vinte e seis dias do mês de julho de mil oitocentos e trinta e três anos faleceu FELISBERTO MARTINHO DE SIQUEIRA, casado com GENOVEFA GONÇALVES DE MELLO, de infernidade interna com setenta e três anos de idade, sepultado na Capela do Ribeirão do Raposo (Jaboticatubas).
Seu nascimento então se deu provavelmente em 1760, pode haver possibilidade de Joaquim ser pai de Felisberto, tanto pelo sobrenome, pelo "Martinho" e pela localidade Sabará.
Caso tenha mais alguma informação que possa ajudar me avise.
Isaac Daniel
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Dec 2024, 02:16