Vilar de maçada (Alijó)

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Vilar de maçada (Alijó)

#16589 | 1385 | 02 Feb 2002 23:47

Num curioso testamento do 3º quartel do séc. XVIII um Manuel Vaz Torres Pinto, então residente em V. de Maçada, alude á sua casa vincular da Portela (Fontelas/Régua?) e ao prazo das Taipas suponho que em V. de Maçada.
O nosso homem foi b. a 2-1-1722, em Fontelas e era fº de Diogo Pinto Pereira, cas.por procuração a 5-10-1715, na Vitória, Porto, com sua prima 3ª e 4ª Mariana Teresa de Jesus. Neto paterno do barbeiro-sangrador Manuel Ribeiro, de Sta Cristina, Rede, Mesão Frio, e de sua mer Mariana de Azeredo Leme (ascendencia^parcialmente conhecida), de S. Vicente de Cidadelhe. Neto materno de Manuel Vaz Torres, da de Miragaia e morador na Rua Nova, e de sua mer Inácia de Torres, de S. Nicolau, Porto.
Casou 1ª vez a 2-3-1753, Vilar de Maçada, com Maria Engracia Correia de Carvalho, fª de Henrique Correia de Carvalho e de sua mer Mariana de Távora, neta paterna de Francisco da Costa, de Cidadelhe, e de sua mer Bernarda Borges, de V. de Maçada, e neta materna de João de Távora e de sua mer Maria José de Cerqueira. Cas. 2ª vez com sua sobrinha D. Florinda Teodora de Vasconcelos, cuja ascendência ignoro. e 3ª vez com D. Violante Mesquita de Soto Maior e Castro, que apenas sei fª do cap-mór de Vilarinho de Freirias Manuel António de Mesquita Pimentel Madureira e de sua mer. D. Ana Maria de Soto Maior e Castro. Perante estes dados, numa região onde não estou á vontade o senso comum diz-me que a casa da Portela terá sido vinculada por ascendentes do Manuel Vaz Torres Pinto, mas quais, nenhum dos conhecidos era de Fontelas, apenas os pais lá residiram, e o Prazo das Taipas talvez prla linha de V. de Maçada da 1ª ou 2ª mulheres. Alguém me dá notícias, ou pistas desta Gente?
Muito obrigado
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Sep 2024, 18:07

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen