Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões
Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?
Boa tarde
O meu bisavô chamava-se Manuel Pedro e nasceu em 1855 em Alfandega da Fé.
O seu padrinho era Manuel de Almendra. Quer-me parecer que este seria irmão do Barão de Samões-João Pedro Gomes de Almendra, nascido em 1812. Contudo, dado que os registos paroquias de Vinhais não se encontram on-line, por acaso alguém tem conhecimento da existência de algum irmão do barão de Samões, chamado Manuel?
O meu obrigada
Direct link:
Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?
Atendendo a que tem este sobrinho deverá ter tido pelo menos um irmão/irmã
"ALMENDRA, António Augusto Gomes de
nasceu em 2.6.1853 em Vila Flor, sendo sobrinho do Barão de Samões. Foi Juiz na Comarca de Vila Flor e, mais tarde, Juiz de uma das Varas cíveis de Lisboa. Foi em 1920 que ele e o Dr. António Alexandre de Matos ressuscitaram (em Lisboa) o Clube Transmontano e criaram a Associação dos Transmontanos. Este ilustre Juiz de Vila Flor foi daqueles que viu o seu retrato pintado pelo "Labisga", alcunha do pintor António Manuel de Moura. Este ilustre pintor de Vila Flor realizou vários retratos a óleo. E um desses retratos foi o do Dr. António Augusto Gomes de Almendra. Faleceu em 12.9.1935.
In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura. "
Direct link:
Ajuda: O barão de Samões tinha algum irmão?
O pai deste Juiz, Dr António Augusto Gomes de Almendra chamava-se Manuel Carlos Gomes de Almendra, natural de Vinhaes e era casado com D. Julia Amélia Pereira.
Tiveram pelo menos duas filhas, uma das quais D. Maria da Natividade Gomes de Almendra, nascida em Vila Flor a 8 de Setembro de 1895 (não descobri o assento de nascimento pois não sei a freguesia e faltam muitos registos) e casou em 24 de Novembro de 1921 com António Freire de Magalhães de Pina Callado, filho do Barão de Teixoso. Esta distinta e nobre senhora viveu sempre em Teixoso, Covilhã e não teve descendência. O seu marido legou todos os seus bens, incluindo a casa de residência a uma Fundação no Teixoso, que desenvolve a sua acção benfeitora a favor dos idosos.
Conheci muito bem este casal Antonio de Pina Callado e a sua esposa D. Natividade Almendra.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Dec 2024, 17:09