Pimenteis de Aldegalega entroncados em Novaes

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Regiões

Pimenteis de Aldegalega entroncados em Novaes

#337464 | V.Q.F. | 30 Oct 2013 23:58

Boa noite,

Como contributo ao estudo dos Pimenteis de Aldegalega, transcrevo um excerto das genealogias manuscritas, que pode ser consultado na Torre do Tombo, microfilme n.º 21.F.18, fls. 69, com o título de "Pimenteis de Aldegalega entroncados em Novaes", e que serviu de fonte à filiação apresentada aqui na base de dados de Fernão Roiz Pimentel:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=251757

“Fernão Roiz Pimentel é o primeiro que sem alguma dúvida podemos dar por progenitor desta Família pois que do inventário que sua mulher fez depois da sua morte consta da sua existência, do seu casamento, e de seus filhos. Da sua filiação não poderemos falar com a mesma certeza mas só sim guiados pela inscrição que se acha gravada na campa da sepultura de seu filho Duarte Roiz Pimentel na Ermida de Santo António de Aldegalega do Ribatejo em que se diz estar nela sepultado = Duarte Roiz Pimentel descendente de Rodrigo Afonso Pimentel progenitor dos condes de Benavente = deduzir por conjecturas e cálculos bem combinados que ele foi filho de Gil Afonso Pimentel que foi bisneto do dito Rodrigo Afonso Pimentel não (…) a isto a concorrência dos tempos, mas antes conspirando que este juízo não só o veio(…) do apelido de Pimentel que vem por varonia, mas também dos de Roiz, e de Morais participados de seu avô materno * (à margem - Gonçalo Roiz de Morais pai de D. Leonor de Morais mulher de Gil Afonso Pimentel) (…) descendentes fizeram uso e ainda hoje o fazem. Fez Gil Afonso Pimentel o seu testamento em 24 de Março de 1468. (…) fez Fernão Roiz Pimentel o seu inventário em 1525 como se pode ver em o tomo 2.º de D. Flamin fls. 73 * (à margem - donde se vê que da morte de um à de outro se vão 57 anos) do teor seguinte = inventário de Fernão Roiz Pimentel que fez sua mulher Margarida Anes filha do Senhor João de Beja. Filhos = Filipe = Duarte = e Joana = 1525 = Casou com a dita Margarida Anes filha de João de Beja (à margem - o dito João de Beja era Vereador de Aldegalega do Ribatejo pelos anos de 1487 em que assistiu aos 3 de Setembro a uma demarcação) (…). Fernão Roiz Pimentel instituiu Capela em sua terça em 1511 e sua mulher Margarida Anes também instituiu (…) em 1537.
1. Felipe Fernandes Pimentel, que casou com Brites da Gama, filha de Diogo da Gama irmão de Ruy da Gama de Olivença tt. de Gamas por ora sem mais notícia.
2. Duarte Roiz Pimentel que segue
3. Joana

Duarte Roiz Pimentel filho de Fernão Roiz Pimentel cuja filiação consta não só do inventário acima referido que sua mãe fez por morte de seu pai mas também da conta que ele mesmo deu do testamento de seu pai na Provedoria das Capelas no ano de 1555 a 4 de Dezembro sendo Provedor o Licenciado António Bruchado e escrivão Martim Fernandes. Foi o dito Senhor da Quinta de Santo António cuja Ermida mandou edificar em Aldegalega do Ribatejo de cuja quinta se fez depois cabeça de seu morgado e aonde está sepultado como já se disse. Casou com Francisca Roiz Arrais já viúva de Luís do Rego Freire filha de Margarida Pereira, irmã de João Pereira, como se acha em D. Flamin tomo 4.º fls. 214.
1. Fernão Roiz Pimentel que segue
2. Ana Roiz Pimentel que casou conforme se acha no inventário de 1528 que trás D. Flamin tomo 1.º fls. 542, com António Calvo de quem teve:
a. Paulo Roiz Pimentel que foi Senhor de uma Capela em Palmela em 1563
b. Fernão Calvo
c. Brites Calva mulher de António Salema? (…)
d. Luiza Pimentel
e. Isabel Calva
f. Margarida Calva
Todos sobrinhos? de Gaspar Viegas tt. de Patos
3. Leonor Pimentel mulher de (…)

Fernão Roiz Pimentel filho de Duarte Roiz Pimentel sucedeu na Casa de seu Pai, e foi Senhor e Instituidor do Morgado de Santo António de Aldegalega ao qual anexou muita da sua fazenda que vinculou. Casou em Alcochete com Catarina Mendes de Novaes filha de Nuno Mendes de Novaes e de sua mulher Violante Neto, que também foram pais de António Novaes que foi Senhor da Capela que instituiram Pedro Lourenço e sua mulher Catarina Lopes em bens que tinham (…). Teve
1. Nuno de Novaes Pimentel e Morais que segue
2. Teresa de Novaes mulher de João de Seabra (…)

Nuno de Novaes Pimentel e Morais filho de Fernão Roiz Pimentel sucedeu na Casa de seu Pai e foi Senhor do Morgado de Santo António. Casou duas vezes a 1.ª com D. Joana Fragosa de Macedo filha de João Velho Fragoso Manteeiro de El Rei. Teve
1. D. Isabel de Novaes Pimentel que casou em Alcochete com Nuno Álvares Pereira Velho tt. de Netos de Alcochete onde segue § 1.º n.º 4.
Casou 2.ª vez com D. Micaela de Almeida Pessanha filha de Miguel Quesado ou Casado Pessanha e de sua mulher D. Leonor de Almeida; neta pela parte paterna de Manuel Quesado e de sua mulher Branca Queimada filha de Pedro Queimado e de sua mulher Beatriz (…) de Aldegalega; e pela parte materna de Pedro Varela e de sua mulher Margarida Fernandes de Almeida, de quem teve
2. Francisco de Novaes Pimentel Quesado que segue

Francisco de Novaes Pimentel Quesado (…)”

Há falta de fontes primárias, que eu conheça, que permitam esclarecer a filiação daquele Fernão Roiz Pimentel, esta foi a fonte que considerei mais completa e que aprofunda com mais detalhe a sua filiação, neste caso conjectural, entre outras fontes contraditórias que consultei, como Felgueiras Gaio e o "Livro de Oiro da Nobreza".

Apesar de não existirem certezas nesta filiação, posso estar errado, mas na minha opinião julgo que esta fonte enriquece o estudo desta família, pois não é uma teoria inventada hoje, em pleno séc. XXI. Pelo contrário, trás à luz de hoje aquilo em que os genelogistas daquela época acreditavam e que seguramente também caracteriza e enquadra sociologicamente esta família.

Pelo que referi, sou adepto do uso deste tipo de fontes, desde que devidamente indicadas, de modo a não serem confundidas com as outras fontes que nos fornecem informações seguras, como são as fontes primárias.

Cumprimentos,
Vasco Quintanilha Fernandes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Sep 2024, 13:28

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen