José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
Olá, pessoal do Geneall. Boa noite.
Venho aqui a este espaço no intuito de contribuir para o sucesso de uma pesquisa que um amigo meu tem andado a levar a cabo para fins de tese, embora com alguns obstáculos pelo caminho.
Apresento a pessoa de José Cristiano O´ Neil de Medeiros, que nasceu no dia 1 de Outubro de 1827 na freguesia de Matriz, concelho de Horta, Ilha do Faial. Era Bacharel (Filosofia) pela Universidade de Coimbra e exercia no Liceu Nacional de Leira a função de Professor. Era viúvo de D. Maria da Guia Sanches de Medeiros quando faleceu, em Leiria, a 26 de Outubro de 1907.
Sabe-se que foi sepultado no cemitério municipal de Leiria mas, como já decorreram cem anos sobre a data de sua morte e ninguém apareceu entretanto para cuidar da sepultura, a Câmara apropriou-se do talhão e vendeu-o em hasta pública. O espaço já foi ocupado por outra pessoa. Nada ficou da personagem em questão. Não há notícia sobre eventuais descendentes, objetos pessoais, fotos, recortes, ou alguma coisa que faça "ressuscitar" esta personagem que também teve formação musical e tem a sua importância para a vida académica coimbrã, pois ele foi o autor do hino académico ainda presente.
Agradeço qualquer contributo.
Desde já, uma Boa Páscoa para todos.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
Vou fingir que não sei que o ilustre autor deste pedido de ajuda é muitíssimo mais competente do que eu. Só assim me atrevo a dizer quais as pistas que eu gostaria de seguir, precisamente pedindo a ajuda deste autor. Pelo acima exposto, este é um caso difícil e desconheço que pesquisas já foram feitas. Na minha humilde e fraca opinião, “investigaria” este assunto com a seguinte estratégia: Tentar encontrar as ligações entre os Medeiros que constam no assento de Batismo de Cristiano, a algum dos muitos Medeiros, Naturais da Ilha do Faial, que já tenham sido estudados em Livro e também contatando diretamente os Medeiros que vivem atualmente na Cidade da Horta da Ilha do Faial. (basta consultar no Google em pbi.pt os nomes, as moradas, os números de telefone.) Os parentes dos Medeiros que constam no assento de Batismo de José Crist. O`Neil de Medeiros, ainda serão atualmente uma família atenta e preservadora do seu passado histórico. Estarão espalhados pelo País, mas seria na Horta que eu começaria a procurar os Parentes Vivos (que tenham algum espólio deste Cristiano: objetos pessoais, fotos, recortes e talvez muito mais do que isso, as memórias da vida dele.
Iniciei a árvore de costados deste Cristiano. Vou tentar fazer a árvore de costados da esposa dele até aos trisavós e depois procurar a ligação de eventual parentesco a algum dos muitos Medeiros que vivem na Ilha do Faial.
Fui pesquisar o assento de Batismo e fiquei a saber que este Cristiano O`Neil era Filho legítimo de António Cristiano de Medeiros e de sua mulher Mariana Úrsula e Neto Paterno de António Francisco de Medeiros e de ?? ?? de Medeiros e Neto Materno de António Francisco Garcia e de sua mulher Ana Furtado. Foram Padrinhos os Bisavós Paternos e foi procurador da referida madrinha o filho dela o Dr. Médico, Manuel Francisco de Medeiros, sendo que eram todos Naturais da vila da Horta, Faial.
Pediria ao Dr. Pedro França para nas Certidões de Idade da UC, extrair o nome da Avó Paterna do Batisando, que depois foi Bacharel e ver a ascendência desse procurador da madrinha do batismo o Dr. em Medicina, Manuel Francisco de Medeiros. Quantos mais Medeiros tivermos estudados mais provável será encontrar alguém que mesmo que não seja parente, possa interessar-se por esta investigação e ajudar-nos a descobrir onde estão os vestígios da personagem principal deste mistério. Estes Medeiros seriam família tradicional e com posses, o que permitiu a Cristiano ir estudar em Coimbra. Ficou por cá (pelo Continente) foi professor no Liceu na cidade de Leiria, onde talvez tenha casado e mais tarde faleceu. Deve haver parentes, já falecidos ou vivos, ligados á cultura. Talvez esta família tenha ficado estudada no antigo Livro “FAMILIAS FAIALENSES - Subsídios para a História da Ilha do Faial” uma das obras do Dr. Marcelino de Almeida Lima, ou talvez na Obra “ANAIS DO MUNICÍPIO” da cidade da Horta, publicado em 1943 com a chancela do mesmo Genealogista.
