Dúvida na leitura
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas
Dúvida na leitura
Bom dia
Tenho aqui uma dúvida sobre a leitura de uns registos de baptismo.
Aqui no slide 104 à esquerda aparece o baptismo de Pedro nascido em Travanca de Lagos: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41985
Sei a partir dos registos de filhos e netos que o nome completo é Pedro José de Abreu.
Se não estou em erro, o registo diz que Pedro foi baptizado em 18/01/1770, filho de Josefa e pai incógnito e neto de Maria "Reis"? Monica e avô incerto.
Aqui no slide 160 à direita aparece o baptismo de uma Josefa em Travanca de Lagos: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41984
Se também não estou em erro, o registo diz que foi baptizada a 27/10/1739, filha de Maria Sofia e pai incógnito e neto de Manuel de Moura já defunto e Maria "Reis"? Mónica "de Abreu"?.
Gostaria de saber a opinião de alguém mais entendido no assunto se a leitura dos nomes está correcta e se efectivamente esta Maria Reis Mónica de Travanca de Lagos é a mesma pessoa nos dois registos, pois estou um bocado céptico devido à diferença das datas (31 anos entre o nascimento dos supostos netos) e se a ser verdade a árvore será assim:
Manuel de Moura --------- Maria Reis Mónica de Abreu -------------- ????
| |
Maria Sofia--------????? Josefa------------????
| |
Josefa Pedro José de Abreu
(1739) (1770)
Direct link:
Dúvida na leitura
Bom dia,
Em ambos os casos me parece Maria "Roiz", abreviação habitual de "Rodrigues" (aprendi isso aqui no fórum).
Cumprimentos,
-Nuno
Direct link:
Dúvida na leitura
Caro Tiago,
No segundo batismo Josefa é filha de Maria (solteira), filha de Manuel de Moura e de Maria (Roiz=Rodrigues), a Mónica de alcunha. A referida Maria solteira deu por pai Francisco Borges, igualmente solteiro e filho de Manuel Borges e de Ana Martins.
Em relação ao primeiro batismo de Francisca Pedro, filha de Josefa (solteira) e neta por esta via de Maria Rodrigues Mónica, esta ultima será igualmente mãe de Maria (solteira) que deu por pai Francisco Borges (segundo batismo).
Concluindo diria que, partindo do pressuposto que se trata da mesma “Mónica”, Josefa (solteira, mãe de Francisca Pedro) e ½ irmã de Maria (solteira, mãe de Josefa), as duas batizadas são portanto primas.
Cumprimentos,
Luís
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jan 2025, 08:07