Ajuda para perceber alcunha!
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Caros confrades,
No assento de casamento referente a Manuel Antunes e Jerónima Simões (pág 184)
http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=45777
Tenho algumas dúvidas em relação à alcunha pela qual era conhecido o pai da nubente.
Será "Salsario" ? Que significará?
Também tenho uma questão em relação à última parte do assento: "os quais contraentes foram denunciados nesta freguesia, somente por não terem assistido em mais partes".
O que significa isto?
Desde já muito obrigado!
Tiago
Direct link:
Caro Tiago,
Estará correto o link?
Visualizo livro de óbitos com poucas páginas.
Cumprimentos,
Pedro Bandola
Direct link:
Caro Pedro Brandoa,
Tem toda a razão, foi lapso meu.
Fica o link correcto:
http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=45688
Cumprimentos
Tiago Galvão
Direct link:
Encontrei este link, parece ter algum interesse, embora não faça idéia porque aparece num dicionário estrangeiro ...
http://archimedes.mpiwg-berlin.mpg.de/cgi-bin/archim/dict/hw?lemma=Salsario&step=entry&id=d005
Cumprimentos,
Fátima Belling
Direct link:
Também pode ser "Salsarico", se considerarmos o ponto do "i" mais para a direita, como acontece várias vezes, e por comparação com "matRImónio", "pRImeiro", MaRIa", em que o "i" e o "c" são muito semelhantes.
É só uma idéia :)
Cumprimentos
FB
Direct link:
Caríssima Fátima Belling,
Agradeço muito o seu contributo! Tendo em conta as particularidades da região, não consigo encontrar uma relação direta com minas de sal-gema, porém, há na região historias de minas de ouro, chumbo, estanho e barro.
Em relação à segunda hipótese parece-me bastante provável que pudesse ser um negociante de carnes salgadas ou alguma coisa relacionada.
No que diz respeito a "Salsarico", de facto não consigo encontrar qualquer correspondência. sei que há quem chame aos habitantes desta zona, "caçoilos" pela quantidade de barro que existe nestas terras.
De qualquer forma, agradeço imenso a sua prontidão em ajudar!
Cumprimentos,
Tiago Galvão
Direct link:
A parte de "denunciados" creio ter a ver com os locais onde o casamento foi anunciado. No assento seguinte está "foram denunciados nesta freguesia e nas partes de Lisboa".
ReplyDirect link:
Caro confrade,
Quererá isso dizer que algum deles residia ou residiu em Lisboa?
Desde jà os meus sinceros agradecimentos.
TG
Direct link:
Conferi novamente o assento porque tinha quase a certeza que não tinha lido isso, e de facto estava certo, o confrade leu o assento errado. É o assento de cima.
TG
Direct link:
Eu sei, escrevi que era o assento seguinte, citei esse por também ter essa parte do texto de "denunciados", o que pode ajudar a esclarecer.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Nov 2024, 21:23