Marcelino de Almeida Lima *Horta12-03-1868 + Lisboa 22-01-1961 Jornalista, romancista, historiógrafo, genealogista açoriano, Faialense, da Horta. “Genealogista de mérito, ainda que muito apoiado na obra de Garcia do Rosário, publicou em 1922 um Estudo Genealógico sobre diversas Famílias Faialenses, incluindo notas históricas sobre os seus principais membros. Em 1922 já o Bacharel e Professor José Cristiano O. Medeiros havia falecido há 15 anos e talvez ele ou a família dele, conste num desses Livros. Seria bom, encontrar um Genealogista Faialense, experiente, que queira ajudar. Acredito que a Campa possa ter sido Comprada por Cristiano, quando a sua esposa faleceu e depois tendo ele falecido (se não deixaram descendência ou se os Filhos faleceram poucos anos antes ou depois dos Pais). nesse caso não haveria mais ninguém para cuidar da referida campa. Ora aí está mais uma Campa Comprada que de Perpétua só teve a promessa de quem lucrou com a venda daqueles 7 palmos de terra. É caso para ir procurar os Livros dos Registos das Campas Compradas e os Livros dos enterramentos do Cemitério em causa, num período de datas muito abrangente.
Começaria pelos Livros dos Registos das Campas Compradas. Recolher todos os dados que lá constam e perceber os factos: José Cristiano O`Neil de Medeiros terá sido sepultado a 27 ou 28-10-1907. A Esposa dele D. Maria da Guia Sanches de Medeiros foi sepultada nessa Campa? Quem Comprou a Campa onde José Cristiano O`Neil de Medeiros foi sepultado? Comprou Ele a Campa quando a esposa faleceu ou a Campa era da família da esposa? Procurar os dados da ascendência Dela e fazer a árvore de costados até aos Trisavós. Na posse dessa árvore de costados, tentar encontrar parentes vivos Dela. Antes e depois Dele, quem foi sepultado nessa Campa, o Pai ou a Mãe da Esposa? Em que data foi morreu a Esposa, demasiado cedo e por isso não deixou descendência? Consta a Filiação dela no Livro dos sepultamentos? De onde ela era Natural? Fazer a árvore de costados da Esposa até aos trisavós e procurar eventuais parentes vivos. Algum Filho deles foi sepultado nessa Campa, antes ou depois do falecimento dos Pais? Procurar se algum dos Filhos casou e mesmo sem descendência deixou conjugue vivo.
Quanto ao Liceu Nacional de Leiria, onde estarão os arquivos dessa instituição? Cristiano faleceu com 80 anos de idade, terá sido professor em que datas? Haverá alguma foto dele nos Arquivos desse Liceu Nacional de Leiria? Era Bacharel, terá sido Oficial do Exército no período Militar “obrigatório”? Pesquisar eventual documentação a ele referente, no Arquivo Histórico Militar.
Continuar as pesquisas, nos Livros dos enterramentos. Onde foi a ultima residência? Saber a Freguesia e procurar lá o eventual Casamento e eventuais Batismos de Filhos. O Dr. Pedro França tem os dados do assento do Óbito? Ver no assento do Óbito, a Rua e Freguesia da ultima residência. Informa o caro amigo Dr. Pedro França: “esta personagem que também teve formação musical e tem a sua importância para a vida académica coimbrã, pois ele foi o autor do hino académico ainda presente.” Permita-me que acrescente; mas isso não é valorizado pelos “donos” da cultura em Portugal. Para eles isso não é relevante. Deveria ser, mas não é. Ainda assim, talvez essa seja uma porta para tentar abrir. Certamente ficam por dizer outras pistas que de momento não estou a vislumbrar, ( o cansaço é uma providência milagrosa, mas não totalmente eficiente) mas ainda bem, pois o mais certo é que nem sequer devia ter “botado esta longa e tão ruim faladura” que vos deixo, sem medo de mostrar as minhas grandes limitações.
Peço perdão por esta minha esfarrapada tentativa de humilde ajuda, mas não apareceu aqui outra até agora…. Compreendo. Não é prudente ter a ousadia de tentar ajudar um mestre e se quem a isso ousar, for um aprendiz como eu, então não será ousadia, mas sim ingenuidade ou loucura.
