Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#350216 | jmmoreira | 15 Sep 2014 01:14

Caros confrades,

Peço ajuda para o caso que passo a descrever.

A 30-11-1663 casaram em Vila Boa de Quires João Ribeiro e Ana Cardosa ambos do lugar de Quires, freguesia de Vila Boa de Quires (fl. 211). No assento de casamento nada diz sobre a ascendência dos nubentes. Encontrei um assento de baptismo de um filho da Ana onde diz que a Ana tinha um irmão, de nome António Cardoso que viveu em São Martinho de Recezinhos. Encontrei dois assentos de baptismo de filhos desse irmão, mas nada consegui retirar de útil para poder progredir nas minhas pesquisas. É tudo o que sei de modo documentado.

Da Ana Cardosa suspeito ser filha de Francisco Cardoso e de Ana Soares. De facto, Francisco Cardoso (filho de Bento Ferreira e Ana Cardosa de Abragão) e Ana Soares (filha de Jerónimo Soares defunto e de Isabel Pinta) casaram em Vila Boa de Quires a 22-11-1633, Fl. 192v, viveram em Quires e tiveram os seguintes filhos:
- António, bp. 5-9-1634, Fl. 118.
- Isabel e Maria gémeas, n. ??-??-1636, Fl. 123.
- Ana, n. 28-4-1639, Fl. 129.
- Maria, n. 6-5-1642, Fl. 134v.
- Francisco, bp. 31-3-1646, Fl. 2v.
Não consigo encontrar assentos de casamento dos presumíveis irmãos da Ana Cardosa (António, Isabel, Maria e Francisco). Assim, falta-me prova documental para dar como certa esta suspeita.

Sobre a ascendência de João Ribeiro nada sei.

Agradeço qualquer ajuda que me possam dar sobre a ascendência deste casal.

Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#350278 | jmmoreira | 16 Sep 2014 20:55 | In reply to: #350216

Boa noite,

A suspeita sobre ascendência de Ana Cardosa confirma-se: A 05-08-1687 faleceu em VBQ Francisco Cardoso de Quires (fl. 174), foram seus testamenteiros seu filho António Cardoso morador em São Martinho de Recezinhos e seu genro João Ribeiro morador em a mesma aldeia de Quires.

Sobre a ascendência de João Ribeiro, continuo sem notícias ...

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357123 | aapamp | 29 Apr 2015 19:42 | In reply to: #350216

Caro jmmoreira
Descendo também deste casal pelo filho Manuel Cardoso casado com Bernarda Moreira.
Tem por acaso mais dados sobre a sua ascendência ?Não encontro os seus casamentos nem em Abragão nem em Quires,embora lá apareça um Jeronimo Fernandes.
Cumprimentos
António Mendes

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357148 | jmmoreira | 30 Apr 2015 16:54 | In reply to: #357123

Caro António Mendes,
O que tenho foi o que pus aqui neste tópico.
Não consegui encontrar a ascendência do João Ribeiro.
Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357180 | jmmoreira | 01 May 2015 20:07 | In reply to: #357123

Caro António Mendes,
Eu descendo de João Ribeiro cc Ana Cardosa pelo filho António Ribeiro cc Joana Maria.
Nada tenho sobre a Bernarda Moreira.
Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357191 | PP | 01 May 2015 23:59 | In reply to: #350216

Caro confrade JMMoreira,

Se interessar, João Moreira Luís, neto de Manuel Cardoso e de Bernarda Moreira, casou a 28.05.1759, com Clara Luísa Rosa, na Capela de São João, Croca, Penafiel, Porto.

Casaram numa segunda-feira, de tarde, tendo a cerimónia sido celebrada pelo padre José Ferreira de Sousa, pároco da dita freguesia, «com Licença do Ordinário que está cita no Lugar de Pedrantil desta freguesia de Sam[sic] (São) Pedro de Croca», Vila de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel); foram testemunhas: Luís José [Rodrigues] «da Serdeirinha[sic]» (Lugar da Cerdeirinha), freguesia de Croca, Vila de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel), e Dionísio [de Sousa] Borges (pai da nubente) «do mesmo lugar desta freguesia de Sam[sic] (São) Pedro de Croca, Vila de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357194 | jmmoreira | 02 May 2015 10:26 | In reply to: #357191

Caro confrade PP,

Agradeço a disponibilidade.
Neste momento o que gostaria mesmo era encontrar a ascendência do João Ribeiro.

Cumprimentos,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357201 | PP | 02 May 2015 16:50 | In reply to: #357194

Caro confrade,

Com as devidas reservas, deixo-lhe apenas a informação de que alguns Cardoso, que andaram aqui por este concelho de Penafiel, vieram de Arouca.

Tenho muitos poucos dados e estou a investigar sobre o assunto.

Pelo menos um já detectei que veio da freguesia de Janarde.

Há um casal em Guilhufe - Manuel Cardoso e Maria Soares - sendo que ele veio da Vila de Arouca... E tiveram uma filha Ana Cardoso Soares.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357203 | jmmoreira | 02 May 2015 17:33 | In reply to: #357201

Caro confrade,

Pode dizer-me em que época viveram Manuel Cardoso e Maria Soares?
É que a Ana Cardosa é filha de Francisco Cardoso e de Ana Soares que casaram em Vila Boa de Quires a 22-11-1633, Fl. 192v, viveram em Quires e tiveram filhos entre 1634 e 1646. Sendo Francisco Cardoso filho de Bento Ferreira e Ana Cardosa de Abragão e Ana Soares filha de Jerónimo Soares defunto e de Isabel Pinta.

Obrigado,
jmmoreira

Reply

Direct link:

Ascendência e João Ribeiro e Ana Cardosa, Vila Boa de Quires, sec. XVII

#357247 | PP | 04 May 2015 18:35 | In reply to: #357203

Caro confrade,

Infelizmente, não é quem procura....

Manuel Cardoso e Maria Soares viveram nos finais do séc. XVII, em Guilhufe, Penafiel. Casaram antes de 1669.

Ana Cardoso Soares foi baptizada a 29.05.1669, na Igreja de São João Evangelista, Guilhufe, Penafiel; e casou com António Ferreira Pacheco, a 19.11.1698, Igreja de Santiago, Santiago de Subarrifana, Penafiel.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 03:18

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen