Segundo e terceiro grau de consaguinidade
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Segundo e terceiro grau de consaguinidade
Bom dia a todos,
Tenho uns trisavós que foram dispensados do 2º e 3º grau de consanguinidade, alguém me sabe dizer que parentes tinham em comum os nubentes nesse 2º e 3º grau?
Obrigado.
Cumprimentos,
João Pereira
Direct link:
RE: Segundo e terceiro grau de consaguinidade
Caro João Pereira,
De forma simples, considerando que se trata de parentesco civil, poderei dizer que o indivíduo que representa o antepassado comum era avô de um e bisavô do outro, ou seja, são contadas 2 gerações em linha ascendente do indivíduo A até ao antepassado comum (2.º grau) e 3 gerações em linha ascendente do indivíduo B até ao antepassado comum (3,º grau).
Espero ter sido suficientemente claro na minha explicação.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Caro João Pereira,
Poderei complementar a informação anterior dizendo que o pai (ou mãe) do indivíduo A seria irmão do avô (ou avó) do indivíduo B.
Esquematicamente seria:
A - X - X - (Antepassado Comum) - X - B
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Caro Luís Calhau:
Peço desculpa pela interferência, mas o caso concreto refere-se ao parentesco canónico, o único que usa o parentesco expresso desta forma. No parentesco civil é impossível, por definição do próprio parentesco civil, utilizar-se a expressão " parentes em 2º e 3º graus". Aliás, se fosse no parentesco civil, estaríamos em presença de parentesco em 5º grau.
Quanto ao resto concordo consigo: o progenitor comum é bisavô (3ºgrau) numa das linhas e avô (2ºgrau) na outra linha.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.
Direct link:
Caro Júlio Sousa,
Tem toda a razão. Tratou-se de lapso meu, pois pretendia referir-me ao parentesco canónico e não civil.
Agradeço, deste modo, a sua intervenção.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Bom dia,
Agradeço a ajuda de todos vós.
Muito obrigado.
Cumprimentos,
João Pereira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Nov 2024, 08:07