Cumprimentos, agradecimentos, pedido de desculpas e um abraço do
Jorge Santos
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
-
... José Cristiano no ano lectivo de 1850/1851 estava matriculado no 2º ano de Direito,
Univ. Coimbra. Residia no Largo do Castello, 213- Alta Coimbra, conforme link anexo.
http://bdigital.sib.uc.pt/republica/UCBG-RP-15-2/UCBG-RP-15-2-1850-1851/UCBG-RP-15-2-1850-1851_item2/UCBG-RP-15-2-1850-1851_PDF/UCBG-RP-15-2-1850-1851_PDF_24-C-R0120/UCBG-RP-15-2-1850-1851_0000_Obra%20Completa_t24-C-R0120.pdf
http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_1685
Cumprimentos
Saintclair
Direct link:
José Cristiano O´Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
-
Autor Hino Académico de Coimbra;-José Cristiano O´Neil Medeiros
"...Para se aquilatar o grau de interesse da SPA pela actualização da sua base de dados, cite-se a querela havida entre a instituição e a Tuna Académica da Univiversidade de Coimbra no último semestre de 2001. A propósito do CD Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Public-Art Editora 19301, lançado em 16 de Dezembro de 2001, pretendeu o Director da Tuna, Adamo Caetano, registar correctamente o nome do autor do “Hino Académico de Coimbra”. A SPA objectou que não poderia ficar José Cristiano de Medeiros (Açores, 1827; Leiria, 1908), pois que do registo constava Jota Ponto Medeiros. Assim, por obra e graça da estultícia burocrática muito à portuguesa, José Cristiano Ó Neil de Medeiros é “Jota Ponto Medeiros”. Outro episódio caricato: em Outubro de 2002, o guitarrista Francisco Dias remeteu à SPA a ficha técnica de um disco em preparação onde se pretendia alinhar “Bailados do Minho”. Para surpresa de todos, a SPA exigiu que este tema, da autoria de Antero da Veiga, trouxesse apenso o nome de António Portugal."
http://guitarradecoimbra.blogspot.pt/2005/10/cano-de-coimbra-no-sculo-xix-era-uma.html
Saintclair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
-
" Não se tem prestado a devida atenção ao papel desempenhado pelos músicos e repertório da Orquestra do Teatro Académico, à época regida pelo insigne violinista e eterno segundanista de Matemática José Cristiano de Medeiros (1.ª matrícula em Direito no ano de 1847, futuro professor do Liceu de Leiria). Embora não admitindo violas toeiras nem guitarras, a Orquestra do Teatro Académico estava apetrechada com violões, bandolins, violoncelos, contrabaixos, violinos, bandolas, clarinetes, piano. Desconheço destino do seu vasto espólio musical, sobretudo a partir da demolição do edifício (1889). Frise-se que pelo Conservatório Musical, anexo à Orquestra, entravam no Teatro Académico todo o tipo de novidades musicais nacionais e estrangeiras, seja em partituras manuscritas, seja em partituras impressas -fados, tangos, valsas, marchas, hinos, cancãs, jotas, passe-calles, mazurcas, zarzuelas, polcas, nocturnos, composições clássicas francesas, italianas e alemãs. Uma amostragem desse repertório pode ser colhida no jornal Lira do Mondego (1869), edição da família Lima de Macedo."
http://guitarradecoimbra4.blogspot.pt/2014/06/a-cancao-de-coimbra-no-seculo-xix.html
Troca de correspondência entre José Cristiano Medeiros e Bernardino Machado, ano 1892.
http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_1685
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho de Leiria/who/Medeiros/?customerType=ALL&content
SaintClair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
Rectificação;
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Leiria/who/Medeiros/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
Caros confrades Jorge Santos e SaintClair.
Em nome da pessoa interessada neste artigo e tópico, meu amigo, e em meu próprio, agradeço todos os contributos caídos aqui no Fórum a este respeito.
Tenho feito "copy paste" de todas as mensagens e de tudo tenho dado conta à pessoa em questão.
Sr. Jorge Santos, estou em dívida para consigo: à uma, por causa do grande elogio rasgado aqui no tópico, de que acho não ser merecedor...faz-se o que se pode; outros haverá que talvez estejam mais bem posicionados do que eu para o receber. Às duas, tenho estado com aqueles fotogramas que me enviou para transcrição tarefa que ainda não dei por concluída;...já faltou mais...está quase...Logo que possa, envio-lhe os resultados.
