Brasão - pedido de ajuda
This topic is classified in the following rooms Heráldica
Brasão - pedido de ajuda
Caros Confrades,
Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda. Queria pedir que me ajudassem a decifrar as armas e motivos presentes no brasão que descobri.
Não sendo nenhum especialista em heráldica só consigo identificar que: o 1º quartel - Beltrão, 2º quartel - Almeida, 3º quartel - ??? e 4º quartel - Osório.
Gostaria também de saber o que significa a flor-de-lís dentro de um quadrado no 1º quartel (que também já vi em vários brasões), parece-me também estar algo sobre as armas dos Beltrões e por último qual o significado do elmo, que tem ombros e uma cabeça.
Este brasão esculpido em pedra pertenceu à família Almeida Beltrão, de Carapito, Aguiar da Beira, muito provavelmente ao meu antepassado António de Almeida Beltrão, que viveu na segunda metade do séc. XVII e era filho de Diogo da Fonseca Beltrão e de Brites (Sofia) Osório da Fonseca (de Almeida).
Recuando na ascendência nenhum dos apelidos conhecidos se parece com as armas do 3º quartel, mas como faltam dados sobre esta família...pode ser que leve a uma nova descoberta!
Link para o brasão:
http://alojaimagens.com/images/giz39zhv05g9qde65sd.png
Link de onde retirei a informação e imagem:
http://www.patrimonius.net/detalhes.php?i=62#
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
Caro Sérgio Vale
Após uma rápida pesquisa, considerando a fraca qualidade da foto, a erosão da pedra, a ausência de representação de cor e o facto de se tratar de uma família da Beira Alta, o mais provável é tratar-se das armas de Mesquita ou talvez Sacadura, ou ainda Pedrosa.
Outras possíveis, embora menos prováveis serão: Alderete, Alemão, Anes (Eanes, Enes), Arelhano, Canas, Coroado, Espada, Janes, Neto, Pardo, ou Payan. Talvez reconheça algum destes apelidos nos seus documentos.
Isto, na perspectiva de que a representação esteja correcta e não se trate de uma variação.
Todas estas armas pode encontrar na Net, mas se quiser tambem lhas posso enviar, bastando indicar-me um endereço de e-mail.
Lamento não poder ajudar mais. Cumprimentos
Luis Canavarro
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
Bom dia,
O terceiro quartel não se encontra suficientemente nítido para tentar dar uma opinião.
Quanto ao "quadrado" no primeiro quartel é uma brica, que é uma peça que personaliza as armas. Encontra-se carregada de um trifolium e não uma flor de lis. Esta brica permite diferenciar a pessoa a quem foram atribuídas de outras que eventualmente usem armas semelhantes.
O timbre não se vê mas teoricamente deverá ser o timbre do nome representado no primeiro quartel.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
Caro Luís Canavarro,
Obrigado pela sua ajuda. Mesmo com toda a sua pesquisa nenhum dos apelidos consta da ascendência conhecida (que tem algumas lacunas). Entretanto deparei-me com o brasão da família Magalhães, que mesmo assim não pertence, será que tem parecenças?
Muito obrigado mais uma vez, felizmente consegui encontrar todos os brasões que mencionou na Net.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
Caro José de Castro Canelas,
Obrigado pela sua ajuda. Então quer dizer que possivelmente existiram mais brasões que foram dados a outras pessoas da mesma família, com armas semelhantes, talvez irmãos pois a combinação dos apelidos apenas se dá com o casamento dos pais do possível "dono" do brasão. Estarei correcto?
Existe alguma forma de saber de que ano é o brasão ou data aproximada?
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
Caro Virgílio,
É possível que seja Gouveia no 3º pois consta da ascendência mas não me parece que seja o que lá está representado em relação ao 4º penso que seja Osório pois Cabral só muito remotamente.
Cumprimentos,
Sérgio Vale
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
Apenas as armas de Fernão de Magalhães têm alguma semelhança, mas parece-me algo "forçada".Mais provável é tratar-se de erro ou fantasia do canteiro ao esculpir a pedra.
Cumprimentos
Luis Canavarro
Direct link:
Brasão - pedido de ajuda
1.
As armas são sempre pessoais pelo que quando pertencem a pessoas distintas devem ter a sua diferença.
Isso aplica-se a todos os filhos. Depois do falecimento do representante das armas (que as terá plenas ie sem diferença) o novo representante poderia retirar a sua diferença das suas tornando-as plenas.
Nem sempre os irmãos tinham armas semelhantes.
2.
O 4º quartel parece mais Cabral (cabras) que Osório (lobos) mas pode ser um detalhe de execução.
Quanto ao 3º que consigo ver muito mal, será possível tentar descrever?
3.
A família Beltrão fixou-se ali desde a chegada a Portugal.
Cumpts
RCC
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jan 2025, 08:26