Ferreira, da ilha Terceira para Alcafache/Azurara da Beira (1578). Cunhas de Alcafache.
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões
Ferreira, da ilha Terceira para Alcafache/Azurara da Beira (1578). Cunhas de Alcafache.
Caros Confrades,
António Ferreira, aqui na BD em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627400, dado como natural da ilha Terceira, filho de Manuel Rodrigues Ferreira e de Maria Lopes, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=630793, casou por volta de 1590 em Alcafache/Mangualde, com Francisca da Cunha, natural do Tibaldinho onde moraram.
A sua descendência liga às principais famílias da região e é bem conhecida.
A principal (única?) fonte de informações sobre António Ferreira é o processo de habilitação de génere para familiar do santo ofício de seu filho, Manuel da Cunha, de 1623 (M.3 doc. 107) Este ao tempo era morador na vila de Serpa, casado com Maria Lopes, filha de António Lopes e Inês Álvares, neta de Diogo Lopes e Catarina Rodrigues e de Fernão Martins e Ana Pires. Anos mais tarde (1665) Manuel da Cunha era licenciado e Desembargador da Casa da Suplicação.
Pelo referido processo sabemos os nomes dos pais e avós de Manuel da Cunha: filho de António Ferreira e Francisca da Cunha, neto pat. de Manuel Rodrigues Ferreira e Maria Lopes, neto mat. de ANTÓNIO DA CUNHA e ANA RODRIGUES, "todos naturais de Alcafache junto à cidade de Viseu". Esta informação corrige o nome dos pais de Francisca da Cunha que aparecem em pelo menos um livro e nesta BD.
Em relação a António Ferreira, as testemunhas na referida inquirição fornecem informações sobre a sua naturalidade e algum do seu percurso:
[Inquirição realizada na ermida de São Lourenço do Tibaldinho a 3.5.1623]
test 1) Baltasar da Cunha, mor. em Lobelhe do Mato, 63 anos:
"..ouvira dizer que António Ferreira viera das ilhas com o Desembargador Diogo Álvares Cardoso.."
test 2)João Dias, mor. Tibaldinho, 90 anos:
"..António Ferreira era natural da ilha Terceira, e que veio a esta terra com o Desembargador Diogo Álvares Cardoso.."
test 3)Afonso Dias, mor. Tibadlinho, 60 anos:
"..António Ferreira viera das ilhas por pagem do Dr. Diogo Álvares Cardoso..."
test 4)Francisco Gonçalves, mor. Tibaldinho, 60 anos:
"...António Ferreira não era natural desta freguesia mas que ouvira dizer a Dona Ana do Amaral que era natural das ilhas e de muito boa gente.."
test 5)Filipe Luís, mor. Tibaldinho, 47 anos:
"...não sabe de onde era natural, sempre ouviu dizer a Dona Ana do Amaral que o dito António Ferreira era da ilha Terceira e de muito boa gente.."
test 6)Dona Ana do Amaral, "dona viúva mulher que foi do Dr.Diogo Álvares Cardoso desembargador que foi da casa da suplicação do paço e moradora no lugar do Tibaldinho", 110 anos:
"...António Ferreira é natural da ilha Terceira e que sabe ela testemunha por o criar em sua casa sendo o dito marido dela testemunha Diogo Álvares Cardoso corregedor da dita ilha..."
referindo-se a manuel rodrigues ferreira e maria lopes: "...conheceu muito bem e o conhecimento que tem é da vizinhança e freguesia no tempo que estava na dita ilha (..) eram gente honrada e x.v. e como tal se tratavam.."
test 7)Esperança do Amaral, mulher não casada, mor. Tibaldinho e natural da Ilha Terceira, 60 anos:
"...António Ferreira era natural da ilha Terceira de onde a dita testemunha é natural e que sabe por ser da mesma ilha (...) sabe muito bem que os ditos manuel rodrigues ferreira e maria lopes avós paternos do dito manuel da cunha são naturais da ilha terceira e que os conheceu do tempo em que lá estivera e que o conhecimento que deles tem é de vizinhança e freguesia.."
Portanto conclui-se que Ant. Ferreira terá vindo para o reino acompanhando o desembargador quando este cessou funções. Ou seja, no ano 1578.
Tentei documentar o casal Manuel Rodrigues Ferreira -Maria Lopes nos paroquiais da ilha Terceira, mas sem sucesso. No entanto, aqui na BD http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=630793 é referido que aquele "vivia na ilha Terceira em 1545".
É possível saber qual a fonte para a referência ao ano 1545?
Alguém tem informações sobre este casal na ilha Terceira no séc. XVI?
António Ferreira terá falecido entre 12.7.1618, quando é padrinho pela última vez em Alcafache, e 3.5.1623, quando as testemunhas acima declaram já ser defunto.
terá casado por volta de 1590 com Francisca da Cunha, que faleceu no Tibaldinho em 31.3.1642.
filhos documentados:
1.1 - Dr.Manuel da Cunha, FSO (1623) e depois desembargador da suplicação.morador em Serpa (1622-1627). casado com Maria Lopes, nat. de Serpa.
1.2 - Maria Ferreira, faleceu solteira no Tibaldinho a 15.5.1669.
1.3 - Ana da Cunha, cas.1.6.1623 c.Simão Manuel Monteiro. fal.24.1.1674. c.g.
1.4 - Amaro bp.21.1.1601
1.5 - Leonardo bp.18.4.1603
1.6 - Paula bp.5.7.1606
Cumprimentos,
E.Simões
Direct link:
RE: Ferreira, da ilha Terceira para Alcafache/Azurara da Beira (1578). Cunhas de Alcafache.
Renovo o tópico.
ReplyDirect link:
RE: Ferreira, da ilha Terceira para Alcafache/Azurara da Beira (1578). Cunhas de Alcafache.
Agradeço a quem me informar qual a fonte para a data de 1545 que está na BD.
ReplyDirect link:
Ferreira, da ilha Terceira para Alcafache/Azurara da Beira (1578). Cunhas de Alcafache.
Confrade Evieira,
O que chamou minha atenção para o tópico foi Cunhas de Alcafache.
Tenho antepassado com o apelido Cunha,ainda não localizado em minhas pesquisas.Consegui descobrir o batismo de meu 4avô Manuel da Cunha,nascido em Mangualde em 16/3/1823,filho de José da Cunha(natural de Trancozelo ou Francozelo-não há livro para consulta) e Margarida dos Santos.
Neto paterno de José da Cunha (natural de Alcafache) e Gertrudes Maria
Neto materno de Antonio dos Santos e Maria dos Santos.
Será que o confrade não se deparou com o José de Alcafache?.O que está dificultando minhas pesquisas é que não há o casamento,e,nos batismos,encontrei muitos Cunha,mas,não sei o nome dos pais
Meus cumprimentos
Mila
Brasil
Direct link:
Ferreira, da ilha Terceira para Alcafache/Azurara da Beira (1578). Cunhas de Alcafache.
Bem sei que este é um tópico antigo, e que as informações de que disponho são poucas...
Procuro informações sobre Manuel da Cunha, de Lobelhe do Mato, que casou com Catarina Luís, da Corvaceira, Chãs de Tavares, e, pelo que tenho encontrado, deu origem aos Cunhas deste lugar e arredores.
Teve netos na Corvaceira em 1720-1740, pelo que suponho tenha nascido lá para 1670-80...
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Dec 2024, 22:48