Abraço e muito obrigado a todos.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
José Cristiano O´Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
Direcção das Obras Púlicas do Distrito de Coimbra
1882 a 1884.
http://arquivohistorico.min-economia.pt/arquivohistorico/details?id=224903
Rfmc
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
-
http://virtualandmemories.blogspot.pt/2012/07/cortejo-do-doutoramento-honoris-causa.html
Cumprimentos
Saintclair
Direct link:
"Velho"- Liceu Rodrigues Lobo-LEIRIA
-
José Cristiano Ó Neil Medeiros:Desempenhou funções de ajudante do Instituto Geofisico
Universidade Coimbra [Av.Dias Silva], de Outubro de 1865 até Março de 1866........
http://bdigital.sib.uc.pt/hc/UCSIB-1-5-5-12/UCSIB-1-5-5-12_item2/UCSIB-1-5-5-12_PDF/UCSIB-1-5-5-12_PDF_24-C-R0120/UCSIB-1-5-5-12_0004_223-296_t24-C-R0120.pdf
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=e9426106-9ea1-4401-81c7-cd22c8ed533d&edition=169
http://goo.gl/maps/rnPOe
--
Saintclair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros
-
D. Maria da Guia Sanches de Medeiros, foi esposa de José Cristiano Medeiros:
Lista de alguns Sanches do D. Leiria:
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito de Leiria/who/Sanches/?customerType
Saintclair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
Rectificação:
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20de%20Leiria/who/Sanches/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
-
217
Oferecido à Academia de Coimbra, em Outubro de 1853, pelos estudantes J. A. Sanches Gama (letra) e J. C. Medeiros O’Neill.............................................................................
(música). In NEVES, César das. Cancioneiro de Muzicas Populares: collecção recolhida e escrupulosamente trasladada para canto e
piano (...), Porto, Typographia Occidental, Tomo II, 1895, pp.174-177.
-
A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra; [página 217]
https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/19516/1/A%20Guitarra%20Portuguesa%20e%20a%20Can%C3%A7%C3%A3o%20de%20Coimbra_%20subsidios%20para%20o%20seu%20estudo%20e%20conxtualiza%C3%A7%C3%A3o-Luis%20Castela.pdf
Santclair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros
-
1º ano matemática-Univ. Coimbra 1853/1854-José Cristiano Medeiros-Rua Flores, 1 - Alta de Coimbra.
https://bdigital.sib.uc.pt/republica/UCBG-RP-15-2/UCBG-RP-15-2-1853-1854/UCBG-RP-15-2-1853-1854_item2/UCBG-RP-15-2-1853-1854_PDF/UCBG-RP-15-2-1853-1854_PDF_24-C-R0120/UCBG-RP-15-2-1853-1854_0000_Obra%20Completa_t24-C-R0120.pdf
Saintclair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros
-
Caro Dr. França;
Tudo indica que esta foto é de José Cristiano Medeiros.
A= Ctrl +
http://images6.engageya.com/c9/f1/website_111395/de/1b/a6/geneall.net.pes_5F1338031_2_140243_2.jpg
https://www.google.pt/search?tbs=sbi%3AAMhZZisvv-Jb-EQn5HswYthSaSMcx_10mTiEUlxbjV9-NdEla1q3UFRdzeEebZCrB22oLCltCPi6gPb_1yPF4PP-foUK3AJQ3EKJxyI9DDgzDsQ_1O40h90fVbUmGC2L1E0bnO2HBgHUaW3SKxbt4Ut3EmmUUlnfvT-s-GOMwnUn9j17IXK-pKt1A68UpJtVlN33zTQ3k0GmE5yZ9hCTHE14E6CwSMYGm0qTQKOKShG2zted540nXyHymAUK3ayKvkjxxidrr8u4FLFgju2B_1-Mw0jja3sq75NDSUtTL2xhoGaRw0tfqr1snJeugGLE0KiGu9ld8vD09F9oQPNE5JITQX7NMGAA0JiJYqQU2oNR4O9Q0lYmEhNeEP9XOLk9JzAly43oKghkZqUY&ei=1_MvVa2GHuKR7AaevoG4Dg&ved=0CAkQiBw&biw=1024&bih=623&dpr=1
-
https://www.youtube.com/watch?v=0JTfNOxkiYQ
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
José Cristiano O´ Neil de Medeiros. Descendentes? Parentes?
-
http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=264605
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Dec 2024, 22:26