Dupla cidadania,certidões

This topic is classified in the following rooms

Dupla cidadania,certidões

#351478 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 12:36

Preciso das certidões de casamento e nascimento de inteiro teor dos meus avos que sai Portugueses para poder tirar a dupla cidadania...minha como neta e do meu pai como filho de portugueses.
Através do meu pai consegui informações...essas certidões estão em Vinhais/Portugal.
Pretendo ir a Portugal retira las...preciso ter autorização?de algum documento?ou posso chegar no cartório e solicitar?demora quantos dias?
Meus avos sao falecidos preciso levar a certidão de obito deles?

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351480 | MCNN | 22 Oct 2014 13:20 | In reply to: #351478

Cara Ruth

Uma vez que seu pai é vivo, deverá ser ele a solicitar primeiro a aquisição da nacionalidade portuguesa, na qualidade de filho de portugueses.

Quando a nacionalidade portuguesa for atribuida a seu pai, aí sim a Ruth poderá solicitar a aquisição da nacionalidade portuguesa na qualidade de filha de português (porque nessa altura o seu pai já será português).

Tanto quanto é do meu conhecimento, para dar início ao processo de nacionalidade do seu pai não necessita de certidões, basta-lhe ter cópias não autenticadas dos assentos (que são muito mais baratas que as certidões).

Não necessita de vir a Portugal para obter esses assentos, pode fazer tudo isso a partir do Brasil.

Presumo que sabe a data de nascimento dos seus avós. E que sabe também o nome dos pais deles.

Caso os seus avós tenham nascido antes de 1911, o que terá de procurar é o seu assento paroquial de baptismo e não o assento de nascimento (o Registo Civil só se tornou obrigatório em Portugal a partir de 1911).

Relativamente a estes assentos, a sua localização depende da data em que nasceram. Assim, os mais antigos estão à guarda do Arquivo Distrital de Bragança, os mais recentes estão à guarda da Conservatória do Registo Civil de Vinhais.

Ainda no que diz respeito a Vinhais, outro aspecto importante será saber qual a freguesia de Vinhais em que os seus avós nasceram. No link seguinte pode ver a informação que existe no Arquivo Distrital de Bragança para as diferentes freguesias de Vinhais:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/results?p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADBGC%2fPRQ%2fVNH%25&p1=UnitTitle&o1=1&v1=paroquia

Como pode ver, são 37 freguesias. E, para cada uma delas, é indicado que existe informação no Arquivo Distrital de Bragança até 1899.

Assim sendo, se os seus avós nasceram até 1899 inclusive, os seus assentos de baptismo estão à guarda do Arquivo Distrital de Bragança. Se nasceram depois disso, os seus assentos de baptismo (ou de nascimento, caso tenham nascido depois de 1911) estarão na Conservatória do Registo Civil de Vinhais.

Já o assento de casamento dos seus avós deve estar na Conservatória do Registo Civil de Vinhais.

Torna-se pois bastante importante saber qual a freguesia onde eles nasceram, porque isso facilitará e muito a busca (relembro que Vinhais tem 37 freguesias). Assim como saber o nome dos pais deles é também importante, nomeadamente nos casos em que o que se procura são os assentos de baptismo (porque as crianças eram baptizadas apenas com os nomes próprios).

Sabe a freguesia onde eles nasceram ?

No que diz respeito ao tempo total para se adquirir a cidadania portuguesa, isso hoje está muito mais rápido do que antigamente, em poucos meses terá isso tratado para o seu pai e para si.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351481 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 14:30 | In reply to: #351478

Ola..
Vamos fazer isso , primeiro ele ira tirar a dele depois eu tiro a minha.A principio iriamos tirar só a minha como neta de portugueses,mas me parece mais complicado ou não?
Tenho sim os dados completos...
Estou para ir a Portugal e iria adiantar essas certidoes,ja que meu pai nao as possui...



HELENA DO CARMO AFONSO 11/07/1929
Nascida em Nunes-Vinhais-Traz os Montes
Filha de Georgina Gonçalvez e Albano Augusto

ARMINDO AUGUSTO AFONSO 05/02/1921
Nascido em Edrosa-nos ceios deBragança-Portugal
Filho de Filomena Augusta e Joao Batista Afonso

Gostaria de saber se realmente essas certidões de NASCIMENTO E CASAMENTO se encontram nesse cartório em VINHAIS.Seu como neta posso pegar uma via de ambas pessoalmente de intero teor, quantos dias demora e quanto custa?

MEUS AVOS SAO FALECIDOS preciso levar a certidao de ibito ou algum documento?

Obrigada
Ruth
24-33621893

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351483 | Ymsantos | 22 Oct 2014 15:11 | In reply to: #351478

Ruth,

Não sei se tinha conhecimento destes documentos dos avós quando vieram para o Brasil:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22433-9350-43?cc=1932363
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22441-52851-68?cc=1932363

Fiquei em dúvida se casaram no Brasil ou em Portugal. Se casaram no Brasil vai precisar transcrever o casamento em Portugal e não precisaria pedir as certidões de nascimento.

