Dispensa de impedimento de confraternidade pela cópula carnal
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Dispensa de impedimento de confraternidade pela cópula carnal
Bom dia amigos,
Alguem me consegue explicar o significado da expressão abaixo no referido assento de casamento? Acho isto um pouco estranho e confuso.
"...com todos os papeis do estilo correntes e com dispensa de impedimento de confraternidade pela cópula carnal pública e com prole que os Nubentes tiveram entre si, cujo Diploma de licença e habilitação para este casamento recebi e se me extraviou mas aos respectivos autos me reporto na Câmara Eclesiástica..."
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1167706
TIF19
Obrigado pela vossa ajuda.
Cumprimentos,
João Pereira
Direct link:
RE: Dispensa de impedimento de confraternidade pela cópula carnal
Caro João,
Para mais enredo, ou para responder à duvida, a Joaquina tem um filho supostamente do marido, um ano antes de casar com José:
22 tif http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1167680
A falecida de José é Marques como Joaquina. Seriam parentes? Não estou em condições de procurar, por questões visuais, mas se descobrir algo interessante, compartilhe.
Cumprimentos
Vera
Direct link:
-
"...com todos os papeis do estilo correntes e com dispensa de impedimento de confraternidade pela cópula carnal pública e com prole que os Nubentes tiveram entre si, cujo Diploma de licença e habilitação para este casamento recebi e se me extraviou mas aos respectivos autos me reporto na Câmara Eclesiástica..."
-
....Creio que a Câmara E. veio posteriormente após " acto consumado..." com {prole } filhos que os nubentes tiveram entre si, dar essa
autorização, tendo estes nubentes ficado casados, e os filhos reconhecidos para todos os efeitos.
-
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/18016A13A08F58CE35C52CA70399BF65&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
A-- {Ctrl +}
-
Melhores cumprimentos
Saintclair
.
Direct link:
Boa tarde cara Vera,
A dita Joaquina, teve em 1859 uma filha adulterina chamada Ana, quando o seu marido estava à data no Brasil. Em 1861 ela tem outra filha com o actual marido, o qual morre em 14 de Novembro de 1861. Será esta filha adulterina, filha do dito José? Se era, porque razão não colocaram o nome dele no batismo? Não era permitido?
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1167679
TIF191, primeiro assento.
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
João Pereira
Direct link:
Caro João,
Provavelmente o padre Francisco Gomes Tavares considerou que deveria colocar o nome do marido no baptismo de 61. Já vi outros baptismos de crianças de mãe com marido ausente nos quais o padre referia que o marido da mãe não podia ser o pai, tal como este fez no baptismo de Ana.
Vera
Direct link:
Caro João,
Provavelmente o padre Francisco Gomes Tavares considerou, por razões desconhecidas, que deveria colocar o nome do marido no baptismo de 61. Já vi outros baptismos de crianças de mãe com marido ausente nos quais o padre referia que o marido da mãe não podia ser o pai, tal como este fez, dois anos antes, no baptismo de Ana. Resta saber o que foi feito do marido de Joaquina. Terá regressado...falecido ou foi dado como tal?...
Vera
Direct link:
Já começa a fazer algum sentido, lembro-me agora que tenho alguns assento de batismo dos filhos dessa Ana, filha adulterina, em que refere que a criança era neta paterna de José e Joaquina. O pároco achou por bem não ter colocado o nome do pai biológico...Ficará para sempre a dúvida, mas o que conta é o assento de batismo que como não diz qual o nome do pai..Não o coloco.
Obrigado.
Cumprimentos,
João Pereira
Direct link:
Penso que o segundo marido de Joaquina deverá ser considerado pai, pois o primeiro marido estava longe. Salvo erro, em Póvoa de Midões, vi o casamento de uma senhora de uma das famílias principais da terra que tinha sido baptizada como filha da criada, talvez por a mãe ser ainda solteira. No casamento, o padre repõe a verdade. Em vários outros casos, a criança é registada em nome da mãe enquanto o pai só aparece no registo de casamento.
Se os filhos de Ana têm José como avô, então será ele o pai.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Nov 2024, 07:16