Se é do Rio de Janeiro, o melhor é fazer os processos por correio em Portugal. Veja neste site:
www.cidadaniaportuguesa.com

Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351484 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 15:19 | In reply to: #351478

Eles vieram de navio de Portugal e casaram la em Portugal em 1952 e a certidao de casamento foi por procuraçao...

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351485 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 15:26 | In reply to: #351478

Ola...
Entao esse doc acho que meu pai tem...
Estamos fazendo a arvore geneologica...chegamos longe...
Vc acha q eu indo a Portugal nao fica mais facil?

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351487 | Ymsantos | 22 Oct 2014 15:34 | In reply to: #351478

Ruth,
que interessante, meus pais também casaram por procuração e meu pai veio na mesma viagem do seu avô (veja o verso do cartão de imigração) - North King.

Basta pedir a do avô com o casamento averbado (vai facilitar o processo de nacionalidade) no Portal do Cidadão - Certidões online.

Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351488 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 15:48 | In reply to: #351478

Realmente interessante e q conincidência...então eles devem ter sido conhecidos um do outro...
No caso aqui vc acha q com a certidao de casamento do meu avô nao preciso da certidao dela?
Eu estou indo a Portugal por isso estava querendo ir no cartorio de Vinhais só para garantir...tb vou a procura das irmãs da minha avó conhecer um pouco dessa raíz e tentar terminar de montar a minha arvore genealógica por parte de pai...

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351489 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 15:50 | In reply to: #351478

Saiu errado...*coincidência*

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351490 | Ymsantos | 22 Oct 2014 15:58 | In reply to: #351478

Ruth,

basta a certidão de 1 português, como ambos são portuguese vão cobrar o casamento averbado. Hoje o Registo Civil português é informatizado, quando vc pedir a certidão do avô vão impostar os dados nesse sistema.

Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Dupla cidadania,certidões

#351501 | Ruth 2014 | 22 Oct 2014 19:29 | In reply to: #351478

Preciso de informaçoes para continuar com a minha ARVORE GENEALÓGICA

AQUI SEGUE ATÉ ONDE CONSEGUI,se alguém tiver mais alguma informação para o resgate desses antepassados ficarei muito feliz

IMBELINA JESUS casou se com SEBASTIÃO AUGUSTO CARVALHO
( meus TATA TARAVOS) por parte de avó

MARIA DO CARMO DE CARVALHO casou se com RAFAEL DA CRUZ GONÇALVEZ
(meus tataravos por parte de vó)


*consegui saber quem foram os pais de Maria do CArmo ( Imbelina e Sebastião)
Mas nao consegui saber quem foram os pais do marido dela Rafael da CRuz GOnçalvez

Maria do Carmo e Rafael tiveram apenas um filho que foi

GEORGINA GONÇALVEZ ( minha bisavó)

Georgina GOnçalvez casou se com ALBANO AUGUSTO ( meus bisavos por parte de avó)

* pais de GEorgina ( Maria do CArmo e Rafael)
Pais de seu marido Albano Augusto seriam
ANTONIO BATISTA GONÇALVEZ E ISABEL MARIA GONÇALVEZ ( meus tataravos)

Seguindo

HELENA DO CARMO que casou com Armindo Afonso Augusto (MEUS AVOS PORTUGUESES)

MARIO LUIZ AFONSO ( meu pai) - nascido no Brasil

Enfim EU
RUTH CAVALCANTE AFONSO -nascida no Brasil

Por parte do meu avô só consegui chegar ate meus bisavos
Segue

FILOMENA AUGUSTA casou se com JOAO BATISTA AFONSO mãe e pai do meu avô (meus bisavos por parte de avô)

* não consegui saber quem foram os pais de ambos no caso tataravos e tata taravos

O que se sabe na familia é que havia gau de parentesco entre eles( da familia da minha avó com a do meu avô que eram primos)

RAFAEL DA CRUZ GONÇALVEZ QUE ERA MEU TATARAVÔ POR PARTE DE AVÓ ERA IRMAO GEMEO DE FILOMENA AUGUSTA minha bisavó por parte de avô
Meus avos eram primos


Informações dos meus avos PORTUGUESES

CASARAM SE POR PROCURAÇAO em 1952 MINHA AVÓ EM PORTUGAL e meu AVÔ NO BRASIL.Meu avô veio primeiro em 19/01/1951 no navio North King

Minha avó veio depois ja casada por procuraçao com meu avô em 23/10/1952
No navio Vera Cruz

HELENA DO CARMO 11/07/1929
Nascida em Nunes-Vinhais-Traz os Montes
Filha de Georgina Gonçalvez e Albano Augusto

ARMINDO AUGUSTO AFONSO 05/02/1921
Nascido em Edrosa-Bragança-Portugal
Filho de Filomena Augusta e Joao Batista Afonso

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 12:57

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen